Aos 25 anos de idade, após assistir Ainda estou aqui, diretamente afligido pela história dos Paivas, tive uma maior conscientização e, até msm, dimensão do que foi o regime. Arte e cultura fazendo o seu papel social!
@analucia-bh8ez2 ай бұрын
Deveria ser obrigatório passar para os alunos do 1 ano do Ensino Médio
@gersonnunes302 ай бұрын
Mídia podre comprada
@gersonnunes302 ай бұрын
@@analucia-bh8ezBasta de doutrinação nas escolas
@carlosmauricioardissone4736Ай бұрын
Só falta a cultura falar das vítimas da luta armada. Mais de cem.
@elianamoreira215621 күн бұрын
Essas pessoas que defendem a ditadura, mereciam que ela voltasse e que elas, seus parentes e amigos fossem levados aos porões do DOI-CODI e outros centros de torturas para pararem de falar sobre o que não sabem. Muitos, sequer, viveram nesta época. Jornalistas, estudantes, artistas, escritores, pessoas que sequer participavam de movimentos contra o governo, foram sequestradas, torturadas, mortas, desapareceram. Mães e pais morreram sem saber que fim levou seu(s) sua(s) filhas. Sequer puderam enterrar seus corpos. Quem defende a ditadura, deveria vivê-la na carne e ver que não poderia, sequer, expressar sua opinião numa rede social. Não poderiam nunca discordar das idéias do governo. Essas pessoas mereciam ser torturadas, arrancadas de suas famílias, para aprenderem o que é ditadura e que ela existiu sim. Deveriam estudar mais para pararem de defender assassinos frios e sanguinários. E, também, para pararem de falar sobre o que não sabem sobre esta época de horror. Essa gente deveria viver toda dor de uma ditadura para aprender o que é dor de verdade. É revoltante tanta alienação e arrogância. 😢
@joseeliasdealmeida742 ай бұрын
Tive a honra de ter aula com a Vera acho que era 2008, 2009. Uma mulher incrível, muito lúcida e cheia de energia. Chorei muito no filme. Obrigado professora
@Cristal-zv8htАй бұрын
Que sorte a sua!! Eu te invejo!
@joseeliasdealmeida74Ай бұрын
@Cristal-zv8ht acredito que ela ainda dá aula na IP USP. Eu fazia sociologia. Você pode assistir aula dela inclusive como ouvinte❤
@lucilanadai15352 ай бұрын
Por mais "Eunices" na luta pela democracia!
@mariccid2 ай бұрын
Impressionante a força das mulheres dessa família! Sou grande admiradora.
@ivonesilva847810 ай бұрын
Boa tarde Gabriela, Vera Paiva e todos do ICL! Ótima entrevista e conhecimento!
@Nilda-qj2cc10 ай бұрын
Tristes lembranças. E hoje toda essa desgraça tão próxima novamente.
@mabescoladeterapeutasead595710 ай бұрын
Passamos por tudo isso, e ainda sinto pesar pelos meus, pelos teus, e pelos nossos, todos que sofreram tortura e assassinados, desaparecidos, sem poderem ser enterrados. Vera Paiva vc é maravilhosa. DITADURA NUNCA MAIS!
@gersonnunes302 ай бұрын
E pelos presos políticos do 8 de janeiro você não sente compaixão ?
@liegegoncalvesteixeira20802 ай бұрын
@@gersonnunes30 Nada de confundir "alhos com bugalhos" 🙅🏻♀️ Gente patrocinada por uma Direita que não aceita a alternância de poder que toda democracia proporciona, e invade prédios públicos, depreda patrimônio nacional, definitivamente não cabe considerar PRESO POLÍTICO quando posta atrás das grades
@WandaFernandes2 ай бұрын
Esses foram enganados, infelizmente quem agiu para que eles estejam presos ainda está solto 😢@@gersonnunes30
@olga9852 ай бұрын
@@gersonnunes30 não. Claro que não. Imagina a gente nas mãos daqueles malucos!!
