Ep. #05: A Festa da Insignificância, de Milan Kundera

  Рет қаралды 11,148

Livrada!

Livrada!

Күн бұрын

Quem não gosta de ler uma coisa leve, mas com um nome cabeça pra impressionar as pessoas no ônibus e na reitoria? Assim é A Festa da Insignificância, de Milan Kundera, o autor tcheco favorito da garotada.
Curta o vídeo e se inscreva no canal!
Conheça o site do Livrada!:
livrada.com.br
Produção:
www.fotografiap...
www.muriloribas...
Arte:
Fabrício Teixeira
Vinheta:
Leonardo Scholz
Música tema:
Helga - Escolha Errada
/ helgaoficial

Пікірлер: 76
@samiraarcanjosamira8584
@samiraarcanjosamira8584 4 жыл бұрын
Entendi o livro como o próprio título. Uma sucessão de insignificâncias. Achei diferente, porém, genial! Retrata o atual cenário e cotidiano da vida comum.
@andersoncerqueira2723
@andersoncerqueira2723 Жыл бұрын
Só não concordo que seja um problema atual. Acho que a banalidade é intrínseca à humanidade. Autores como Bauzak, Dostoiévski dentre outros, já denunciavam essa futilidade da sociedade. . . mas, no frigir dos ovos, o que não é fútil ? 🤷‍♀️
8 жыл бұрын
Milan Kundera é mesmo um dos meus autores favoritos!
@paulajaeger905
@paulajaeger905 10 жыл бұрын
Milan Kundera é um autor intrigante.Após terminar seus livros permaneço calada por um tempo. Assimilando, dissolvendo, me deliciando com suas palavras. Meu livro favorito é 'Risíveis Amores' e este novo livro lançado apenas reafirma suas qualidades enquanto escritor. Acho sua escrita simples e ao mesmo tempo complexa, é lindo como ele apreende as peculiaridades do homem em palavras, sua subjetividade, brinca com as insignificâncias humanas e as embelezam. Ps: adoro livros com capa dura. Abraço
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Paula Jaeger Simples e ao mesmo tempo complexa. Essa é mesmo a impressão geral sobre os livros dele, Paula. Livros com capa dura também são legais, mas ocupam mais espaço na estante e isso tem sido um problema :( Abraço!
@paulagomes2779
@paulagomes2779 9 жыл бұрын
Eu achei muito interessante a metáfora do umbigo! E ainda aquela questão abordada sobre a "desculpar-se o tempo todo''!! Livro brilhante!! Quero ler mais de Kundera! Parabéns pelo vídeo!
@robertodavid4437
@robertodavid4437 5 жыл бұрын
Gostei da forma como você abordou o livro. Eu li o livro recentemente e gostaria de dizer que não é uma história delineada, uma trama complexa, mas tão somente frivolidades de alguns dias de alguns amigos, entretanto, acho que esta é efetivamente a proposta do autor. Tratar da insignificância das coisas e apresentá-las ao leitor. Não fosse a competência de Milan Kundera eu diria que é um livro banal. Mas há uma poesia e uma filosofia sutil colocada no texto. Definitivamente é um livro para ser lido!
@rubiarubia5726
@rubiarubia5726 2 жыл бұрын
ADOREI VOCE!
@jcsmolina
@jcsmolina 11 ай бұрын
Yuri estou iniciando o conhecimento do seu canal. Sou super fã do canal da Angela e diante de tantos elogios, resolvi conhecer e estou adorando! Parabéns. Sigo para assistir todos os videos.😮❤
@MellFerraz
@MellFerraz 10 жыл бұрын
Sendo sincera ao concordar contigo: eu não entendi vários elementos do enredo. Inclusive a crítica ao stalinismo. Mas o pouco que depreendi já me deixou muito contente. É um livro para se reler, isso é certo. Eu percebi um fator "universalizante", por isso que os personagens, lugares e até mesmo as situações narradas são efêmeras e não tão palpáveis (até agora, depois de reler alguns trechos e escrever sobre os personagens, preciso prestar atenção para não confundir os nomes rs) Adorei as posições das câmeras, muito bem produzido =)
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Aê! Vamos todos apontar que o rei está nu sem medo de ser feliz! O nome dos personagens realmente confunde, mas eu acho que isso acontece porque alguns são apresentados em capítulos à parte e outros entram na história de sola, o que te faz perguntar "mas pera, será que esse é aquele outro que apareceu no capítulo anterior? Vou lá voltar pra ver o nome dele" e assim por diante. Obrigado pelos elogios, querida leitora, nossos câmeras e produtores agradecem! :D
@gustavotenoriocavalcantesi3066
@gustavotenoriocavalcantesi3066 8 жыл бұрын
+Livrada! Bom saber que vocês também se sentiram assim meio confusos com os personagens no começo, rsrsrs.
