Respondendo algumas perguntas: A tensão é distribuída em todo o corpo de prova, e o fato de apenas a parte superior se movimentar não muda isso, sendo essa a configuração mais comum nas máquinas atuais. A estricção ocorreu na parte de baixo pois o material é heterogênio, mas poderia ter ocorrido em qualquer lugar, havendo uma maior probabilidade no meio. E sim isso influi nos resultados caso a ruptura não ocorra na parte útil ,base de medida, e, segundo a ABNT, o resultado deve ser descartado caso não esteja no terço médio do mesmo. Quanto ao fenômeno de escoamento descontinuo, quando se trata de um SAE 1045, temos uma porcentagem de carbono suficientemente alta para que ele não ocorra. Referências : Ensaios mecânicos de materiais metálicos, SOUZA, Sergio Augusto de.
@minimovzEt12 жыл бұрын
daora , comecei o tecnico de mecanica a pouco tempo, e deu pra ver que esse ferro usado foi um ferro fundido ou algum outro material fragil porque no diagrama de tensao deformacao nao ha uma tensao de escoamento
@fokker10214 жыл бұрын
Muito bom, parabéns
@islasbatista30374 жыл бұрын
Qual seria o módulo de elasticidade deste corpo de prova ?
@lorranaragao95364 жыл бұрын
boa pergunta
@LeeSouzaFreeStep4 жыл бұрын
O módulo de elasticidade pode ser obtido com a tangente da função até o final do regime elástico. No caso seria tração dividido por deformação.
@ciencia101engenharia3 жыл бұрын
Para calcular o módulo de elasticidade para materiais que demonstram o regime elástico como uma reta no gráfico (igual a este gráfico), bastaria dividir a tensão pela deformação antes do limite de escoamento. Porém observe que a reta desse gráfica possui uma inclinação muito baixa, isso acontece porquê não foi utilizado um extensômeto para medir com exatidão a deformação. Assim o cálculo do módulo de elasticidade neste caso daria um valor muito mais baixo do que o valor real do material.
@goleirassow11 жыл бұрын
meu caro, na verdade esse é um aço (SAE 1045) e realmente esse material não demonstrou uma alta ductilidade.
@danferr11 жыл бұрын
Cara, sinceramente, eu estou começando a estudar isso hoje. Não tenho nenhuma credibilidade. Mas acho que o fato da peça superior estar fazendo o movimento de abertura e a peça inferior estar parada possa ter a ver com estricção do corpo cilíndrico próximo à "base". Por favor, se ficar sabendo me diga o porquê disso. Abraço.
@goleirassow11 жыл бұрын
De uma forma básica posso te explicar da seguinte maneira: A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, ou seja, para o lado que exerce menos força. Espero ter ajudado !
@sereisaresposta283311 жыл бұрын
Nada a ver.A mesma força com que a parte de cima puxa,a parte de baixo resiste