Por causa da repercussão do beijo de Uhura, a Nichelle Nichols, atriz que a interpretava, quis desistir da personagem, mas Martin Luther King pedia que ela ficasse, pois era uma personagem negra muito representativa, e se ela desistisse estaria fazendo o que os racistas queriam.
@Futurices3 ай бұрын
😮😮😮
@fabioneto46503 ай бұрын
@@Futurices, @almakee000 Nichelle Nichols pretendia sair já no final do primeiro ano de Star Trek, o famoso beijo Uhura/Kirk só ocorreu no episódio Plato's Stepchildren, da terceira e última temporada.
@jooparanhos3 ай бұрын
Valeu! Ótimo vídeo! Eu sou muito fã de Sci-Fi e conheço poucas pessoas que compartilham desse meu gosto e quando vejo uma mulher interessada nesses assuntos fico muito feliz, ainda mais quando essa representatividade ajuda a trazer mais mulheres para o mundo da ciência! Muito interessante esse efeito: 12:52 não sabia dessa curiosidade!
@Futurices3 ай бұрын
Obrigada!! 🥰
@adriano_sp3 ай бұрын
no anime tem a Major Motoko de Ghost In The Shell, apesar de ser um Ciborgue, o criador da obra escolheu que o personagem principal fosse representado por uma Mulher extremamente forte e que arregaça geral. Evangelion, essa obra passa no teste de Bechdel, e tem algumas personagens femininas muito boas como a Rei, a Yui, a Asuka, a Ritsuko e a Misato.
@ericacaetanoroos59603 ай бұрын
ótimo vídeo! adorei tua abordagem. ganhou uma inscrita! acho super válido mencionar que sim, uma parte importante do público de cinema hoje é feminino, e nós gostamos dos heróis, mas queremos ver histórias sobre mulheres também...
@Futurices3 ай бұрын
Que bom! Seja muito bem-vinda! 🥰🥰
@AlbertoAkiraKono3 ай бұрын
Ellen Ripley foi o personagem protagonista mais forte e determinado - seja homem ou mulher - de um filme de ficção científica. Excelente vídeo, estava faltando! Parabéns!!😉
@Sankau3 ай бұрын
A primeira vez que vi Alien eu pensei: Perai, o Capitao morreu?!?!?
@fatinhaaosol3 ай бұрын
Mesmo!
@evaldo_coutinho3 ай бұрын
Gene Roddenberry, O Grande Pássaro da Galáxia. Um visionário. Quando decidiu colocar a Uhura na ponte da Enterprise, ele simplesmente disse aos executivos que iria colocar nais cor no seriado. Com isso, ele evitou que a participação dela fosse vetada.
@Futurices3 ай бұрын
Muito visionário! Fico de cara como ele não foi vetado nessa decisão!
@fabioneto46503 ай бұрын
@@Futurices como já mencionado, Nichelle Nichols quase deixou o seriado, mas já no final da primeira temporada, o famoso beijo Uhura/Kirk só ocorreu no episódio Plato's Stepchildren, da terceira temporada. Foi convencida a ficar por Martin Luther King, que destacou a importância dela como um símbolo da integração étnica promovida por Gene Roddenberry, que também incluiu um personagem russo em plena era da guerra fria, Pavel Chekov, vivido por Walter Koenig....
@julianokel3 ай бұрын
Melhor vídeo do ano até agora, na minha opinião.
@Futurices3 ай бұрын
Obrigada! 😊
@DiFrais3 ай бұрын
Quando eu era criança eu chamava Fox Mulder de Fax Modem e Dana Scully de Dona Scanner. Hahahaha...😅
@KleberBKalil3 ай бұрын
Excelente trabalho, Frau Eichler!!!! Maravilha a amarração entre o contexto das diferentes épocas e sua representação no cinema, especialmente na ficção científica!!! Star Trek desafiou a sociedade americana com o belíssimo primeiro beijo interracial da TV americana. Para termos noção dessa "ousadia", basta lembrar que, apenas 4 anos antes desse beijo, as mulheres negras americanas conseguiram o direito de votar pela primeira vez! A ousada mensagem dada na época, foi que no futuro não haverá diferença entre os humanos. Bom, esse futuro ainda não chegou, mas ele é infinitamente mais palpável do que o teletransporte ou a dobra espacial. Vida longa e próspera!!!
