Aí sim. Tecnologia por tecnologia. Prefiro negócios com a Índia.
@geraldocristino9002 ай бұрын
O importante é fazer negócio sem ideologia
@luisothonbastos39432 ай бұрын
Na igualdade tecnológica, concordo em fortalecer as relações com os BRICS.
@skylight06562 ай бұрын
Sou bem contra a troca do Kc-360 pelos tejas da india, pois já tiveram vários problemas, seria melhor a troca por sistemas anti-aéreo e mísseis de longo alcance.
@neblinasp2 ай бұрын
Trocar um avião reconhecido internacionalmente como excelente por um que nunca foi vendido fora da Índia e com histórico de problemas? Absurdo.
@franciscocarlospopriaga74572 ай бұрын
Pagamos muito dinheiro para transferência da tecnologia do Gripen, muito mais de que se comprassemos só as aeronaves. A intenção era ser o último caça comprado de outro país. Desenvolver nossos próprios caças a partir da capacitação adquirida dos Suecos. Vamos rasgar o dinheiro investido e jogar no lixo o conhecimento adquirido só para algum ganho momentaneo de não sei quem?
@focosservicos312 ай бұрын
Show Brasil!
@Adhenauer2 ай бұрын
Eu desde criança sempre tive contatos com aviões. Sempre tinha e/ou tem um aeroporto ou base da FAB perto de nós. Meu pai era automobilista e tirou brevet. Meu sogro foi membro da FAB e piloto de caça na esquadrilha "Senta a Pua" em 1943. O tio da minha esposa era piloto da primeira formação da Esquadrilha da Fumaça , faleceu no choque entre 2 aviões que caíram no mangue no Rio. Eu fui gerente de projetos de engenharia e projetista em aviões e algumas estranhas melhorias antes, e q se mostraram eficientes depois foram de projetos que fiz desde novo até atualmente em aviões, armamentos em geral e até no ramo espacial tenho patentes. Admiro esse canal e vou começar a colaborar em breve. Obrigado pela atenção.
@franciscocarlospopriaga74572 ай бұрын
O Brasil pagou três vezes o valor de prateleira pelos Gripens pois dentro do pacote veio a transferencia de tecnologia que nos permite desenvolver nossas proprias aeronaves. Vamos rasgar esse investimento?
@SamuelBastospsi2 ай бұрын
Meu caro, o tejas é um caça leve o Gripen pelo que entendi é um caça intermediário, sem funções e alcance diferente.
@pisquared1827Ай бұрын
Geralmente, quando as pessoas falam sobre transferência de tecnologia, elas se referem à fabricação licenciada localmente ou à montagem local de kits desmontáveis.
@robinsonm.42792 ай бұрын
Sou contra a troca do kc pelo tejas, eu ficaria com o gripen c/d e com as baterias anti aérea pelo kc.
@geraldofilho27982 ай бұрын
A Índia é um país com mais de 1 bilhão de habitantes, seria uma ótima oportunidade de negócios para a Embraer. Isso é um jogo de negócios, cada país que a Embraer fecha negócio é uma porta a mais que se abre para o Brasil.
@neblinasp2 ай бұрын
@@geraldofilho2798Colega, a Embraer é uma empresa privada com participação ESTATAL, se for pra vender o avião, beleza, agora vender e obrigar a gente a comprar um avião ruim, aí é lucro pra Embraer e prejuízos para nós. Aí não.
@marcussouza47692 ай бұрын
O Tejas é mais barato que um KC 390, eles pediram muito ck 390, deveria ter negociado 30 caças Tejas MK2 e e de 20 a 15 Akash, não sei os valores do Akash.
@miltongoulart60622 ай бұрын
Um dos canais que eu gosto mais no KZbin!! Parabéns... nobre amigo!!👏👏👏👍
@fabiotoniato49572 ай бұрын
Perfeito 👏🏻 👍🏻
@heliojose50502 ай бұрын
Show de ⚽️ ⚽️ ⚽️
@MstadriАй бұрын
Moral da historia : "Como e bom andar de acordo com todo o Mundo" !!! é isso ai Brasil !!!
