ELA ENCONTROU COM A MORTE ATÉ ENTENDER QUE VIVE COM O TRANSTORNO BIPOLAR | Histórias de ter.a.pia

  Рет қаралды 23,483

ter.a.pia

ter.a.pia

5 ай бұрын

A morte sempre esteve presente na vida da Louize. Bem novinha, ela perdeu a mãe e, anos mais tarde, a irmã mais nova, que tinha 25 anos. O que era estranho pra ela, era que ao mesmo tempo que ela vivenciava essas tristezas profundas, ela também tinha picos de euforia e compulsividade desenfreados.
Com o tempo, a Louize entendeu que havia um nome para tudo o que sentia: Transtorno bipolar.
Ainda quando era criança, a mãe da Louize descobriu um câncer metastático e os médicos lhe deram somente 5 meses de vida. Embora o tratamento fosse inacessível para a famíia, o pai da Louize não desistiu de encontrar uma melhora para a esposa e passou a pedir diversos empréstimos. Quando não lhe restavam mais alternativas, ele fez uma dívida com um agiota.
Mesmo com todos os esforços, infelizmente a mãe da Louize partiu e a família teve que encarar as dívidas que restaram. Nisso, eles enfrentaram inúmeras dificuldades.
Não havia dinheiro para pagar as contas, nem mesmo para o básico, como a comida. A situação era crítica ao ponto do agiota ir até a empresa em que o pai dela trabalhava para receber o salário completo dele.
Eles viveram dessa forma por 3 anos e só começaram a se reerguer conforme a dívida foi sendo quitada. A Louize recorda que ela e as irmãs choraram de felicidade após uma ida ao supermercado.
Mesmo com o passar do tempo, a Louize não entendia o porquê dela ainda ter tantos momentos depressivos. Ela entendia que viveu momentos de muita dor, mas enquanto as suas irmãs pareciam estar felizes e se reconstruindo aos poucos, ela vivia em uma montanha-russa desenfreada.
Ela diz sempre ter tido ciência de que “vivia no fundo do poço”, mas que às vezes, era possível sair desse local. Dessa maneira, ela se habituou a viver constantemente entre momentos intensos. Eram momentos de muita angústia e outros de compulsividade.
Apesar de tudo isso, ela também sabia que havia algo incomum no seu comportamento. Mas como não entendia, a Louize apenas tentava esconder os episódios de depressão profunda - a euforia era vista como algo positivo pelos outros.
Em 2020, ela passou por outra perda: a sua irmã foi vítima da Covid-19 aos 25 anos. Essa perda fez com que a Louize tentasse tirar a própria vida.
Em uma conversa com o pai, ele disse que ela estava doente e que precisava procurar por ajuda. E assim ela fez.
A Louize começou a fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico pelo Centro de Atenção Psicossocial. O CAPS fornece toda a assistência necessária de forma gratuita para que todos tenham acesso ao cuidado com a saúde mental.
E foi só depois de procurar por suporte profissional que ela entendeu algumas questões. Na avaliação psiquiátrica, a Louize descobriu que tinha todos os sintomas do transtorno afetivo bipolar. O diagnóstico foi fundamental para ter mais qualidade de vida, afinal, ele explicava as causas de todas as mudanças extremas de humor que ela enfrentava.
Hoje, a Louize pode dizer que vive normalmente a sua vida. Compreender que ela precisava de ajuda fez com que ela pudesse se assumir e se acolher por completo.