@jeancanesqui65823 ай бұрын
Uma informação importante sobre a Star Trek série original: No projeto, o criador da franuia queria que houvesse dois capitães comandando a nave ao mesmo tempo. Um Homem e uma mulher. A emissora vetou a mulher porque achavam que ninguém acreditaria que uma mulher pudesse ser capitã e dar ordens numa nave. Na série Orville, que começou como uma sátira da star trek e depois ficou séria, colocaram os dois comandantes, um homem e uma mulher para comandar a nave
@chpsilva3 ай бұрын
Algumas outras séries da década de 90: Star Trek Voyager, com a nave do título comandada pela capitã Janeway, e que no meio do caminho ganhou a borg re-convertida em humana Seven of Nine; Stargate: SG1, onde uma das protagonistas é a Major Carter (Amanda Tapping), uma cientista brilhante e que se virava muito bem nas cenas de ação; e Farscape, com praticamente metade do elenco fixo formado por mulheres alienígenas (Claudia Black fez Aeryn Sun, a principal FMC). Farscape, aliás, era uma série muito louca e diferente de tudo o que a gente está acostumado a ver em sci-fi, vale assistir (não sei onde teria no momento) e fazer um episódio.
@marcelocosta26123 ай бұрын
Nossa, Bela, este novo vídeo foi incrível, e eu particularmente gostei bastante das reflexões que foram despertadas nele. Acho até que este vídeo poderia ser um contraponto, ou melhor, um complemento ao vídeo "Masculinidade tóxica no cinema" do Jurandir Gouveia, que foi um vídeo incrível falando sobre o Aragorn e os personagens masculinos de um modo geral no cinema, e tocando em muitos pontos semelhantes ao que você tocou neste vídeo. Pois da mesma forma que o Jurandir foi sublime ao falar de personagens masculinos e sobre a masculinidade no cinema, você foi sublime agora ao falar sobre os personagens femininos e a feminilidade da ficção científica! Sei que você fez este vídeo especialmente para as mulheres, mas como homem, achei sucinta e formidável, e bastante reflexiva também sobre a perspectiva feminina, sua exposição sobre a mulher na ficção científica! Parabéns pelo vídeo!!
@jkazthro_1013 ай бұрын
Oi Bella. Ellen Louise Ripley e Sarah Jeanette Connor, são personagens ícones de franquias que surgiram numa época em que o estilo Stallone e Arnold era a tendência, e eram previsíveis, enquanto que as duas traziam novidades em cada filme. Faltou a Milla Jovovich, Quinto Elemento e Resident Evil. Até mais.
@Futurices3 ай бұрын
Milla em o quinto elemento é muito "born sexy yesterday" na minha opinião, mas adoro o filme. 😅
@jkazthro_1013 ай бұрын
@@Futurices Boa tarde Bella. Me chamou a atenção no seu detalhe, dei uma revisão e o filme é francês de 97, o figurino foi criado por Jean-Paul Gaultier, quem fazia os trajes da Madonna nos 90. Isso explica as roupas da Leeloo. Valeu pela observação. Até
@Futurices3 ай бұрын
@@jkazthro_101 que coincidência, falo sobre o Jean Paul Galtier no próximo vídeo! Sobre suas roupas steampunk! 😁
@jkazthro_1013 ай бұрын
@@Futurices Acho que estamos num capítulo da Twilight Zone😲 Se for falar do steampunk, da uma olhada nos trailers As Loucas Aventuras de James West, com o Will Smith, o filme não agradou mas você pode achar coisas interessantes. Abraços
@evaldo_coutinho3 ай бұрын
É interessante também mencionar a série "Exterminador do Futuro- As Crônicas de Sarah Connor" onde temos DUAS mulheres protagonistas: a Sarah e a exterminadora Cammeron protagonizada pela atriz Summer Glau.
@Futurices3 ай бұрын
Aaah que legal. Confesso que não vi essa série ainda. É legal?
@julianokel3 ай бұрын
Eu curti, a exterminadora é bem a cara da franquia. Achei até melhor que a TX do terceiro filme.
@evaldo_coutinho3 ай бұрын
@@Futurices Não é lá essas coisas, mas achei interessante. Vale a pena dar uma conferida.
@evaldo_coutinho3 ай бұрын
@@julianokel Realmente. E ela era diferenciada. Mais para um ciborgue que para um robô👍
@chpsilva3 ай бұрын
@@Futurices Vale muito a pena, mas você vai acabar vuta da pida com a Fox por ter cancelado a série no meio.
