Рет қаралды 862
A arte salva, cura, educa e resiste.
“Ser artista” é um podcast que vai apresentar a arte que alimenta a alma.
E hoje chegamos ao episódio 50 com uma entrevista muito especial.
Marcus Montenegro recebe neste episódio a atriz, humorista, autora e roteirista, Heloísa Périssé.
Heloísa Périssé, atriz, autora e roteirista, conhecida por seus papéis cômicos na televisão e no teatro, que lhe renderam elogios da crítica e a fez uma das atrizes mais populares do país. Périssé já ganhou vários prêmios, incluindo um Prêmio Mambembe, dois Prêmios Qualidade Brasil, e dois Melhores do Ano, além de ter recebido indicações para dois Prêmios Extra de Televisão e um Prêmio Shell.
Nascida no Rio de Janeiro, Heloísa iniciou carreira no final da década de 1980, quando participou do espetáculo As Guerreiras do Amor (1988), de Domingos de Oliveira. Ela estudou atuação nos mais renomados centros artísticos do país, a Casa das Artes de Laranjeiras e no Teatro Tablado.
Seguiu nos palcos nos anos seguintes e estreou na televisão em 1994, onde mais tarde firmaria uma sólida carreira. Foi na minissérie Incidente em Antares, da TV Globo, que ela fez sua estreia como atriz na TV. No mesmo ano foi convidada para o elenco do programa humorístico Escolinha do Professor Raimundo, ganhando muito destaque.
Após o sucesso na Escolinha do Professor Raimundo, Périssé passou a integrar também programas como Chico Total, Zorra Total, Sob Nova Direção e vários quadros do Fantástico, todos exibidos pela Rede Globo. Em 1996 recebeu aclamação da crítica por sua performance na peça Os Impagáveis, que lhe rendeu o Prêmio Mambembe de melhor atriz. Em 2001, protagonizou ao lado de Ingrid Guimarães o espetáculo Cócegas, de autorias das próprias atrizes. A peça foi um sucesso de crítica e público, ficando em cartaz por dez anos e lhe rendendo indicações ao Prêmio Shell e Prêmio Governador do Estado de melhor autora.
Ainda na televisão, Périssé ficou muito popular por seus papéis como as protagonistas Tati, no programa Papo Irado (2002-03), e Belinha, no seriado Sob Nova Direção (2004-07), pelo qual foi indicada ao Prêmio Extra de melhor atriz de programa humorístico.
Depois de atuar em diversas séries humorísticas, em 2009, Heloísa entra em cena com sua primeira novela “Cama de Gato” interpretando a batalhadora Taís Helena, melhor amiga da protagonista Rose (Camila Pitanga), que vivia um divertido triângulo amoroso com Bené (Marcello Novaes) e Sólon (Daniel Boaventura).
Em 2010, atuou no especial da Rede Globo, “O Relógio da Aventura”. Sendo que, em 2011, atuou como uma nordestina arretada, a beata Neusa Batoré, uma das mulheres de Farid (Mouhamed Harfouch) e irmã do delegado Batoré (Osmar Prado), em Cordel Encantado.
Em 2012 encarnou a protagonista da minissérie Dercy de Verdade, na pele da autêntica atriz Dercy Gonçalves. Sendo que, no mesmo ano estreou no horário nobre em um dos papéis principais de “Avenida Brasil” como Monalisa, uma cabeleireira nordestina, apaixonada pelo protagonista Tufão (Murilo Benício), e que vivia às turras com a esposa dele, a vilã Carminha (Adriana Esteves), sendo indicada ao Prêmio Extra de melhor atriz coadjuvante.
Em 2014 protagonizou a série “Segunda Dama” como as gêmeas opostas Analu e Marali, na qual satirizava o mundo da fama, e ainda, esteve no elenco da novela Boogie Oogie (2014), como a sofrida Beatriz.
Em 2015, estreou o programa “Tomara que Caia”, programa que misturava game e humor, com um formato criado pela TV Globo que contou, também, com a participação dos atores Fabiana Karla, Marcelo Serrado, Eri Johnson, Daniele Valente, Ricardo Tozzi, Priscila Fantin e Nando Cunha.
Em 2016 volta a atuar em novelas em “A Lei do Amor” onde interpretou a famosa mãe-de-santo e vidente Mileide, que era um sucesso na pequena cidade de São Dimas e que vivia um romance "ioiô" com o malandro Jáder (Érico Brás).
Em 2018, gravou um especial na “Walt Disney”, atuando ainda, em quatro peças, “5X Comédia”, no monólogo “Tiadoro Show”, de sua autoria, dando vida a Dorotéia, e em duas peças, escritas por ela, “Loloucas” e “Lololend”, esteve no elenco principal da série “Cine Holliúdy”, da TV Globo.
Atualmente está em cartaz com a peça “A ILUMINADA” em turnês pelo Brasil