Diminuir salários dos políticos, concurso público para preenchimento de vagas em seus gabinetes, não ter mais verbas de emendas parlamentares, colocar regras nas cidades e afastarem casas em beiras de rios e lagos. Seria algumas propostas de melhoria. Só umas ideias.
@flaviaoliveira7722Ай бұрын
Que aula maravilhosa. Parabéns
@edsonluizsilva90454 жыл бұрын
Na cidade em que moro, a empresa de saneamento, foi privatizada ha mais 20 anos, ainda hoje existe bairros inteiros cortados por valões de esgoto a céu aberto e a população pagando taxa de tratamento de esgoto, e este é jogado no rio em forma bruta.
@VitorSantos-gk9yn2 жыл бұрын
o nosso futuro é esse n tenha dúvidas
@lendasmoveis1912 Жыл бұрын
@@VitorSantos-gk9yn o futuro n....já é assim
@alessandro_ofc_06 Жыл бұрын
@@VitorSantos-gk9yn ?????
@eduardocardoso-y3b8 ай бұрын
é só entrar na justiça e não pagar , amigo.
@lucianojunior30614 жыл бұрын
Excelente aula. Finalmente pude entender a PL sem as visões ideológicas na frente. Realmente vai depender das empresas privadas e da eficiência de fiscalização do estado pra que funcione num Brasil tão corrupto. Vamos esperar.
@jackson84934 жыл бұрын
Acho que tá certíssimo. No meu bairro tem internet fibra ótica de 200 MB, mas não tem água encanada. A gente tira água de poços, que a gente tem que mandar cavar... -.- Saneamento básico é uma coisa na qual o Estado já provou sua ineficiência.
@felipelandim28814 жыл бұрын
Jackson, onde você mora?
@fernandobortolotti61474 жыл бұрын
essa sua comparação foi péssima
@jackson84934 жыл бұрын
@@felipelandim2881 Interior de Goiás
@jackson84934 жыл бұрын
@@fernandobortolotti6147 Eu já morei numa cidade do interior de Minas, quando eu cheguei lá (há mais de 2 décadas) já havia água encanada, e alguns anos depois, esgoto, asfalto e internet. Atualmente moro numa cidade do interior de Goiás. Quando cheguei aqui não havia nada (apesar de a cidade ter quase 300 anos). Hoje há uma capa de brita na rua, que se perde quando chove, e internet fibra ótica de 200 MB, mas água encanada e esgoto, não, que é algo muito mais básico. Engraçado, não é?! Agora... poderia me dizer porque a minha comparação foi péssima?
@tommyjado1274 жыл бұрын
O estado é ineficiente em tudo
@estecamargo-biblicando4928 Жыл бұрын
Legal, ótimas explicações. Obrigada!
@pedrosilveira6554 Жыл бұрын
Moro em São Paulo SP e o serviço de água é prestado pela Sabesp e nunca tive grandes problemas com água. Já o serviço de luz... Não entendo essa tara por privatização
@brunopedrosabernardino2 жыл бұрын
Muito bom. Claro e pertinente. Parabéns
@elinaldorodrigues5127 Жыл бұрын
Muito bem explicado, parabéns
@pedrogaldino9645 Жыл бұрын
Concordo plenamente.
@toefl.rodrigo4 жыл бұрын
Professor faz um vídeo sobre precarização dos empregos e greves como a dos entregadores de comida.
@zeti44393 жыл бұрын
Não meu amigo na visão de algumas pessoas isso não é precarização não. Isso é modernidade isso é ser atual é o neoliberalismo do Guedes, mais dinheiro no bolso do empresário e se foda os trabalhadores que a cada tem que trabalhar mais e ganhar menos .Realmente temos muitos problemas em levar tratada água tratada e coletar e transportar e tratar esgoto não é tão fácil como se fala . Hoje tem tecnologia? Sim é claro que tem , a questão é financiar essas obras e praticar preços módicos para a população , então eu não vejo ; que , quando se diz que vai entrar dinheiro novo no saneamento que empresas vai trazer investimentos privados , é pura balela . Vai ser dinheiro público mesmo; via: B.N,D.S . Acontece em todas as privatizações é sempre nesse modelo.
