Aquele meme do "hehe levei vantagem" é a cara do brasileiro. Parece que o prazer da maioria das pessoas é sentir que se saiu melhor do que o outro
@arthurdefreitaseprecht264810 ай бұрын
Mas isso é em qualquer lugar amigo, qualquer lugar, no mundo capitalista todo, a idéia é pagar o mínimo levar o máximo, no Brasil a gente só está bem treinado e eficiente nesse sistema
@welingtoncoelho71210 ай бұрын
Nada há ver, jeitinho existe em todo lugar, moro fora a dois anos e vejo que fazem jeitinho para muitas coisas assim como no Brasil. O problema do Brasil é que não são punidos os que descumprem as leis, então roubar e normal, e se matar alguém existe 80% de chance de não ir preso. Se os crimes graves são impunes o resto só por Deus.
@novohomem100310 ай бұрын
@@arthurdefreitaseprecht2648 negativo meu caro. Aqui na europa pelo menos as pessoas respeitam as leis. Quando a pessoa é multada pelo estado ou se ela é parada em alguma blitz de transito ou qualquer outro exemplo eles não tentam "dar jeitinho". Eles vão lá e pagam as multas sem reclamam. Reclamam sim, reclamam pra carambaaaaaaa do pais e do estado. Mas agem sempre dentro da lei.
@arthurdefreitaseprecht264810 ай бұрын
@@welingtoncoelho712 aí que você se engana amigo, as camadas mais baixas da sociedade até podem andar, mas não são todos, só olhar pra grandes escândalos como a construção do aeroporto de Berlim, camuflagem de emissões da VW, pessoas que fazem diversos negócios para ganhar dinheiro em cédula (mais fácil de sonegar imposto), e por aí vai... Não se iluda achando que é só no Brasil
@stefanisilva249310 ай бұрын
@@arthurdefreitaseprecht2648Mas na gringolandia só os muito ricos conseguem isso, como é no mundo inteiro. Já aqui a pilantragem é a regra de absolutamente tudo, nada aqui funciona de modo formal e justo. A diferença é enorme.
@danielcrf11 ай бұрын
Seguir as regras é uma coisa fundamental para uma sociedade, e não só respeitar o código penal mas também a etica cotidiana. O respeito as instituições e a institucionalidade é fundamental.
@mmmmmmmc88888111 ай бұрын
Certo. Porém, nesta nossa sociedade há alguns animais que são "mais iguais" que outros para fazer uma referência a George Orwell. Se tem empresa na bolsa que dá tombo nos acionistas por forjar a contabilidade e não acontece nada, que exemplo vc dá a um cidadão ferrado que vende o almoço p comprar o jantar? As instituições tem que ser impessoais e a justiça deve ser cega. No entanto, o dinheiro fala mais alto.
@Meenctory_11 ай бұрын
Sim o simples fato de não jogar lixo na rua já é fundamental
@dacastro0011 ай бұрын
@@Meenctory_ falar isso pra quem não tem serviço básico de gestão de resíduos sólidos em sua região não faz exatamente muito sentido. Jogar lixo em qual lixeira? E quem vai recolher depois?
@flamah10n11 ай бұрын
🧐
@kainkaizen918310 ай бұрын
Concordo. O problema é que as instituições tendem a desrespeitar o povo...
@musguera11 ай бұрын
A citação de algum funcionário público ser o único agente da corrupção está incorreta. Por exemplo, funcionários de empresas privadas mascararem dados de contabilidade e sonegação de impostos são corrupções realizadas pelo meio privado.
@marcelos990911 ай бұрын
Tem gente que tenta justificar isso sob o mentiroso argumento de que "imposto é roubo"
@marceloconde296811 ай бұрын
@@marcelos9909certos impostos abusivos são roubo
@senhorsonar15811 ай бұрын
@@marcelos9909 defender a falta de ética no setor público ou no setor privado é favorecer a corrupção e nepotismo.
@patek78711 ай бұрын
sonegar e belo e moral nesse pais de bandid0s
@rodolfobernava687611 ай бұрын
Clara legítima defesa 😂😂😂😂
@miza470911 ай бұрын
Mas isso ninguém tem dúvida! A desonestidade é algo normal no Brasil. E quem não aceita se envolver em negócio desonestos, são excluídos. No meu primeiro emprego, o coordenador da equipe viu meu jeito de trabalhar e me chamou uma sala reservada, e la dentro estava mais dois funcionários influentes na empresa. Destro da sala reservada o coordenador me disse: "Eu quero que você trabalhe junto conosco!" E me apresentou os outros dois funcionários e me ofereceu um pagamento extra de um valor mensal que era quase metade do meu salário. Eu recusei imediatamente. A partir desse dia, tudo mudou na relação comigo. Fui para outras empresas e sempre foi uma variação da mesma.
@alessandroflorencio957911 ай бұрын
O problema é a falta de educação e de conscientização do povo brasileiro
@IagoF9211 ай бұрын
Verdade!!
@maricarmenfigueiredorezend533711 ай бұрын
Falta instrução adequada.
@mmmmmmmc88888111 ай бұрын
Se só educação explicasse isso, na Coréia do Sul ou Japão não haveria corrupção, mas há. O vídeo mostra que a desigualdade também proporciona o pano de fundo para que o jeitinho e a corrupção aconteçam.
@maricarmenfigueiredorezend533711 ай бұрын
@@mmmmmmmc888881 Vdd
@focabox559411 ай бұрын
@@mmmmmmmc888881Por isso que ele falou no post que é falta de conscientização também. É cultural esse jeitinho, infelizmente
@LactobacilosVivosCaseixiroca11 ай бұрын
Se o problema sonos nós ?! A ) SIM ; B) COM CERTEZA ; ou C ) SE ROLAR UMA GRANA , EU POSSO DIZER QUE NÃO.
@kainkaizen918310 ай бұрын
Genio...
@silvosil62169 ай бұрын
O brasileiro médio vai escolher a C óbvio.
@JonathanBlazz5 ай бұрын
C
@jorgeruas83484 ай бұрын
❤ cara vc foi demais 😂
@NetoFBoaventura4 ай бұрын
bem isso mesmo. kkk rir de nervoso
@theradioramires11 ай бұрын
A imprensa nunca combateu o JEITINHO sempre GLAMORIZOU
@gustavol297711 ай бұрын
O próprio país glamoriza. Teve como tema da cerimônia de abertura olímpica "Gambiarra" 😂😂
@user-rv9um5xc3r11 ай бұрын
Mas é esse "tipo ideal do homem cordial" que traz nossas melhores e piores qualidades. Fazer o que? É isso que nos faz ser inventivos, receptivos, de fácil trato, espertos... Problema que também faz a gente ser malandro, ladrão, personalista, irresponsável...
@manfredm529811 ай бұрын
A culpa é da imprensa????😂😂😂😂😂😂😂
@luanarayalla892411 ай бұрын
Ata, a culpa é da imprensa. E cada coisa viu
@mateusmoreira212111 ай бұрын
@@luanarayalla8924 não, mas poderia mudar a mentalidade dos brasileiros
@raimunda385611 ай бұрын
mano eu vou contar oq aconteceu cmg e isso realmente mostra MT coisa sobre isso, quando eu tava com 14( ano passado) Houve um trabalho em grupo na minha sala de São João, em q o professor separou a sala em grupos ex: decoração, pesquisa, logística etc. Eu fiquei no da logística, fizemos arrecadação do dinheiro q deu por volta 140 reais para ir comprar os matérias necessários ent eu tava tentando achar gente da decoração pra ir cmg e minha amg comprar para ajudar( pra dps n falarem q compramos coisa errado) e minha amg chamou justamente umas três meninas lá q já n eram muito flor q se cheire, enroladas e baixa astrais. Eu fiquei incomodada mas já n tinha mt o q fazer a gente passou por várias lojas comprando as coisas e quando tavamos indo pro mercado eu me lembrei q tinha esquecido uma coisa minha numa loja ent voltei, eu ia dar o dinheiro a minha amg mas 1 dessas 3 meninas simplesmente arrancou da minha mão e falou q elas iam na frente. Quando eu voltei elas tavam comprando água de coco pra elas com o dinheiro do trabalho de 5,00 (??) e ainda compraram um chocolate no mercado de 6,00 💀💀. Na época eu só fiquei MT brava e chateada e fiquei discutindo mas obviamente n ia resolver nada, elas argumentaram q tbm tinham dado pra arrecadar mas pensando hoje isso foi praticamente uma mini corrupção e elas ainda julgavam os políticos e se achavam certas
@cristianedefariahenrique18159 ай бұрын
É exatamente esse o problema. As pessoas são corruptas e querem cobrar honestidade dos políticos.
@carlosleitaobarrosoneto676811 ай бұрын
Jeitinho brasileiro é: malandragem, desonestidade, passar os outros pra trás, "maruagem", mentiras para se auto beneficiar em prejuízo dos outros, cometer erros propositais para ter lucros. Mentiras para sair de situação desvantajosa, mesmo sabendo que está errado. Em fim , falta de caráter total. Vejo isso todos os dias, e sofro isso com alguma frequência, mas não me deixo enganar e nem engano os outros. Mas a maioria não é assim. Triste Brasil.