Compre o livro do ter.a.pia "A história do outro muda a gente" e se emocione com as histórias : amzn.to/3CGZkc5
Tenha acesso a histórias e conteúdos exclusivos do canal, seja um apoiador orelo.cc/historiasdeterapia

Пікірлер: 74
@moniqueluiz7383
@moniqueluiz7383 5 ай бұрын
Saiba que tenho muito orgulho e muita admiração por você, Lu! A forma como você tem lidado com tuas vulnerabilidades, é uma das coisas mais bonitas bonitas que já vi. Não há nada mais humano que isso... Ser tua irmã se torna cada vez mais, um privilégio! Eu te amo muito! ❤
@Landryrissas
@Landryrissas 5 ай бұрын
❤❤ minha irmã tem todas as características, até fala que é… mas não trata…. Eu amooooo muito minha irmã. Mas, me sinto tão impotente!!!! Fico feliz em saber que sua irmã está bem 🥰🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@Ben-ek7jw
@Ben-ek7jw 5 ай бұрын
Olá, sou diagnosticada com Transtorno de Personalidade de Borderline... bem complexo. E sou de Portugal. Adorava ser a primeira pessoa internacional a falar sobre este transtorno no terapia. Imagina 🎉 Aqui no meu país já fui 2 vezes à televisão falar sobre o meu transtorno e por anos eu achava que era a unica border do mundo e de repente criei um grupo online de apoio, que se reunia todos os domingos. É duro, levei oito anos a estabilizar e nesses oito anos tentei o suici... tantas vezes. Hoje, estabilizada sei qie a vida vale a pena....mesmo para quem sofre algo que ninguém vê, apenas se sente. Um beijinho Brenda
@Kag616
@Kag616 3 ай бұрын
Eu tenho diagnóstico de trastorno bipolar. Inclusive estou numa frase muito depressiva nesse momento. Pensando várias vezes em suicídio. Esse vídeo chegou em mim como uma luz. Só quem passou sabe como é.
@danisouza7918
@danisouza7918 4 ай бұрын
Tentei tirar minha vida e sério é a pior coisa .Deus esta me recuperando dessa fase horrível. Não desejo isso pra ninguém 😢
@luciairenerizzi8964
@luciairenerizzi8964 5 ай бұрын
Quando a gente aceita o diagnóstico... tudo fica melhor pra fazer tratamento
@ednaalcantara423
@ednaalcantara423 5 ай бұрын
O Caps é um lugar q só hoje falarem bem, q bom q existe uma assistência gratuita para as pessoas.
@renatacris591
@renatacris591 5 ай бұрын
Eu também tenho isso. Te entendo perfeitamente. No primeiro momento, eu não aceitava, mas agora faço tratamento.
@luanaamorim8065
@luanaamorim8065 5 ай бұрын
Como é bom saber que não sou sozinha nesse diagnóstico... obrigada pelo seu depoimento...
@rafaellabriotto52
@rafaellabriotto52 5 ай бұрын
Sinta-se acolhida e saiba que ao contar a sua História você ajuda a si mesma e aos outros, Moça! Muita Força e Luz para você!
@elisabetelessa9536
@elisabetelessa9536 Ай бұрын
Tenho a Bipolaridade e o tratamento psiquiátrico é importantíssimo! E muita reflexão sobre a Vida com menos estresse.
@caiobmendes
@caiobmendes 4 ай бұрын
Que difícil! Engordei horrores com a medicação que é cara, e lidar com a vida com essa doença é bem complicado.
@giovannasilva9317
@giovannasilva9317 5 ай бұрын
Obrigada por esse relato, sou bipolar e é uma batalha constante, é incrível não me sentir sozinha
@gabriellibatista1814
@gabriellibatista1814 5 ай бұрын
Não está sozinha! ❤
@danineves9647
@danineves9647 5 ай бұрын
Também sou Bipolar tipo II e estou saindo de uma crise terrível... Lutando pra sair dessa crise, novamente... Minha filha tem só 6 anos e sofro absurdamente por estar assim... É estranho ouvir esse relato, mas na vida real me sinto tão perdida porque nunca conheci ninguém com isso...
@giovannasilva9317
@giovannasilva9317 5 ай бұрын
@@danineves9647 Sim Dani, eu entendo a sua dor, é um sentimento difícil de ser compreendido por quem não passa pelo mesmo, a luta é diária, sinto que as pessoas não entendem como é ter medo de si mesmo.