@denisefreitas67273 ай бұрын
Bela, você voltou arrasando! Que vídeo incrível! A Dana Scully é a minha favorita, a que mais me marcou.
@MrAragao2 ай бұрын
Eu sempre fui fan de ficção científica. A primeira de que me lembro é National Kid (pra ter uma ideia da minha idade). Passei por Seres do Amanhã, Os Invasores, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço e várias outras como Jornada nas Estrelas, Guerra nas estrelas, Duna (primeira versão), A Batalha de Riddick.... Mas, na questão do protagonismo feminino o meu destaque é você Bella. De todas as pessoas que se dedicam ao tema, você conseguiu adotar a melhor linguagem e forma de abordagem. Na minha opinião, o melhor canal sobre esse tema é o seu. Então, no final das contas, você se tornou uma referência nesse gênero cinematográfico. Espaço que, praticamente, só era ocupado por homens. Parabéns!
@Lzrabello3 ай бұрын
Incrível como um canal que encontrei por acaso num video que falava sobre 2001: Uma Odisseia no Espaço me cativou tanto. Parabéns pelo excelente trabalho ❤
@alexandrerates48653 ай бұрын
Eu também vim parar aqui por conta do vídeo sobre 2001 Uma Odisseia no Espaço.
@Futurices3 ай бұрын
Obrigada! 🥰
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
Eu também cheguei da mesma forma. Impressionante.
3 ай бұрын
Ótima discussão. Uma coisa que tenho reparado é que cada vez mais as personagens femininas são as que mais curto nas séries. Já tinha lido sobre o teste que você citou, mas eu teria que pensar bastante pra lembrar das conversas e ter certeza que as histórias passariam nele. Acredito que LOST, minha série favorita talvez passe, The Expanse (minha segunda favorita) deve ter mais facilidade nisso...😊 Abração e ótimo tema! Parabéns!
@filmesemusculacao3 ай бұрын
UMA PENA QUE FURIOSA NÃO FOI BEM NA BILHETERIA, VÍ NO CINEMA ACHEI UM EXCELENTE FILME !!!
@eduardogoncalves45393 ай бұрын
E tem idiotas que disseram que o filme foi mal com aquela fase imbecil de quem lacra não lucar
@rodrigoramos44982 ай бұрын
É uma pena que um vídeo tão importante e necessário como esse tem muito menos visualizações que os outros do canal. Aí a gente vê como a sociedade ainda é extremamente machista e acha que falar sobre a evolução das mulheres em sua representatividade é mimimi.
@valrendaluz68753 ай бұрын
"...uma tara recorrente e bem específica da época..." adorei o texto! kkk
@mtelezi23 ай бұрын
Fiz o teste com a série que nós somos fãs e passou com louvor. Silo! 😀
@Futurices3 ай бұрын
Puts, Silo é bom demais da conta. 😁
@Victor_Quintas3 ай бұрын
Vídeo muito bom! Legal ver essa evolução do papel feminino na ficção científica. Acho que essas mudanças, até dos estereótipos, passam também pela presença mais forte das mulheres por trás das câmeras. E, só pra ampliar as mídias, uma personagem feminina forte, vou citar uma representante dos games, que vale a pena conferir, que é a Aloy, de Horizon Zero Dawn.
@Futurices3 ай бұрын
Verdade! Ter mulheres liderando o roteiro e o set com certeza traz histórias mais verificas sobre o feminino. Amooooo Horizon!!!
@miltonatgoogle11402 ай бұрын
E 3 anos atras... teve uma youtuber brasileira que começou uma nova fase a ficcao cientifica, é uma mulher Bela que é muito inteligente, com analise profunda, e uma opniao bem elaborada, estrutudada e conciente.
@jollyroger80s3 ай бұрын
Percebo que muitas pessoas falam como se não existissem filmes com mulheres interpretando personagens fortes. Como se isso fosse um acontecimento recente. Estou especificamente falando de filmes de ação, suspense ou aventura. É fato que a maioria do protagonismo era masculino, mas são vários os filmes onde temos certa representatividade feminina. Inclusive em desenhos animados.
@wellingtonkrawlling93213 ай бұрын
Jane Fonda jovem como Barbarella, me impressionou, nunca tinha visto a atriz como era jovem! Nem imaginava que era ela kkk
@Victor____S3 ай бұрын
Clássico! Kkk
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
Ela era sensacional
@marcojund3 ай бұрын
Ótimo vídeo! Um tema bastante interessante também seria falar das escritoras da ficção científica. Valeu muito!