@marcondesnil2 ай бұрын
As tecnologias sempre bem vindas com as parcerias, e as cestas diversificadas br!
@ronaldosantos99862 ай бұрын
Obrigado Canal AVGAS,por mais um vídeo informativo. Parabéns DEUS os Abençoe e que vocês continuem nos deixando muito bem informados.
@joaoaraujo71852 ай бұрын
Thanks!
@GilmarFerreira-fx7um2 ай бұрын
Esse é o único canal que antes de iniciar o vídeo, eu já dou o like
@rubinhobarroso43072 ай бұрын
Também...
@giltiger2 ай бұрын
Só uma observação, é que se o Tejas for adquirido ele será uma substituição do AMX e não do F-5M que deve ser substituído pelos Gripen E....
@eng.batista26132 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, ficou sensacional
@edesonbaade61522 ай бұрын
PRECISAMOS VALORISAR AS NOSSAS INDUSTRIAS BÉLICAS, JA FOMOS O QUINTO MAIOR FORNEVEDOR DE ARMAS DO MUNDO HOJE ACABARAM COM NOSSAS INDUSTRIAS (SABOTAGEM PURA ) MAS O POVO ESTA COMEÇANDO A VER E NA HORA DE VOTAR NÃO VAI PERDOAR.
@herissonribeiro74632 ай бұрын
Top o canal. Parabéns pelo trabalho
@PrMarcioAntunes2 ай бұрын
Será a maior do Mundo e os nossos E-Jets irão colocar todo o resto no bolso, vamos pra cima Embraer! 🎉
@alfredoarlencanaldofordele122 ай бұрын
Em dúvidas 😊
@felipelalinde78562 ай бұрын
Diante da demanda por unidades do C-390 que a índia apresentará, o negócio torna-se auspicioso, mesmo porque esse Tejas pode ser melhorado pela Embraer. A França que compre nosso minério pelo nosso preço, em Euros.
@marcussouza47692 ай бұрын
Concordo
@marcussouza47692 ай бұрын
Mais bem para ter sido o Tejas MK2
@luizcalderari38952 ай бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho
@costacurta1842 ай бұрын
Valeu!
@jacksonmartins41312 ай бұрын
As cartas estão na mesa veremos o que vai acontecer. Eu sou a favor da vinda do Gripen C e D. Mais com o míssil que a Rússia lançou na Ucrânia, acho difícil virem agora. Pode ficar ruim até vim o Gripen E e F. Sim temos que diversificar, o problema do Tejas é que os indianos precisaram fazer o MK1A para resolver os bugs, e mesmo assim vão fazer a copia do Gripen E, o Tejas MK2. Se ele vier com condições de ser modificado aqui, já é outra história. Os Indianos compraram o Rafale Naval para a Marinha. E agora estão numa concorrência para Força Aérea Indiana. O natural é eles comprarem a versão terrestre do Rafale. Mais a SAAB ofereceu 104 ou 114 Gripens para ganhar do Rafale. O mesmo pacote oferecido para o Brasil com Centro de desenvolvimento, montagem de fuselagem, linha de montagem final, aviônicos. Gerando empregos na Índia. Já estou torcendo para a SAAB ganhar essa 😊😊😊😊😊😊😊😊.
@pcarvalhedo2 ай бұрын
A EMBRAER se tornou especialista em combinar tecnologias de diversos países!
@ronaldosantos99862 ай бұрын
Boa Noite Canal AVGAS
@thygypsyt33112 ай бұрын
Boa noite
@frankyst35372 ай бұрын
Quem pesquisou, sabe que o TEJAS é uma bomba muito conhecida.