@umanonimoqualquer384811 ай бұрын
mas chamar isso de jeitinho BRASILEIRO ? a maldade não foi inventada aqui... algum brasileiro babaca fim de carreira inventou esse termo para falar sobre algo que tem no mundo todo. você não vai ver golpistas ou vitimas de outros países atribuindo essa falta de caráter como propriedade de um país. se um americano atira em escola, ngm fala a é o "jeitinho americano" a verdade é que "jeitinho" tem em todo canto. mais por alguma razão esquisita algum brasileiro quis atribuir o jeitinho como algo nosso.
@Luckenzy11 ай бұрын
Não! - Ronaldinho Gaúcho diblando é jeitinho Brasileiro; - Brasileiro fazendo amizade com alemão na Alemanha é jeitinho brasileiro; - Gambiarra é jeitinho brasileiro, gambiarra genial e super prático é um jeitinho brasileiro pra "NASA ver"; - "Córre" pra não faltar arroz e leite pros filhos também é jeitinho brasileiro; - Novela da Globo é jeitinho brasileiro; - "Notebook" da positivo com botão de Netflix é jeitinho brasileiro; - Capa de crochê pra bebedouro/botijão de gás é jeitinho brasileiro; - Lixo no banheiro é jeitinho brasileiro; - Quando você diz pro motorista do UBER que não precisa parar na frente da Rodoviária do Grande Rio pra facilitar a vida dele e você quase ganhar um beijjo na boca, é um jeitinho brasileiro. - Bezerra da Silva é jeitinho brasileiro. Zéca Pagodinho também é jeitinho brasileiro; - Baile Funk (que era de fato Baile Funk - ia pro lugar dançar o estilo americano Funk nos anos 70) manter este nome até hoje depois do estilo mudar completamente é jeitinho brasileiro; Não generalize. O nosso "Jeitinho Brasileiro" é o nosso Ying-Yang.
@Chocante-11 ай бұрын
A malandragem começa pela família 😢 aquela família “ SANTA “ aquela do Deus Pátria e Família ☝️ esses são os piores.
@Luckenzy11 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj e deixou de ser. Assim como a capoeira.
O jeitinho brasileiro começa no puxasaquismo , falsidade e hipocrisia
@castanheira9911 ай бұрын
Mais isso sim e muitos confundem oportunidades legais com jeitinho. Que algumas " oportunidades legais " deveriam ser corrigidas concordo, mas esse é o meio onde advogados procuram alçapões para defender mesmo o que seja imoral, amoral e indefensável. É o sistema que cria o povo. Não é o povo que cria o sistema e quem manobrou ontem, hoje e sempre o sistema, são minorias que controlam as maiorias, para obter benefícios pessoais. Muitas vezes, beneficiando com a própria anarquia que geram. Em lugar de " jeitinho brasileiro " talvez fosse melhor dizer " jeitinho do Brasil" ou de outro país qualquer.
@PedroSantos-fw6gk10 ай бұрын
Esqueceu o vara-latismo e o estrangeirismo kkkkk
@angelicapleger679310 ай бұрын
Excelente comentário...o povo brasileiro se não é o primeiro, é um dos mais hipócritas do mundo...
@welingtoncoelho71210 ай бұрын
Nada há ver, jeitinho existe em todo lugar, moro fora a dois anos e vejo que fazem jeitinho para muitas coisas assim como no Brasil. O problema do Brasil é que não são punidos os que descumprem as leis, então roubar e normal, e se matar alguém existe 80% de chance de não ir preso. Se os crimes graves são impunes o resto só por Deus.
@joers196410 ай бұрын
Então existe no mundo inteiro.
@SF-lu2dr11 ай бұрын
Sou Brasileiro residente na Alemanha à uma década. E posso afirmar que o jeitinho não é exclusividade nossa, mas está muito presente na Alemanha e em grande parte do mundo dito “desenvolvido”. Exemplos como, Volkswagen se envolvendo em grandes escândalos, políticos Alemães trabalhando para oligarquias Russas e escondendo dinheiro em paraísos fiscais, o agente imobiliário que pede propina para te colocar na frente da fila por um imóvel de aluguel, um aeroporto que levou décadas para ser finalizado, e onde houveram tentativas de assassinato à pessoas denunciando a corrupção (Berlin Brandenburg Airport), e por aí vai, a lista é longa. DW, agradeço a reportagem bem elaborada sobre o “jeitinho Brasileiro”, mas talvez vocês queiram também fazer uma sobre o vosso jeitinho Alemão? 😉
@M.Robespierre10 ай бұрын
Boa irmão, de malandragem a Europa tá anos luz a frente do Brasil, moro em um país da UE e filho, se eu te contasse...😭
@riss-kunii525310 ай бұрын
Um tempo atrás vi em um canal br de viagens que muitos gringos quando saem dos países dão golpes arrodo, pois acham que fora do países deles e um mundo sem lei, no período de pandemia falsificavam a vacina e giravam pra todo lado, invadir hotéis e usar o hostel a bel prazer, como da golpe de passagem, até casos aonde falsificam carteirinhas de estudantes pra não pagarem 2 euros.
@glauciafrancoschramm908310 ай бұрын
Acredito ser assim mesmo, mas nós ganhamos a fama, talvez por levar na brincadeira ou muita gente até se "orgulhar disso".
@FernandoJacinto10 ай бұрын
@@glauciafrancoschramm9083 Isso mesmo, "ganhamos a fama" porque somos o bode expiatório. Foi cômodo aos neo-colonizadores encontrar um rótulo fácil para nos afirmar como inferiores.
@moondevell10 ай бұрын
Eu morei na Bulgaria por 6 meses, três na Romênia e só encontrei europeus trambiqueiros. Todos os brasileiros que conheci foram muitos corretos. Morei com um holandês mesmo que sempre pegava transporte público sem pagar e tentou me fazer cometer o mesmo erro. A diferença é que a probabilidade de um europeu ser pego e culpado pela infração é bem menor do que a de um estrangeiro por lá. O jeitinho está em todos os lugares. Eu amo o país, mas a Bulgaria é um dos países mais corruptos da Europa. Quem mora lá, sabe.
@dino615611 ай бұрын
E é esse "jeitinho" que dá cabo de tudo. No Brasil e na imagem dos brasileiros
@danielhenry599211 ай бұрын
"O Brasil nunca foi um país de oportunidades iguais". Falou tudo!
@kainkaizen918310 ай бұрын
Qual país foi?
@danielhenry599210 ай бұрын
@@kainkaizen9183 tem alguns. Eu só não vou fazer lista! Um deles pode ser o Canadá!
@kainkaizen918310 ай бұрын
@@danielhenry5992 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Nunca pisou no Canada né... Na cabeça do Daniel o Canada é um país sem mendigos, todas as pessoas tem exatamente a mesma renda, não existe diferença salárial entre o lixeiro e o presidente, a comida é de graça, a terra é plana e a Barbie existe. Mas é curioso, caso não saiba o Canada está entre os 20 paises mais liberais do mundo segundo o ranking de liberdade economica da Heritage Foundation. Não são vocês que odeiam liberdade economica? Brasil ta la pertinho da Somalia e do Zimbabue nesse ranking
@danielhenry599210 ай бұрын
@@kainkaizen9183 você assistiu a reportagem? Pelo que vejo, não assistiu!
@RenatoMartel83510 ай бұрын
@@danielhenry5992 O Canadá tá se tornando mais igualitário a cada dia que passa: está ficando ruim pra todo mundo. Tudo isso graças ao progressismo e a agenda socialista.
@cezarbastos7211 ай бұрын
Corrupção sistêmica e outros tipos de corrupção leva qualquer país a miséria absoluta. Os políticos não estão interessados em combater a corrupção, dificuldades e facilidades caminham juntos.
@tygoufaynanchal390310 ай бұрын
Vide Venezuela e Cuba😂
@veralima585111 ай бұрын
Morei na Alemanha e nunca tive problemas com honestidade nos relacionamentos. Voltei para o Brasil e tive que reaprender a ficar atenta para não ser enganada. E enquanto morei no Rio foi extremamente complicado. É muito malandro pra uma cidade só. Infelizmente tem muita desonestidade e todo mundo acha natural. Lamentável.
@mmmmmmmc88888111 ай бұрын
É complicado isso, mas para cada golpe existir são necessários dois polos: o golpista e a presa/vítima.
@pernalongaoburgues19411 ай бұрын
😂😂😂
@binamendes356811 ай бұрын
Morei na Alemanha e tive problemas com Alemães que queriam me aplicar golpe por eu ser estrangeira, porque na cabeça podre deles, por eu ser de outro país eu não tinha conhecimento sobre leis, direitos e deveres nesse país.
@Juliana_NunesOfc11 ай бұрын
O Rio não é para amadores kkk
@jonaskvolker11 ай бұрын
A minha experiência na Alemanha tem sido bem diferente…
@pedro.mmm911 ай бұрын
discordo totalmente. a pessoa que fura a fila tá fazendo corrupção da mesma forma que o político que desvia dinheiro. a corrupção começa no dia a dia. não adianta desobedecer às noções básicas de ética e depois reclamar dos políticos.