@Futurices3 ай бұрын
Já falei 😁
@marcojund3 ай бұрын
@@Futurices Vou procurar. Valeu!
@mcouto763 ай бұрын
Adorei o vídeo, Bela. Excelente homenagem.
@andreaschuler9992 ай бұрын
Maravilhoso vídeo sobre a importância da mulher nos filmes! Vou descrever assim :) Eu vi uma entrevista da Sigourney Weaver, onde ela disse que eles procuravam uma mulher com traços "exóticos", mais masculinos e ela preencheu esse quesitos pro papel. Agora entendi o por quê. Muito grata pelos vídeo e o seu humor!!! :D
@Futurices2 ай бұрын
Obrigada, querida. 🥰
@andreaschuler9992 ай бұрын
@@Futurices à você! Eu me arrisquei em assistir Uglies, apesar de ser produção Netflix e ter um final horrendo, me surpreendeu. Não sei se você terá a coragem de dar o play nessa aventura rsrsrs
@AnaKaroliniM3 ай бұрын
Vídeo perfeito! Amo a Furiosa e a Princesa Leia ❤️
@Futurices3 ай бұрын
@@AnaKaroliniM 🥰🥰🥰
@silviocividini90323 ай бұрын
Anos 70. Wilma Deering, de Buck Rogers, serie de tv. Jammie Sommers, A mulher Biônica, também serie de tv.
@sergiomarcos72703 ай бұрын
Bela, fica a dica de uma protagonista feminina: Aster da hq francesa Mecânica celeste publicada no Brasil pela Comix Zone! Leitura leve, com uma protagonista cheia de personalidade num futuro distópico não tão distante, onde toda política é decida em jogos de mecânica celeste!
@fabioneto46503 ай бұрын
Mesmo abordando a partir da década de 30 e subsequentes, faltou mencionar Maria, vivida por Brigitte Helm no clássico dos clássicos Metropolis (1927) de Fritz Lang. A roteirista foi Thea von Harbou....
@marcosandrade74403 ай бұрын
Que vídeo ótimo, Eichler! Parabéns!
@brunosmi3 ай бұрын
Quem não viu Arquivo X não sabe o que está perdendo. Apesar de ser um pouco datado, possui um magnetismo absurdo, tanto por conta da qualidade da trama, quanto pelo carisma de Mulder e Scully. Estou revendo pela 3 vez no Disney+. Sim, eu era um Xcer!
@JohnCine2 ай бұрын
As protagonistas conseguem mostrar suas forças em todos os sentidos e ainda serem tremendas gatas.
@JEFFERSONSILVATheblack3 ай бұрын
Muito muito bom o video, falando sobre a uhura em star trek que sou mega fã, ela foi tão marcante e importante na epoca de segregação racial que Martin Luther King falou com ela para não desistir da série em pois o fato dela estar lá era a inspiração de luta e que era único programa que ele fazia questão de ver com os filhos 🥲
@biancacosta22123 ай бұрын
Eu amava Arquivo X e a Scully era o contraponto certinho com o Mulder. Melhor parceria. E a Scully era sensacional
@lucimarmartins10223 ай бұрын
Poderiam ter falado de Planeta dos Vampiros (Filme Italiano de 1965), no caso a personagem Sanya que foi interpretada pela Norma Bengell... Parabéns pelo Excelente Vídeo!
@lemuleo3 ай бұрын
Vídeo excelente, gostei muito tmbm daquele sobre autoras de ficção cientifica... Desde 1895 protagonismo masculino = normal Protagonismo feminino nas últimas décadas = L@cração Tem gente que gosta tanto do cérebro que não usa pra não gastar...🤣
@KarinaPaitach3 ай бұрын
Amei esse vídeo❣ Faça mais um (uns😁 ) com as protagonistas que faltaram.