@spiritxun2 ай бұрын
@@frankyst3537 acho que a Embraer consegue fazer que essa bomba vire um avião bem decente , quase ao mesmo nível que o Grippem, o motor é o mesmo, da umas aperfeiçoada por aqui, um aperto de parafusos por lá, umas melhoras de aviônica com a AEL sistemas, radar AESA, um acerto de suspensão para poder decolar de qusler pista e pronto já temos o Embraer Tejas, até faria sucesso por um preço bom, tem Ecuador, Uruguai, Paraguai, Panamá, el Salvador e até o México como clientes potencias. Países que não podem se permitir um caça pesado nem medio.
@xispauer2 ай бұрын
Seria melhor ficar com o AMX e o F5? O Tejas é um caça de quarta geração que os substitui com sobras, e abre portal para vendermos dezenas e dezenas de C390. Acorda!
@migueldornelles2 ай бұрын
Esse JAC Tejas... já tem mais de 30 anos de pesquisas e até agora não sanou seus problemas ... nem na Índia está em produção geral...A Embraer deveria começar seu projeto do ZERO e não a partir desse JAC MOTORS...
@johanac47802 ай бұрын
@@spiritxun e quanto tempo acha que levaria para fazer esses "ajustes"? Não é a mesma coisa que um carro e tem projeto aeronáutico que se nasceu errado, não tem muito o quê fazer. Fatores que afetam melhorias: aerodinâmica, espaço interno, estrutura e técnicas empregadas na fabricação e etc... Levaria anos para melhorar o avião e isso se tiver como e esse tempo não temos.
@RenanOliveira162 ай бұрын
Esse é um Marea que voa.
@brenocostateixeira2 ай бұрын
Boa noite!
@GilmarMarques-ho1cd2 ай бұрын
amei este vídeo😎😍
@paulorobertomoraesdeaguiar19482 ай бұрын
TEM QUE SER O PRODUTO DO BRICS, PARA REFORCAR ESSA PROMISSORA ALIANÇA.
@luciod.mariano28292 ай бұрын
Em breve a Embraer aparece com um projeto de avião pra concorrer com B737 e A220.
@paulo68802 ай бұрын
Esse canal tem ótimos vídeos, entretanto estes precisam serem mais curtos
@Leandor862 ай бұрын
Precisa nada, quer vídeo curto vai ver shorts.
@nelsonthomazella25292 ай бұрын
Excelentes comentários, mas deu a impressão que a Índia não é muito organizada, ou a fabricante seja uma empresa novata... Algo assim?
@ldesantan2 ай бұрын
Essas negociações fazem parte do negócio,a Índia quer o KC,se a troca for pra esse caso os KC serem produzidos aqui e não lá ok...mas se for lá não tem porque comprar produtos de lá também... além do mais esses Tejas aí são bem parecidos com os antigos mirage que a FAB tinha kk sai fora dessa Brasil.
@DNPM112 ай бұрын
❤❤❤❤
@joaoboscocarneirolucas48122 ай бұрын
Olha eu aqui de novo
@Leandor862 ай бұрын
Brasil podia comprar aquelas aeronaves que os peruanos estão visando e até pensando em desenvolver junto com os Coreanos. Seria ótimo ter um caça similar ao F-35.
@neblinasp2 ай бұрын
Nosso avião é o Gripen, é nesse que tem de se concentrar
@flaviorodrigues86252 ай бұрын
🎉🎉
@gilsondekazan685224 күн бұрын
QUE VENHAM TEJAS E QUE VAI O C390.
@era13era132 ай бұрын
O problema do Tejas (para o Brasil) é o mesmo do Gripen: Motor GE estadunidense e a possibilidade de sansão e coação a alinhamento político aos EUA.
@clebermfog2 ай бұрын
Se essa negociação com o Tejas acontecer será o erro tremendo..um caça frankstain que não conhecemos, com uma logistica terrivel.