@isabeloliva1628
@isabeloliva1628 9 жыл бұрын
Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe pelo canal. Eu sigo vários canais e blogs literários e me arrisco a dizer que o livrada é meu favorito, apesar de ter poucas resenhas em vídeos. Estou lendo a Insustentável Levez do Ser e confesso que estou gostando bastante, contudo creio que terei que ler de novo, e talvez mais velha, para absorver tudo oque o Kundera quer passar. Acredito que A Festa Da Insignificância também é livro que deve ser lido mais de uma vez para absorve-lo(ou confundir mais a cabeça rsrs).
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Isabel Oliva Oi Isabel, obrigado por nos visitar! :)Olha, pelo que eu li da Festa da Insignificância, a coisa parece toda uma pira pessoal dele que não diz muito respeito a nós. Mas pode ser que você esteja certa. Não sei, mas tenho outras coisas na fila antes de reler esse livro.
@manoelaires1416
@manoelaires1416 10 жыл бұрын
" - a inutilidade de ser brilhante, sim, eu entendo. - Mais que inutilidade. Nocividade. Quando um sujeito brilhante tenta seduzir uma mulher, ela acha que tem que entrar em competição. Também se sente obrigada a brilhar. A não se entregar sem resistência. Ao passo que a insignificância a libera. A libera das precauções. Não exige nenhuma presença de espírito. A torna despreocupada e, portando, mais acessível" (p. 23.)
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Um bom trecho
@3r5.dalloway60
@3r5.dalloway60 6 жыл бұрын
Oi, Yuri! Muito legal esse formato de vídeo com comentários sobre a parte gráfica do livro. Sou designer, é sempre presto muita atenção nesses elementos! Por favor, continue! Abraços!
@TheParyana
@TheParyana 10 жыл бұрын
Putz, adorei esse vídeo! o melhor!
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Obrigado, querida leitora!
@morganapaulino
@morganapaulino 10 ай бұрын
Vídeo difícil de fazer resenha mas você fez um ótimo trabalho !
@itinerariodepasargada4593
@itinerariodepasargada4593 10 жыл бұрын
Quando vi Milan Kundera no Livrada! pensei que lá vinha outra pedrada. Mas nem foi tanto! :P
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Sou um semideus benevolente :P
@mariadias4570
@mariadias4570 9 жыл бұрын
Pra mim, o que mais caracteriza Milan é escrever um enredo amarrado com tramas sutis e com instantes psicológicos já pensados pelo leitor. Sem dúvida, tentar resumir um livro dele não é uma coisa fácil, porque parece uma impressão pessoal a ser tida por cada leitor
@denermaia8020
@denermaia8020 8 жыл бұрын
Estou muuuuuuito confortável ao ver que esse livro é um enigma para todo mundo que o lê. Eu não consigo traçar uma sinopse, muito menos uma análise profunda. Acho que essa é uma obra que vou ter que reler e reler e reler, e anotar tudo que está acontecendo para tentar analisar. Kundera joga Hegel, Kant e Schopenhauer na narrativa... Isso, por si só, já mostra que tamanho de livro não é documento e não se trata de algo facílimo de ser lido.
@amarelopiscante
@amarelopiscante 4 жыл бұрын
to com vontade de ler esse
@matheusAlm
@matheusAlm 9 жыл бұрын
ano passado eu li 6 livros, mais tabão para um adolescente de 16 anos que nunca tinha lido nem um livro e a leitura se comparava a de uma criança do 2º serie, não que hoje minha leitura esteja perfeita mais esta bem melhor do que quando li meu primeiro livro e estou tentando melhorar
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Matheus Henrique Melhorar sempre, esse é o caminho para a luz, jovem padawan
@maryland6475
@maryland6475 3 жыл бұрын
Fiquei feliz em saber que você tem 16 anos e já leu 6 livros. Meu trabalho é tentar convencer adolescentes a lerem! Parabéns! Continue e não pare nunca!!!
