Obrigada Ed, entendi muito bem a sua mensagem, e me trouxe um alento nesse tempo sombrio; pra mim tem sido dificil observar no que os evangelicos se tornaram e o que apoiam. Obrigada e que Deus o abençoe
@gezeligezeliderourebandeir42822 ай бұрын
Pra mim esta mensagem trouxe luz ao que vejo hoje no meio evangélico (o qie acho uma distorção, não consigo me conformar com o que a igreja se tornou), e trouxe também uma luz no fim do túnel, esperança. Deus co tinue iluminando você Ed, e ajude aa pessoas a entendetem o qie vc quia dizer. Para nós que fomos criados na Igreja, por vezes, é muito difícil arejar a cabeça e desconstruir os castelos de marfim erigidos pelas instituições religiosaa e suas interpretações.
@miriamatos25072 ай бұрын
❤❤❤❤Que mensagem maravilhosa!!! Deus o abençoe e que continue nos trazendo muitas mensagens inspiradoras por Jesus
@FabianoSantos-vx4nsАй бұрын
❤❤❤
@meiryvitoriano86732 ай бұрын
Que palavra È explicação maravilhosa ! Muito muito Obrigada Pr Ed ❤️🙏🏻💋
@installoimc99522 ай бұрын
O Cristo ressurreto em nós, nos capacita para vivermos o Cristo histórico. De modo que a encarnação do Cristo ressurreto por nós, nos faz Cristo na história.
@asafedino049 күн бұрын
😂
@asbacantes12 ай бұрын
Excelente! É o que tenho pensado de forma intuitiva há tempos. Ed conseguiu traduzir teologicamente esse pensamento e reafirmar um caminho de fé que tenho tentado trilhar. Meu coração se enche de esperança de que podemos fazer mais nessa realidade caótica evangélica. Acreditar nas comunidades que divulgam Jesus como um igual, mas mesmo assim, poderoso para nos salvar do Mal.
@christianedasilvadionisiom65842 ай бұрын
Simplesmente excepcional. Diante dessa revelação, a mim só cabe GRATIDÃO ❤🔥❤️🔥
@aureolessa43722 ай бұрын
Perfeito! Ainda bem que Jesus conhece as Suas ovelhas espalhadas por esses segmentos infestados de joios. Há um divisor de águas descrito no diálogo de Jesus com Nicodemus em João 3 e somente Ele sabe quem é, de fato, nascido de novo e tem o sêlo do Espírito. Imitemos Jesus em Suas atitudes e práticas sem esquecermos que as nossas obras de qualquer natureza, não são mediadoras entre nós e Deus. Sim Jesus Cristo.
@josanemelhem77992 ай бұрын
Maravilha ❤
@armandanunes10002 ай бұрын
Graça e Paz de JESUS CRISTO ❤🙏
@marciacezar50042 ай бұрын
A melhor Pregação que assisti, a Ruy o meu entendimento sobre Jesus e Cristo......Jesus - estilo de vida, Cristo - Adoração Senhor dos Senhores. Muito agradecida❤
@mesaqueshalon17052 ай бұрын
Bendito seja Cristo o Filho de Deus
@humbertoreis90002 ай бұрын
Quê DEUS SEJA LOUVADO por nos proporcionar um Pastor como EDY
@mailsonnascimento61502 ай бұрын
E esse é o seu evangelho Ed René, segundo a sua visão, que ainda tem fermentos, pautas,distorções, verdades,vida, então como você se referiu aos evangelhos eu me refiro ao seu também como apenas mais um, até porque se você pode relativizar os outros o seu também pode ser.
@amandacardozo91912 ай бұрын
Amém! Amém! Amém!🙏🏽
@eduardorachas45972 ай бұрын
É simples a leitura, nos temos prefeitos exaltados por líderes religiosos que após eleitos seguem em direção a sua fé para agradecer a seus deuses. Poder, poder, poder, a todo custo. Graça e Paz !!!
@paulorobertoapenasumcrista2132 ай бұрын
Minha pergunta é: Aonde fica o Espírito Santo, nesta visão???