@Pain-zd5uo2 ай бұрын
Calma, o Tejas vai apenas substituir os jatos de caça mais antigos. Também não acho que seja o Tejas mk1. Acho que é o Tejas mk1a porque não faz sentido adquirir o Tejas mk1. De acordo com o ChatGPT, o Tejas mk1a é superior às "variantes mais antigas" do F16-B52/Mirage 2000/GripenC-D e também disseram que é superior até mesmo ao FA-50 da KAI. Hmm, agora isso é interessante.
@reinventandoavida85522 ай бұрын
O problema nesse caça é que ainda está sendo testado , podendo ainda ter problemas da versão antiga
@migueldornelles2 ай бұрын
Esse projeto tem mais de 30 anos e não resolveu seus problemas... é fria...
@thiagogarciadesouza51242 ай бұрын
Agora sim !, acho o Tejas mais interessante que o Rafale, principalmente por ser monomotor, o que faz a hora de vôo ser mais barata e fazem um excelente complemento pro Gripen
@airtonlima10492 ай бұрын
Se vier o Tejas, que venha o Brahmos junto, para lançar destes caças.
@neblinasp2 ай бұрын
Temos de nos concentrar no Gripen
@aderbalmascarenhascardosof91112 ай бұрын
Bom dia pessoal! No vídeo passado vocês não citaram completamente a proposta da França! Segundo outro canal acho que foi o "militarizando o Brasil " a proposta francesa, era os aviões e submarinos nucleares em troca deles minerarem o urânio aqui, já que eles tinham perdido o acesso ao urânio africano! Abraço Aderbal, fã de vocês! Em breve devo me tornar membro!
@dianarodrigues41532 ай бұрын
Isso seria quase impossível. Existe um grupo de minerais classificados como ESTRATEGICOS. Dentre esse minerais estratégicos que exportamos, podemos destacar o Urânio, nióbio, grafita, manganês, ferro, cobre, etc. E um adendo, o brasil e união detém o monopólio da exploração do urânio (conforme previsto na Constituição Federal (Art. 21, XXIII). Nada é explorado ou sai do Brasil sem autorização do governo. Era o minimo que se espera de um pais minimamente serio. rsrs. os outros minerais estratégicos a parte do urânio requerem um controle típico na ANM e receita federal, mas sem tanto rigor quanto o urânio.
@CanalAVGAS2 ай бұрын
Oi, Aderbal! Na verdade nós falamos sobre a intenção dos franceses de minerar Urânio na Bahia em vídeo anterior. Não falei de novo para não ficar repetitivo, mas, concordo com você, deveria ter falado. Abração, amigo!
@paulorosa63542 ай бұрын
Tejas tem cara de marea que foi táxi…
@marciobord32232 ай бұрын
Espero que o Brasil seja feliz na escolha dos caças. Creio que o Rafale seria a melhor opção
@Adrianoevangelhoheavemetal2 ай бұрын
O vídeo não é sobre o Tejas?
@BrenoCruz-qs6im2 ай бұрын
Será que corrigiram todos os erros do caça indiano mesmo?
@brasildefesa99302 ай бұрын
Com display do gripen adicionado nesse tejas acho que ficaria de bom tamanho.
@davidthomaz30502 ай бұрын
Nem a Índia quer o tejas, Brasil sempre indo na contra mão
@andersonlucas83822 ай бұрын
Fonte: CABEÇA, Vozes da minha.
@rodrigoamaro99242 ай бұрын
Não é fonte da cabeça dele não... A India continuou o projeto para aquecer a indústria local, mas o Tejas MK1a é um projeto aquém das necessidades do mercado, só observar os países que compraram a aeronave. Só observo como um negócio razoável é a inserção de uma quantidade significativa do KC390. Se optar pelo Tejas, é ideal esperar pela versão MK2.
@rodrigoamaro99242 ай бұрын
Se não houver contrapartida indiana, o J10 Chines é uma melhor opção.
@marcoscooper19362 ай бұрын
@@rodrigoamaro9924 tanto não quer que pediu 200 deles. E3,deve see bem ruinzinho mesmo...