@guga_g749 ай бұрын
Aqui no RJ, apos a privatização, a única coisa que mudou foi o valor que ficou quase o dobro e só. Ah além de ter fianciado a reeleição do governador
@annabeattrizgoncalves89724 жыл бұрын
Professor, te sigo aqui e no Instagram. Acho sua didática excelente, meus parabéns!
@hallannegabriellacarvalhom35842 жыл бұрын
Excelente aula.
@rosenisantos26903 жыл бұрын
Obrigada pela aula
@marcosesterque42584 жыл бұрын
Obrigado pelo conteúdo. O senhor expõe muito bem os assuntos para que possamos tornar nossas decisões. Não pare!! S2
@rafaella4722 жыл бұрын
Parabéns professor, por conseguir passar informações de uma forma clara e imparcial 👏
@gabriellasandymmas55723 жыл бұрын
Vou começar a colecionar suas aulas
@anacristinarippel1692 Жыл бұрын
Muito bom!!!
@alegameplays61923 жыл бұрын
Aula bastante esclarecedora, uma didática maravilhosa.
@JaquelineSilva-po9nr3 жыл бұрын
8:05 na minha cidade ja foi anunciado aumento de 33% sobre a conta de água para suprir essa demanda. A lei é ótima, mas quem mais precisa não tem condição de arcar
@paulocamargofernandes42164 жыл бұрын
Meus parabéns Professor. boa aula na minha humilde opinião só faltou incluir o peso do desperdício de água na eficiência do processo, por esta razão sendo pública ou privada este é um problema a ser resolvido.
@rebecalovato7264 жыл бұрын
Aula incrível!!!
@raquelscudellersilva24174 жыл бұрын
Oi Professor gratidão pela explanação. Por favor o senhor pode esclarecer a diferença entre mercadoria e o direito ?
@professorguttierrepaschoa25284 жыл бұрын
Ricardo... Considerando suas colocações poderei o seguinte. * Se a intenção é que se possa oferecer estes serviços com qualidade à 90% da população... Isso não afetaria o valor do solo urbano? (o "custo de vida"?) * Ou seja... o Estado esbarraria na questão do custo de vida para a população de menor renda (Questão socioeconômica) ... * Consequentemente... Isso incitaria o deslocamento de parte dessa população muito vulnerável à novas áreas mais baratas (provavelmente com ocupações irregulares) e eventualmente sem estes serviços e infraestruturas. (Questão de planejamento urbano) * isso obrigaria (talvez) o Estado a criar uma política de subsídio destes serviços para atenuar estes dois problemas anteriores... não? O que implicaria um novo custo assistencialista aos cofres públicos... Uma espécie de complemento do Bolsa Família (ou "Renda Brasil") Acredito que estes pontos seriam os mais questionáveis para além do que você apresentou no vídeo... Além disso... temos todos os pontos negativos que concordo plenamente. * Se na Europa não funcionou, como aqui vai? (sendo bem cético quanto à nossa eficiência de gestão) * Se em outros setores (Construção Civil, Portuário, Hidrelétrico, Petroquímico e etc) temos casos de corrupção passiva e ativa envolvendo relações obscuras entre empresas e Estado. O que esperar nesse novo âmbito? * Se a Agência Nacional da Água, assim como muitos outros órgãos fiscalizadores/reguladores é suscetível à influências políticas e/ou externas, o que garante que os interesses "teóricos" do marco regulatório não sejam corrompidos e a população fique a mercê da sanha do lucro? Concordo que o Estado é ineficiente no oferecimento de serviços universais. Por mim teríamos somente preservados a educação, a saúde pública e os bancos estatais. E privatizaríamos ou abriríamos concessões aos eixos de transporte, serviços de abastecimento e logística de mercadorias. Contudo, tudo isso deve ser debatido seriamente... Esclarecendo e aplicando os mecanismos de fiscalização, responsabilização com mitigação dos danos ou com "punição" por desvios de conduta. O que me parece ser deixado em segundo plano neste momento... E é o que de fato me preocupa. O grande problema além da ineficiência do Estado em oferecimento de certos serviços é com certeza a fiscalização da eficiência destes. Seja pela mão de um agente público ou pelo setor privado.