@Futurices3 ай бұрын
Siim 🥰
@MultiMarat3 ай бұрын
Nem era pra gente estar falando nisso, não é? Já era pra ser visto como algo normal - mas aqui estamos nós, ainda destacando o protagonismo feminino. É a prova de que a ficção anda tão devagar quanto o mundo real, mesmo na ficção científica, quando se trata de definir protagonistas. Não conhecia o teste de Bechdel. Vou começar a prestar atenção nisso. 👽
@kenji19603 ай бұрын
"Dana Scully" foi a primeira que pensei. Tem a personagem da Jodie Foster em "Contato". 20:04 "The Expanse". Minha favorita é a "Camina", se não me engano, a atriz tem ascendência indígena. 🖖😘
@Futurices3 ай бұрын
Jodie em contato é fodastica também! Amo esse filme. Camina também é cabulosa! 😁
@arcangelojr3 ай бұрын
@@kenji1960 Em THE EXPANSE a minha personagem preferida foi a VASSARALA, tanto é que gravei esse nome na minha memória!!!🤣🤣🤣🤣🤣
@carlitros5103 ай бұрын
Adorava a Dana, sempre cética e o Fox correndo atrás da verdade. Melhor série dos anos 90
@Fabianovieiradias3 ай бұрын
Ótimo vídeo, minha cara!!!!!
@sellencoutinho87643 ай бұрын
A Kara Thrace de Battlestar Galactica é uma das minhas personagens preferidas , e acho que essa série é uma das poucas que passa no teste de bechdel, quem não assistiu ainda, assista, é muito boa.
@MarcosA19783 ай бұрын
Eu era tão nerd que focava nas histórias do Arquivo X e nem notava o quanto a Scully era bonita, só lá pelo meio da série que meu coraçãozinho começou a acelerar quando a via.
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
Já eu, apesar de "nerd", assistia Arquivo X principalmente por causa da Scully.
@CiceroCarlosPutz2 ай бұрын
PERFEITO! E, PARABÉNS! Você fez um verdadeiro documentário! Show, mesmo!!!
@JosueAndradeGomes3 ай бұрын
Excelente vídeo. Não que tenham faltado mas queria lembrar da capitã Janeway, Star Trek Voyager, da presiente Roslin, Battlestar Galactica, e da Naomi Nagata, Expanse.
@cristianod.3 ай бұрын
Assistindo de madrugada??? Com certeza!!!
@Futurices3 ай бұрын
😁😁😁❤️
@vitorcampos34273 ай бұрын
Vídeo 100% relevante, bem denso e estudado ❤
@alexandrerates48653 ай бұрын
Que legal. Teu vídeo me lembrou também a incrível Eon Flux, a do desenho animado da MTV.
@luizcastanheira67392 ай бұрын
Series que contém personagens femininas memoráveis: DS9 , B5 , Farscape , Firefly , Ghost in the Shell , Buffy , BSG2003 , The Leftovers e The Expanse. Entre outras... Camina Drummer de The Expanse é meio que o estado da arte nesse desenvolvimento.
@hmguedesjr3 ай бұрын
Valeu!
@Futurices3 ай бұрын
Obrigada!
@hmguedesjr3 ай бұрын
@@Futurices 🖖
@charlesn813 ай бұрын
Sarah Connor, Xena, Ripley, Trinity, Viúva Negra, Kill Bill essas são brabas.
@felipev89273 ай бұрын
Essas são ATEMPORAIS !!! Queremos MAIS personagens femininas tão bem escritas e construídas quanto elas !!!
@tudoeraldo3 ай бұрын
que vídeo maravilhoso. recentemente acompanhei aqui os vídeos da saga alien e ripley é TÃO foda que ela conseguiu ser protagonista em 4 filmes da franquia. é um dos melhores exemplos de mulher foda. outro exemplo é você, bela! muitos parabéns pelo canal
@diogenesbarbosa96243 ай бұрын
Muito bom. E nesta linha de quebra de paradigmas, maravilhosament temos você Bela Eichler. Obrigado pelos conteudos sempre fantasticos.
@luzetesilva79593 ай бұрын
O formato do video dividido em capítulos está maravilhoso.
@odilei3 ай бұрын
vou deixar meu salve para as mulheres da série the expanse em especial para a Drummer! 🥰
@WalterAlvesTaokey3 ай бұрын
Esse vídeo é uma aula e ao mesmo tempo um marco zero. É até injusto falar de alguma protagonista, mas acredito que cadA personagem brilhou da forma que "podia" no momento que foi "disponibilizado". Obrigado.
@alexnmendes3 ай бұрын
Faltou Aeon Flux
@lucas10armond3 ай бұрын
a Major Kusanagi tbm
@roberto-san62873 ай бұрын
Uma Bela narrativa sobre a mulher na história do mundo Si-Fi, espero que seu pé esteja melhor Madame Eichler, contudo vida longa as mulheres e ao mundo Si-Fi que eu adoro!!!