@davidthomaz30502 ай бұрын
@@andersonlucas8382 se fosse tão bom, eles não voltava a fabricar su30 como fizeram recentemente
@joaodossantoscecilioneto51502 ай бұрын
É melhor pagar os Gripens, não é não????? Não estão entregando por falta de pagamento e quer comprar outros? Parece o Corinthians, que não consegue pagar a arena e quer ampliá-la! Ora, façam-me o favor!
@universomilitar7472 ай бұрын
Caças Tejas defesas anti aeria Akashi mísseis Bramos entre outras coisas
@esteladeraeffraybarbosa97802 ай бұрын
Habemus patrocínio!
@vilmarrochedo68072 ай бұрын
Primeirão
@armandoeisele3961Ай бұрын
Ok tejas por kc390. Ok dois caças dif. Na fab ...ok concordo. Agara ve o mark II.
@pisquared1827Ай бұрын
A transferência de tecnologia é, na verdade, bastante difícil porque diferentes pessoas são proprietárias das tecnologias: na maioria dos casos, a tecnologia é propriedade de uma empresa privada, noutros casos pode ser propriedade do governo, de uma organização de investigação ou de uma instituição académica, ou de vários contratantes, e geralmente há muita propriedade intelectual de muitas entidades em qualquer componente que pode exigir relicenciamento. O que geralmente é feito na indústria é fazer joint ventures onde uma empresa concorre para uma determinada parte da obra e outras concorrem para outras partes da obra. Todos eles fazem a sua parte no trabalho e produzem um produto e cada um fica com uma parte do custo de venda proporcional à sua parte financeira no trabalho. Foi assim que foram feitas todas as joint ventures na Europa - Panavia Tornado, SEPECAT Jaguar, Eurofighter Typhoon, Eurojet EJ200, Turbo Union RB199 etc. Outra alternativa é apenas comprar componentes, por exemplo. radares, jammers/suítes EW, rastreadores IRST, radomes, IFF, armas, motores etc.
@edu93932 ай бұрын
Boa noite, o senhor poderia por gentileza fazer um vídeo sobre o TEJAS MARK 2, um vídeo mais aprofundado sobre as características dessa nova versão, explorando se possível as tecnologias que virão nessa nova versão. O senhor por exemplo poderia falar sobre o motor, aviônicos, sistema de armas, radar, alcance, velocidade máxima dessa nova versão e modificações que por ventura apareçam nessa nova versão. Obrigado 👏👏👏👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@marcussouza47692 ай бұрын
Eu concordo
@andradejurk2 ай бұрын
Caça Tejas? Francamente essas negociações...😢
@AlexandreCyrino-r2u2 ай бұрын
Hola amigos AVGETAS !!! Como estamos ahi en BRASIL ?
@maurilobruno90772 ай бұрын
149!
@carlosmarques45142 ай бұрын
O Tejas é muito fraco. E além disso parece que estariam vendo a versão Mk1. Quando já estão colocando o Mk2 em serviço. Se for para pegar um caça pequeno eu iria de M346. Mas o ideal seriam os Gripen C/D...
@Pain-zd5uo2 ай бұрын
Calma, o Tejas vai apenas substituir os jatos de caça mais antigos. Também não acho que seja o Tejas mk1. Acho que é o Tejas mk1a porque não faz sentido adquirir o Tejas mk1. De acordo com o ChatGPT, o Tejas mk1a é superior às "variantes mais antigas" do F16-B52/Mirage 2000/GripenC-D e também disseram que é superior até mesmo ao FA-50 da KAI. Hmm, agora isso é interessante.
@sebastiao10032 ай бұрын
O Brasil precisa do SU 57. RUSSO.
@norbertosandri60192 ай бұрын
Provavelmente os KC 390 irao com transferencia de tecnologia, ou seja, fabricaçao na India. Os Tejas também viriam com transferencia e fabricaçao no Brasil?