@naireacyr4 жыл бұрын
Disponibilidade e tarifas/ preço é um dos aspectos importantes, e como ficam as questões ambientais? Por quem vão ser controlado os impactos ao ambiente e como? Vi comentários neste blog sobre locais onde há internet mas não existe sistema de agua e de saneamento publico - nos Estados Unidos, onde moro, isto é comum. Quase que a maioria de casas em subúrbios e “casas de campo” dependem de seus próprios poços artesianos (canalizados, claro, ninguém está usando balde) para água e cabe ao dono da casa escavar e manter seu poço e tanque séptico. Em vez do dono da casa ter que pagar a vida toda por agua e esgoto, recebe um credito fiscal pela instalação dos dois sistemas. Isso claro não se aplica às grandes cidades, como explicou o Professor Ricardo, mas deveria ser uma alternativa para zonas rurais com financiamento do governo. O lençol de agua no Nordeste por exemplo é vasto. O professor poderia lançar uma discussão sobre alternativas para zonas menos privilegiadas. Na India, vilarejos dividem o uso de um poço, na Africa, vilarejos dividem o uso de uma celula solar que gera energia para a comunidade, na Alemanha residentes vendem energia elétrica produzida por sistema solar nos telhados de suas casas de volta para o governo- tudo isso com benefícios fiscais para os usuários. O que está sendo feito no Brasil?
@joao14632 жыл бұрын
Não acho que a agência reguladora deveria estar nos pontos negativos, vejo que as agências reguladores fazem uma excelente defesa dos consumidores , só basta quem um dia precisou relatar , já precisei da Anatel duas vezes , sempre fui bem atendido e recebi o que me foi prometido , com muita presteza , empresa privada, após a queixa. Então confio muito nas agências reguladoras.
@richardsonhmm4 жыл бұрын
O Brasil sempre opta por pseudo-privatizações 😞
@beatrizcosta83114 жыл бұрын
Ótima analise
@marcelobraga52593 жыл бұрын
Melhor explicação 👏👏👏👏👏
@PauloRoberto-yx9ec2 жыл бұрын
+ 30% da água tratada em MG é perdida devido às tubulações velhas.
@RenatoNascimento78 ай бұрын
Hj na minha cidade piorou e aumentou a conta e não vejo tratamento diferente 😂😂😂😂 isso é Brasil
@carlossales56512 жыл бұрын
Me ajude professor a àgua de banho vai para a rua e aqui não tem rede de esgoto e a prefeitura quer me multar. Em novo airão amazonas.
@emmanuel19704 жыл бұрын
Complementando minha mensagem anterior. E como ficarão os investimentos que as empresas farão para administrar a distribuição de água e o tratamento de esgotos? Digo, estações de bombeamento, tratamento, tubulações, etc. Qual a empresa privada que fará investimentos desse porte para numa próxima licitação ter que abandonar tudo, deixar tudo parado?
4 жыл бұрын
Emmanuel Alves concordo, Emmanuel!
@renata39353 жыл бұрын
Ótima pergunta e vídeo perfeito!
@liviobrandao78963 жыл бұрын
Emmanuel, os contratos de licitação são longos o suficiente para que esse valor investido tenha retorno por mais que os investimentos sejam "herdados" pela próxima empresa vencedora da licitação. Se eu não me engano, o período do contrato é algo na faixa de 30 a 50 anos.
@marciorosariodosul Жыл бұрын
No Rio Grande do Sul está sendo por interesse do governador.
@guga_g749 ай бұрын
A empresa privada chegou na casa da minha mãe, local pobre e não havia marcador, porque a conta era por média. A empresa multou ela alegandp gato, um absurdo total.
@nidiavmadalossi83083 жыл бұрын
Essa política de desprezo as pessoas concursadas fez com que os serviços públicos fossem vistos como mais caros. O que não é uma realidade, e sim desvio de opinião para fazerem os desvios de verbas.