@ivanasouza175911 ай бұрын
Taí, corrompendo defendendo políticos corruptos.
@senhorsonar15811 ай бұрын
Então você anulou o seu voto na eleição de 2022, por que se bem me lembro o Lula e o Bolsonaro tiveram governos bem anti-éticos...
@avnereriksen11 ай бұрын
Corrupção não só existe no Brasil. Há lugares piores. Se a corrupção é por causa do jeitinho brasileiro, nos outros países é causado por quê?
@miza470911 ай бұрын
Exatamente! Quem tira vantagem na fila, imagina no dinheiro alheio. Que viola uma regra, vai violar todas a seguir.
@leandro382511 ай бұрын
Não da mesma forma. O político que desvia dinheiro prejudica muito mais gente, inclusive gerações futuras, isso não significa que furar fila também não seja abominável.
@atillaramos11 ай бұрын
Completou-se dois anos que eu moro fora do Brasil. A experiência que eu tenho deixou muito claro que não é só o brasileiro que dá um jeito. A diferença é que a gente não finge que isso não acontece...
@guilhermestrapazzonklann320210 ай бұрын
O brasileiro só é sincero kkkk
@Samanta-ws7yv9 ай бұрын
Sim! Vejo tanto europeu dando jeitinho, mas tudo por debaixo dos panos.
@CMeosuarra4 ай бұрын
O fingimento é uma forma de ter consciência que é errado mesmo tando a cometer a corrupção , é pior estar tão normalizado que não se têm essa consciência .
@watila99010 ай бұрын
Eu moro na Itália e estou de cara com o jeitinho italiano , aqui eles tem jeito pra tudo , escola em 1 ano, licença pra abrir negócio , manobra pra conseguir entrar onde nao podé, eles tem jeito pra tudo, nós brasileiros somos muito moralistas em relação a nós e pensamos que todos os outros são honesto .
@fabiodesallespereira797710 ай бұрын
Eu sei que fora do Brasil há também o "jeitinho " em todos os lugares do mundo. Existem pessoas desonestas em todos os lugares.
@Paz.mundial10 ай бұрын
Na Itália eles roubam de noite e são perdoados de manhã.🤣
@victor1997ms10 ай бұрын
kkk po, mas a italia n é exemplo, esta entre os paises mais corruptos da europa
@Cintiantunes10 ай бұрын
O problema do outro não faz o nosso ser ok.
@watila99010 ай бұрын
@@Cintiantunes concordo
@DonnieChoi11 ай бұрын
Sou estrangeiro e moro no Brasil há mais de 35 anos. Morei na China, EUA e no Brasil e posso dizer que a mentalidade de brasileiros é muito complicada e eles focam em coisas que não tem muita importancia pratica na vida real. Muitos são facilmente influenciados e não tem opinião propria. Baixo nível de conhecimento e grau escolar baixo. Mas tem uma minoria que é muito inteligente e sucedido, mas é a minoria.
@tygoufaynanchal390310 ай бұрын
Comentário excelente. Muito obrigado pelo seu comentário. O problema central é cultural e o nível educacional está relacionado. Inclusive, os brasileiros são muito infantilizados e imbecilizados.
@gusta_vamos10 ай бұрын
Infelizmente devo concordar com a citação de "muitos são facilmente influenciados".
@meninadosolhos822110 ай бұрын
Seria bom ter um conhecimento histórico para entender o presente de um povo, não achei sua análise justa. Todos os povos tem pontos fortes e pontos ruins. A educação infelizmente tem sido um ponto baixo brasileiro, isso porque poucos detém o poder por muito tempo e isso melhorou, mas não mudou completamente. Universidades tem um pouco mais de cem anos, pós graduação 50 anos, educação básica é direito de todos apenas nos anos 2000. Seria bom verificar esses pontos pra julgar o todo
@abacax10 ай бұрын
O brasileiro médio infelizmente é como descreveu mesmo... Porém ainda tenho fé na mudança desse cenário :)
@Gabriel-zq6ty10 ай бұрын
até parece que o pessoal da China nao é influenciável kkkkk
@MrDougherd10 ай бұрын
a "especialista" que fala que as pequenas corrupções do dia a dia, o jeitinho, não tem impacto no acesso a serviços públicos não poderia estar mais errada! Quando pessoas procuram o serviço de saúde apenas para arrumar um atestado, estão ocupando o lugar e tirando acesso de quem realmente precisa de atendimento, por exemplo. Quem usa um "Q.I" pra arrumar uma vaga em creche ou escola, idem. E assim vai. É justamente essa noção de que "não dá nada, não estou prejudicando ninguém" que faz esses comportamentos serem tão comuns. E quem cumpre normas e regras, é sempre tirado pra otário.
@focabox559411 ай бұрын
Quando você começa a viajar pela Europa e conhece outros brasileiros, dá uma tristeza gigante. Vários brasileiros continuam com esse jeitinho em outros países... E ainda se acham honestos!
@IsabellaCoelho11 ай бұрын
Sim. Na Inglaterra levei um golpe de uma brasileira. Ela me pagou só metade da diária que eu deveria receber, pq na época eu ainda não tinha conta no banco… Fiquei mais do que tudo muito triste, pq foi uma das primeiras pessoas que conheci morando lá. Felizmente encontrei outros brasileiros gente boa 😅
@senhorsonar15811 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj tá bom gado petista.
@isoudalopes205311 ай бұрын
Concordo plenamente 👏👏👏👏👏
@isoudalopes205311 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj o ladrão do Lules usou o dinheiro dos brasileiros para se dar bem
@laillacampos11 ай бұрын
E quando você mora no exterior, descobre que todo país tem "jeitinho" também.... 🤷🏽♀️
@victuxo111 ай бұрын
Sim! O problema é a mentalidade de muitos brasileiros. De todas as classes e de todas as rendas.
@mateusdexter10 ай бұрын
Já morei em vários lugares. Mas foi no Rio de Janeiro, onde morei 5 anos, e via essa glamourizacao do jeitinho, a malandragem carioca... Eu conheço isso como falta de caráter.
@angelicapleger679311 ай бұрын
O melhor e o pior do Brasil, FOI, É e SEMPRE SERÁ o brasileiro...
@LactobacilosVivosCaseixiroca11 ай бұрын
Melhor comentário.
@douglasfernandes580111 ай бұрын
O Brasil é maravilhoso, o brasileiro é que é uma... Se esse território incrível, perfeito, extremamente rico e gigantesco estivesse nas mãos de um povo sério, nós seríamos o polo de referencia mundial. EUA e China estariam em nossos calcanhares em potência, mas caboclo aqui gosta de ciência? gosta de estudar? Nós somos o país do futebol, dos Gersons e Neymares, país do carnaval e paraíso da prostituição, do sertanejo fomentado pelo dinheiro publico e de família rica que é dona de quase estado inteiro que é usado pra plantar soja pra boi, País do entregador de I-food que acha que são empreendedores, onde professor ganha mixaria e milico chacineiro a deputado fazem uma pirracinha e ganham aumento de salario e por aí vaí.
@luizfelipeqwerty11 ай бұрын
o melhor do brasil são seus recursos e belezas naturais, o pior é seu povo de merda
@desideologia11 ай бұрын
Concordo em partes, aliás só com a segunda parte.
@TheCachimbo11 ай бұрын
Então vc é quem o Pior?
@Oil20247 ай бұрын
Vivo na Europa faz mais de 20 anos, não sou daqueles TikTokers que vem pra Portugal só pra fazer videozinho e ter likes. Eu me sinto português, sou filho e neto de portugueses, tenho nacionalidade portuguesa, desconto para a segurança social desde há 20 anos. Aqui casei, tive meus filhos, conclui meus estudos. Fui extremamente bem-recebido pelos portugueses e notava que eles gostavam do meu sotaque, que queriam conversar comigo por causa dele, que gostavam da minha simpatia, que me achavam irmão deles. Quando começaram a vir mais imigrantes - e mais, e mais, e mais - começaram a vir os brasileiros malandros, com o jeitinho brasileiro, a cometer atos criminosos que simplesmente não haviam em Portugal (tipo carjacking), funk em volume exagerado, brasileiro miserável que vem pra Portugal sem ser convidado mas que ainda assim xinga dos portugueses e desdém de Portugal. Que vergonha. Passados uns anos, já ninguém gosta do sotaque brasileiro, já ninguém liga pra minha simpatia (pensam que é falsidade, duas-caras), já ninguém tem curiosidade, já ninguém me considera seu irmão (que irmão odeia seu irmão? Não vão trata como irmão quem xinga e desdém deles, né?). Eu sofro com isso. Sofro com isso mas entendo. Eu compreendo os meus irmãos portugueses e como brasileiro me envergonho profundamente do efeito nefasto que a imigração brasileira teve neste belo, ótimo e até há um pouco tempo atrás pacato país. Que saudade desse Portugal dos portugueses. Depois as pessoas se admiram de ver brasileiros se filiando no Chega... Isto serve, meus irmãos, não só como desabafo acerca do impacto negativo da imigração cega e desenfreada para Portugal e do diminuir da qualidade geral de vida motivada pelo aumento dos preços (em muito ligado à guerra na Ucrânia). Temo que o sistema de Segurança Social não sobreviva à todos os pedidos de auxílio que recebe por parte de migrantes. Temo muito que o sistema claudique e até, eventualmente, falhe. Oh, meu lindo Portugal... o que estão fazendo com você?