@ramloy56573 ай бұрын
Buenas Noches!...En 1995, se estrenó un filme de suspenso, CopyCat (Con Sigourney Weaver y Holly Hunter), originalmente el personaje de la Policía (Hunter) debía de ser Masculino, se consiguió un filme que pudo ( a mi gusto) sostener la tensión y generar personajes femeninos no estereotipados. Saludos de su youtuvidente paraguayo Boa Noite!...Em 1995 foi lançado um filme de suspense, CopyCat (Com Sigourney Weaver e Holly Hunter), originalmente o personagem do Polícia (Hunter) era para ser Masculino, foi obtido um filme que poderia (ao meu gosto ) sustentam a tensão e geram personagens femininas não estereotipadas. Saudações do seu visualizador paraguaio do KZbin
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
Ótimo filme com duas excelentes atrizes em excelentes papeis. Porém, não é Sci-Fi.
@gutozardy3 ай бұрын
Esse vídeo é, em si, uma obra de arte. Parabéns!
@Leo-fr3di3 ай бұрын
Sarah Connor é a minha favorita, é uma grande heroína!!!
@theneves603 ай бұрын
Sempre que vou falar da legendária Sarah Connor eu faço questão de colocar o termo "legendária" antes do nome!
@viniciusms66363 ай бұрын
Eu também adicionaria que a ficção-científica costuma se misturar muito com a ação, e é muito mais difícil filmar ação convincente com personagens femininas.
@phnepomucky96113 ай бұрын
Ripley, Leia Organa, Sarah Connor,Maureen Robinson, Bela Eichler, etc são apenas algumas das minhas muitas heroínas protagonistas!❤
@Futurices3 ай бұрын
🥰🥰🥰
@hanur213 ай бұрын
Adorei o vídeo, faz um com a mesma temática porem para jogos de video game :D
@julianofredericodesouza3 ай бұрын
Bacana demais ver essa evolução no SiFi e o contexto temporal. Excelente vídeo!
@infopix3 ай бұрын
Mais um excelente conteúdo Bela, agradecemos 😊😊. Pensando aqui, realmente a Uhura nao foi mais um passo, foi praticamente os dois pés no peito em uma senhora voadora gente. Foi uma quebradeira geral no status quo. Mulher, negra, extremamente inteligente, forte, perspicaz, competente e ainda com tempo pra ser bonita. Fala sério, quebrou tudo na cara dos caretas.
@eduardoxavier93083 ай бұрын
Parabéns pela linha do tempo apresentada. Vi todas que foram apresentadas, tô ficando velho... Enfim pra mim faltou aquelas mulheres fantásticas que conseguiram botar os astronautas em órbita.
@MarcioLara19673 ай бұрын
Olá Bela !!!! olá galera !!! estou meio perdido no timming... tenho visto e comentado com atraso rs rs rs. Sorry. Mas não deixei de acompanhar. Extraorfabulantástico vídeo desta semana.. que tema pertinente, que análise completa, com muita informação que sustenta o tema trazendo profundidade. Muito bom Bela... gostamos muito de suas escolhas para temas e suas análises tão bem construídas.... são minutos de muito prazer em um vídeo que fica na cabeça por muito tempo... enriquecedor. (não esqueço das escritoras mulheres revolucionarias) e agora das protagonistas.. show.. parabéns Bela... muito legal. Interessante perceber que os personagens são um pouco fruto da sociedade e cultura de sua época. Os personagens da ficção acompanham a evolução cultural e social. As mulheres conquistam cada vez mais seu espaço de direito (à exceção do que pensa o COI mas isto é outro assunto). E hoje temos heroínas que já não tem sua sexualidade explorada e são reconhecidas pela coragem, intelecto, astucia, sagacidade. No universo Marvel são tantas heroínas com suas histórias e protagonismos lembro da cena antológica de girls power na ultima batalha dos vingadores muito bem idealizada. De Marvel gosto demais da agente Carter ... de personalidade forte, corajosa e inteligente. Ripley quebrou estereótipos mas no finalzinha não se aguentaram e gravaram ela se despindo exibindo sensualmente uma lingerie minúscula que deverá ser moda no século 23. Assisti furiosa e gostei demais do filme... assim como a Jim Erzo, a Furiosa não esboça sorriso no filme todo. Uma mulher endurecida numa vida difícil numa sociedade cruel. Valeu Bela.... vida longa à estas mulheres maravilhosas. Parabéns Bela... vídeo fantástico... bom pra guardar para consultas rs rs.... abração e a gente se vê no futuro.