@cesarbranco18894 жыл бұрын
Assisto os vídeos pela tv mas tive que vir pro Pc só pra postar um comentário! Muito obrigado professor, acompanho sempre seus vídeos. Comecei a investir na sanepar e acho que vai valorizar com essa nova lei
@liviobrandao78963 жыл бұрын
Excelente professor! Infelizmente descobri esse vídeo 1 ano depois da publicação kkkk. Gostaria apenas de acrescentar como pontos positivos, a geração de empregos diretos e indiretos além de potencializar o turismo em regiões recuperadas como o que pode ocorrer na Baía de Guanabara e nas lagoas do Rio de Janeiro.
@thorfilhodeodin3220 Жыл бұрын
Empresas privadas tomando conta do saneamento básico nunca que o serviço vai ficar do mesmo preço! Já fizemos isso com energia é não deu certo! Fica muito mais caro 😅
@raimundadomingos85744 жыл бұрын
Com o aumento das concessões de infraestrutura com o dinheiro privado, podemos contar com ajudas de fundos de investimentos internacionais no País. Dessa forma, consequentemente uma oferta a mais de mão de obra e servições específicos no país será oferecida (melhorando assim a qualificação individual dos trabalhadores e o nível de escolaridade dos mesmo, podendo contar com um trabalho social das empresas privadas oferecendo treinamento especializado a seus funcionários). Na parte econômica, com o massivo investimento estrangeiro(Injeção de dólares para o país), podemos contar com um fluxo de capital a mais no país conduzindo, assim, maiores taxas de empregos e uma economia fortalecida. No longo prazo, portanto, podemos contar que o dólar poderá baixar uns 40% a 45% e um desempregado controlado a 5% a 6% e, o melhor de tudo, com as pessoas tendo o direito de uma infraestrutura digna no Brasil.
@mateus-Nery_21.4 жыл бұрын
Muito bom professor!! 👏👏👏👏👏
@EncontrosDespedidas4 жыл бұрын
Muito bom esses videos. Eu vejo a notícia no jornal aí já venho aqui pra formar minha opinião melhor!
@saraferreira58003 жыл бұрын
não dá pra confiar nas noticias dos jornais.. que bom que voce procura complementar com noticias e informaçoes externas, pois tem muito mais profundidade e clareza os conteudos aqui do que em muitos jornais da tv aberta! Parabéns
@juniormendes494 жыл бұрын
A telefonia melhorou muito quando foi privatizada. Tudo depende de como será.
@nelsonflores5478 Жыл бұрын
A mudança seria uma lei que proibisse a indicação politica nas estatais, junto com cobrança mais forte, mas infelizmente, quem faz as leis, quem vota para privatizar, são os mesmos politicos que indicam gestores sem a menor condição de gerir a própria casa, tornando essas empresas ineficientes.
@joaomeira99283 жыл бұрын
Como vai ter concorrência, se nem na luz tem , é quem vive sem água
@spectromankenobi2 жыл бұрын
a exemplo de outras agências reguladoras, como anatel., digo que na prática o que aconteceu e segue acontecendo é um loteamento influenciado pelas grandes empresas do setor privado (télécoms). a fiscalização das implantações é inexistente, não há rigor em termos qualitativos durante esta fase, ex. torres e estações rádio base de celular são implementadas de acordo com os critérios do fabricante, seguindo processos proprios que visam garantir os requisitos mínimos para uma instalação segura, a agência observa apenas se os equipamentos existem, por intermédio da própria informacao disponível nas redes. mesmo com a rede em operação, o monitoramento de indicadores de performance, por ex. disponibilidade dos equipamentos, acessibilidade dos usuários etc... são realizados em períodos acordados e três agência e operadora, apenas alguns dias no mês, permitindo que as operadoras congelés trabalhos de manutenção durante este período para que os indicadores não possam ser afetados, o resultado disso é que toda intervenção em rede é realizada fora dos períodos de monitoramento, ou seja, para a agência os indicadores ficam perfeitos durante o período de monitoramento, fora deste período, as interrupções por diversas razões, ocorrem sem monitoramento, o que para o usuário final (assinante) a persepcao é de uma péssima qualidade de rede. outro ex. é o da cobertura das regiões de baixa receita para a operadora, pois simplesmente é oferecido o pior serviço, simples assim, quando existente na região, pois o que mais acontece é não haver cobertura fora dos grandes centros. á temos exemplos negativos do mesmo modelo aplicado a outras estruturas de serviço.
@marcostavares96944 жыл бұрын
O projeto não é de Privatização, é de Universalização dos serviços de água e esgoto. A iniciativa privada é uma alternativa na licitação, não é obrigação. Por fim, as empresas estatais, se quiserem, poderão ser privatizadas.
@marcostavares96944 жыл бұрын
O projeto quebra um monopólio estatal e obriga a disputa através da licitação.
@adrianomikami4 жыл бұрын
Professor, boa tarde. Eu fiquei com uma dúvida: algumas cidades pequenas conseguem oferecer seu próprio serviço de saneamento básico, a nível municipal. Sendo assim, elas ainda teriam que fazer licitação, quando elas são a contratante e a prestadora de serviço ao mesmo tempo?
@benjamim9138 Жыл бұрын
Se os municípios tiverem sua própria estatal não.
@juliobalbino58262 жыл бұрын
Mais uma falácia, disseram que se pagassem a taxa de bagagem os valores das passagens aéreas iriam baixar. Quem viu ??
@gabriellasandymmas55723 жыл бұрын
Professor eu to maratonando aqui mais tem vídeo que eu assisto mil vezes fala sobre Amazônia
@juliotei2 жыл бұрын
Péssimo, pelos inúmeros erros conceituais. ANA não tem nenhuma relação com os blocos.
@Angelamaria-xj1vr4 жыл бұрын
Seria muito legal se acontecesse isso com as empresas telefônicas,poderia acabar com esse oligopólio e abrir o mercado para concorrencia de mais empresas estrangeiras,melhorar o serviço tecnologico que é muito precário no Brasil.
@Ruan_ageu4 жыл бұрын
Que aula ! 👏 Muito esclarecedora !
@User-desde-el-barco3 жыл бұрын
Esse assunto é bom, esse professor é fera
@Alex-kf9kf4 жыл бұрын
O estado já cuidou por tempo suficiente e provou que não é capaz, o tema é urgente. Do jeito que está sabemos que não funciona, é hora de tentarmos algo diferente.
@guga_g749 ай бұрын
Não é possivel que alguém acredite nessas vantagens.
@pedrosilveira6554 Жыл бұрын
não entendi uma coisa: Se a transferência da responsabilidade para a inciativa privada tem o objetivo de desonerar os cofres públicos, então por que o estado ainda gasta com o saneamento nas cidades atendidas pela iniciativa privada? somando 20% de todos os gastos de saneamento como consta no 2:35
@emillesampaio51844 жыл бұрын
Ótima aula
@lockagirl3 жыл бұрын
Cara, eu parei de estudar essas coisas no Ensino Médio, e agora vendo suas aulas pra me preparar pra concurso chego a arrepiar! Valeu demais. #forabozo
@RaRa-dx5hd2 жыл бұрын
????? Quem ficou 16 anos no poder e nao fez Merda nenhuma? E agora que o país ta avançando tu quer que volta O LULADRAO seu lugar é na prisão LULACACHACEIRO devolve meu dinheiro, LULAcorupto vai pra Venezuela Dá esse C. Para o Maduro ....
@losmino Жыл бұрын
#PTCorrupto2.0
@janainapottdiasbarroca15393 ай бұрын
Ou seja papel bonito e honesto, pratica vai continuar igual a antes com empresa governamental. Com empresas molhando mão.
@losmino Жыл бұрын
Na teoria é bom, mas a real é que, quem compra quer sempre as cidades que dão lucro, ao contrario da empresa pública que tira parte do dinheiro das maiores pra cobrir infraestrutura das menores. Além do fato das empresas privadas substituírem mão de obra dos funcionários públicos por salário fudido e ainda fazem o cara usar o próprio carro. No RS não baixou em nada a energia e ainda foi vendida pelo preço de um terreno a empresa toda pra político e diretor receberem um agrado. A qualidade do serviço também piorou pq, os bons profissionais nem sempre aceitam trabalhar por 2 mil pagando mei e usando o próprio carro.
@gabriellasandymmas55723 жыл бұрын
Isso e um professor
@Alex-kf9kf4 жыл бұрын
Para que o dado numérico fique corretamente comparável deve-se considerar a quantidade de pessoas que residem nos municípios onde os 20% do gasto é aplicado. Acredito que a comparação justa seria % gasto/N° de pessoas atendidas.