@euniceferreira012 ай бұрын
Jesus é multifacetado. É Deus e é homem. É o Jesus Histórico e Jesus ressurreto. É o Jesus de Paulo e o Jesus dos discípulos. O problema é quando mutilamos Jesus para se encaixar em nossas ideias. Sempre fico pensando se eu estivesse entre o povo que Jesus conviveu quando nasceu e desenvolveu seu ministério se eu o aceitaria. Penso que não conseguimos apreender Deus em sua totalidade e como temo não aceitar uma faceta de Jesus por não caber nas minhas ideias. E como é triste ver irmãos com um Jesus que não é Jesus.
@fmarlyba2 ай бұрын
O número crescente de igrejas evangélicas _ prova que o comércio está indo bem
@rodolfocorrea6904Ай бұрын
As facilidades no uso deste tipo de CNPJ em lavagem de $$$$ tbm
@heber_passos2 ай бұрын
🎉
@olavoribeiro75982 ай бұрын
Prezado Ed René, meu conterrâneo (também sou de Santos)! Assim como você teve a liberdade de ensinar e publicar essa mensagem, quero publicar aqui um “feedback” a você. Há muito tempo que eu não ouvia uma mensagem teologicamente tão confusa! A separação do “Jesus Histórico” de um suposto “Cristo da Fé”, que remonta a Bultmann, está mais que superada. Você supõe que Paulo sabia muito pouco, quase nada, sobre a vida de Jesus. Eu suponho que Paulo sabia muito mais do que imaginamos! Para ficar em dois rápidos exemplos, é Paulo quem cita uma frase de Jesus que sequer está nos evangelhos: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20:35). Paulo apela aos coríntios: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Co 11:1). Creio que seria muita arrogância de nossa parte dizermos que Paulo não conhecia a vida de Jesus... como ele imitaria o seu Senhor, se não conhecesse sua vida? Paulo teve acesso aos apóstolos e a testemunhas oculares de Jesus. Paulo conviveu intimamente com Lucas, um dos evangelistas. Como Paulo não conheceria aquele você chama artificialmente de “o Jesus Histórico”? De onde você tirou isso? Esse espaço não me permite entrar em detalhes, mas afirmo que Paulo imitou a vida de Jesus em várias dimensões - a vida de Jesus Cristo como narrada pelos evangelhos. Você não precisa separar o “Jesus Histórico” do “Cristo da Fé”, nem trocar “cristocêntrico” por “jesuscêntrico”. No Novo Testamento não existe uma dicotomia entre “Jesus” e “Cristo”, mas um único “Jesus Cristo”. Você faz críticas bastante pertinentes, com as quais concordo em grande parte, mas não posso concordar com esse falso Jesus esquizofrênico bultimaniano que você expôs em sua mensagem.
@alvarozacarias62482 ай бұрын
Lucas era discipulo de Paulo e não o contrário.
@thiagodossantos95782 ай бұрын
Perfeito
@marilenedefatimasilva85702 ай бұрын
"... não existe uma dicotomia entre Jesus e Cristo... " nós, "evangélicos", criamos essa dicotomia, infelizmente. Quanto a mim, quero seguir o caminho que Jesus seguiu, entrar pela porta estreita, como Ele entrou. Só podemos fazer isso, vendo Jesus a nossa frente.
@ricardominelle14422 ай бұрын
Perfeito
@cesarfontoura7753Ай бұрын
Excelente!
@selmaferreira95722 ай бұрын
Boa Noite! A Paz de Jesus!
@mariamarapereira86352 ай бұрын
Mas se tirarmos os escritos de Paulo, os quatro evangelhos propriamente dito, serviriam para uma vida justa e piedosa?
@analucianunes37762 ай бұрын
Amado Ed, penso que essa divisão proposta é pouco orgânica e visa simplificar as tensões advindas da magnitude da pessoa de Jesus, o Cristo. A meu ver, respeitar as tensões nos mantém em posição de humildade. Ademais, em torno de Jesus sempre existiram e existirão concepções que têm no fascínio pelo exercício do poder sua principal motivação. Assim, a meu ver, não é produzindo cisões no Jesus Cristo, que resolveremos essas dificuldades. Em amor, Ana.
@josecarlosdiasdefreitas79052 ай бұрын
Como Cristo não é nosso alvo como pessoa?! E a "mente de Cristo", não diz a mente de Jesus!!!!