@designbookInc11 ай бұрын
Como brasileiro, sabemos que se vc não aceitar uma situação que te coloque em posição de vantagem, passa a ser chamado de otário, portanto trapacear por aqui, tbm é uma questão de ser considerado esperto e capaz. Tanto q chamam corruptos de espertos.
@AADADTAC7 ай бұрын
É o famoso habilidoso. Deram até um novo nome. Não se fala que fulano é desonesto, fala que fulano é habilidoso. É a modernidade que vai se instalando ao passar dos tempos.
@israel-manaus-BR_psn11 ай бұрын
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 ... Não é só vantagem, esse tipo de gente se acha especial.
@israel-manaus-BR_psn11 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj do jeito que o diabo gosta.
@heitormedeirosdearruda439811 ай бұрын
Jeitinho Brasileiro significa automaticamente a passar alguem pra trás
@lorr20810 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qjcara ta spamando isso em todo comentário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@silvosil62169 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj tá cara, já entendemos.
@MrDernesto11 ай бұрын
Quando a família cultiva isto, sim. Sempre será problema. A partir do momento que isto é corrigido, desde cedo, as coisas mudarão.
@jacksonvidalvlog11 ай бұрын
Que burro
@gustavol297711 ай бұрын
Às vezes até a própria pessoa se corrige.
@miza470911 ай бұрын
Negativo! A pessoa que se recusa a participar de ilegalidades, estará naturalmente excluída. Você não consegue competir com quem viola os regras.
@MrDernesto10 ай бұрын
@@miza4709 nunca precisei tirar proveito de alguém, e estou muito bem na vida.
10 ай бұрын
O problema é sistêmico, é mais do que o nucleo familia. Quando a pessoa é honesta, é vai ser ver injustiçada em muitos momentos, porque ela vai passada pra trás. Agora é saber como ela vai lidar com isso. A vida não é justa e as pessoas (em sua maioria) também não. E o Brasil é um grande exemplo disso!
@diunvrei11 ай бұрын
Engraçado que os maiaores casos de corrupção do mundo (crise de 2008 por exemplo) sao oriundos dos chamados "paises de primeiro mundo" Aliás nos EUA lobista é profissão, profissão essa que adora dar um jeitinho para a indústria de armas, petróleo, etc...
@fabiofernandesdarocha11 ай бұрын
Touché
@user-rv9um5xc3r11 ай бұрын
Ninguém falou que só o brasileiro é desonesto... Se você não entendeu a diferença entre o conceito de "jeitinho" e a função de um lobista, deve se enrolar até na hora de diferenciar o sapato direito do esquerdo...
@lauradelimadelima881210 ай бұрын
Perfeito, aquilo é um fervedouro de toda sorte de imundície e bandalheira, vide o caso famoso e recém referido da ilha paradisíaca do narco - judeu de wall street, o Jeffrey Epstein, e quem lha frequentava, paraíso do pó, da prostituição infantil e da pedofilia : Bill Clinton, Trump ( cafetão de rameiras platinadas e cinematográficas ) príncipe André de Windsor, Michael Jackson, o físico Hawkings, todo escol , portanto, da alta e altíssima sociedade global, da alta sociedade do " primeiro mundo", assim de Washington a Londres, os nababos das narco - finanças transnacionais, onde se lava mais branco, principalmente,a " branca " ( sem a qual eles não passam ) e esse monturo vaza e escorre para os países do sul, em particular, para este nosso Brasil e todo continente latino - americano, dá - lhe o jeitinho americano, o jeitinho inglês, o jeitinho judeu, o jeitinho de wall street, o jeitinho da " city"...
@silvosil62169 ай бұрын
O erro do brasileiro também é não saber usar bons exemplos, isso que se disse não tem nada haver com a lógica.
@focabox559411 ай бұрын
É claro que isso acontece em todo lugar, mas, como disse uma entrevistada aí no vídeo, as proporções mudam. A proporção no Brasil é muito alta. Já vi mãe ensinando filho a furar fila com o maior orgulho! Na Irlanda vi um brasileiro tomando bebida de graça, quando era pra ser paga, e se gabando disso. É sério! Comecem a conhecer brasileiros fora do Brasil e com certeza vocês vão encontrar vários assim
@KennedyDantas11 ай бұрын
Acho que o modelo básico do nosso Estado é manter tudo o mais complicado e bagunçado possível pra ter espaço pra esconder as coisas e vender vantagens. Criar dificuldades pra vender facilidades. Daí o jeitinho se espalha desde as atitudes mais simples, até os bilhões de dólares desviados. Uma sequência de ações tolerantes que, a partir de certo ponto, faz com que o sujeito não veja (ou não se importe) mais com a diferença entre o certo e o errado. Quando achamos que furar uma fila é algo banal, fica difícil combater o que vem depois.
@RenatoMartel83510 ай бұрын
A burocracia é o maior aliado da corrupção aqui. O jeitinho brasileiro só torna mais possível.
@brunokoga902511 ай бұрын
As pesquisadoras ficam tentando achar palavras para explicar, mas o brasileiro, em média, infelizmente, é sim malandro
@ZoioGame11 ай бұрын
menos você, claro!!!
@senhorsonar15811 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj bot kkkkk
@silvosil62169 ай бұрын
@@ZoioGame e você que sentiu pelo visto é... se não é então não precisa sentir. "Galvão?" "Fala tino" "Sentiu?"
@Denislima199922 күн бұрын
@@ZoioGame sim, nós dois não. Mas você possivelmente deve ser
@DMoRiaM10 ай бұрын
Meu pai sempre disse: "Quem rouba 1 real, rouba um milhão." E vamos vendo a normalização do que deveria ser repudiado...
@emersonsousa522610 ай бұрын
Sábio.
@anakeilacamargo10 ай бұрын
acho que jeitinho brasileiro é a forma de uma população que passa por diversas injustiças e dificuldades econômicas por causa de uma política suja sobreviver. como eles disseram na reportagem, nem sempre o jeitinho significa prejudicar outra pessoa. as vezes é só a forma que alguém encontra para contornar obstáculos impostos por leis e por uma burocracia absurda e desnecessária
@doncomuna3789 ай бұрын
Nesse país aqui, o pobre, ao invés de fortalecer o outro, puxa o tapete do próximo na primeira oportunidade, em favor próprio ou de aliados.
@clodoaldo275211 ай бұрын
Discordo da comparação dos termos "gambiarra" e "jeitinho brasileiro". Gambiarra para mim sempre foi algo positivo no qual a pessoa sem as condições necessárias consegue solucionar um problema (nem que seja provisoriamente). Agora o termo "jeitinho brasileiro", pelo menos para mim, sempre teve conotação negativa na qual as pessoas são desonestas em alguma situação com a intenção de ter vantagem sobre os outros
@beiraodoaloucura92954 ай бұрын
Exatamente.
@WellingtonPavas2 ай бұрын
Eu fico com a explicação de Jessé Souza a respeito desse "jeitinho brasileiro".
@lorr20810 ай бұрын
não é atoa que dizem que os políticos são a imagem do povo. reclamamos tanto de corrupção, roubos etc, mas muito cometem 'pequenos delitos' para benefício próprio tbm. parece que ninguém quer ficar por baixo do outro ,apenas acima . desonestidade reina tbm. antes de tudo ,n é exclusividade brasileira esse tipo de coisa, mas é triste saber que isso é até romantizado pelo próprio povo. também há o outro fator de que infelizmente ,aqui, provavelmente não vai dar em nada
@valberm11 ай бұрын
O Documento Trololó já fez uma reportagem sobre esse assunto na edição "Cultura Quilingue" há anos. Vale a pena conferir.
@idalinawin11 ай бұрын
Hermes e Renato sempre narrando as narrativas. Nada mudou desde entao.
@FernandoJacinto10 ай бұрын
Tenho certeza que a inspiração veio daí. Mas H&R é humor, esse pessoal da DW está fingindo que é assunto científico! Chegam a falar que a origem está na escravidão, como se não houvesse países em que há ainda hoje escravidão moderna.
@renanfelipedossantos591310 ай бұрын
@@FernandoJacintoEUA foi tão escravagista como o Brasil, também.
@vicenteferrazpacheconeto650310 ай бұрын
O grande problema é que neste país não existe o certo e o errado, mas o "depende"...de quem, de quando, de como etc. As regras mais básicas, parecem feitas p/ serem burladas e, me perdoem o pessimismo, nesse caldo cultural diverso e de grandes desigualdades sociais, governo e sociedade incorporaram negativamente esse jeitinho. Quem faz certo, faz uma só vez! Fazer o errado, dar um jeitinho, pode até custar barato no início, mas depois pra consertar vai custar mais caro. Ah, e vale o dito popular: O certo vai continuar sendo certo, mesmo que ninguém faça. E o errado, vai continuar errado, mesmo que todos façam.