@CarineCardosoASMR
@CarineCardosoASMR 5 ай бұрын
Faço tratamento há anos e estou estável a bastante tempo. A chave: aderência ao tratamento. Terapia, medicação. Entender que é uma doença como qualquer outra, crônica, que precisa de tratamento para o resto da vida. Tenho oscilações? Como todo mundo, mas sempre reconhecendo que preciso me tratar. Vc não está sozinha!
@katialindner625
@katialindner625 2 ай бұрын
Vivo com meu marido com transtorno bipolar e não é facil e no caso dele ainda para com o medicamento e vai pro alcool e fica varios dias en crise e ja fazem maus de 20 anos minha luta com ele e ja to perdendo minhas forçs 😢
@sarahandy7107
@sarahandy7107 5 ай бұрын
Vc se expressa muito bem , e esta ajudando muitas pessoas obrigada ❤
@melissamendesbrandao
@melissamendesbrandao 5 ай бұрын
Uma questão que tenho refletido muito ultimamente sobre transtornos mentais é de que ainda há muito estigma em relação às próprias pessoas. Porém, conviver com quem tem também é muito desafiador e isso eu não escuto tanto. Como é para quem lida no dia a dia (famílias, amigos, cônjuges...) o desafio de lidar com isso sem culpa
@Fernanda-vy6sy
@Fernanda-vy6sy 5 ай бұрын
Eu me relacionei com um rapaz com transtorno bipolar, não é fácil mas não é impossível! O meu grande problema era que ele se colocou no lugar de vítima e não busca melhorar.
@moniqueluiz7383
@moniqueluiz7383 5 ай бұрын
Olá! Eu sou irmã da moça do vídeo, e posso dizer que existem desafios, como em qualquer outro convívio. Mas há algo mais importante, que supera esses "desafios". Eu diria que é a consciência de que nada se passa sozinho. E principalmente, de que não precisamos passar por nada sozinhos. Conexão, suporte, cuidado, estar presente....seria um bom resumo sobre a convivência com alguém que tem transtorno bipolar. E aqui, quero dizer aos que têm transtorno afetivo bipolar, que tenham paciência consigo mesmos. É um processo de cuidado e de compreensão. E novamente: não passem por isso sozinhos. Acionem família, amigos, equipe de médicos, CAPS e toda a rede de apoio possível. O peso se ameniza, se tiver mais gente pra dividir a carga.
@melissamendesbrandao
@melissamendesbrandao 5 ай бұрын
@@moniqueluiz7383 digo isso, porque acredito ter uma pessoa bipolar em meu círculo mais próximo que não é diagnosticada. São muitos traumas envolvendo a história de vida dessa pessoa e há uma resistência grande em reconhecer e aceitar se tratar. O que sinto muito durante boa parte do tempo é culpa e raiva em relação a como lidar com a situação. Mas vou parar de falar para não me expor além do necessário! Obrigada!
@Fernanda-vy6sy
@Fernanda-vy6sy 5 ай бұрын
@@moniqueluiz7383 ele tomava remédio, aliás toma. Mas não faz uma atividade física, se alimenta mal, não queria terapia, não queria rotina, fica trancado em casa. Em um determinado tempo, ele sumiu e eu quase enlouqueci pensando o pior! Ligava e o celular desligado. Depois, do nada surgiu dizendo que não estava bem e eu ficava péssima! Ele só se preocupada com a dor dele. Começou a me afetar pq eu me esforçava muito para ajudá-lo mas ele sempre com o discurso de vítima. A gota d’água foi o aniversário dele. Planejei tudo. Ele sumiu, se isolou depois disse que eu estraguei o dia dele. Depois desse dia, eu resolvi, por minha saúde mental, desisti. Fico feliz por sua irmã se ajudar, se reconhecer e buscar ajuda. No meu caso, eu fui obrigada a ir embora, ferida e com sentimento.