@gabrielaanile6953
@gabrielaanile6953 9 жыл бұрын
Adoro o livrada! hahahha por isso, por ser alguém parecido com qualquer um,resenhando um livro hahaha " o que eu ele quer dizer com isso? não sei" ahhahahahahhah eu se fizesse uma resenha falaria as mesmas coisas de livros digamos densos e adoro a forma que promove os debates acerca do livros, puxa a nossa atenção,preciso ler mais Milan kundera..comprei "a insustentável leveza do ser" louca pra ler.
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Gabriela Anile Eu sou honesto, mas sempre tento fazer algo minimamente relevante. Acho que o Kundera entrou numa vibe pessoal muito forte nessa obra mas quem é que pode culpá-lo por isso? :P
@gabrielaanile6953
@gabrielaanile6953 9 жыл бұрын
Por isso adoro canal, a leveza de falar o que se pensa mas que seja relevante...que crie um debate..isso é legal!
@fabioguimaraes7288
@fabioguimaraes7288 8 жыл бұрын
Cara, a crítica literária mais engraçada que já vi! Me inscrevi na hora.
@RafaelRodrigues-vu9ek
@RafaelRodrigues-vu9ek 10 жыл бұрын
Curti o video, faça mais! Muito bom - as resenhas no blog também. Sobre a o Kundera, pelos seus comentários, fiquei em dúvida apenas se "A festa da insignificância" seria uma boa opção de partida para quem nunca leu nada do autor. Abs
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Acredito que não seja um bom livro pra começar a ler o autor. Risíveis Amores, A Insustentável Leveza do Ser ou A Brincadeira, são mais introdutórios. :)
@Gabrielcezar94
@Gabrielcezar94 9 жыл бұрын
Tenho aqui para ler A Imortalidade. Já leu, Yuri?
10 жыл бұрын
Adoro esses livros que não entendemos por completo.. Não é à toa que sou um grande entusiasta do fluxo de consciência :P mas enfim, não sabia que esse livro era assim.. Eu que não conheço o Kundera ainda, o que você acha que devo fazer? Começo por esse ou pelA insustentável? sim, os títulos do cara são do cara*** você é muito maneiro, cara... descontraído até mesmo ao falar sobre um tema sério, como o retratado nesse livro.. grande abraço
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Sim, a Insustentável Leveza é um bom livro pra começar a lê-lo! Obrigado por visitar o canal, volte sempre :) Abraço!
@rodolfomondoni
@rodolfomondoni Жыл бұрын
o que ele quer dizer com isso? Eu não sei. Ufa achei que só eu não tinha entendido o livro haha
@VictorHugo-vs5eo
@VictorHugo-vs5eo 4 ай бұрын
🇧🇷📻
@RenataDutraredutreaux
@RenataDutraredutreaux 10 жыл бұрын
Massa! :)
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Literatura para as massas!
@israelvenancio1
@israelvenancio1 9 жыл бұрын
Vc toca trompete ?
@LaisRomero
@LaisRomero 10 жыл бұрын
O jogo da amarelinha, Cortázar. Me lembrou...
@marcela.coelho
@marcela.coelho 10 жыл бұрын
Me identifiquei com essa mesinha de cuidados para o nariz. Hahaha. Não consigo ler Kundera. Já tentei ler A insustentável leveza do ser e O livro do riso e do esquecimento, mas com ambos não rolou. Não sei o que acontece, porque são temas que, de certa forma, me despertam algum interesse. Sei lá. Quem sabe um dia...
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
É o que dizem, leitora: há o lugar e o momento de cada livro pra gente. E pra cuidados com o nariz também. Aliás, deixa eu fechar essa janela aqui que tá entrando friagem!
@apolojuniorcordeiro
@apolojuniorcordeiro 10 жыл бұрын
Esse titulo: A Festa da Insignificância me parece tão pseudo intelectual.. mesmo assim estou afim de ler ,e agora que tu falou bem dele, entrou pra lista de leitura ! Acho que vou começar Kundera por esse titulo fodah : A Insustentável leveza do Ser (tem na biblioteca da pequena cidade que moro) .... valeu pela dica de leitura mano!