@mmmmmmmc88888111 ай бұрын
As elites dão o mau exemplo, pensa o brasileiro médio. Se eles que tem tudo, fazem o que é melhor p eles, pq o zé povinho não deveria pensar igual? No BR não dá p botar a mão no fogo por ninguém. Aqui é cada um por si e em todos os âmbitos: relacionamentos amorosos, comercial, convivência em prédios, investimentos, etc. Se tem empresa na bolsa que forja a sua contabilidade e prejudica seus acionistas e nada acontece, o cidadão médio é totalmente desencorajado a seguir pelo certo. Portanto, temos o caos e desunião no qual cada agente ou cidadão vê o seu ponto de vista, geralmente a curto prazo e imediato. Quanto mais desigualdade e impunidade existe, mais malandra vai ser essa sociedade, o que é mais evidente nas grandes urbes do país.
@Guara121011 ай бұрын
A "elite" corrupta, de mau caráter, é na verdade formada por ricos instruídos sem nenhum conhecimento espiritual, sem inteligência espiritual, bastante idiotas. O significado de "elite" é "os melhores", mas como retardados mentais podem ser os melhores? Por que tem dinheiro? O zé povinho tem admiração por essas figuras porque também é idiota, nada sabe da vida. Esses ricos de mau caráter estarão procurando comida numa lata de lixo em suas reencarnações seguintes, procure saber, isso já está cientificamente comprovado. Muitos terão problemas mentais graves, defeitos físicos... O zé povinho pensa igual à "elite brasileira" de mau caráter (na verdade retardados mentais com instrução e dinheiro) porque é tão idiota quanto ela. Se tivesse inteligência, pensariam diferente desses indivíduos ridículos. Mas também existem pessoas boas no Brasil, de bom caráter, e são essas pessoas que formam a verdadeira elite brasileira, e podem ser pobres, moradores de rua. De minha parte, tenho grande respeito e admiração por essas pessoas e luto para ser como elas. Quanto aos indivíduos de mau caráter ricos, da classe média e pobres, quero distância, me afasto dessa gente de mente atrasada. Eles só vão saber que são uns tolos quando desencarnarem e entrarem num mundo espiritual bastante desagradável. E tem a reencarnação seguinte também, com os grandes sofrimentos da vida. Muitos deles acham que vão enganar a justiça de Deus e ficarem impunes pedindo perdão numa igreja, mas terão que pagar por todo o mal que fizeram antes de pedir perdão porque DEUS SEMPRE PERDOA, MAS NUNCA DEIXA IMPUNE.
@ValdirAlmeidadaSilva11 ай бұрын
@mmmmmmmc888881 Essas práticas são motivadas por diversos fatores, como a desigualdade social, a impunidade e a falta de confiança nas instituições. O brasileiro médio acredita que, para sobreviver, é preciso ser esperto e se virar. Se as elites, que têm tudo, fazem o que é melhor para elas, por que o zé povinho não deveria pensar igual? Se cada um está sempre pensando no seu próprio benefício, é difícil construir uma sociedade mais justa e solidária.
@Guara121010 ай бұрын
@@ValdirAlmeidadaSilva O meu comentário sumiu aqui, as verdades espirituais têm muita força para baixar a crista de toda a "elite". O que o zé povim chama de elite é uma classe formada por indivíduos injustos, de mau caráter, almas muito atrasadas reencarnadas. "Elite" significa "os melhores", mas como indivíduos atrasados podem ser os melhores? Esses indivíduos ainda vão sofrer muito, em reencarnações de pobreza e miséria, para melhorarem sua conduta e caráter. Eu sou censurado, mas vou dar um jeito de divulgar a verdade. A elite de um povo é formada pelas pessoas evoluídas, de bom caráter, que podem ser até moradores de rua.
@lucasgambit724811 ай бұрын
Como o vídeo disse, essa conduta não é exclusiva do Brasil. E tem muita gente com caráter e seriedade no país. Mas o "jeitinho" vem da conveniência. Escolher o atalho, burlar tudo para se beneficiar. O brasileiro gosta dessa "liberdade" conveniente. Tudo é conveniente e utilitário. Não penso que seja uma questão de "povo simpático", mas a "amizade" é conveniente, pois um "amigo" alivia obstáculos e pode favorecer muito. Tapinha nas costas que disfarça segundas intenções. E também somos acostumados a favorecer o outro país, é sempre o outro e nunca nós, achamos graça quando gringo fala português errado, mas somos maltratados se falamos idioma errado em outro país. A questão de "vira-lata" é real, se você pensar. Talvez o povo tenha essa "memória histórica" de uma colônia explorada por outro país, então nós "damos o golpe primeiro" antes do outro (gringo esperto) que quer nos explorar. Além das dificuldades sociais, então "damos um jeito", já que somos desamparados diante de governos e empresas. Mas o povo brasileiro também tende a banalizar tudo que é moral, sério, profundo, complexo. Tende a "simplificar" tudo, é extremamente utilitarista e geralmente faz chacota de tudo, ri de tudo (e como precisamos defender nossa postura, chamamos isso de bom humor). Por exemplo, você só estuda algo que vai "te servir para alguma coisa prática" (e olhe lá, pois o estudo também tem regras, padrões, procedimentos, então geralmente estudam de qualquer jeito, só pelo diploma e pelo currículo). Geralmente somos melhores com números e mão na massa, mas se falar em estudo, religião, política, valores morais, conduta, leis, transformamos tudo em algo banal, distorcido e só na vantagem. A lei que só beneficia um grupo, a lei que vale pra uns e não pra outros, o crime "que compensa" (lógica utilitarista, sempre). E ainda tem os "ignorantes convictos", seres que não têm qualquer capacidade de dialogar e refletir, e só querem defender sua mediocridade e banalidade com unhas e dentes. Essa espécie tem no mundo todo, claro, mas o Brasil é terreno fértil. Enfim, é um país com natureza maravilhosa, muito fértil para tudo, um povo sobrevivente, mas sua população é mantida e estimulada a ser medíocre e sabotar a si mesma. Devemos nos contentar com casa, comida e cerveja, o que passar disso é "luxo, coisa de rico, quem não tem louça pra lavar, bobagem". A elite quer que continue assim, e quem sobe de classe não está nem aí para os outros. "Já que ninguém se importa com o povo, eu só me importo comigo mesmo" (desamparo). Tem gente boa? Tem, mas o terreno é fértil mesmo pra malandragem. A gente se aproveita do caos. "Ordem e progresso" pra quê e pra quem? Ótima matéria!
@pedrosouza527011 ай бұрын
É com profundo pesar que concordo com cada palavra desse texto.
@cavaleirosemlicenca389411 ай бұрын
Isso seria resolvido se tirassem burocracias de locais que não é preciso.
@Disd9410 ай бұрын
Para quem quer entender mais sobre o tema, recomendo a reportagem "Cultura quilingue - Documento Trololó", disponível aqui no youtube.
@Disd9410 ай бұрын
Lá tem um estudo muito bom do estudioso e pesquisador Júlio Silva explicando esse fenômeno.
@MateuMartinelli10 ай бұрын
Porque o brasileiro, 90% são folgados. Eu tenho um vizinho que joga lixo, em cima do meu telhado. Obs: o telhado é da cozinha e tem algumas rachaduras. O infeliz poderia não jogar nada além de agua, e evitaria minha dor de cabeça. Mas é um folgado playboy como a maioria dos brasileiros. Sou brasileiro, mas não me considero um, pois não sou folgado e playboy como a maioria. O brasileiro, em maioria, quase todos, não tem empatia.
@danilonogueiradasilva753910 ай бұрын
Em Portugal também tem isso. Talvez nós tenhamos aprendido com eles (assim como aprendemos inúmeras coisas boas também com eles). Com certeza ao redor do mundo também haja isso com outros nomes. Mas aqui amamos falar mal de nós mesmos e destacar tudo que não presta.
@tomatomi804110 ай бұрын
O quê que vocês aprenderam connosco? Sempre que há um crime em Portugal, em grande parte das vezes ou é um brasileiro ou é um muçulmano.
@danilonogueiradasilva753910 ай бұрын
@@tomatomi8041 concordo com vc
@silvosil62169 ай бұрын
Cara nois herdamos de Portugal isso, só que tem uma diferença também, em Portugal essas coisas mais complexas são punidas e muitos já aprendem que é errado, agora no brasil sabem que é errado mas continuam fazendo e ainda podem nem ser punidos, e uma bagunça... mas noss país foi descoberto de uma maneira bem ruim com os portugueses, por isso herdamos bastante disso.
@tomatomi80419 ай бұрын
@@silvosil6216 Nada a haver. Os brasileiros são muito mais festivos do que os portugueses, e os nossos estilos musicais vêm de culturas extremamente diferentes: Na musica brasileira idolizam o crime (funk), enquanto que na música portuguesa, cantam a tristeza (fado). São dois estilos musicais completamente diferentes, que refletem a nossa cultura e os nossos valores.
@__michel__10 ай бұрын
Só brasileiro que nunca morou fora que acha que outros povos não fazem o mesmo. Esse complexo de vira-lata é muito mais fácil de manter, quando vc só conhece uma cultura.
@MateuMartinelli10 ай бұрын
Morei fora e digo, nada supera o brasileiro. Empatia é algo que o brasileiro não sabe o significado. O vizinho sabe que se fizer algo vai incomodar e transtornar os outros e ainda o faz e com satisfação, este é o brasileiro.