@gersonnunes302 ай бұрын
@@olga985 Prefiro os malucos do que os algozes que temos no poder.
@josibasilva10 ай бұрын
Não podemos deixar esquecer desse período cabuloso da nossa história. #semanistia #ditaduranuncamais
@violetamarinhorocha60252 ай бұрын
Vera, enquanto você tiver vida conte essa história , porque já existe gerações que duvidam das torturas na ditadura, assim como existe negacionismo da escravidão. Desejo muita saúde a você. Essa história do osso e do cachorro eu não sabia. Essa cuspida também não sabia. Veja como é importante suas memórias serem contadas. Dói sei que dói. Um presidente que defende a atrocidade, sem comentários quem apoia um tipo desse. Meus pêsames a você e sua família ❤
@gilmarbatistadossantos5381Ай бұрын
Concordo plenamente com o que a entrevistada falou, a atitude do enelegível é de um covarde, e que só chegou até aqui porque muita gente passou pano no que fez. Sem Anistia pra golpistas.
@solmartinspereira10 ай бұрын
Tem pessoas que desconhecem o golpe de 64. E tem gente que nega que houve golpe em 1964. Negar a história e negar o presente também.
@DexterDexter-r1m2 ай бұрын
Não existe golpe sim uma revolução
@gustaribeiroo2 ай бұрын
@@DexterDexter-r1m Ah com certeza a derrubada de um presidente legitimamente eleito, implantando à uma ditadura que durou 21 anos, com uma ordem política q não mudou significamente nada, dando fim à um sistema democrático legítimo, é sim, é sim uma revolução... pqp é cada uma. Sem contar as atrocidades que vieram anos depois do golpe, com a ditadura militar já estabelecida.
@celiareginacampos597Ай бұрын
@@DexterDexter-r1m Eiiita, como é difícil reescrever a história, né? Negacionistas estão por toda parte. 😢
@ronaldotakayamatokunoАй бұрын
@@DexterDexter-r1mrevolução que levou ao endividamento do país a mais de 30x e fez explodir a inflação. Como detesto quem adora inflação.
@MarcosHenrique-zn6oq28 күн бұрын
@@DexterDexter-r1m Deixa de ser negacionista, revolução é por definição um movimento que vem das camadas do povo e não do corpo militar. Pra ser didático, vem de baixo pra cima e não de cima pra baixo. Foi golpe.
@fernandamontes21252 ай бұрын
Em 1974, eu morava na Tijuca no Rio, e estudava na UEG, que depois veio a ser UERJ , perto do Maracanã. Uma noite , fui estudar no apartamento de uma colega que dava fundos para o quartel militar da Barão de Mesquita, local aonde torturavam os presos da ditadura. Corria tudo bem, mas de madrugada, quando tudo estava silencioso, paramos o estudo devido aos gritos sufocados , que vinham dos porões daquele quartel, e não tínhamos o que fazer ou a quem pedir ajuda, estávamos sufocados pela infame ditadura militar, e só podíamos nos indignar pela bestialidade humana.
@jonimeth72416 күн бұрын
😢
@SoniaSantanabrasitalia14 күн бұрын
😪😢
@MarianeDutra-LA2 ай бұрын
Vim aqui depois de assistir o filme Ainda Estou Aqui. Filme lindo ❤
@gilbertopessanha2 ай бұрын
A profa. Vera Paiva esteve em 2014 no campus da baixada santista da Unifesp num evento e na plateia deu depoimento muito interessante sobre racismo junto aos estudantes de medicina da USP e UNIFESP. Uma pesquisadora humanizada demais. Parabéns por sua trajetória.
@mariocesarsantos12 ай бұрын
Adoraria ver Antônio Eustaquio entrevistado por vocês. O homem responsável pela localização e que denunciou a vala do cemitério deperus, em sp.