@ritadecassiapereira214
@ritadecassiapereira214 5 ай бұрын
O Caps salva vidas e salvou a minha, muita gratidão ao Caps Ruy Penteado de São Caetano do Sul SP hj estou estabilizada graças a eles.
@daninhamaiseu2010
@daninhamaiseu2010 Ай бұрын
Oiê eu tb faço tratamento lá 🙏
@tonyfigueira3194
@tonyfigueira3194 5 ай бұрын
Os transtornos nem semore são aparentes. Parabéns pela sua luta!
@telmaalves8478
@telmaalves8478 5 ай бұрын
Que bom você fazer terapia e falar sobre um problema que muita gente tem e não aceita ou assume. Por dias leves e em busca do que te deixa bem. 😊❤
@adrianasoares1469
@adrianasoares1469 5 ай бұрын
Eu assisti uma série com uma personagem com bipolaridade e foi um dos episódios que eu mais me lembro da série. E você agora me fez lembrar quanto é difícil esse transtorno, cheio de altos e baixos, fico feliz por vc conseguir identificar o transtorno na terapia e a medicação que contribui para estabilizar a montanha russa de humor que esse transtorno trás .
@ivanamoraes2174
@ivanamoraes2174 5 ай бұрын
Qual série?
@adrianasoares1469
@adrianasoares1469 5 ай бұрын
Modern Love - @@ivanamoraes2174
@louizeluiz8866
@louizeluiz8866 5 ай бұрын
Muito obrigada pelo comentário! Essa série é muito boa mesmo! O nome do episódio é Modern Love. Cara, fiquei impressionada quando assisti! Me identifiquei muito!
@ponysalvaje2142
@ponysalvaje2142 5 ай бұрын
A série é Modern Love e o episódio é o Take me as I am whoever I am 😊
@ponysalvaje2142
@ponysalvaje2142 5 ай бұрын
A personagem bipolar é interpretada pela Anne Heathaway
@zainesousa5442
@zainesousa5442 5 ай бұрын
Sou bipolar também é uma batalha constante 😢
@marisacarvalho1160
@marisacarvalho1160 5 ай бұрын
Obrigada por dividir sua vida conosco. Você é muito simpática e conseguiu vencer alguns obstáculos da vida. Que sua vida seja sempre plena. Obrigada aos meninos do canal também, beijos 😙
@gabrielamaldonado6036
@gabrielamaldonado6036 5 ай бұрын
Como tab, sinta-se acolhida ❤
@christianestivaletti1732
@christianestivaletti1732 5 ай бұрын
Você é linda, Louize.
@alessandranunes1450
@alessandranunes1450 4 ай бұрын
Tão feliz quando entendemos né ? Eu tô emocionada, pelo tanto de qualidade de vida que perdi e pela ajuda que recebemos quando do diagnóstico.
@tamirisvaz9355
@tamirisvaz9355 5 ай бұрын
Fui diagnóstica com TAB e comecei entender alguns comportamentos, na fases de hipomania estou treinando as 4/5hs da manhã e estudando inúmeras coisas, trabslhando muito, mas nas fases depressivas a ideação suicídia vem forte.
@kgjdafggadfg
@kgjdafggadfg 5 ай бұрын
Nossa, eu tenho TAB também e quase chorei ouvindo suas palavras. Só quem tem é que sabe como é tudo isso, quando não tinha diagnóstico eu quase enlouqueci pq sabia que eu não era mais o meu "normal" mas não sabia o que tava acontecendo. Tive também compulsão sexual, compulsão em relação a dinheiro e principalmente impulsividade. Muito obrigado por esse vídeo
@lucianamoura9582
@lucianamoura9582 5 ай бұрын
Minha querida! Orgulhosa de vc! Por ter buscado ajuda e por compartilhar sua história para que outras pessoas tbm possam se reconhecer e buscar ajuda. Que Deus te abençoe! Bj
@Juliana-df5id
@Juliana-df5id 5 ай бұрын
Escutando algumas palavras suas deu vontade de chorar. Já passei por várias coisas também como você e tinha os mesmos sentimentos.
@cleizianeoliveira3836
@cleizianeoliveira3836 5 ай бұрын
Vc é uma guerreira, parabéns por ter superado, que Deus te mantenha com o humor estável pro resto sa vida.
@santosteixeira5992
@santosteixeira5992 5 ай бұрын
bomdia moça você ê simpática e muito inteligente linda também passa por dificuldades ê natural do ser humano deus é maravilhoso e bom com com você comfia esse posso escuro da vida vai fecha e o sol vai brilhar pra você
@gabriellibatista1814
@gabriellibatista1814 5 ай бұрын
Olá Louize! Te entendo perfeitamente! É transformador receber o diagnóstico, poder se assumir como a real pessoa que é, receber acolhimento, poder falar sobre e ter uma rede de apoio! Para mim o diagnóstico de TAB foi um divisor de águas, emocionante, esclarecedor e de grande alívio! Hoje eu vivo e não apenas sobrevivo! Sinta-se acolhida!! ❤
@louizeluiz8866
@louizeluiz8866 5 ай бұрын
Que bom que estamos bem! Realmente foi um divisor de águas pra mim, e eu fico muito feliz em poder compartilhar a minha história e encorajar pessoas a aceitarem seu diagnóstico também!
@criscoelho1814
@criscoelho1814 5 ай бұрын
Muito carinho pra vc. Sua história serve de exemplo para mtas pessoas que podem passar o mesmo sem entender o q está acontecendo. Como é importante falar.
@namaria85
@namaria85 5 ай бұрын
Obrigada por compartilhar sua história ❤ diagnósticos são muito importantes, desde que feitos por profissionais capacitados e responsáveis. Eu hoje posso me entender e me acolher após diagnósticos de tea nível 1 de suporte e tdah. Fazer o tratamento,acompanhamento e terapia é fundamental também.
@camilaync3725
@camilaync3725 5 ай бұрын
Esse relato ajuda muitas pessoas com o transtorno bipolar a buscar ajuda e tratamento! Deus te abençoe Louize!🙏❤️
@glauciafrancoschramm9083
@glauciafrancoschramm9083 5 ай бұрын
Sinta-se abraçada, também tenho o diagnóstico de bipolaridade.
@rosilenefarias3000
@rosilenefarias3000 4 ай бұрын
Que bom q. buscou tratamento, desejo melhoras sempre !!
@marcellafreittastriunffo7718
@marcellafreittastriunffo7718 5 ай бұрын
Eu frequento o CAPS desde de setembro de 2022 Me ajuda demais
@anamariaalmeidamoraes5276
@anamariaalmeidamoraes5276 5 ай бұрын
Que país é este que tem que a pessoa comprar medicamentos pra cáncer?
@anamariaalmeidamoraes5276
@anamariaalmeidamoraes5276 5 ай бұрын
Que país é este que tem que a pessoa comprar medicamentos pra cáncer?
@saramaane1380
@saramaane1380 5 ай бұрын
​@@anamariaalmeidamoraes5276 talvez na época ainda não existisse tratamento de cancer gratuito.
@LuzianeCaman
@LuzianeCaman 5 ай бұрын
Sempre ouvi dizer que bipolaridade era uma doença, mas eu nunca soube exatamente como era. Eu achava que realmente era estar feliz num minutos e chorando no minuto seguinte.
@elianerodrigues7500
@elianerodrigues7500 5 ай бұрын
Engraçado eu também nunca me senti assim feliz 😢ê eu tô quase certo qui além da depressão fibromialgia ansiedade eu tenho também transtorno bipolar 😢😢😢😢
@melissacarvalho6364
@melissacarvalho6364 5 ай бұрын
Moça me identifiquei em alguns pontos sobre a bipolaridade e digo que curei com medicação e exercícios físicos ❤Melhor que remédio 💊
@JoseBenevidesJunior
@JoseBenevidesJunior 4 ай бұрын
Caps ea maior burocracia desse mundo. Cansei daquele inferno, abandonei tratamento, da muito trabalho. So esperando a crise se intensificar mais para me enforcar
@user-xn5ip9xl1d
@user-xn5ip9xl1d 3 ай бұрын
nossa q ,triste a sua historia eu tmb tenho trastorno bibolar ,e infelismente tenho.3 ,casos de suicidio na familia .minha soblinha e 3 primas 😪😌
@recomecar5965
@recomecar5965 5 ай бұрын
@Ana34523
@Ana34523 5 ай бұрын
Janeiro 2024❤
@jrsat462
@jrsat462 5 ай бұрын
Oi boa tarde,Ah como eu me identifico com vc...fui diagnosticada com depressão e transtorno de personalidade borderline e me sinto um lixo literalmente faço terapia tomo remédios e não vejo resposta ou melhora! O suicido é a solução...obg pelo seu relato.
@thaisteodorogoraieb3978
@thaisteodorogoraieb3978 5 ай бұрын
Apesar do sofrimento, um dia de cada vez! Ir se conhecendo e também tentando achar coisas que nos façam bem. Apesar de às vezes a gente achar que nao tem luz no fim do tunel, é se apegar que as coisas tão sempre mudando e nada é só ruim ou só bom! Espero que você se sinta bem e acolhida ao longo da sua jornada
@veraluciadossantoscoutozan4464
@veraluciadossantoscoutozan4464 5 ай бұрын
Não é a solução;sei disso. Vou da um nome do livro que me ajudou a não cometer o sui#dio. Compre e leia,me ajudou muuito e muuito mesmo. T vídeo book tbm no KZbin,mas o livro é melhor. Chama se:Martírio de um suicida. Escritora Ivone Pereira. Leia!! Por favor vê o vídeo book se não encontrar para comprar o livro. Vc e especial!! Vc e a filha de Deus:a número 1. Ouvi issuuu,qdo eu tentei . Uma das inúmeras vezes! Hoje eu me salvei destes pensamentos;estou me curando todos os dias. E vivendo um dia de cada vez!!! Abraço de luz e paz!!!
@louizeluiz8866
@louizeluiz8866 5 ай бұрын
Oi! Que bom que você se identificou com a minha história! Queria te dizer que o suicídio NÃO é a solução. Se apoiar na sua rede de apoio, se abrir e ter paciência são! Os momentos ruins sempre vem, sabemos como isso é... Mas ele passa! Ele sempre passa! Fique bem!
@joaovitordearaujo9127
@joaovitordearaujo9127 5 ай бұрын
E😮😊
@cibelleosho
@cibelleosho 5 ай бұрын
Mais uma vez, história que traduz de certa forma a minha experiência... Agradeço sempre por esse trabalho incrível! Mostrar que não estamos sós e que é possível sim, ter autoconhecimento em cada relato. Vibes de amor e vida longa Ter.a.pia 🩵💙🍀✨️🙏
@albanimessias9368
@albanimessias9368 5 ай бұрын
🥹♥️
@thamiresnogueiradasilvasantos
@thamiresnogueiradasilvasantos 5 ай бұрын
❤️
@Narri826
@Narri826 5 ай бұрын
O ÚLTIMO DESEJO DA MINHA MÃE | Histórias de ter.a.pia #119
11:00
CONHECI MEU MARIDO EM UM VELÓRIO | Histórias de ter.a.pia
7:40
MEU IRMÃO FICOU FAMOSO
00:52
Matheus Kriwat
Рет қаралды 37 МЛН
PSICANALISTA EXPLICA o VALE da SOMBRA da MORTE
11:34
Cortes do Venus [OFICIAL]
Рет қаралды 352 М.