@wannalaisАй бұрын
Se o Estado continuar vendendo os bens públicos, o Estado nunca vai criar responsabilidades efetivas, sempre vai repassar suas obrigações. Isso é um retrocesso, infelizmente.
@joaomeira99283 жыл бұрын
Cadê as metas , em qual período, qual é a penalidade se não cumprir
@josuecosta39802 жыл бұрын
O problema é que as tubulações passam por baixo da terra, consequentemente não é vista, e o que não é visto não é lembrado, o que não é lembrado não dar votos e o que não dar votos não interessa ao Político.
@dianeferreira95652 жыл бұрын
Professor aqui na minha cidade essa lei entrará em vigor este ano, porém a prefeitura irá fazer a cobrança de um valor X na conta de água mensalmente da população, isto está correto?? Aqui temos o Saae que não é uma empresa privada. Estamos sem enter até por que os valores são variáveis de acordo com o m² de cada construção. Poderia me explicar melhor.
@portuguesdeportugal65612 жыл бұрын
Mas e no caso das favelas? Será um grande desafio para a engenharia civil resolver este quebra-cabeça.
@alessandro_ofc_06 Жыл бұрын
Sim !!! Sem contar que teriam que se desenvolver infraestruturas que levariam esses serviços para áreas de difícil acesso, como as áreas secas do interior nordestino e as matas fechadas da floresta amazônica !!!
@leidianicunha44942 жыл бұрын
O que acontece com os servidores concursados?
@elianenobrega85054 жыл бұрын
Eu vivi para ver 16 anos do PT falando que iam mandar água pra o sertão do Nordeste e até hj eles não tem...hahaha É de rir quando vejo gente falando que é obrigação do Estado dar tudo do bom e do melhor quando foi que alguém viu algum servidor público fazendo um trabalho bom e sendo educado com a população que precisa de recursos? Acorda gente privatizar não é tão ruim assim, o que querem ter água e esgoto de graça, depois reclamam que aquele tem melhor, claro! Eles pagam por isso!!! Vc privatiza e cobra, acho o seguinte o risco com as privatizações estão em ganhar a licitação e não conseguir concluir o trabalho aí troca de empresa e gera mais gastos, mas até aí isso é concorrência assim é com bancos privados e públicos, com telefonia móvel, sinal de TV, Hospitais e etc. Concorrência sempre é bom para todos!
@gabriellasandymmas55723 жыл бұрын
Eu sou viciada no vídeo do Oriente médio eu durmo e acordo te ouvindo eu coloco a televisao no último
@silveira4776 Жыл бұрын
Estou estudando sobre isso para um.concurso e cheguei a conclusão q a concorrência neste caso só serve ao estado. Dificilmente isso vai representar tarifas mais baixas ao consumidor. O governo vai usar isso apenas para ele próprio fazer economia
@jovemmilionario76814 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@MATHEUSLIMA-fj8bb Жыл бұрын
Discordo de alguns pontos, a água não pode ser tratada como um direito e sim como um produto de mercado, os únicos direitos que existem são vida, liberdade e propiedade privada. Sobre existir uma agência regulatória isso é diametralmente oposto ao livre mercado, vai criar cartéis, ou até pior, um monopólio para os "amigos do rei" como o sr. bem pontuou. Se tirassem o Estado da jogada ficaria tudo mais simples, deixa a iniciativa privada trabalhar que eu garanto que o sistema melhora com livre mercado
@jeffersonmilagres57674 жыл бұрын
Acredito que os maiores fiscalizadores serão os usuários.
@brunomeida1 Жыл бұрын
Agora alteraram o marco do saneamento...O que você acha dessa alteração prof?
@WilliamGwynAllant4 жыл бұрын
claro que as empresas privadas se interessarão por entrar no negócio de saneamento nessas regiões mais pobres e marginalizadas, porque é um mercado que ainda não foi explorado e quem chegar primeiro e se instalar, além de tudo, terá a longo prazo a fidelidade e ou confiança dos consumidores. E outra, as empresas privadas nesse setor iriam com certeza abrir parcerias com outras, que tb são interessadas, porque acesso a esses recursos de saneamento, leva a desenvolvimento social e na saúde, dentre outras coisas, o que levaria consequentemente a mais pessoas aptas para trabalho, renda e consumo.