@valwilke2 ай бұрын
#SemAnistiaParaGolpista!
@rosmalimota84422 ай бұрын
Tbm assisti o filme "Ainda estou aqui"😢 valeu a pena...apesar de emocionar demais.... Meus sentimentos sinceros a família de Rubens Paiva...❤❤❤
@elianapaiva41952 ай бұрын
Hoje vi o filme não tem como não chorar😢😢😢😢😢
@ClauVenturi10 ай бұрын
Não tem como falar em democracia sem escrutinar esse nosso passado, colocar as claras para todos e condenar os envolvidos, vivos ou mortos. Precisamos largar esse zelo por punir velhinhos ou defuntos. Eles não eram coitadinhos quando cometeram esses crimes. As famílias das vítimas precisam de respostas para seguir em paz. As famílias dos criminosos precisam deixar de lutar para manter seus ancestrais como heróis, sair da sombra deles.
@neiurpasquoto11602 ай бұрын
Assisti ao filme "Ainda estou aqui". Emocionante! Necessário! Imperdível!
@CarlaSantos-xz7vg2 ай бұрын
A Vera se parece tanto com a mãe!!!!❤
@MariaSilva-gl5gq2 ай бұрын
@@CarlaSantos-xz7vg d Deveria ter leis para que militar não se candidatasse na política. É porisso que estamos passando por esse momento tenebroso dos golpistas contra a democracia. O inelegível no poder deu nisso que o País tá vendo. Esse é o resultado de Militar se candidatar pra presidente da república. Tá na cara que existem possibilidades de golpe. Acorda justiça ⚖️.
@ReginaLimaSP2 ай бұрын
Sabemos que eles não foram os únicos q sofrer essa tortura, mas a história dessa família, após ver o filme, toca fundo a gente.
@jeffbelfort759810 ай бұрын
Esperança de ver os autores do golpe na cadeia
@MariaSilva-gl5gq2 ай бұрын
Muito triste 😢 perder um filho ,uma filha ,até mesmo um amigo , pelas mãos de criminosos.
@ArabClanRap10 ай бұрын
iCL resistência!
@cesaralmeida92512 ай бұрын
Esse depoimento deveria ser passado em horário nobre para que a sociedade e a juventude brasileira tenha ideia do que foi a ditadura e deixo aqui a minha solidariedade a todas as vítimas da ditadura ❤😢❤😢 em especia a você é a tua família Professora Vera Paiva
@sandrokonlechner52598 ай бұрын
Legal esse video ..eu ja nos anos 80, servi como soldado aqui num quartel em p alegre,,e me lembro sim de perguntar para meu tenente,,se a ditadura militar foi correta,,e se ele simpatizava,,a resposta??ele disse para mim e meus colegas q nao..q nao concordava pelo q aconteceu, os militares tem q servir o povo. Nao ao contrario....!!!foi q ele me disse ,,,e isso faz 35, 36 ,anos,atras,,e claro gostei da resposta ,,e de servir na epoca,,q jamais aconteca isso..😢😢😢😢
@rlimalima59152 ай бұрын
òtima entrevista. Eu que sou velho, nunca pensei que tivessemos que rememorar tudo isso que foi traumático da ditadura civil-militar. Pensar e sentir a intencional "falta de memória"ou negacionismo extrema-direita é triste e frustrante. Que país é este, Brasil?
@vinimHenrique2 ай бұрын
Excelente entrevista! Muito bom conhecer a Vera.
@terezinhadulcesantossilva83712 ай бұрын
Que doloroso esse depoimento da filha de Rubens Paiva. Meu abraço a ela e toda família.
@margaretebarbosadaldegan95512 ай бұрын
Trabalhar para formar consciência sobre o valor da democracia. Conscientelizar sobre as maldades feitas na ditadura. Formar consciência . Formar pessoas para a empatia
@evandrobarreira3535Ай бұрын
Esse podcast e em específico este assunto com Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, são maravilhosos, esclarecedores e essenciais. Vida longa ao ICL e às pessoas de bem.
@ivetecaribedarocha3325Ай бұрын
Uma família linda e corajosa. Vera Paiva é admirável. Ditadura Nunca Mais!❤
@anapaulasilveirabraga56192 ай бұрын
Para nunca esquecermos.
@flaviocalichmansp-brasil6958Ай бұрын
Eu vivi minha infância e boa parte da adolescência no regime militar e a história de Rubens Paiva sempre foi, para mim, um dos pontos nevrálgicos e mais simbólicos da verdadeira guerra que a ditadura moveu contra aqueles que dela divergiam, fosse em ação, fosse em pensamento. Assisti há dias ao filme e fiquei muito, muito comovido e emocionado; imagino como terá sido para quem nao viveu naquele período. Agradeço ao canal pela excelente entrevista com a professora Vera, que é uma personagem importante desta história.
@Theneves155 ай бұрын
“A sociedade era Rubens Paiva, e não os fascínoras que o mataram”
@eliziadelimalopes909510 ай бұрын
Não podemos esquecer os estudantes precisam saber da verdadeira história dó nosso país. Infelizmente isto acontece ainda nó Brasil quantos assassinatos ainda hoje quê mataram e quê nunca vamos saber quem matou. Ótima entrevista todos precisam saber dá verdade.
@SH-yz4dg2 ай бұрын
Ótimo. Em Detalhes arrasando, como sempre. Parabéns.
@AmyeSheldon2 ай бұрын
O filme "Ainda estou aqui" é maravilhoso! Assistam.
@marianeferreirapinto51792 ай бұрын
O Amarildo e os sumidos são muitos infelizmente e esse é o Brasil.
@alanadn10 ай бұрын
Dor no coração! SEM ANISTIA ✊🏽
@sanherbst19312 ай бұрын
para todos, knclusive para os vagabundos wue queriam kmpor o comunismo, que exterminou todos os seus adversários por execução sumária, como Fidel, Mao TSE Tung, Stalin, não acha?
@valderisdaytenko77052 ай бұрын
Meus sentimentos para nós, os brasileiros.
@nilzafernandes95082 ай бұрын
Tristes anos de nossa história 😢
@nivandaoliveira61132 ай бұрын
Justiça seja feita todos aqueles que atacaram a democracia sem anistia e cadeia pro corruptos
@Comofazercrochefatima2 ай бұрын
Triste!
@analuciaalves82222 ай бұрын
Se faz necessário parar de romantizar qualquer ação da ditadura. Lembro que a gente se emocionava cantado o hino nacional na década de 70, não sabíamos a verdade mas hoje, alguém que apoia a ditadura ou tem má fé mesmo ou está numa bolha de desconhecimento. Lula precisa reconhecer que o fato acima, seja amplamente refutado.
@liegegoncalvesteixeira20802 ай бұрын
ISSO MESMO, ANA LUCIA !!!! Na escola lá em PORTO ALEGRE - RS, lembro de cantarmos a plenos pulmões "Eu te amo, meu Brasil. Eu te amo! Meu coração é verde, amarelo, branco, azul de anil... Eu te amo, meu Brasil. Eu te amo! Ninguém segura a juventude do Brasil" 🎶🎵 Sem falar nos adesivos coloridos em cada vidro de carro, ou janela com a (...agora entendo) ameaçadora frase: "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O" Ao mesmo tempo em que incontáveis brasileiros eram torturados e mortos nos porões da repressão 😢 Quanta ingenuidade, ignorância... sei lá !
@cassiag.cardoso7493Ай бұрын
Não sei como ela consegue falar. Eu não conseguiria parar de chorar.
@soniaberttolani632 ай бұрын
Como a Vera parece com mãe dela😮
@TatianaMaluf2 ай бұрын
Que entrevista maravilhosa
@ninasantana012 ай бұрын
Em detalhes está cada vez melhor! ❤
@costavaldircosta26422 ай бұрын
É muito justo não fazer com que o esquecimento tome conta da queles que lutaram pela democracia brasileira, todo brasileiro deveria se sentir em luto por essas pessoas.
@anapaulasilveirabraga56192 ай бұрын
Sem anistia pra golpista!
@Nilda-qj2cc2 ай бұрын
Lembro muito desse tempo horrível. Só não entendo como a história ,tão pesada, foi esquecida nos currículos escolares. É essa a consequência: outra ameaça de ditadura tão recentemente. Muitas pessoas hoje desconhecem esse horror. E os aloprados são incapazes de procurar saber da verdade; existe literatura farta sobre o assunto mas...que preguiça! Mais fácil ficar no Zap ouvindo os aprendizes de neo nazi e neo fascistas e sair orando pra pneu...
@vanuzapantaleao122110 ай бұрын
Vamos "remoer esse passado", Lula! Vamos remoer até você se convencer que está sentado nessa Cadeira de Presidente pelo Voto dos que sofreram e sofrem Injustiças Hstóricas como o golpe de 64 que não terminou.
@majoOliveira22 ай бұрын
E alguma vez ele negou q houve a ditadura? Nao entendi esse seu _ ATE Q ELE ENTENDA Q É PRESIDENTE POR CAUSA DOS SOFRERAM NA DITADURA _
@rosalicerosa26452 ай бұрын
Foi no governo LULA, que começaram a fazer justiça para as vítimas, para TODOS os que foram torturados por lutar pelo Brasil, pela DEMOCRACIA.
@flaviapessoa9182 ай бұрын
Lembrar para não repetir
@rosmalimota84422 ай бұрын
40:23 #SemAnistiaParaGolpistas
@claudinhamorpsi39662 ай бұрын
"Ainda estamos aqui" e não deixaremos a História se repetir! Maravilhosa entrevista!❤👏👏👏👏👏
@crerossiКүн бұрын
Uma Aula Magna para todos ! Viva 👏
@cecilianovais2122 ай бұрын
Eu lembro desse episódio do bsonaro cuspindo no busto. Como transformam um cara desse em presidente? Claro, alguns votam nele exatamente por isso, mas a maioria desconhece aquele período da nossa história. Não podemos deixar cair no esquecimento.
@Mariana-io2me2 ай бұрын
Gratidão!
@josemelabelha2 ай бұрын
É uma mistura de tristeza e revolta que toma conta da gente nessas histórias da ditadura. Isso nos enche de energia de viver e de lutar contra essas pessoas horríveis, espero que este filme inspire todos os brasileiros a gritar e exigir a prisão de todos esses covardes que continuam por aí respirando impunemente. Anistiar, perdoar e esquecer foi um erro, eles ainda estão aqui.
@Mariaednacruz-r5o2 ай бұрын
Lutar sempre!!! DESISTIR jamais !!!!! 🙌🙌
@luisfelipecosta3776Ай бұрын
Que mulher inteligente e sensata! Me lembrou de uma professora querida que tive na pós, minha orientadora.
@hermelindaruschel635321 күн бұрын
Parabéns pela iniciativa . Deus acompanhe e proteja
@flordelotus218413 күн бұрын
É importantíssimo este trabalho de divulgação, entrevistas, publicação de cada passo que for dado no esclarecimento desse e de tantos outros casos. É uma vergonha nacional ter acontecido, não ter sido investigado, nem os culpados punidos até hoje. A gente fica com a sensação de viver num país de barbárie.
@Fernando-em7tl2 ай бұрын
Brabo!
@ceciliavicenza2 ай бұрын
Bom dia
@luizcarloscaseiro26132 ай бұрын
Valeu
@luizcarloscaseiro26132 ай бұрын
Sem anistia!
@JoseconstancioConstancio-o6c17 күн бұрын
Eu moro aqui e sou de Eldorado cidade onde ele foi prefeito aqui o povo não tem muita memória de um homem tão importante para o Brasil
@raimundocerqueira4594Ай бұрын
Excelente!