@josegrossi2 ай бұрын
O Tejas não é desejado nem pelos indianos!
@Carzy.x_y_z_2skАй бұрын
@@josegrossi 40 in service and 83 mk1a orders
@s.ricardo9812 ай бұрын
Nos canais especializados não é isso que dizem. Na verdade o Brasil não atrasou a fabricação dos Gripens por causa de repasse de verbas. Agora está querendo comprar caças para repor. Outro estrago! Aconteceu a mesma coisa com os Mirage.
@arthurlunar78352 ай бұрын
Embraer precisa criar um competidor do 737
@intel21332 ай бұрын
Pra substituir os F5, tá ótimo !
@marcelomgt2 ай бұрын
Para o Tejas vir pro Brasil deve receber modificações para se aproximar do Gripen, como visto no A29
@bonsmomentos59012 ай бұрын
Embraer não precisa mendigar acordo pra vender o kc , não vai dar conta de tantos pedidos
@geraldolandes78002 ай бұрын
A Estratégia da Embraer me parece com raízes alimentadoras.
@richardsobral2 ай бұрын
👍👍👍👍👍🙏🙏🙏🙏🙏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@wirlleymenezes1999Ай бұрын
Tudo incerteza uma hora é um outra hora outra, na atual situação da economia brasileira é melhor segurar e não comprar nada.
@thiezerlira23232 ай бұрын
Do ponto de vista tecnológico parece mais agradável uma parceria com a Índia tendo em vista que nós poderemos inserir melhorias no projeto deles que ainda esta se desenvolvendo. Inclusive, uma parceria no desenvolvimento da versao Mk2 deles que esta no projeto inicial poderia ser muito vantajosa para nós colocarmos em pratica os aprendizados com o Gripen E!
@franciscocarlospopriaga74572 ай бұрын
O Gripen supre todo o conhecimento necessário para que Embraer projete seu próprio caça. O que você propõe é um ciclo infinito de capacitação sem nunca colocar o aprendizado em prática.
@thiezerlira23232 ай бұрын
@franciscocarlospopriaga7457 você se engana O projeto do MK2 não possui nenhum protótipo, não saiu do papel. O que eu ventilei foi a possibilidade do Brasil se inserir no projeto e contribuir com o seu conhecimento adquirido do Gripen. A Índia também possui o projeto AMCA que é referente ao futuro caça de 5a geração, esse aí sim poderia ser mais interessante.
@neblinasp2 ай бұрын
@@franciscocarlospopriaga7457pessoal não entende que o Brasil comprou o Gripen com transferência de tecnologia, o que VAMOS aprender com um caça que nunca foi vendido pela Índia e vive com histórico de problemas?
@gilsondekazan685224 күн бұрын
CAÇAS RAFALE VEM E C390 VAI. HEHE
@alonsoalonso87872 ай бұрын
Essa negociação, na minha opinião, não faz sentindo. Primeiro porque o KC 390 é da EMRAER e não do Governo Brasileiro, que não teria como bancar as aeronaves que seriam enviadas á India. Outra questão é que o Tejas não está pronto, mesmo o 1A, ninguém sabe o que ele pode realmente fazer. Quanto a ter mais de um tipo de aeronaves, faria sentindo se o Brasil levasse a sério a sua DEFESA, mas com tanta restrição e contigenciamentos orçamentários, os custos operacionais de mais de um tipo de avião aumenta sobremaneira os custos em estrutura física, treinamento de pessoal para manutenção e vôo, ou seja, também não faria sentindo, mas como tudo é possivel neste país...
@Eversonjks2 ай бұрын
tejas mk1 é retrocesso.... o MK2 sim
@RenatoGralhoz2 ай бұрын
Só não curto o Tejas por não ter canardes. Minha esperança era o Mk2 colocar canardes no projeto..
@marcussouza47692 ай бұрын
O que seria o canardes?