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Sempre feliz em ajudar a aumentar a biblioteca alheia com bons títulos. Volte sempre!
@rachtoledo1
@rachtoledo1 10 жыл бұрын
Tá elegante, Yuri!!! ;)
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Gracias, Raquelzita :)
@lidicepessoa1
@lidicepessoa1 4 ай бұрын
Meu pai colocou meu nome de uma cidade Tcheca que os alemães destruiram ! Lídice 😢
@bloglivrada
@bloglivrada 4 ай бұрын
😅
@arethadanada
@arethadanada 9 жыл бұрын
Só 59%? Acho que tem mais, não? Por q vc ñ faz uma Tag, tipo "Os Livros da Insignificância". Tem muitos livros insignificantes, hein....Caía bem pra vc fazer. Bjs!
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Aretha Safada É uma boa ideia, mas não sei se quero ficar promovendo coisas inúteis, porque essas já tem quem promova.
@arethadanada
@arethadanada 9 жыл бұрын
Livrada! kkkkkkk...tu é fuck!
@santiagofernandesdeoliveir3400
@santiagofernandesdeoliveir3400 7 жыл бұрын
Cara, não sei o que isso significa, mas vc pegou e largou tantas vezes esse volume que quase revi o vídeo só pra contar...de qualquer forma, ironicamente, me lembrou uma ironia do Millôr Fernandes: "Um desses livros que quando a gente larga, não consegue mais pegar."
@ClarissinhaMaia
@ClarissinhaMaia 5 жыл бұрын
Amo Kundera, mas esse livro eu não curti mesmo! Vou reler em breve, pq eu nunca me conformo qdo não gosto de algum Kundera.
@dalilaalmeidadonascimento4796
@dalilaalmeidadonascimento4796 2 жыл бұрын
Releu?
@dalilaalmeidadonascimento4796
@dalilaalmeidadonascimento4796 2 жыл бұрын
Fiquei curiosa pra saber se finalmente gostou kkk
@lidolendo
@lidolendo 10 жыл бұрын
Li a Insustentável Leveza do Ser com 17 anos e gostei. Reli ano passado (já com 33) e não gostei mais. Li A Brincadeira e gostei menos ainda... portanto, pra não detonar ainda mais minha ilusão dos 17, prefiro não ler mais nada dele, apesar de ter ficado muito curiosa por causa da resenha.
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Já tive a leve impressão (e essa impressão foi confirmada por comentários como o seu) de que o Kundera é um autor pra ser lido quando você ainda é xófem. Acho que o fato do Nick Hornby ter citado A Insustentável Leveza do Ser naquele livro chato dele das listas de Top 5 coloca uma pedra sobre o assunto. Ainda assim, quem não gosta de redescobrir o adolescente esporrento interior? :D
@flasoli
@flasoli 10 жыл бұрын
Estou lendo os livros que vc mandar ler, e estou ficando mais pobre. Lá vai eu comprar outro livro.
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Não fique pobre, leitora! Faça um cartão da biblioteca pública que tá tudo certo.
@larissaluanadasilva6910
@larissaluanadasilva6910 10 жыл бұрын
Comprei esse livro no escuro,mas após assistir seu vídeo acho que eu não sirvo pra ele. Porque?.Pq enquanto vc falava eu só conseguia prestar atenção no INALADOR DE ELEFANTE *--*💖💖💖💖💖💖💖🐘🐘🐘. (Brinks,vou ler o livro mesmo assim,ótimo vídeo)
@bloglivrada
@bloglivrada 9 жыл бұрын
Larissa Luana Da Silva Todos querem meu INALAFANTE!
@m4rthe
@m4rthe 9 жыл бұрын
Esse livro me atraiu pela crítica social embutida, pensar seriamente em comprar
@fabiosobral50
@fabiosobral50 10 жыл бұрын
Comprei e quero conhecer o autor. Vou fazer uma avaliação posterior à leitura. Gostei da informação sobre os 59%...hehehehe...pior que isso não é só pobre-miserável...classe média alta e alta também estão incluídas COM LOUVOR.