@medicinahumana86604 жыл бұрын
Ontem o filósofo Paulo Ghiraldelli gravou um vídeo no KZbin sobre essa nova lei.
@Ruan_ageu4 жыл бұрын
Essa pessoa é uma piada kkk, na minha opinião !
@REBERTOCORREIA2 жыл бұрын
Como sempre o Estado vai sugar a empresa privada!!
@robsonhazuki52303 жыл бұрын
É só por o exército que fica top...
@luanamayer85033 жыл бұрын
Viva o presidente Bolsonaro 👏🇧🇷
@m_m_m19774 жыл бұрын
O maior problema ao meu ver são as agências reguladoras, no mais eu só vejo vantagens na participação da iniciativa privada no setor de saneamento básico e no fornecimento de água. E honestamente, o exemplo das empreiteiras não foi muito bom, pois você excluiu o fato destas empresas agirem em conluio com o estado, pois faziam parte de estrondoso esquema de corrupção, nao qual fazia parte de um plano de poder de um determinado partido político que estava no poder.
@CRASHBOOSTER4 жыл бұрын
To com medo em relação ao imposto será que vamos ter que pagar o valor integral do iptu e ainda pagar as empresas privadas sendo que isso já tem uma delas que cuida disso?
@fagnercarvalhodossantos56033 жыл бұрын
Boa tarde, a 11.445 foi substituída pela 14.026?
@josecarlosfieldelima55173 жыл бұрын
Professor, o município pode cobrar uma taxa de coleta de lixo através de uma PLC (Projeto de Lei Complementar)?
@leonardosiqueira58784 жыл бұрын
Eu acho que as cidades pequenininhas vão sim receber atendimento sabe Pelo meu ponto de vista as empresas vão ver que ali não tem concorrente, logo a empresa vai lá sem concorrente e logo é stonks pra empresa
4 жыл бұрын
Mas empresa privada sem concorrência e sem uma regulação, pode ser muito perigoso! Vamos ver...
@leonardosiqueira58784 жыл бұрын
@ vamos ver...
@jeffersonlima62164 жыл бұрын
Exatamente o que vc disse stonks PARA A EMPRESA.
@alessandro_ofc_06 Жыл бұрын
@@jeffersonlima6216 E para os cidadãos tbm !!! Que pelo menos vão receber um serviço que o "Papai Estado" não foi capaz de oferecer para eles🤡🤡🤡
@sidneicarvalho1481Ай бұрын
Tudo muito bonito na teoria. E como estão as grandes empresas de energia, a maioria, com execução de umas duas , todas são privadas, e não entregam o que as legislações definem, só reduzem a força de trabalho e só querem lucro. Falar que vai melhorar, é meio que uma piada
@matheuspeixoto51724 жыл бұрын
Professor, acredito que isso venha ser um problema no país, com os grandes históricos de corrupção, isso vai se tronar uma maneira de se beneficiarem, mas, como o senhor disse, vai depender da fiscalização do estado, eu particularmente não vejo isso com bons olhos.
@vamostomarosmeiosdeproduca9734 жыл бұрын
Já consigo imaginar as delações de 2075...
@druroots4 жыл бұрын
Quando não há concorrência, os serviços piores e mais caros são oferecidos. Isso não é mais moderno professor. A formaçã de conglomerados, a prática de combinação de preços e a formação de consórcios em licitações desmontam essa teoria. Partindo para um exemplo prático, tome como referência a privatização do setor elétrico ...
@locutar0223 жыл бұрын
A ANA é igual a ANEEL, não faz nada pra benefício dos consumidores, acreditar nisso é ser muito inocente
@mistertiork3 жыл бұрын
O problema é o seguinte o estado no papel tudo é lindo, o problema é a ineficiência que isto é posto em prática, isso é um problema clássico no Brasil e no fim isso só vai se tornar mais uma fonte de corrupção e resultando em mais taxa para a população, que pelo o país que nos é entregue, tem um custo altíssimo fora do normal.