@RenatoGralhoz2 ай бұрын
@@marcussouza4769 Canards
@demetrioalexandre87872 ай бұрын
Ninguem esta pensando seriamente que a FAB vai se meter nesta roubada, ne?!
@alfredoarlencanaldofordele122 ай бұрын
A Embraer é que quer comprar a boeing agora quanto ta pedindo coloca preço biden ja veio no brasil ficou apaixonado pelo Cristo Redentor no corcovado. ❤❤❤❤
@angelobalbo29152 ай бұрын
Poxa vida meu amigo! Ajeita esse seu áudio, aumenta o volume. Fiz já várias observações a respeito.
@CanalAVGAS2 ай бұрын
Ângelo, desculpe, mas estamos com o áudio no máximo de Db sem estourar. Como você é quem tem feito observações e outros não, talvez o problema seja aí, no seu fone. Peço ao amigo para tentar trocar de fone, talvez melhore. Ângelo, realmente estamos no máximo aqui. E acho que minha voz também não ajuda muito, ela é mais abafada. Realmente não é possível colocar nem meio decibel a mais. Tomara que você consiga ouvir melhor aí. Abração.
@marcelonaescolamartinspere50322 ай бұрын
Vocês puder inventar um caça mais velozes de todos pra mim me capacita e operar ele, mais é pra salvar vidas caso de emergência de saúde ou feridos durante guerra ok obrigado
@antoniotadeubraga12622 ай бұрын
Nossa se o Brasil pegar essa "bomba" chamado TEJAS estamos ferrados ! A Índia nunca conseguiu vender um só avião prá fora e o Brasil vai pegar isso ?
@MGA9562 ай бұрын
Tejas MK-1 … sai fora ! 👎👎👎
@CrestaniRepresentações2 ай бұрын
ALGUEM PODE ME FALAR PORQUE O BRASIL PAGOU MILHÕES DE DOLARES A MAIS NOS GRIPEN PELA TECNOLOGIA, E AGORA ESTAMOS INDO PRA INDIA COMPRAR CAÇAS, PELO AMOR DO PAI....
@Carlos.Chermont19632 ай бұрын
Boa noite. O Tejas é uma boa opção para substituir o AMX. Mas só se não tiver peças russas. Parece que para substituir os F-5 a FAB tá de olho no F-16. Abraços.
@julio941572 ай бұрын
Tejas não tem componentes russos, de terceiros nele só componentes americanos europeus e talvez israelenses
@rsp19132 ай бұрын
Não botar todos os ovos na mesma cesta !!! Os dois modelos de aviões tem o mesmo motor, então 🤷🏻♂️ sem motor por qualquer motivo os dois ficam inoperantes.
@josecarlospinto10032 ай бұрын
Porquê vcs não falam de helicóptero
@CanalAVGAS2 ай бұрын
Oi, José! A gente até fala, mas concordo com você que poderíamos falar mais. Vou anotar aqui, tá? Sempre que tiver alguma coisa interessante envolvendo helicópteros, vou lembrar de você. Abração, amigo.
@antoniocarlosgirodo45062 ай бұрын
O BRASIL POSSUI XCELENTES RSRVAS DE ITÂNIO. .ÃO DVERÁ SR DIF´CIL TRANSFORMAR ESTES MINÉRIS NOMETAL TITÂNIO E SUAS LIGAS.
@TITANIOFORT2 ай бұрын
O Tejas é um sapo para se engolir para vender 80 EMBRAER KC-390 e obter um míssil hipersônico com transferência de tecnologia.
@AprendeAiBr2 ай бұрын
Esse Tejas é horrivel, não conseguiram entregar nada do plano inicial da construção dele, esse ai é resultado de um ajusta ajusta. não sei por qual motivo o Brasil iria querer isso, a não ser que seja vendido a preço de produção.
@paulomachado98762 ай бұрын
Para quem gosta de porcaria ...O tejas indiano é ótimo.
@faleiria2 ай бұрын
Faltam gripens echo! Já sei vou criar um ambiente ultramoderno , dai posso treinar pilotos pra companhias aéreas chinesas( 1 capitão aqui ganha 10 vezes menos que um piloto regional na china e todos sabem que nossos pilotos são a nata)!!
@carlosbarbosa92602 ай бұрын
O Brasil já devia ter fechado com a Índia.....é um bom caça e não é sucata velha......trata-se de um avião bom e novo!
@andreluizgoncalves34242 ай бұрын
Que os indianos me desculpem, mas, a compra de caças pela FAB, que já não dispõe de muitos recursos, é algo muito sério, pois, precisamos compensar nossos baixos números de aparelhos, com algo de muita qualidade. Não há espaço para aventuras. Se fosse outro tipo de equipamento, tudo bem, mas, caças ? Sou de opinião que precisamos de algo, construído por quem têm história e experiência em combate, ou que, pelo menos, tenha acesso a essas tecnologias e experiências. Nesse caso, acho que se temos que comprar algum outro caça além do Gripen, que seja algo pronto e mais que testado em combate. Sendo assim, nem a índia nem a China, têm histórico para provar a eficiência dos seus produtos militares, apesar das suas forças armadas serem bastante numerosas. Veja por exemplo a qualidade e a durabilidade dos F5 em relação aos Mirage.
@MarcosGomes-w8n2 ай бұрын
Não não não os franceses Rafaele são mais modernos e possui uma tecnologia de ponta que esses indianos.
@julio941572 ай бұрын
O problema é o alto custo.
@MarcosGomes-w8n2 ай бұрын
@julio94157 nossos vizinhos que são países produtores de bananas, possuem f16 e sukoi russos oque são 36 unidades Rafaele
@julio941572 ай бұрын
@@MarcosGomes-w8n Nenhum dos 2 tem a banana como fonte de exportação importante, e 36 rafales custariam de 7 a 9 bilhões de dólares, como o Brasil que não está conseguindo arcar com os 4,5 bilhões de dólares do Gripen, vai pagar essa conta...
@KonishiNunes2 ай бұрын
É melhor o míssil BrahMos do que o Tejas...
@luciovasconcellos23632 ай бұрын
Vc falou de "não por os ovos na mesma cesta", ok, até concordaria, mas vc também tem que lembrar que nós tbm somos donos do galinheiro. Com a fabricação dos Gripens no país, mesmo que parte deles, e que com a transferência de tecnologias isso só tenderá a aumentar, esse ditado popular perde sua razão. Adquirindo os C/D usados por leasing, concluindo mais compras de E/F e ainda com a possibilidade de futuramente junto com a Saab desenvolver outros, 5ª geração ou caças leves, ... no meu entendimento é pensar a frente, no futuro. Os EUA tem aeronaves na sua Força Aérea de varios fabricantes, ou se restringem a alguns poucos fabricantes americanos?? Acho que a unica excessão é o nosso Tucano para treinamento..... Porque nós não podemos seguir o mesmo caminho?? Temos a Embraer, já consagrada, e a Akaer, que está começando e com futuro promissor. Para que pegar caça da Índia?? Os exemplos nos automóveis não bastou?? Começa bem até dar problema, ai falta peça, não tem manutenção, e por aí vai....
@josecarlosoliveira42752 ай бұрын
Esse caça viria com transferência de tecnologia, seriam montados ou alguma parte dele seria fabricado aqui?
@thiezerlira23232 ай бұрын
@@josecarlosoliveira4275 o Brasil tem mais expertise no desenvolvimento de aviões e provavelmente tem mais capacidade de produzir um novo caça do que a Índia com o Tejas. O Tejas da Índia é novo e tem muitos problemas, não sei bem mas eu acho que não houve transferência de tecnologia, apenas uma orientação de projeto pelos franceses da Dassault, diferente do que ocorreu entre nós e os suecos.