@cristianedefariahenrique18159 ай бұрын
Pois é! Fora do Brasil também tem jeitinho. E muito!
@silvosil62169 ай бұрын
O país que se mora ou morou: Portugal... Agora experimente o Canadá, Finlândia, Dinamarca ou até o Japão que se vai ver a diferença. Pode até ver o Uruguai que é bem diferente também.
@MBHassan-g5w11 ай бұрын
Achei uma análise bem massa, sou estrangeiro no Brasil e já morei na Alemanha também. Más já fui aos países aonde tudo funciona com jeitinho, então quanto mais o país está em desenvolvimento ou subdesenvolvido mais jeitinho e corrupção há. Sinceramente acho quê o Jeitinho Brasileiro não é tão perigoso (quer dizer negativo ou corrupto) quanto em alguns outros países. Más já ter consciência sobre jeitinho e limites do jeitinho quê maioria dos Brasileiros tem, é algo bom e é bom começo hehehe
@desideologia11 ай бұрын
Como brasileiro eu digo, o fato de também haver jeitinho em outros países não me interessa, eu não vivo em outros países, vivo no Brasil e é o jeitinho brasileiro que me enoja. Meu pai era uma pessoa horrível, volta e meia dizia que existiam pais piores que ele, inclusive o dele. Eu respondia: outros pais não são meus pais, o fato deles serem ruins não fazem de vc alguém bom.
@leorocha212711 ай бұрын
Ou seja, se prejudica os outros e outras sociedades, vc não tá nem aí, pois o que importa é só se prejudica vc, certo? Vc não sabe, mas é um exemplo do jeitinho que vc condena. Egoísmo entra nesse conceito de jeitinho também, afinal, o meu pirão primeiro e dane-se o dos outros.
@MBHassan-g5w10 ай бұрын
@@desideologia Não justifiquei desta forma quê entendestes, não quis dizer quê se existe jeitinho nos outros países tem quê existir aqui também. Comparei com outros países pois o tema do vídeo involve "será quê jeitinho só existe no Brasil".
@marciojapong4 ай бұрын
O “jeitinho” do governo atual!! Essa cultura brasileira, reflete nos imigrantes em países,que isso, não é atitudes comum. Aqui no Japão, o brasileiro estão sendo visados como “malandros” por essa atitudes normais para o brasileiro.
@carolynacampos10 ай бұрын
"Jeitinho brasileiro" desonesto é bem real, não tem um dia que vc não é feito de trouxa nesse país.
@flisboac9 ай бұрын
"Furar fila" não é o exemplo mais característico do que eu chamaria de "jeitinho," no sentido mais coloquial do termo. Ou pelo menos, é um exemplo pobre e que não representa bem o que entendemos como "jeitinho." Como disseram no vídeo, "jeitinho" é uma solução num sentido mais inusitado e criativo. De criativo e inusitado, o ato de furar fila não tem nada. Você está arriscado a encontrar oposição imediatamente, o que não resolve o seu problema. A não ser que o "furar fila" seja no sentido de uma fila de transplante, etc. Aí sim, esse "jeitinho" ganha forma, contornos ilegais, e consequências possivelmente severas. De qualquer forma, faltou um pouco mais de detalhamento na fala da especialista.
@VitorAstoni10 ай бұрын
Eu concordo com os pontos expostos pelas especialistas, inclusive com o fato de que associar o "jeitinho" a um traço cultural e comportamental constituinte da identidade brasileira causa apatia e pouca chance de mudança, mas vi outro documentário de uma outra emissora que trouxe algumas sociólogas que consideravam que uma característica perigosa do jeitinho brasileiro é justamente a normalização disso, a aceitação social. O jeitinho existe em todos os países do mundo, mas muitas outras sociedades enxergam o jeitinho como um intruso em sua constituição como nação, e não como parte dela, e isso torna muito mais escandalosos os casos de corrupção, com consequências profundas na opinião pública, mas isso parece muito mais ameno entre os brasileiros, muito mais aceitável, e isso até na vida cotidiana do brasileiro comum (como nesses casos de furar fila e etc), que por mais que sejam de escala muito menor que desvio de verba pública, ainda são corrupção. E o perigo de normalizar as corrupções, grandes ou pequenas, podem também tornar as pessoas apáticas e conformadas com a situação, e pouca chance de mudança ou melhora.
@josalbasantos589011 ай бұрын
Gosto muito desse jornalista. Que bom vê-lo de volta
@Felipe-mq4qd11 ай бұрын
Ele é muito bom mesmo
@ricardolinzmayer370311 ай бұрын
Eu sigo a lei, faço tudo correto e eu é que sou estranho perante amigos e parentes. A maioria são malandros e espertos. Muito triste 😔.
@G50Oliveira11 ай бұрын
Sou desprezado aqui por muitos por na fazer parte da banda podre mas, você está indo no caminho certo logo em breve vai colher os bons resultados disso, já colhemos isso quando colocamos a cabeça no travesseiro de dormimos e acordamos em paz sobre nossas vidas que não tem preço.
@Felipe-mq4qd11 ай бұрын
Quem não vira malandro no Brasil acaba sendo malandreado...
@filho.de.marcos11 ай бұрын
Um grande abraço a todos os estranhos honestos e decentes do Brasil varonil!
@user475210 ай бұрын
OS BRASILEIROS NÃO GOSTAM DE SEGUIR REGRAS, EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO!! ESSE É O GRANDE PROBLEMA!!
@Denislima199922 күн бұрын
só ver no transito, uma coisa tão basica como atravessar na faixa, ou esperar no sinal vermelho
@LeonardoFernandes-m8z4 ай бұрын
nós levamos a fama de desonestos por causo de nossos representantes políticos, fora do nosso país somos mau visto infelizmente, é também há situações do cotidiano nosso como cidadão, teve o caso da moça brasileira em Portugal que pegou roupas de doação para revender em brechó. Isso nos coloca em uma situação constrangedora infelizmente.
@danilocameroh5511 ай бұрын
Existe "jeitinho" em todos os lugares do mundo. Tem uma pesquisadora americana que estudou o "jeitinho" brasileiro. O problema do brasileiro é achar que só ele é esperto, enquanto mofa no 3° mundo.
@cascaveldeboina11 ай бұрын
Agr uma dúvida genuína, tem outros idiomas que possuem palavras com o mesmo significado que a nossa "saudade?@@steniobergrosth
@cascaveldeboina10 ай бұрын
@@steniobergrosth Manda aí amigo
@RenatoMartel83510 ай бұрын
A grande diferença é que aqui existe incentivos para o "jeitinho" e faltam punições justas. Isso torna mais frequente o uso da malandragem.
@cascaveldeboina10 ай бұрын
@@steniobergrosth muito irado, obrigado, não fazia a menor ideia que tinha tanta expressão semelhante e faz sentido o texto sobre sentimentos serem universais e qualquer língua vai achar um modo de expressar esse sentimento. Não era nem por mal, eu achava bonito por não conhecer outras expressões, dando uma "exclusividade" pro português, msm assim, incrível essas informações.
@cascaveldeboina10 ай бұрын
@@steniobergrosth me fala pelo menos os nomes dos sites que vc pegou algumas das informações pra eu dar uma olhada melhor dps?
@ingles.profteacher49859 ай бұрын
A diretora que reserva vagas para conhecidos mesmo antes de as matrículas estarem abertas também é jeitinho, assim como o guarda que aceita um "café" para não te multar.
@lorr20810 ай бұрын
é o famoso "hihi levei vantagem"
@rafaelbettini10 ай бұрын
Moro em Paris há 7 anos e até hoje me surpreendo com o jeitinho daqui! Vai da carteira de motorista, a furar fila, a nepotismo, facilitação de processos administrativos... Tem jeitinho pra tudo, só que não parece ser visto como um conjunto de comportamentos característicos desse lugar e chamado algo como jeitinho.
@maricarmenfigueiredorezend533711 ай бұрын
Se vc tiver um conhecido que trabalha em alguma repartição pública ou qlr uma , e vc tem certa intimidade com a pessoa pronto tá dado o jeitinho, e o brasileiro é sim dissimulado, falo porque moro aqui outros lugares não sei.
@anonymousg.543211 ай бұрын
O lema do setor público é : " dificultar para facilitar..."😢
@maricarmenfigueiredorezend53379 ай бұрын
@@anonymousg.5432 Facilidade para poucos, para os chegados, conhecidos o jeitinho inescrupuloso brasileiro me dá 😳 repulsa 🤮. Ele deve sim funcionar o setor público,, pois o privado tbm mama nas tetas do ESTADO 👁️
@PLPS66610 ай бұрын
Essa semana minha geladeira deu problema de sensor, aí eu chamei um técnico pra ver o problema, o cara veio condenou placa, sensor, fusível, gaxeta e eu vendo que ele só testou o fusível, paguei a visita dele e mandei embora, cobrou metade de uma geladeira nova, mas o defeito era 50,00 reais. Imagino se fosse uma pessoa leiga.
@MárioPaula-r8z11 ай бұрын
A quantificação é o que gera a perjoracão? Em maior ou menor proporção jeitinho é corrupção
@Lira_no_tera11 ай бұрын
Um monte de moralista, que na hora da oportunidade se puder vai se dar bem em cima disso. Eu me deparei muito nisso quando fui à procura do meu primeiro emprego, muitos amigos e colegas foram indicados por pais, tios e até primos. E mesmo com meu currículo até bem interessante para alguém da minha idade naquela época (Curso técnico, inglês avançado, primeiro da turma) perdi vaga para um colega que escrevia seu próprio nome com letras minúsculas por ele ser irmão da gerente. Me deu uma boa desanimada, mas hoje tenho tudo e muito mais que sempre quis e sonhei.
@pedro.mmm911 ай бұрын
bom, mas contratar uma pessoa por indicação não é contra a lei. o empresário ou a sociedade contrata quem quiser. agora, se eles contratam uma pessoa incompetente só por ser primo ou sobrinho de alguém, depois eles é que vão sofrer o prejuízo. então, se não vale a pena, eles próprios vão se dar conta.
@sofonias638211 ай бұрын
@@pedro.mmm9 exatamente !
@Lira_no_tera11 ай бұрын
Sim claro, mas essa tinha cido a primeira vez que tinha visto algo do tipo que me deixou triste por não entender, vi diversas vezes coisas piores que fazem isso não ser nada, pessoas furarem fila de cirurgia, problemas que levariam meses serem resolvidos, em 2 dias com um pagamento aqui ou ali na mão do amigo do beltrano... Etc. @@pedro.mmm9
@luizeduardogomespinto559911 ай бұрын
@FelipeSilva-oz1qj putz... tudo bem que aquele cidadão frequente os seus sonhos mais tórridos e imaginativos... mas o tema aqui discutido transcende os dias atuais.
@gabrielasouza38514 ай бұрын
Morei em Pt e agora na Irlanda, o jeitinho está nesses países também. Só de pagarem por trabalhos "cash in hand" já é um jeitinho de pagarem por trabalhos informais sem pagar os impostos, entre outras coisas.
@fabricioribeiro297611 ай бұрын
O Brasil vai se transformar numa potência mundial o dia em que toda a sua população se tocar que o Brasil é o que é não apenas por causa dos políticos
@vesgamer953611 ай бұрын
Isso nunca vai acontecer. Mera utopia. Só cair na real e sair da ilusão.
@Usher_Y11 ай бұрын
Jeitinho Brasileiro VC
@jorgeshinya916511 ай бұрын
O melhor exemplo de um órgão público que presta um serviço altamente qualificado e de um caráter profissional inquestionável, leva sem dúvida a não dar nenhuma margem para o jeitinho brasileiro, estou falando do Poupa Tempo do Estado de São Paulo. O Poupa Tempo de SP, se destoa e se destaca dos demais por praticar o que deveria ser o normal que é o retorno de tudo que todo cidadão paga em forma de impostos, ou seja do povo para o povo, um belo exemplo que uma grande maioria do serviço público deveria se espelhar e praticar. Penso que durante o projeto até a implementação do Poupa tempo, objetivaram criar um órgão com a eliminação de tudo de ruim que existe em muitas das repartições públicas principalmente partindo da burocracia, a estrutura administrativa arcaica e caótica, a duplicidade de funções, baixo nível de treinamento, a falta do espírito e do conhecimento profissional e vai por aí afora. Uma organização como o Poupa Tempo, está estruturada simplesmente com o essencial e isso que importa, não deixa margem ao jeitinho brasileiro. O maior sonho de todo brasileiro é que um dia todas as repartições públicas e privadas passem a funcionar tal qual o Poupa Tempo do Estado de SP. Ao adentrar no Poupa Tempo, você jamais imaginará que ainda está neste país, é uma grata surpresa, é uma experiência única e inesquecível!! O ditado popular diz "Criar dificuldades para vender facilidades" daí a origem de muitas das corrupções!
@deusadalua111 ай бұрын
Se o problema fosse desigualdade apenas, o jeitinho existiria em todo canto do mundo, pois o mundo todo é desigual e não é isso que acontece. O famoso jeitinho é da própria cultura brasileira mesmo, aqui o pobre tira vantagem do pobre, esse país precisa é de LEI, leis pesadas e eficazes, e de EDUCAÇÃO.
@GabrielJustus10 ай бұрын
Má fé + oportunidade + um pouquinho de falcatrua
@visaoholistica20510 ай бұрын
É um erro tentar justificar esse "jeitinho" com pobreza ou qualquer motivo. Se é desvio de caráter, deve ser condenado. A educação vem de berço.
@patrick.figueiredo10 ай бұрын
A questão toda está no desenvolvimento das virtudes no ser humano. E este comportamento social tem muito a ver com a honestidade, por sua vez a honestidade é uma das virtudes primordiais e ela tem diversos graus. O brasileiro, de maneira geral, caminha na linha tênue da desonestidade consigo mesmo e com o outro. Em certo grau, cuja vantagem pessoal em detrimento do outro é evidente, há um prejuízo social e é isto que vivemos. Não importa a comparação com outros povos, mesmo porque, socialmente, somos a miscigenação de todos. Importa sim o quanto devemos ascender na escala social com a prática das virtudes, e neste contexto, a honestidade é fundamental. Isso acontece com capacitação educacional baseada na moral e na ética em todos os níveis, para que um dia possamos ser melhores neste sentido. Não melhores que alemães ou outros povos, mas melhores que nós mesmos em comparação ao passado.
@denisoliveira52111 ай бұрын
O BRASILEIRO SE MERECE
@mmmmmmmc88888111 ай бұрын
Eu já desisti. Não vejo esperança em nenhum âmbito da minha vida: profissional, amoroso, interpessoal, financeiro. Sei que não tem lugar perfeito, mas aqui não dá mais. O Brasil é um grande jeitinho no qual um grupo seleto de pessoas do topo da pirâmide social se dá bem em cima da base, sonegam a rodo, ficam enrolando dívida para arranjar anistia (refis), compram os políticos para defender seus interesses, vivem de juros/dividendos sem pagar nada eqto o pobre que pouco ganha com o suor do trabalho tá pagando IRPF e paga caro no seu consumo básico também, o que em parte explica o sucateamento do público em detrimento do privado. É tudo virado do avesso para servir só as elites. To fora. Aqui o único tipo que se dá bem é o velho da lancha, aos outros só sobra o osso em todos os sentidos da vida.
@tulioadorno86748 ай бұрын
O jeitinho começa quando sua mãe te manda pra fila do supermercado enquanto ela continua pegando itens.
@demetrioguilardi10 ай бұрын
Atestado médico falso não é corrupção? Quem fez o roteiro desse video meu Deus?
@rodrigopradomulina500110 ай бұрын
Fantástico! Foi muito esclarecedor sobre as definições!!!! Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@saracarvalho317011 ай бұрын
Depende da classe social. A classe baixa usa do jeitinho pra sobreviver. A burguesia usa para abusar!
@Vitorzinnx10 ай бұрын
Obrigado DW Brasil pelo seu trabalho
@tiagoseibert253410 ай бұрын
O Brasil é sem dúvidas um dos países com maior número de pessoas interesseiras que eu já vi, inacreditável
@luizrosa84844 ай бұрын
Acho que é cultural do brasileiro , querer tirar ( vantagem) de certas situações é impressionante!!! Mesmo nos momentos mais trágicos. foi assim na greve dos caminhoneiros,na pandemia,na tragédia do RS e muito mais .em todos os setores e classes sociais sempre vai haver um querendo se aproveitar da situação.
@gabrielsantos-bn1di10 ай бұрын
Ai é complicado, a DW querendo desmistificar o "Jeitinho Brasileiro" tendo como referência bibliográfica Roberto da Matta e Sérgio Buarque de Holanda... Era só ter lido: "Brasil dos Humilhados, uma denúncia da ideologia elitista", ou qualquer outro livro de Jessé de Souza.
@markfgui11 ай бұрын
O "jeitinho" brasileiro foi, e ainda é, ensinado nas entrelinhas do cotidiano das pessoas. Indiretamente, ou diretamente, a criança vai crescendo e se desenvolvendo com o "jeitinho" até chegar num nível de internalização, a ponto de estar, até mesmo, no subconsciente de cada brasileiro. Dessa forma se cria uma cultura, que basicamente é a cultivação de ações (Culturae). Ou seja, fica tão comum dar um "jeito" em situações que, muitas das vezes, nem percebemos que estamos dando um "jeito". Fica natural. Daí que começa a surgir problemas - pelo menos na minha visão - pois, de alguma forma, vamos perdendo a consciência quanto isso e começamos a agir no automático. O "jeitinho" começa em coisas pequenas até chegar nas coisas grandes (até mesmo a corrupção).
@paesDalmeida3 ай бұрын
mas é claro que o problema do brasil é o brasileiro ! De quem haveria de ser ? Se os brasileiros fossem bons o brasil não estaria como está. Uma lástima !
