Além da Guine-Bissau e São Tomé e Principe, naquela região que podemos considerar Costa do ouro, Portugal manteve a Fortaleza de São João Batista de Ajudá até 1961 no Benim
@satipy Жыл бұрын
Espetacular!
Жыл бұрын
Obrigado.
@joaobatistadeoliveiraolive5316 Жыл бұрын
Very Good
Жыл бұрын
Obrigado.
@josegabrieldemorais8116 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Uma pergunta, pode explicar por quê Portugal teve possessões efetivas apenas nos trópicos?
Жыл бұрын
Por "possessões efetivas" você quer dizer extensão territorial para o interior? Governo sobre vasto território? Portugal governou sem contestação as ilhas achadas desertas (Cabo Verde, Açores, Madeira etc.). Limitadamente, no tempo e no espaço, áreas do atual Marrocos. Na América do Norte, não houve interesse em ocupar a Terra Nova. Na América do Sul, África e Ásia, cada caso foi um caso, como veremos. Na Europa, Portugal tentou ganhar terras da Galícia e de Castela, sem sucesso. Não teve interesse ou recursos (era pouca gente proporcionalmente) para mais que uma feitoria, um entreposto, na Flandres.
@josegabrieldemorais8116 Жыл бұрын
@ isso mesmo, incrível! Obrigado
Жыл бұрын
Obrigado a você.
@6691vera6 ай бұрын
👍
@Piovapeve_1 Жыл бұрын
Faz a história do estado do Maranhão
Жыл бұрын
Chegaremos lá.
@VictorPMarcos Жыл бұрын
Tal como, quando foi atacado o Recife em 1630, por uma frota neerlandesa de 26 navios com bandeiras falsas portuguesas, sob o comando de Hendrick Lonck, também em 1637 quando os navios neerlandeses fizeram a aproximação a São Jorge da Mina, as bandeiras eram falsas, fingindo serem portugueses. Esperaram pela noite e 4 navios ou 7 navios (conforme as fontes) que totalizariam entre 130 a 200 canhões e transportavam 2500 soldados, atacaram o forte que na época tinha apenas uma defesa de 200 portugueses num forte com 40 a 70 canhões. Eram pouco portugueses, mas não havia condições para mais! Na época deste traiçoeiro ataque, Portugal tinha cerca de 600 fortes e fortalezas espalhados por todos os continentes, incluindo África, Ásia, América e Europa com cerca de 100.000 soldados. Como é que uma nação com 3 milhões de habitantes, poderia se defender? Já não bastando, o inimigo castelhano, tivemos os franceses em 1631 atacando e capturando o forte de São Sebastião de Angola, e até os nossos "aliados" ingleses capturaram em 1654, o forte de São Francisco Xavier de Mombasa. Já para não falar que em simultâneo, Portugal tinha que lidar contra mamelucos, venezianos, turcos. A primeira Grande Guerra Mundial.
Жыл бұрын
Excelentes observações.
@Almagesto25 Жыл бұрын
Olá! Por favor, me esclareça uma questão: me mostraram um artigo sobre a inquisição portuguesa em Goa, que teria sido excessivamente cruel. Eu achei estranho, pois isso foge completamente à política de tolerância e alianças locais que Portugal tinha com os povos nativos, mas eu não tenho conhecimento suficiente para responder. A pessoa me passou várias referências, mas todas elas são de poucos anos atrás, nenhum autor apresentado ali tinha obras antigas. Não me mostraram documentos oficiais, por isso achei estranho.
Жыл бұрын
Trataremos do tema em um vídeo desta série, mais adiante, descrevendo a Inquisição na metrópole e no Império e tratando também especificamente de Goa.
@Almagesto25 Жыл бұрын
@, eu agradeço!
@heldercunhaSG9 ай бұрын
olha as cores da bandeira...
@lucassemblano2742 Жыл бұрын
Quando os norte africanos ( muçulmanos) , conquistaram espanha e portugal, a escravização de cristãos era comum ou se usavam africanos como mão de obra. Quanto aos muçulmanos que conquistaram a região, eram africanos negros do sul , ou brancos da região Norte como Tunísia e Marrocos.
Жыл бұрын
A escravização recíproca entre cristãos e islâmicos existe desde que existe Islã. Em Portugal, como esclarecemos em outros vídeos neste canal, os berberes costumavam matar os homens e escravizar suas mulheres, o que explica a forte presença de yDNA berbere na população portuguesa atual, combinada à baixa presença de mtDNA da mesma origem.
@lucassemblano2742 Жыл бұрын
Sim mas nós estudos genéticos , consta que os portugueses tem uma semelhança genética com os irlandeses e escoseses mesmo estes sendo diferentes, tem explicação pra isso???
@marie358711 ай бұрын
@lucassemblano2742 há estudos que indicam que tribos primitivas do oeste da península Ibérica de clima mais ameno, terão migrado para norte da Europa à medida que o gelo ia derretendo nesses territórios mais a norte e se instalado nas regiões costeiras Assim há teorias que grupos de homens dos povos pré-históricos Neolítico antigo (5500-4500 a.C.) comunidades de caçadores- coletores tornando-se cultivadores, foram da península ibérica sobretudo da costa portuguesa para o norte, onde eles construíram os cromeleques de Évora, Portugal região do Alentejo - construídos por volta de 5000 a.C., e foram avançando até à Bretanha na França, aí continuaram com essas construções, e à medida que o clima aquecia chegaram à Inglaterra onde construíram o Stonehenge construídos a partir de 3100 a.C., ou seja levaram mais de mil anos viajando para norte seguindo o degelo do continente europeu
@jayhuxley25596 ай бұрын
Os portugueses exploravam ouro, os holandeses exploravam escravos.