@EudeEden2 ай бұрын
A análise não é difícil de se fazer: houve no Brasil um aumento gigantesco desse evangelho elitizado, fundamentalista e soberano; e a violência, e principalmente a corrupção triplicou nesse mesmo período! Óbvio que esse não é o evangelho de Jesus...
@thiagodossantos95782 ай бұрын
O primeiro o receber a mensagem do evangelho foi Abraão, leia Gálatas e verá o que é uma mente bem esclarecida sobre o que é o evangelho.
@Miguel-hh9cw2 ай бұрын
Pregação bem sutil, a suma dessa mensagem é que os escritos de Paulo são inferiores aos 4 evangelhos. Discurso esse defendido por outros pregadores amigos desse pastor. Contudo, os 4 evangelhos ainda depõe contra seus ensinos de salvação universal, da inexistência do inferno, entre outros.
@richardfehlberg14032 ай бұрын
A tudo que o Ed disse, eu digo: Sim e Não. Sim, porque de fato há uma separação desse Cristo ressurreto e corremos o risco de olharmos pra Ele sem olharmos para o próximo. E Não, porque o próprio Paulo que adere ao Evangelho da cruz e ressurreição, portanto, o Jesus da fé, é o mesmo que consegue resolver problemas reais da igreja do seu tempo através do Jesus da fé, da cruz e ressurreição.
@ferreirapianos58352 ай бұрын
Maravilha! Eu tbm concordo com vc! Tbm digo sim, e não! Sim, devemos nos guiar pelos ensinamentos do Jesus Histórico; digo não: não temos como desassociar o Cristo Ressurreto dele! O Poder Glorioso do Cristo Ressuscitado é o Poder que nos salva para Viver os Ensinos do Jesus de Nazaré! Eles são indissociáveis!
@claudiosouto24312 ай бұрын
@@ferreirapianos5835ver 2 corintios 5 16 a 18.
@washingtonemrich2 ай бұрын
Claro que é não se pode dissociar, mas infelizmente a igreja brasileira em sua grande maioria faz essa dissociação. Proclamam apenas um Xto ressuscitado, vitorioso, grande; mas não vive os ensinos e o exemplo do Jesus de Nazaré
@richardfehlberg14032 ай бұрын
@@washingtonemrich Sim. Paulo Brabo já dizia: “A Igreja ama o Apóstolo Paulo, o Apóstolo está sempre apontando para Cristo, que por sua vez ama a Igreja”. A discordância está no fato de Ed dizer que não é possível “imitar e seguir o Cristo da fé”. Achar que isso não é possível, entendendo que a verdadeira imitação está no Jesus histórico, é ignorar todas as cartas de Paulo: o Cristo da fé em Paulo dá conta de resolver problemas reais das igreja, exatamente porque um leva ao outro, não estamos falando de coisas diferentes. Se o Ed quis dizer que a igreja separa e confunde isso eu não sei, mas pelo vídeo deixou claro que ele mesmo acredita nessa separação.
@gezeligezeliderourebandeir42822 ай бұрын
Eu entendi o que Ed disse, e digo SIM a tudo, que Deus nos ajude
@weberalves912 ай бұрын
Bem paradoxal, mas compreensível. De fato vemos muitas teologias que seguem pressupostos de dominação, poder e materialidade, distanciando-se da essência do Evangelho. Quanto à compreensão de Paulo sobre a vida de Jesus, embora o corpus literário paulino seja anterior aos Evangelhos, não creio que Paulo desconhecia a vida e a obra do Jesus histórico, vide At 20.35 e 1 Co 11.26, por exemplo. Contudo, a distinção contemporânea a partir do liberalismo teológico, sobretudo de Rudolf Bultmann, com a separação do Jesus histórico do Cristo da fé cria a oportunidade retórica para a reflexão sobre o tipo de cristianismo que estamos vendo e vivendo hoje.
@gutoaug58952 ай бұрын
Mas o Evangelho por ser abrangente não corre esse risco de se tornar “exclusivo” dos elitistas? Mas e o Evangelho que é “exclusivo” dos pobres? Também não é uma expressão de exclusividade que também coloca do lado de fora os “afortunados” que precisam de salvação e conversão tanto quanto o pobre? Como lidar com essa tensão?
@diegorodrigoaquino87622 ай бұрын
"Jesus é antagônico aos ricos e poderosos" (47:21) Isso não é verdade e nem bíblico. Jesus não condenou os ricos e poderosos, mas os pecados deles, em especial soberba e orgulho. Jesus tinha uma discípula rica e influente, esposa de procurador (Lucas 8) Um político riquíssimo lhe sepultou e cedeu um túmulo (João 19:38) Jesus salvou e almoçou com um chefe de cobradores rico (Lucas 19) e um dos Apóstolos tbm era rico cobrador de impostos (Mateus 9:9) Jesus nunca fez divisão de classes igual os esquerdistas. Jesus veio pra salvar, independente de cor, raça ou classe social.
@jefersoncosta22982 ай бұрын
Esquerdista lê a Bíblia? Fico sempre nessa dúvida irmão...
@cristinadesouza62242 ай бұрын
@@jefersoncosta2298Sou Esquerdista e li a bíblia toda pela segunda vez ano passado. Não é una questão somente de consciência de classe e política e sim consciência do evangelho de Jesus que considera e sabe das nossas INTENCIONALIDADES.
@gezeligezeliderourebandeir4282Ай бұрын
@@jefersoncosta2298 sou cristã, frequento igreja e sou de esquerda, não tenha preconceito, sugiro que vc estude tendo como base fontes que não sejam de extrema direita. Paz pra vc
@thiagodossantos95782 ай бұрын
Uma tristeza ouvir uma pessoa tão inteligente e capaz de transmitir uma mensagem bem elaborada, se deixar levar por uma teologia descabida como essa ! Essa fala sobre diferenciar o evangelho de Paulo, tendo como base o fato de ele não ter convivido com Jesus, é no mínimo um desprezo por toda a revelação que Paulo recebeu do próprio Jesus . Falta entender que a bíblia não é só os 4 evangelhos, mas que ela é composta por mais livros de igual inspiração.
@gilbertovaleriano55262 ай бұрын
É meu caro, LIBERALISMO TEOLÓGICO+FILOSOFIA+TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO só pode dar nisso. O mais triste é ler os comentários e ver gente dando glória a Deus, como se o camarada tivesse reinventado a roda.
@thiagodossantos95782 ай бұрын
@@gilbertovaleriano5526 É vdd meu amigo
@onilogait2 ай бұрын
Pessoal, Sei que vocês estão encantados com a “novidade”, mas essa novidade já tem 150 anos pelo menos e é defendida por teólogo acadêmicos e ateus. Só encerro com uma pergunta: Como vocês sabem que esse “Jesus histórico” oferecido pelo ERK é o que andou pela Galiléia e não aquele acomodado pelas teorias críticas do século XX?
@personaltvweb57422 ай бұрын
O futuro é bem desanimador. Antes satanás lutava contra os cristãos, agora satanás que alterar a palavra de Deus. Resignificar a palavra de Deus. Mas tudo vai passar, mas a palavra não. Satanás pode se levantar com palavras bonitas e "crentes" moderninhos que dão palco para o diabo, mas não prevalecerão. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.
@nilzagomes92162 ай бұрын
Isso aí: Jesuscêntrico!
@DevSonay2 ай бұрын
Não mesmo. Falar de prosperidade, um evangelho futuro, diferente da tradição bíblica? Isso é Antropocentrismo. "O evangelho que não me muda, não me salva"
@britobrito43332 ай бұрын
Se Ed René e o Rev Caio Fábio estiverem corretos em suas convicções todos estarão bem na foto no fim, mais se naos estiverem aí meu amigo não terá volta no caminho
@alceu12santos2 ай бұрын
O símboio do cristianismo deveria ser o túmulo vazio e não a cruz. A cruz matou a Jesus e a nós, mas foi na ressurreição que ganhamos vida, por isso, deveriamos pregar o Jesus ressuscitado e não o Jesus crucificado. Parabéns pela coragem de tocar nesse assunto, Ed.
@gilbertovaleriano55262 ай бұрын
1 Coríntios 2:2 Porquanto decidi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este, CRUCIFICADO. Sem cruz não há ressurreição, e não o contrário. 2 Coríntios 4:10 Trazendo sempre no corpo o MORRER de Jesus, para que a vida de Jesus, da mesma forma, seja revelada em nosso corpo. E quando que essa vida será revelada em nosso corpo? 1 Coríntios 15:22,23 Porquanto, assim como em Adão TODOS morrem, em Cristo todos serão VIVIFICADOS. 42,43,44 e 45 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e RESSUSCITA imperecível; é semeado em desonra, mas RESSUSCITA em glória; é semeado em fraqueza, porém ressuscita em poder; é semeado um corpo natural, contudo ressuscita um corpo ESPIRITUAL. Ora, se há corpo natural, há também corpo espiritual. Da mesma forma, está escrito: " Adão, o primeiro homem, foi feito ALMA VIVENTE "; o último Adão (Jesus) , no entanto, É ESPÍRITO VIVIFICANTE Efésios 1:13 Todavia, AGORA, em Cristo Jesus, vós (nós) que antes estáveis distantes, fostes aproximados mediante o sangue de Cristo ( derramando na CRUZ). Colossenses 2:14 e 15 E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nós era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a NA CRUZ; é, despejando as autoridades e poderes malignos, fes deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles NA CRUZ.
@alceu12santos2 ай бұрын
@ Continuo dizendo que o símbolo do cristianismo deveria ser o túmulo vazio e não a cruz. A cruz gerou morte o túmulo vazio apontando para a ressurreição, gerou vida. A maioria das referências à cruz remete a morte e à lei, já à ressurreição remete à vida, à eternidade, à remissão e à justificação. E falando a vera, Jesus nem precisava ir a cruz e nem ressuscitar, bastava uma "haja". Foi porque amamos um sacrifício. Crente que ama "base bíblica" e não darei base nenhuma e sim uma consciência transformada pelo poder da ressurreição.
@gilbertovaleriano55262 ай бұрын
@@alceu12santos. Me responda uma coisa: com base em que, onde, ou em quem você sustenta a ressurreição?
@alceu12santos2 ай бұрын
@ Tu é judeu? Acho que sim. Se fosse cristão acreditaria que só é cristão porque Cristo ressuscitou. Abraço. Não converso sobre Bíblia com quem não crer que Cristo ressuscitou. Até. Passe bem
@gilbertovaleriano55262 ай бұрын
@@alceu12santos Bom, você não respondeu a minha pergunta, e sim, não só creio no Cristo ressureto como creio também que juntamente com ele fui ressuscitado e também assentado à sua direita. Agora, isso é para quem crê em base bíblica, como vc não crê em base bíblica pode ficar com a base do Ed Renê, com certeza ele sabe mais do que Jesus né.
@rosanetavares38482 ай бұрын
Perfeito. Nada a acrescentar. Como fazer interpretação bíblica na centralidade de Jesus se focarmos no Ressurreto e não no que foi Crucificado?
@heliosantos1071Ай бұрын
Se conhecemos Cristo segundo a carne,de agora em diante já não o conhecemos mais,a questão é cruz e ressureicao aí está nossa vitória,isto não tira o brilho do que viveu e nos convida a fazer mos o mesmo...
@WesleyCBarbosa2 ай бұрын
"Tendo abandonado a esperança ingênua de conhecer o Jesus "real" por meio da crítica histórica, o que significa quando afirmamos estar procurando o "Jesus histórico", ou o "Jesus da história"? Em síntese, o Jesus da história é uma abstração e constructo modernos. Por Jesus da história, refiro-me ao Jesus que podemos "resgatar" e examinar utilizando instrumentos científicos da moderna pesquisa histórica. (...) O Jesus histórico pode nos proporcionar fragmentos do indivíduo "real", e nada mais. (...) Sem dúvida, os Evangelhos constituem nossas principais fontes para a reconstrução do Jesus histórico; mas dizer que os evangelistas apresentaram ou pretenderam apresentar o Jesus histórico, seria o mesmo que transportá-los numa máquina do tempo exegética ao período do Iluminismo (MEYER, John P. Um judeu marginal : repensando o Jesus histórico. Trad. Laura Rumchinsky. v. I. 3. ed. Editora Imago : Rio de Janeiro, 1992. p. 35/36)."