@thiagofigueredo15514 жыл бұрын
Top
@silviacarvalhedo35472 жыл бұрын
Gostei do vídeo, mas fiquei com dúvida... entendi que a Lei 14.026 repassou a ANA a função de redigir Normas de referência Regulatórias para que as demais Agências (Agências Infranacionais) possam regular da melhor maneira seus Estados. E... a maneira como vc falou, parece que a ANA ficou com a responsabilidade de Regular todo o setor... coml se o setor de saneamento fosse federal (como a Aneel) e a gente sabe que a regulação, especificamente no setor de saneamento, é das agências municipais e, quando não tiver, das agências estaduais. Mas não federal. Só isso q eu queria colocar. Tudo bem que a Ana terá o poder de distribuir ou não os recursos federais para as entidades que cumprirem ou não o mínimo das normas de referência... mas mesmo assim... a regulação é das agências infra e não da ANA... entendeu? Mas se eu estiver errada, por favor, pode me corrigir
@juliobalbino58262 жыл бұрын
Amigo privatizar monopólio não dá certo. Veja o exemplo dos países europeus que estão reestatizaram.
@brenacoutinho1284 жыл бұрын
Saneamento básico é muito importante, de fato. Não precisamos ir longe para ver a ineficiência estatal. A cada 1 real gasto em saneamento básico, são economizados 4 em saúde. Isso evita o tratamento de doenças primárias como diarreia aguda, parasitárias, etc.
@Ruan_ageu4 жыл бұрын
Isso Brena !
@joaomeira99283 жыл бұрын
Estou cansado de ser enganado , veja o preço da luz ,do gás e ainda vai ser cobrado o esgoto
@gabriellasandymmas55723 жыл бұрын
Eu mostro seus vídeos pro meu pai epra minha e fico gritando ele e o professor dos meus sonhos eu queria aula assim assim mae
@noorna7123 Жыл бұрын
Sua conclusão é: Cidades pequenas não teriam saneamento pois não são lucrativas para as empresas Sim e não: Uma das bases do capitalismo é a resolução de problemas (demanda, afinal todo problema é uma demanda de uma solução) que se sustenta e se expande por meio do lucro de forma pacífica e voluntária Se não é lucrativo para uma empresa oferecer um serviço para determinada região, significa que, tal região não possui um ambiente favorável para o lucro. Recursos naturais não importam, seja a falta água ou a presença de deserto, o que atrai uma empresa para um lugar é o quanto aquele lugar é favorável para a atividade que a empresa produz Se o ambiente for favorável para uma empresa será um ambiente lucrativo, cabe as cidades pequenas tornarem sua cidade um ambiente favorável para o estabelecimento de empresas que fornecem serviços as quais elas demandam Se uma atividade a qual uma cidade demanda e carece não é lucrativa, é preciso primeiro averiguar as razões matemáticas que não tornam esta cidade lucrativa e combate-las. Um exemplo é a prática de isenções fiscais, subsídios e incentivos governamentais aplicados por países europeus para acelerar o desenvolvimento e barateamento de fontes de energias renováveis. Basta ver os gráficos do custo de produção por kilowatt hora de energia solar e comparar com as demais fontes, para perceber que por mais que a 20 anos a energia solar parecesse algo custoso e desinteressante, graças a uma demanda promovida na mídia pelos paises europeus e diversos movimentos ambientalistas somadas a incentivos governamentais favoráveis para a prática, provocaram aumento nos investimentos de pesquisa sustentados por subsídios e lucros de uma demanda crescente, que por consequência resultaram numa queda acentuada no custo de produção, que caso seja mantida a média de reduções, poderia desbancar o carvão como fonte de energia mais barata Resumo: Se não é lucrativo, não há um ambiente favorável para a atividade que essa empresa produz Desde que haja um ambiente favorável, empresas vão se estabelecer no local, independente da ausência de recursos naturais. Se não é lucrativo, não é um ambiente favorável, se não é um ambiente favorável, a cidade em questão não oferece um ambiente favorável para suprir a demanda a qual a cidade carece, se a cidade não oferece de meios para a resolução dos próprios problemas, vemos que o real problema é a própria cidade que não oferece um ambiente atrativo para a atividade a qual ela demanda e carece