@EdwardScissorsHands111 ай бұрын
Essa discussão do jeitinho implica muito em uma superioridade moral. É como se existisse a acusação de um pecado da moralidade em meio aos puros. Todo ser humano comete imoralidade, mesmo em países como a Alemanha. Mas lá, o sistema é construído para dar mais visão e fazer com que se tenha que esconder melhor ou praticar atos infracionais mais leves. Esse papo de jeitinho parece supor que exista uma qualidade em essência mais imoral no brasileiro, como se fosse um bicho diferente. Temos que acabar com esse senso de excepcionalidade ou sempre vamos ficar como os católicos de antigamente expiando por pecados perpétuos.
@tiagooliveira120711 ай бұрын
Na minha visão, após 4 anos em Portugal esse jeitinho é Português, nos somos amadores quanto a isso. 🤷♂
@kascyo12311 ай бұрын
Fato!
@VentuinhaFeroz11 ай бұрын
Tenha vergonha! Os portugueses não são os culpados de todos os vossos males. Existem mais de 300 países no mundo, Portugal há dois ou três anos, era o terceiro país mais seguro do mundo, atualmente é o sétimo, se os portugueses fossem como os brasileiros isto seria impossível. Assumam-se.
@tiagooliveira120711 ай бұрын
Recomendo o Livro de Darcy Ribeiro - "Raízes do Brasil". Mas vezes este jeitinho não foi a unica herança, herdamos também o modelo educativo (que transmite cultura) o sistema jurídico (que regula a sociedade) , o sistema de engenharia (que controla o povo e a forma que a sociedade é construída) e o sistema médico (com escolha como cuidamos da saúde), e ai já sugiro o livro "Profissões Imperiais". E nesse ponto recomendo uma auto crítica sobre a realidade na prática e não essa história "pra inglês ver". 🫶🏼
@silvosil62169 ай бұрын
É isso que pensei, ainda mais que fomos descobertos da pior forma, violência e corrupção...
@edelvaisconde7 ай бұрын
Exemplo positivo: minha filha funcionaria brasileira de grande empresa internacional de eventos, era muito valorizada pelo chefe e mesmo enaltecida pela sua capacidade de resolver situações inesperadas. Onde outros empacavam, ela resolvia com o jeitinho brasileiro(dentro da legalidade) e o evento era entregue. Chefes ingleses que valorizavam esse "jeitinho".
@pilulasdeciencias11 ай бұрын
Sempre dou um jeitinho de emendar aqui as calhas de coleta de água de casa 😂😂
@aleniazzi10 ай бұрын
Excelente reportagem! Necessária, relevante, esclarecedora e provocativa no tom certo, na minha visão. Bora puxar essas conversas, DW Brasil. É isso que o Skank cantava ao dizer que "de vez em quando é bão misturar o brasileiro com o alemão" 😊
@TheDoutorsimpatia11 ай бұрын
Quando morei em Londres, os gringos sempre me falavam, seu país é maravilhoso, mas o povo não vale nada.
@avnereriksen11 ай бұрын
Ei! Me tire dessa! E se for o caso, aplique a você. O problema era os políticos, agora é o povo? Nós somos é muito vira-lata mesmo.
@hugobrito219811 ай бұрын
Até onde eu sei o mesmo se aplica aos ingleses.
@ferapelomundovlog11 ай бұрын
O jeitinho Inglês que é bom né?! Vivem de roubar e explorar o terceiro mundo...nossa que coisa bacana!!! E detalhe os caras são tão sacanas que exploram até povos que identidade semelhante como os Irlandeses! Os Ingleses são demais kkkk
@kascyo12311 ай бұрын
Vira lata fd. P
@RuBrasil10 ай бұрын
@@avnereriksene o político não é povo? Política é reflexo do povo, corrupto, ladrão...
@rogeriosoares41945 ай бұрын
O jeitinho não é exclusivo dos brasileiros, mas em países pobres devido à inúmeras dificuldades, acaba se tornando mais evidente e necessário para a sobrevivência, o que ao longo do tempo vai se tornando algo cultural na população como é o caso do Brasil.
@dougp.248011 ай бұрын
Ha varios "Brasis" no Brasil. Ha regioes com mais malandros do que outras.
@m_m09194 ай бұрын
Com esse jeitinho Faustão ganhou até um ❤
@hamiltonro9559 ай бұрын
A esquerda brasileira usa o termo "brasilidade" pra se referir à esse "jeitinho brasileiro". Na realidade o Brasil corre o risco de acabar se continuamos insistindo em sermos o Brasil do jogo do bicho, carnaval, samba, funk, prostituição, corrupção e drogas. Os políticos tanto no poder executivo , legislativo e judiciário não podem usar ideologias para dirigir nosso país. O jeitinho brasileiro é apenas um sintoma da preguiça e indolência dos políticos brasileiros.
@doncomuna3789 ай бұрын
Brasil só muda na base da bala.
@marizilima18304 ай бұрын
O jeitinho brasileiro se tratando de corrupção não é só do brasileiro. Em todo e qualquer país que a desigualdade social seja grande, a corrupção vai afrorar. Vimos esse jeitinho retratando essas situações em filmes de série de outros países.
@kauanrodrigues20711 ай бұрын
tô sem emprego se algum vereador quiser dar um jeitinho aí pra mim 😅
@wolfs404310 ай бұрын
Precisa de uma troca de favores garantidos na próxima eleição 😅
@canal_da_estrela10 ай бұрын
Me parece que as pessoas esquecem que a separação do público e privado é relativamente recente. Não há muito tempo tudo pertencia ao rei e a nobreza era responsável pela administração do Estado. Era tudo deles e eles operavam com a convicção disso. Eles davam "jeitinho" pela sua rede de relações. No Brasil, a quebra da ocupação do espaço público por pessoas fora da nobreza foi muito mais branda do que em outros lugares onde esse rompimento foi mais "traumático", violento e contudente. Eu não ficaria surpresa de saber que tudo nasceu muito antes do Brasil, nas relações de poder entre o grupo dominante, entrecortada pelas suas relações de parentesco e interesse, e se alastrou pelo restante da população como reflexo de um comportamento aceitável, diria até natural, onde quem tem poder (hoje principalmente dinheiro) consegue facilmente o que quer. Tvz por essa raiz linge no tempo esse fenômeno seja visto em toda parte. Mais em uns, menos em outros, chutaria eu pela aceitação de novos códigos de conduta estabelecido pelo estado de direito e pelo combate do modo antigo e/ou incentivo do novo modo dentro dentro dessa nova estrutura.
@pumpkinarthur11 ай бұрын
O brasileiro não é pior do que as outras pessoas do mundo. Todo mundo pode ser corruptível e malandro. É mais comum e necessário quando a realidade é pesada e somos explorados, então aprendemos a sobreviver explorando tbm, e usando as brechas da lei e do sistema. O Brasil é grandioso e forte, é um povo muito sofrido e guerreiro por causa da desigualdade.
@MariPedrina10 ай бұрын
A questão é: Esse jeitinho que todos conhece, está em toda parte do mundo. Aqui, nós estamos a frente, pois percebemos, uns mudam outros continuam a fazer. O pior é em outras partes do mundo, que é encoberto, pelo título Europeu.
@Webscrolls11 ай бұрын
O caso do Faustão foi no mesmo estilo as pessoas aceitaram a mentira e passaram pano falando que ele era um caso crítico enquanto havia aqueles que morriam na fila e foram os esquecidos, por onde moro já houve um caso tão sério quanto esse dai de um dono de loja classe média que teve úlcera mais umas complicações bens graves e só sobreviveu furando a fila tudo graças a um médico que era chefia no sus regional e um amigo de escola dele, pra nossa família esse benefício seria impossível de conseguir...
@Johreiki11 ай бұрын
Muito bom! Eu sou servidor público, trabalho numa emergência pública e na prática o quanto este dito jeitinho acaba refletindo em: Más condições de trabalho. Péssima valorização e remuneração do servidor! Ou seja, pq um funcionário público (político) tem tantas regalias e não trabalham nem a metade de um Servidor Público? E sim, existe uma grande diferença entre um funcionário público e um Servidor Público. A coisa é insana e muito grave.
@ungabunga202411 ай бұрын
*Desprezo por regras*
@deleonhell4 ай бұрын
Jeitinho brasileiro é consequência e não causa. O Brasil praticamente obriga ao brasileiro a dá um jeitinho.
@blacknationalism_neo_garveísmo11 ай бұрын
O jeitinho brasileiro começou com europeus.
@mtsbr7811 ай бұрын
Vdd. O brasileiro aprendeu direitinho o q não presta.
@pacifico640211 ай бұрын
Até pode ter sido no começo Brasileiro hoje é diferente Composto por cultura 100 % africana árabe em sua maioria tanto no comportamento e no pensar
@blacknationalism_neo_garveísmo11 ай бұрын
@@pacifico6402 Eu sabia que iria aparecer um pardo com síndrome de vira-lata. Ao dizer que 100% da cultura brasileira é africana, mesmo sendo o Brasil colonizado por portugueses, mostra o quanto ignorante você é. É perca de tempo tentar argumentar com você.
@blacknationalism_neo_garveísmo11 ай бұрын
@@pacifico6402 Eu sabia que iria aparecer um pardo com síndrome de vira-lata. Ao dizer que 100% da cultura brasileira é africana, mesmo sendo o Brasil colonizado por portugueses, mostra o quanto ignorante você é. É perca de tempo tentar argumentar com você.