@eliassantos4380Ай бұрын
Eu nao consigo enxergar um Jesus que nao seja o Cristo, nem um Cristo que não seja Jesus, nem con sigo enxergar o evangelho se expandindo pelo mundo gentio sem o evangelho pregado por Paulo ,sendo que o próprio Cristo se apresentou a ele como Jesus a quem tu persegues,e todas suas epistolas foram de suma importancia para formação da igreja de Deus ,dizer que Paulo não conheceu a vida de Jesus como homem de maneira nenhuma deixa em descredito tudo que ele escreveu, a nao ser se alguem acredita que nao foi inspirado pelo Espírito Santo, e isto é grave
@fmarlyba2 ай бұрын
Pretensioso dizer que esse Cristo é ressurreto é dos " evangélicos " e eu digo Esse Cristo é dos " Evangélicos " sejam eles da igreja Católica ou protestantes
@paulorobertoapenasumcrista2132 ай бұрын
Desculpa mas o Ed está exagerando nos seus pensamentos?? Negando o evangelho?? Entre Linhas .
@gezeligezeliderourebandeir42822 ай бұрын
Não amigo, nada disso, presta atenção em como o evangelho está deturpado por aí, entendi que ele trouxe uma explicação para isso, entendimento dele com o qual concordei.
@waltervasconcelos42632 ай бұрын
Se depender desse pastor vai ser o fim do evangelho.
@rodolfocorrea6904Ай бұрын
De tudo o q foi dito, vc entendeu isso? Se a resposta for SIM Volta em alguma outra época da vida. (se n for frequentador de palestra gospel coach, parede preta e as neo penteca)
@cesarfontoura7753Ай бұрын
Dito isso... fazueli
@meucachorro16895 күн бұрын
Que nível triste de alienação e desonestidade intelectual! Que Jesus de Nazaré te resgate
@leandrosaleiro72502 ай бұрын
Quando nos propomos a militar em ideologia política , tudo que fazemos ganha esse viés, nosso olhar passa a ter esse óculos ideológico , e o que vemos são muitos pastores agindo assim. Direita , esquerda … isso infelizmente está fazendo a igreja perder o foco. E nosso amigo que discursa no vídeo não fica fora . Pra mim é a mesma coisa que Malafaia só que mais educado , comedido e com um discurso oposto. Não se enganem… vem mais por aí…
@samucapetro2 ай бұрын
O velho e já desacreditado liberalismo. Ainda tem gente que compra esse besteirol.
@samucapetro2 ай бұрын
O grande insight do Ed, que conquista quem tem pouco conhecimento da história e teologia, é associar os movimentos teológicos equivocados (domínio, 7 montes, prosperidade, etc) à teologia bíblica do cristianismo. Dessa forma ele arrebanha os leigos.
@samucapetro2 ай бұрын
Pensa que escolha difícil: confiar em Paulo ou no Ed Rene???? Kkkkkkkkkkkkkk
@paulorobertoapenasumcrista2132 ай бұрын
O Ed você está invalidando o evangelho??? Gente será que está se perdendo
@leandrosaleiro72502 ай бұрын
Surpresa zero . Como diria o Sábio Didi Mocó : “ Aguarde e Confie…!” 😉
@alexaugusto22 ай бұрын
Lindo, inteligente e fofo! Só que é anátema 😢 Mais uma vez tentando reescrever a Bíblia a seu bel prazer.
@telmasoares99702 ай бұрын
Todas as narrativas dos sinóticos convergem para uma só mensagem. Jesus Cristo. As portas do inferno não prevalecerão, prefiro crer na palavra de Deus, que de Ed. Simples assim.
@CanalCaptainfilippe2 ай бұрын
Que pregação perigosa, sutil em argumentos telogicos liberais
@paulorobertoapenasumcrista2132 ай бұрын
Desculpa mas o Ed está exagerando nos seus pensamentos?? Negando o evangelho??
@andreasilveiradesouza23572 ай бұрын
Não, de forma alguma. Ele está questionando a base Paulina em detrimento justamente dos evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e João), que trazem a narrativa do Jesus histórico. Ele está é reafirmando a experiência dos Evangelhos.
@schultzsuely12 ай бұрын
Evangelho é TEORIA, NARRATIVA ,INTERPRETAÇÃO, JESUS FOI UM EVENTO.... meu Pai, que mensagem enganadora é essa? HORRORIZADA.
@magdagoncalves68082 ай бұрын
O evangelho dos evangélicos hoje? Que abre templos e etc? Dinheiro e poder.