@Futurices3 ай бұрын
Oi, amigo. Como sempre comentários muito inteligentes, divertidos e agradáveis. Obrigada pelo feedback e pelas contribuições! Tmj! 👊👊👊
@MarcioLara19673 ай бұрын
@@Futurices 😉 valeu Bela
@rtekno3153 ай бұрын
Bela, faça um vídeo sobre o filme Aeon Flux que inicialmente veio de um anime e que tem várias atrizes além da Charlize Teron que é a protagonista em papéis importantes na trama. E também vale a pena um análise da série O Exterminador do futuro. As crônicas de Sarah Connors com a Lena Headey e Summer Glau.
@jacquesalexandre76623 ай бұрын
Parabéns. Esse seu vídeo pode figurar entre seus top 10... no primeiro lugar.
@justinianoneto87963 ай бұрын
Esse vídeo é para ser compartilhado. Parabéns.
@salvianodasilvaborges56793 ай бұрын
Apesar de tantos homens atras de uma produção, ditando regras e desperdiçando o talento incrível de Jodie Whitaker, vale a menção de Doctor Who que teve um ponta pé lá no inicio da franquia com Verity Lambert🥲
@lucianoheffner3 ай бұрын
Bela, a nossa Barbarella Lea Organa tupiniquim está de volta! Aeeeeeee! E consertada das patinhas tmbm hehehe 😃👏🏼👏🏼👏🏼
@eduardoflavianodacostaassi58763 ай бұрын
Parabens pelo video ,muito bom!!!otimo texto!!!
@editemesquita86133 ай бұрын
Perfeita a sua exposição Bella, só faltou a Angeline Jolie com a sua Lara Croft e a Alita do filme fantasia de mesmo nome. Sugestão Episódio 2 desse vídeo.
@AlexandreAugustobsb3 ай бұрын
Opa vídeo novinho ❤❤❤
@rodolfosilva17973 ай бұрын
Oi, bem vinda de volta. Assim como fez da trilogia Alien, faz da trilogia Star Wars. Queria ver suas críticas aos filmes finais. Ah, no momento estou assistindo Visions, recomendo.
@biancacosta22123 ай бұрын
Bela eu sou das antigas. Rsrs Quando estreou Alien o 8 passageiro conheci a Ripley lá toda maravilhosa chutando o traseiro do xenomorfo. Foi o máaaaaximo. E em Star Wars 4 aparecia pela primeira vez a Princesa Leia q de frágil não tinha nada aos 18 anos senadora e "chefe" da rebelião contra o império. Nossa foi maravilhoso naquela época então.
@ciriosimon3 ай бұрын
Mulher são mais resistentes a dor, mais inteligentes e mais bonitas que nos. Porque não, Eu robô são as lembranças da Dra. Susam Calvin.
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
Pena que a Susan Calvin foi tão mal retradada no cinema.
@ciriosimon3 ай бұрын
@@felipeborgescunha4854 Sim, mas no livro é aquela psicóloga que amamos. Vale a leitura.
@ciriosimon3 ай бұрын
@@felipeborgescunha4854 Pena, é verdade.
@cassantos13193 ай бұрын
Show belinha!😁👏👏 So pérolas ai como sempre!👏 Espero que tenha melhorado da panturrilha! Vlw e mt + sucesso!❤️💖🤝👍
@jollyroger80s3 ай бұрын
O que podemos fazer é ampliar o debate e analisar se representatividade está intrinsecamente relacionada com protagonismo na história. Eu acredito que representatividade é estar presente. Mesmo um papel pequeno é importante. E pode chamar atenção e servir como inspiração.
@Futurices3 ай бұрын
Respondi seu comentário no insta, amigo!
@jollyroger80s3 ай бұрын
@@Futurices Eu estou te respondendo em todos os lugares! :Bom pra engajar! : )
@Futurices3 ай бұрын
@@jollyroger80s obrigada 🥰
@jollyroger80s3 ай бұрын
@@Futurices E quando eu disse que acho que representatividade é simplesmente estar presente no filme, não significa que o ideal seja apenas isso ou que não seja necessário mais filmes com mais protagonismo feminino.