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Longe de ser uma estatística elitista, essa porcentagem mostra que o brasileiro está interessado em outras coisas menos interessantes, como A Fazenda, Reveillon no Guarujá e balada em Ibiza. Vamos mudar isso. Muda, Brasil!
@linafuko
@linafuko 10 жыл бұрын
Eu te pergunto, Yuri: Você posta selfie?
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Só quando estou carente ;) Mentira.
@raquelparrine9070
@raquelparrine9070 10 жыл бұрын
Iuri, tu não curte poesia?
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Curto se for massa. Se for podre, nem curto.
@leandroearth
@leandroearth 5 жыл бұрын
Tô pouco me lixando se 59% não leram, me surpreendo, todavia, que só esse montante tenha passado por esse desastre. Tu falaste bem ... Os títulos do Milan são de ***... Só lendo os títulos eu me sinto 70% mais inteléca. Não sei o que é self, só tenho meu PC aqui de 2011, não tenho celular nem tablet nem outras coisas eletrônicas. Meu irmão, teu vídeo tá legal, apresentação sem propósito costumam gerar bons insights. Me diria em que língua o Kundera escreve?? Quisera ver alguma coisa no original. ☺
@arygo013
@arygo013 10 жыл бұрын
Muito bom seu vídeo, fiquei tentado a ler. Você somente cometeu um pecadinho ao subestimar a população da França, em 2011 a população francesa era de 65 milhões de habitantes e como não ocorreu nenhum hecatombe por lá hoje deve ser um pouquinho maior .
@bloglivrada
@bloglivrada 10 жыл бұрын
Chutei baixo, mas chutei. O número mais alto não torna a estatística menos chocante, mesmo assim.
@eduardoalexandreloth9728
@eduardoalexandreloth9728 Жыл бұрын
Licores que vc manda ler? Teoque por livros que eu sugiro. Mto arrogante. Recebeu um dislike
@joaobonillo8082
@joaobonillo8082 5 жыл бұрын
Eu simplesmente odeio esse livro. Aliás, o Milan Kundera é para mim não o pior autor, mas sem dúvida o mais irritante. Acho tudo forçado para parecer profundo e com isso fica muito artificial. Com certeza o Kundera termina de escrever um livro e fica achando algo do tipo "sou foda, meros mortais devem apenas me venerar". Sobre a comparação com "A Grande Beleza" do Sorrentino, eu concordo em haver uma convergência de temas, mas achei o filme italiano mais bem feito. Mas minha raiva para com o Kundera me faz parcial, provavelmente vou achar que Cinderela Baiana é menos superficial.
S08E77: A geração ansiosa, de Jonathan Haidt
23:12
Livrada!
Рет қаралды 9 М.
Ep. #155: Khadji-Murát, de Lev Tolstói
13:00
Livrada!
Рет қаралды 7 М.
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН
UFC 310 : Рахмонов VS Мачадо Гэрри
05:00
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 1,2 МЛН
Don’t Choose The Wrong Box 😱
00:41
Topper Guild
Рет қаралды 62 МЛН
A mãe que é suficientemente boa   Winnicott   Parte 1
4:27
Karin Telles - Psicóloga
Рет қаралды 10 М.
1/2  - É preciso alertar - EQM de Shely Frazão | Experiência de Quase Morte
1:06:10
AFINAL, O QUE SOMOS NÓS? / AFTER ALL, WHAT ARE WE?
Рет қаралды 109 М.
Memórias do Subsolo - Luiz Carlos Lisboa - dia 23/02/2017 - 1.ª parte
1:24:46
Academia Paulista de Letras
Рет қаралды 16 М.
Doutor Fausto (Thomas Mann) | Tatiana Feltrin
20:13
tatianagfeltrin
Рет қаралды 104 М.
SEJA CORAJOSO: DEUS ESTÁ TE ENSINANDO A SER FORTE - Minuto Reflexão
15:57
S08E75: Carta ao pai, de Franz Kafka
16:22
Livrada!
Рет қаралды 4,8 М.
Ep. #119: Entrevista com o tradutor Rubens Figueiredo
24:34
Livrada!
Рет қаралды 13 М.
É isto um homem? (Primo Levi) | Tatiana Feltrin
13:54
tatianagfeltrin
Рет қаралды 51 М.
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН