Enchemos uma kombi com armas e munição contra o golpe, lembra Requião

  Рет қаралды 5,274

TUTAMÉIA TV

TUTAMÉIA TV

4 ай бұрын

Estudante de direito e aluno do CPOR (Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva), Roberto Requião e um colega quiseram enfrentar o golpe militar com armas. Sua iniciativa foi frustrada. Seus companheiros fugiram ao ver o armamento.
É o que rememora Roberto Requião, 83, ex-governador do Paraná, ao TUTAMÉIA, na série que tem como mote “O que eu vi no dia do golpe”. Nesta entrevista, concedida no dia 26 de fevereiro de 2024, ele fala de sua trajetória e da conjuntura nacional:
“Nós precisamos de um projeto nacional moderado, factível, viável. Sem projeto, estamos liquidados. Eu tenho esperança de que isso ocorra ainda. Eles estão fechados num esquema que eu acho que é o do Marcos Lisboa, do liberalismo econômico absoluto. Essa abertura da frente ampla está transformada numa zona política. Não é uma frente ampla, é uma esculhambação, troca de cargos e favores.
Diz o ex-senador: “Temos que criticar construtivamente. Eu sou lulista declaradamente, mas sou, acima de tudo, brasileiro e quero ver um projeto de Brasil funcionando. O enterro do Bolsonaro vai ser feito pelo STF. Mas a direita continua criticando o Lula e elogiando o neoliberalismo do governo federal”.
“AO VEREM AS ARMAS, O PESSOAL DESAPARECEU”
Sobre o dia do golpe, conta Requião:
“Em primeiro de abril de 64, eu era estudante de direito e aluno do CPOR, Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva. Sou um oficial da reserva pela cavalaria. Nós estávamos profundamente indignados com o golpe. Ney Braga [então governador do Paraná], nas proximidades do primeiro de abril, havia tido até uma reunião com o João Goulart. Mas, no fim, aderiu ao golpe. Eu e um companheiro de política universitária, já falecido, chamava-se Luiz Carlos Mainard, fomos a uma reunião do Partido Socialista. E lá o pessoal dizia: ‘Temos que fazer uma intervenção mais forte, vamos tomar conta do palácio, vamos evitar que o governo do Paraná venha a aderir ao golpe militar. Mas nós não temos condição porque nos faltam armas para tomar conta do palácio’”.
“Eu e o Luiz Carlos Mainard marcamos uma reunião com eles no dia seguinte. E no dia seguinte nós pegamos uma kombi que era propriedade do meu pai. Eu era um meninão, um estudante progressista, mas não tinha um engajamento em organizações revolucionárias, além da visão contra o golpe. Então eu o Mainard fomos ao CPOR, abrimos o depósito de armamento e colocamos armamento pesado e munição dentro da kombi. E, na hora combinada, nós com a Kombi fomos ao Partido Socialista. Fugiram todos! Não ficou ninguém. E nós ficamos com a Kombi armada, extremamente bem armada, sem saber o que fazer”.
“Fomos ao diretório central dos estudantes. E dissemos: ‘Tem aqui condição de tomarmos e resistirmos no palácio ao golpe’. O pessoal desapareceu. Ficamos eu e o Luiz Carlos com uma Kombi armada sem saber o que fazer. Voltamos ao CPOR, reabrimos a sala de armamentos e pusemos de volta o equipamento todo que nós tínhamos tirado. E ficamos à margem desse processo no seu início”.
Requião prossegue, avaliando a ação de então com olhos de hoje: “Cá entre nós: foi uma felicidade para nós eles terem fugido. Porque não havia nenhuma condição de meia dúzia de meninos, uns rapazes do Partido Socialista enfrentarem uma força militar federal. Escapamos disso, mas tomamos essa iniciativa. A partir dali nós passamos a atuar na política do Paraná”.
O depoimento integra uma série de entrevistas sobre o golpe militar de 1964, que está completando sessenta anos. Com o mote “O que eu vi no dia do golpe”, TUTAMÉIA publica neste mês de março mais de duas dezenas de vídeos com personagens que vivenciaram aquele momento, como Almino Affonso, João Vicente Goulart, Anita Prestes, Frei Betto, Franklin Martins, Djalma Bom, Luiz Felipe de Alencastro, Ladislau Dowbor, Margarida Genevois, José Genoíno, Roberto Amaral, Guilherme Estrella, Sérgio Ferro e Rose Nogueira.
Inscreva-se no TUTAMÉIA TV e visite o site TUTAMÉIA, tutameia.jor.br, serviço jornalístico criado por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.
Acesse este link para entrar no grupo AMIG@S DO TUTAMÉIA, exclusivo para divulgação e distribuição de nossa produção jornalística: chat.whatsapp.com/Dn10GmZP6fV...

Пікірлер: 52
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Concordo em gênero, número e grau com o Requião. Ele tem razão e está em consonância com as ideias de Lula. O Lula tem sido pressionado, principalmente, pelas alianças espúrias que se formaram.
@mundozera2023ribeiro
@mundozera2023ribeiro 4 ай бұрын
Tenho muito respeito pelo Requião.
@fernandocesarn.frenkle1520
@fernandocesarn.frenkle1520 4 ай бұрын
Ótima, esta série de entrevistas relembrando o golpe de abril de 1964. Parabéns e longa vida, Tutameia.
@lurdesterezacarvalhoviolin6226
@lurdesterezacarvalhoviolin6226 4 ай бұрын
Requiao mora no meu ❤ Orgulho do Paraná. Pessoa de grande inteligência, capacidade, lealdade... 🇧🇷✊🏻🚩🇧🇷✊🚩🇧🇷✊🏽🚩🇧🇷✊🏿🚩
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Um projeto nacional sustentável para a economia deverá ser, antes de tudo, resultado de um planejamento a longo prazo, de um planejamento estratégico.
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Parabéns, Requião!
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Exatamente. É preciso um projeto nacional.
@contrasistema6533
@contrasistema6533 4 ай бұрын
Roberto Requião é um exemplo de patriota de verdade!
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Acho que a única maneira de resolver esses problemas apontados pelo Requião é a educação do povo, a educação do eleitor comum. Esse eleitor não tem consciência do poder que tem. Ele espera tudo de cima, como se estivéssemos em um regime monárquico.
@julianah571
@julianah571 4 ай бұрын
Parabéns pela série Tutameia!!! Oi Requião, vc precisa voltar à cena!
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Concordo com o Requião.
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Concordo com a crítica do Requião, inclusive em relação à economia. E esse problema não é da teoria econômica mas da falta de conhecimento dos economistas a esse respeito. A teoria econômica é uma coisa e a perspectiva política é outra. É possível utilizar a teoria econômica para desenvolver propostas progressistas.
@luciacarvalho727
@luciacarvalho727 4 ай бұрын
O Brasil precisa do Grande Roberto Requião! Requião estamos com você!
@marisaandreatawhitaker8730
@marisaandreatawhitaker8730 4 ай бұрын
Que linda estória do Requião . Que família. O pai médico atendia de graça.
@veraluciaandrade9211
@veraluciaandrade9211 4 ай бұрын
Sempre Nacionalista,experiente,politico e Administrador Aprovado,3x,sincero e facil comunicador pra elites ou povao. Sera q o PT tem medo da forca,politica,orador,consciente,moral e etica pra ensinar aos mais novos.Parabens Requiao.
@veraluciaandrade9211
@veraluciaandrade9211 4 ай бұрын
Ando triste e agora ouvindo A PROPOSTA do Requiao,nao fico desesperançada...
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Não se esta pensando no longo prazo mas isso é preciso. E isso pode ser feito, estudando como a economia funciona, realmente. A economia funciona como uma rede, que evolui com o tempo. Mas é preciso ter conhecimento de visões mais modernas sobre a economia. É isso que falta.
@mundozera2023ribeiro
@mundozera2023ribeiro 4 ай бұрын
Tô amando essa série!
@crismacielgarcia3657
@crismacielgarcia3657 4 ай бұрын
OBRIGADA 😊😊😊
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Está acontecendo algo bem estranho com relação à área de educação, por exemplo, exatamente por causa dessas alianças espúrias.
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Liberalismo e neoliberalismo não são sinônimos. E não são termos econômicos mas políticos. Em teoria econômica, existe teoria clássica e neoclássica e também não são sinônimos.
@beatrizmariatonial1931
@beatrizmariatonial1931 4 ай бұрын
Grande Requiao! Parabéns governador.
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Parente.
@wladimiragmont551
@wladimiragmont551 4 ай бұрын
Soberania é a saída para se transformar numa grande nação. Requião tem razão.
@guiomararibas8710
@guiomararibas8710 3 ай бұрын
Grande Requião !
@paulogustavo-vm1gj
@paulogustavo-vm1gj 4 ай бұрын
Prezados, só ontem ouvi esta entrevista e se pudesse faria algumas perguntas para o Requião. Sobre o dia 31 de março de 1964, quando nós estudantes passamos a noite na sede do DCE/UFPR, após a noticia do deslocamento das tropas de Minas para o Rio, a pergunta seria: a que horas ele e o Mainert foram buscar as armas no quartel do CPOR? Pois que pelo que me lembro em determinado momento foi feito um levantamento de quem tinha armas e o resultado foi que o Mainert era o único e tinha uma pequena pistola calibre 22 . Lembro ainda que no dia primeiro veio até o DCE um militar, que não recordo se era sargento ou cabo, conversar sobre o que poderiamos fazer para resistir ao golpe e se dispos a fornecer armas para nós. Lembro também que só fomos embora depois da notícia que o golpe estava concretizado com a decisão do congresso de considerar o cargo de presidente vago. A segunda questão diz respeito ao IPM da UFPR, pois não tenho nenhuma lembrança de seu nome constar do inquérito, mas lembro que o Hedi Almeida presidente do DANC e o Hans Japp seu vice presidente foram presos e punidos; também os professores Vieira Neto , do Direito e o Amilcar Gigante da Medicina foram demitidos e vários outros estudantes punidos. A terceira questão é saber quando e onde ele foi preso pelo DOPS/PR. Pergunto também qual dos seus irmãos esteve preso em São Paulo na cela ao lado do Rubens Paiva. Pelo que sei o Rubens Paiva nunca esteve preso em São Paulo, pois foi preso no dia 20 de janeiro de 1971 no Rio e a suspeita é que sua morte ocorreu no dia 21 ou 22 de janeiro, sob tortura no Doi/Codi da Barão de Mesquita.
@tomasdamassa
@tomasdamassa 4 ай бұрын
Requião enganchou nessa história do pedágio kkkk
@anaisabelbezerracavalcanti
@anaisabelbezerracavalcanti 4 ай бұрын
Liberalismo e neoliberalismo são termos políticos e não econômicos. Em teoria econômica, existe teoria clássica e neoclássica.
@raquelbioscarachelrb801
@raquelbioscarachelrb801 3 ай бұрын
Estamos com saudades do Senador Requião.
@francadelacerda1829
@francadelacerda1829 4 ай бұрын
Requiao, como ele mesmo diz do velho PMDB de guerra. Interessante ver que criticava de forma ferrenha o partido e de repente se filia ao partido.
@vilobaldocedraz779
@vilobaldocedraz779 4 ай бұрын
Que entrevista maravilhosa , quanta lucidez . Votei, voto e votarei sempre em lula . Mas , Requião tá certo em tudo que diz .
@canaldaaurora9874
@canaldaaurora9874 3 ай бұрын
Governador Requião! Foi nessa fuga da repressão que o senhor esteve na Ilha da Cotinga acolhido pelo escritor/navegador Wilson Rio Appa?
@JosePedroPenhadeCarvalho-tc6vf
@JosePedroPenhadeCarvalho-tc6vf 2 ай бұрын
sim, sim...ah o entreguismo maldito,,,
@cezarperim167
@cezarperim167 4 ай бұрын
REQUIÃO TEM QUE SER OUVIDO. LULA TEM QUE ACIRDAR
@veraluciaandrade9211
@veraluciaandrade9211 4 ай бұрын
Nao quadro do PT nao ha um expositor como Requiao esta nos explicando,mas ele pode apagar mais ainda estes politicos sem nocao e sem experiencia. Forca PT,adote quem pode nos dar um PROJETO Nacional abrangente.
@Lafaiete190139
@Lafaiete190139 4 ай бұрын
Como construir a nação brasileira para que a Petrobrás seja nossa? Só construiremos a nação brasileira com a participação consciente do povo! A educação é a base. O que esperar de um país que sonegou a educação desde que o Cabral aqui chegou com suas naus, desembarcando, na frente, a beira mar, por medo dos índios, os degredados de todos os perfis, com espelhos e bugigangas para conquistar dos incautos indígenas a confiança? Por que o tema educação de qualidade continua sendo, por muitos, tratado como assunto de utópicos e por isso deve ser boicotado? É por isso que surgem e prosperam os tiranos, os manipuladores, as variadas seitas etc. Todos emergindo de um rebanho de ignorantes manipulados! Sobre a descoberta do Safatle: Nesta semana, estou lendo o livro Educação Como Prioridade do Darcy, que indignado, como sempre, deixou essa frase: "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto" - Darcy Ribeiro. Nas páginas 23 e 24, ele; em Causas Profundas, antes de resumir que “nosso atraso educacional é uma sequela do escravismo”; relata: “...dizem eles, uma vez que a modernização das cidades brasileiras, criando polos de progresso, iria dissolvendo os bolsões de atraso, até que a civilização industrial a todos homogeneizasse, num assalariado capitalista moderno. Alguns sociólogos esquerdistas aderem a estas teses acrescentando triunfalmente que só a revolução socialista dará aos brasileiros a escola primária que a revolução burguesa deu por toda parte”. Na página 28, em O Estado e a Educação, 1994, ele prossegue: “Alguns pretensos educadores nos dizem que se tem de esperar a prosperidade geral dos brasileiros e a criação aqui de uma sociedade democrática participativa para que se possa generalizar uma educação pública eficaz. Alguns desses idiotas acham que estamos fazendo no Rio escolas que só deveriam vir depois de implantado o socialismo”. Oh, Darcy, muitos, já ouvimos isso e até mais! Talvez, tenha sido essa, também, uma conversa animada durante um pedaço de churrasco e um gole de tequila entre o teórico da Perestroika e o Cowboy ou durante um gole de Moskovskaya e outro, que sem churrasco pode dar dança, entre o amante da estagiária e o que derrubou o criador da glasnost. “Não existe nada tão caro quanto a ignorância” - Horace Mann “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” - John Dewey "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" - Paulo Freire. Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço - Rui Barbosa Muitos ficam satisfeitos com a educação que representa uma evolução vinda da escravatura, quando a casa grande desejava, apenas, uma mão de obra braçal para colocar em funcionamento os engenhos de cana ou a colheita do café! Agora, mão de obra para manusear e dar manutenção aos produtos de origem estrangeira. A ignorância é de tal nível, que muitos taxistas acreditam que o seu carro é genuinamente nacional e você talvez acredite, como exemplos, que seus aparelhos Brastemp e Consul e o estabilizador (ou nobreak) SMS que está perto do seu computador ainda são produtos nacionais. “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. ― Anísio Teixeira. Nossa escola deve ser integral e em tempo integral, toda federalizada com qualidade idêntica em todo país! Se não se luta por isso, quando chegará o dia? O Brasil necessita de uma educação que possibilite não só o desenvolvimento de grandes unidades agrícolas, mas, também, o desenvolvimento tecnológico dos pequenos agricultores e pequenas cooperativas agrícolas para que se tornem os abastecedores de produtos de qualidade, sem veneno, da nossa população e das grandes escolas, em tempo integral, nas cidades e no campo. Hoje, muitas grandes fazendas só necessitam de um ou dois vaqueiros para manejar o gado colocado, quando não há seca, para a engorda. Há uma criação extensiva e degradante da terra, onde se usam muitos hectares para pastarem alguns bovinos ou caprinos. As matas e brejos, já foram ou estão sendo desmatados. Os pássaros desapareceram e continuam a desaparecer, pois, como as nascentes secaram e continuam secando, os riachos, antes caudalosos, tornaram-se ou viram um filete d’água suja. Além da comida não há água para beber. Na seca, nem o parco gado para a engorda pode ser colocado, pois o capim está seco e não há água nessas pastagens. Até os seres humanos, os poucos que ainda não migraram para as favelas das cidades, têm dificuldades de encontrar uma nascente que ameaça secar para obter água potável menos contaminada pelo veneno despejado nesses pastos para matar as denominadas ervas daninhas, o malmequer, a vassoura, a malícia, o fedegoso, o alecrim do mato que nasceu no campo sem ser semeado etc. O ensino básico necessita de um projeto para termos uma educação que reduza as injustiças sociais e regionais. Precisamos de uma educação que nos tire do grande atraso tecnológico industrial! A formação profissional deve ser após o término do básico, quando os jovens completam seus 17/18 anos! Depois do básico, podemos ter os mais variados cursos profissionais com durações de 1, 2 ou 3 anos e os cursos superiores. Ah! Quem não sabe disso? A falta de educação está formando um povo que não consegue entender o que se passa a 100 m da sua moradia. A manipulação pode levar nosso Brasil ao caos! Tivemos essa experiência bem recentemente. Estamos formando um povo incapaz de produzir riquezas, de criar tecnologia, mas fácil de ser manipulado! Temos, aproximadamente, mais de 2451 municípios (44%); quase a metade dos 5570 municípios brasileiros; com menos de 10 000 habitantes. Destes 2451 municípios, 1252 têm menos de 5.000 habitantes! A arrecadação de grande parte desses micro municípios vem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e atende, quase sempre, apenas, o pagamento dos salários dos prefeitos, vereadores, secretários etc. Tudo isso servindo, corriqueiramente, como curral eleitoral! Um projeto para a educação (ESBOÇO DE UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL) que possa superar o nosso imenso atraso e atenuar os grandes desequilíbrios regionais. Para isso, impreterivelmente, faz-se necessário um investimento federal de pelo menos 15% do PIB. Essa arrecadação não deve estar atrelada à LDO (arrecadação do orçamento anual) e a gestão deve ser de um Conselho de Educadores(as) como pensou o nosso Anísio S Teixeira. Da creche até o término do básico o governo federal arcará com todas as despesas para essa escola pública integral e em tempo integral conforme o ESBOÇO DE UM PROJETO mencionado. Detalhes e viabilidade, só lendo esse ESBOÇO. Só com algo concreto, assim, teremos a maioria do povo unido na construção da nação brasileira! Ou assim, ou crises! Só assim a fome será banida em nosso país!
@vitorjosebiolchi2671
@vitorjosebiolchi2671 4 ай бұрын
Uma lenda viva. Extraordinário!
@adriano969
@adriano969 4 ай бұрын
Requião para PRESIDENTE! Não à toa ele se desfiliou do PT pouco depois dessa entrevista.
@cezarperim167
@cezarperim167 4 ай бұрын
Lula tem wue chamar o REQUIÃO
@foradabolhahumor
@foradabolhahumor 4 ай бұрын
Saudações democráticas! É Lula 13 rumo ao tetra 🇧🇷🆙🔝
@coyotezinho
@coyotezinho 4 ай бұрын
Eu devo estar ficando louco. A colaboração desse entrevistado para o escopo da proposta do programa a meu ver foi algo próximo de zero ou zero mesmo. A proposta é ótima da a importância do entendimento e compreensão do que houve e se justifica jornalisticamente pela efeméride de 60 anos do golpe. Sob o ponto de vista social político, histórico e cultural se justifica pela necessidade de preservação da memória. Mas qdo se perguntou sobre 64 as respostas foram evasivas, escorregadias e inverossíveis - "eu fui preso dezenas de vezes", "um grupo de amigos foi para o Chile e nós os tiramos com propinas aos generais.". Fala sério. Dezenas de vezes presos e todas sem onde, nem quando, nem por que e sem qualquer contexto? Nesse aspecto não consigo acreditar em uma única vírgula do que foi dito, evidentemente são histórias inverossímeis sem nenhum valor, que parecem mais delírios. No mais ele desfiou uma série opiniões com alfinetadas que tb não tem valor algum. Em suma, cada um pense o que quiser, mas de minha parte foi perda de tempo.
@MariaSocorroVerissimo
@MariaSocorroVerissimo 4 ай бұрын
Pouco falou do golpe militar Fez propaganda de si mesmo.
@elianefigueiredo9641
@elianefigueiredo9641 4 ай бұрын
Admiro o Requião. Não gosto do Haddad, que deixou de ser prof da USP para ser prof do INSP sob a direção do Marcos Coimbra pai da ponte para o futuro do Termer.
@kkagosto
@kkagosto 4 ай бұрын
Orgulho de ter Requiao! Verdadeiramente não há entusiasmo e nem um só ministro que seja relevante. É um passo a passo na mediocridade! Nada de projeto nacional e muito menos de Desenvolvimento!
@renatorocha3740
@renatorocha3740 4 ай бұрын
Requiao nao entendeu o propósito da entrevista. Extremamente vaidoso, fica falando de si e mal do governo atual, provavelmente pq nao foi convidado a participar. Acho q mostra um pco de senilidade… nao dá pra seguir assistindo. Pularei esse aq.
50 YouTubers Fight For $1,000,000
41:27
MrBeast
Рет қаралды 210 МЛН
Clown takes blame for missing candy 🍬🤣 #shorts
00:49
Yoeslan
Рет қаралды 46 МЛН
Llegó al techo 😱
00:37
Juan De Dios Pantoja
Рет қаралды 58 МЛН
Educação e cultura- XVII Fórum da Liberdade | Olavo de Carvalho
28:31
Recortes Olavistas
Рет қаралды 90 М.