@paulotarso60333 ай бұрын
Assista o filme then! de 1954, pois nele mesmo tendo apenas uma mulher ela é representada como forte e não há o romantismo que havia na época. Mesmo sendo um fil me B+ ele se leva a sério diferente dos outros da sua década
@luisfernando61393 ай бұрын
Ótimo vídeo 🎉
@ProfessoraCoruja3 ай бұрын
Bela, obrigada pelos peixes ❤
@adelwloco3 ай бұрын
vídeo incrível
@sergio_ssa_ba3 ай бұрын
Oxente, tenho boas memórias de Sonja, a guerreira, mercaria de aluguel, quê unia beleza, força e muito sagacidade pra cumprir suas missões 😊😊😊😊
@almakee0003 ай бұрын
Nos últimos anos eu estou vendo um debate retrógado sobre as mulheres em filmes, e gente questionando até como a indiazinha matou um predador, e isso limita a inclusão feminina em filmes e franquias, pois antigamente os espectadores homens adoravam quando surgia uma personagem feminina épica, algo que inspirava as meninas, mas hoje em dia tudo vira debate, e aparentemente existe uma lista de critérios para que uma personagem feminina exista, e que prefencialmente agrade certos grupos ; foi o que aconteceu por exemplo com Capitã Marvel, a melhor heroína do MCU que foi destruída no seu último filme.
@Futurices3 ай бұрын
De fato!
@TheJLOF3 ай бұрын
Muito bom, curto muito mulheres protagonistas tanto em filmes quanto em jogos.
@BillWillianTribe3 ай бұрын
Faltou falar da Titia Entity papel interpretado pela Tina Turner no distópico Mad Max Além da Cúpula do Trovão (1985) que capturou os corações da galera, por sua presença forte, visual impactante e claro, arrebatadora aparição. "We don´t need another hero..."
@gaviera46573 ай бұрын
Concordo, eu penso que a melhor mistura, na minha opinião, é quando uma personagem é sexy e poderosa. Uma Femme Fatale. Aquela mulher habilidosa, inteligente e sensual. Essa conjuntura é perfeita. Agora quando a mulher é só superficial, então o filme/série fica chato, nem a sensualidade dela salva o roteiro. O equilíbrio é sempre a resposta.
@felipeborgescunha48543 ай бұрын
07:03 - Morro de rir quando ela fala "vuco-vuco" 😂😂😂😂😂😂
@jandermuniz21133 ай бұрын
Acho que a mudança da Sarah Connor, entre o primeiro e o segundo episódio, retrata melhor a evolução da mulher que, hoje em dia, chamamos de "guerreira"! Mulher comum, com um emprego tipicamente feminino, e que, diante das circunstâncias difíceis que a surpreendem, vai mudando suas atitudes e encontrando forças e descobrindo habilidades nunca antes imaginadas! Eu comparo com as mulheres que vão à luta para sustentar os filhos sozinhas, que se tornam empreendedoras ou que buscam melhores posições no trabalho (mesmo enfrentando grande oposição do machismo) para conquistar sua independência sócio-financeira, etc...
@Chiarolupo2 ай бұрын
Hey Bela, só pra variar um vídeo massa, divertido e gostoso de assistir. Gostaria de compartilhar duas personagens que me marcaram muito, primeiro a Jodie Foster como Clarice em O Silêncio dos Inocentes e a Miranda Otto no arco filmico da Éowyn em O Senhor dos Anéis, certamente elas me influenciaram a gostar e a querer ver mais personagens mulheres enquanto protagonistas.
@rrsouzaf3 ай бұрын
curti 🙂👍 te vejo no futuro!
@felipe.loureiro3 ай бұрын
Vou citar aqui a incrível Dra. Ellie Sattler de Jurassic Park! (Apesar do filme não passar no teste de Bechdel). E gosto muito da Rey em Star Wars; uma pena os roteiros não fazerem jus à personagem. SW tem mulheres brabíssimas, mas muitas delas estão nas animações ou séries, que tem menos destaque que os filmes, ne... Torcendo muito pelo filme da menina Rey não ser cancelado pra termos mais dessa personagem! Ótimo vídeo, fica meu voto pela parte 2!! :)
@doresan87283 ай бұрын
Ninguém menciona a capitão/coronel Samantha Carter de Star Gate SG1 nesse tipo de lista.