@anavrogers51322 ай бұрын
Falou de FHC na introdução , mas faltou falar do governo Dilma na Comissão da Verdade
@ynajaramoura34972 ай бұрын
Que depoimento rico, sensível! Veroca incrível ❤️
@niciaviana21972 ай бұрын
Acompanho essa história desde abertura política. Assisti a peça Feliz Ano Velho, ali tomei conhecimento da história.
@diasdias830121 күн бұрын
Ainda estamos aqui SORRIA!!!👏👏👏🇧🇷♥️
@bernardetecasadei-psicolog62032 ай бұрын
Assisti ao filme, mulheres corajosas! 👏👏👏
@ivonesilva84782 ай бұрын
Boa tarde Gabriela, Vera Paiva é a, todos do ICL!
@rayba1219 ай бұрын
VERGONHA!!!!!
@DecaVasconcellos2 ай бұрын
Parabéns, uma ótima entrevista! Ainda que com pesar!
@raqueldecamargo4252 ай бұрын
Assisti o filme Ainda estou aqui, muito lindo. Infelizmente as Forças Armadas e as policias brasileiras são formadas para considerar o povo brasileiro um inimigo a combater
@anatrigueiros62992 ай бұрын
Ótima entrevista ✊🏾
@yararodrigues44844 ай бұрын
Nossa!!!!!
@jandirarivasmagnavita413517 күн бұрын
Falta de respeito humano é a família não ter o direito de se despedir do corpo do seu ente querido .Monstruoso!
@adrianamagalhaesdecastro70732 ай бұрын
Ao Lula : o.povo brasileiro clama por ações legítimas do governo em apoio aos movimentos sociais em manifestações por todo o Brasil TORTURA NUNCA MAIS .
@sorayaneves391820 күн бұрын
Que horror!!! E ainda há pessoas que apoiam a crueldade e brutalidade e se consideram pessoas de Deus!!!
@MariaConceicao-mj2vdАй бұрын
Misericórdia meu Deus.
@nurimarmariafalcinuri32632 ай бұрын
Emocionante❤❤❤
@nelsoncandelaria2 ай бұрын
Saravá
@Mariana-io2me2 ай бұрын
Brasil sem memória é caminho para ataques à democracia.
@fernandamontes21252 ай бұрын
Triste saber que estes torturadores ainda vivem e que nós pagamos a boa vida de suas filhas, incompetentes e inoperantes.
@juniaborba507920 күн бұрын
Eunice foi mulher guerreira e exemplo para todos nós .
@nurimarmariafalcinuri32632 ай бұрын
Sem Anistia
@valderisdaytenko77052 ай бұрын
Eles prendiam todos e quase sempre matando.
@ReginaElias-i4kАй бұрын
Feliz ano.velho.
@KonokienkoАй бұрын
Rubens será eterno pra mim. Uma figura que por si só foi importante, não devemos esquecê-lo.
@MariadaPenhaDosSantos-r3sАй бұрын
Toda o meu respeito para a familia Paiva.
@alex_vasconcelos20 күн бұрын
Obrigado por esse vídeo . Pena q muitos q conheço não se interessam pela verdadeira história e terror da ditadura . Vivemos tempos difíceis .
@VicenteFreitas-je2zd2 ай бұрын
Brava gente! Tudo pelo estado de direitos e respeito às instituições; democracia sempre !,
@FatimaSantos-ux4dy2 ай бұрын
Porisso Anistia: Jamais pra esses golpistas
@luciasilvaas40282 ай бұрын
e pensar q teve gente acampado em porta de quartel pedindo a volta da ditadura
@elainelima67562 ай бұрын
Video MARAVILHOSO!!Assistindo o vídeo depois de assistir AINDA ESTOU AQUI (O FILME) bozo pra CADEIA !!