Fernando tu é o maior agroflorestor que já vi, que dá tudo em troca de nada. Só me resta agradecer pelos teus ensinamentos e que Deus prolongue os seus dias de vida, porque abençoado você já é!
@giseledias33034 жыл бұрын
Gente que maravilhoso esse material que vcs estão fazendo! O mundo precisa assistir isso, coloquem legenda no máximo de linguas possíveis pra ter o maior alcance. Estou na Espanha no momento e é desesperador ver áreas imensas descobertas, montanhas e montanhas de monoculturas. O mundo precisa desse conhecimento Parabéns é muito obrigada novamente!
@cdcs20072 жыл бұрын
Sou gestora ambiental , pós graduada e FOI UM ACHADO para mim: simplesmente AMEI! Linguagem simples, comparações fáceis de qualquer pessoa entender, exemplos práticos... UMA JÓIA RARA, UMA PRECIOSIDADE ESTA SÉRIE! PARABÉNS!
@jacksonpinheiro31645 ай бұрын
Estou revendo todos os videos. É muita sabedoria a ser explorada. ❤
@alistairpop12782 жыл бұрын
Que aula! Obrigado! Se as pessoas pudessem todas ver a morte que chega quando se tira uma floresta! Floresta é nossa mãe a todos.
@desejosanto4 жыл бұрын
Sou leigo no assunto, mas estou gostando bastante da explicação bem acessível. Ainda não tenho um pedaço de terra, mas dá água na boca de pensar que podemos produzir o próprio alimento. Parabéns pela iniciativa.
@gloriamalavoglia47604 жыл бұрын
emocionantemente elucidativo. Fernando e sua entusiasmada didática ë um bálsamo no mar da ignorancia da modernidade.
@agroflorestorativo4734 жыл бұрын
Inspiradissima
@antoniocarlosrodrigues36192 жыл бұрын
Olá Fernando! Tinha duas propriedades 54 alqueires e, em 2020 vendi as duas e comprei uma área um pouco menor 49 alqueires, mas que fora no passado muito fértil. Então, comprei uma coleção de livros da profa. Ana Primavesi, não consegui livro do Ernest está esgotado, nesse período descobri você, o Antonio Gomide e outros e comecei estudá-los e tentar passar esses conhecimentos para o meu dia a dia. Por dez anos a minha terra fora cana, depois exploração pecuária e aí foi o fim. Paguei a propriedade, consertei partes da infraestrutura e abandonei o solo que estava mal romeado. Não tinha capim, essa era a cara da tragédia recebida em fevereiro de 2020. Nasceu de tudo. A malícia dominava o campo todo. Recomendaram passar herbicida, disse que não iria intoxicar o solo, já doente. A minha surpresa foi que começou a nascer capim colchão, marmelada, um pé aqui outro ali de braquiárias diversas, mais tarde apareceram o mombaça, colonião e tanzania. Então, assisti a um documentário na Netflix, chamado Solo Fértil e a variedade de plantas de cobertura utilizado por um agricultor chegava 19 espécies. Resolvi identificar as plantas que cobriam o meu solo comecei pela malicia, os fedegosos, amendoim forrageiro que estão esparramados pelo sitio todo. Descobri calopogônio, siratro, guanxuma diversas e uma variedade de sinodons - estrela, grama seda, jiggs, coast cros, mamona nativa. A terra está bem compactada pelo transito pesado e pelo excesso de gado. Agora estou dando o tempo de descanso para a terra. Comprei 48 bezerros holandeses, o que o dinheiro deu. Falei tudo isso para agradecer a você Fernando por partilhar todos esses conhecimentos que estou aplicando no meu campo, como sou aposentado, idoso, não tenho condições físicas para fazer uma agrofloresta, nos moldes atuais, mas estou cercando as cabeceiras das nascentes e vou plantando as sementes que tenho em abundância por aqui. Creio que é perfeitamente possível aplicar parte desses conceitos no pasto, pois cada um tem um tempo de colheita. Gosto muito quando você fala da estratificação das plantas, penso que os capins e os segetais (no sentido colocado pela Ana Primavesi) podem, quando respeitados e devidamente estudados serem um complento do outro. Muito obrigado, a você Fernando e ao Cepeas.
@kerlenaraujo68063 жыл бұрын
Estou procurando sobre esse método e aprendendo para no futuro aplicar no meu sitio, esse canal esta de parabéns o Fernando é muito apaixonado pelo que faz e um ótimo profissional e não deixa misturar método com ideologia. A maioria dos que fazem videos sobre esse método estão contaminados por ideologia. Natureza não é mãe e sim parte da criação de Deus 🙏.
@andresamplonius3152 жыл бұрын
Existen una serie de "hortalizas" tropicales, de hojas comestibles, que reemplazan a la espinaca y demás hortalizas de hoja... Por ejemplo la Chaya, una Euforbiacea, de aspecto similar a la Yuca, originaria de Mexico... El llamado "Cranberry Hibiscus"... La Moringa, con hojas y vainas muy nutritivas...
@jairdornelas Жыл бұрын
Que série fantástica. Tenho estudado sobre o solo e sobre como começar a plantar e por em prática os conhecimentos adquiridos, mesmo em uma casa pequena. Comprei uma piscina e vou começar uma horta no meu quintal ja seguindo todos os conceitos de agrofloresta, sintropia, etc. Obrigado por comparilhar seus conhecimentos
@irotsuka5673 жыл бұрын
Agricultura sintrópica é uma grande rotação de cultura que inclui a natureza no processo.
@fabiojuniorramosdossantos13592 жыл бұрын
Excelente exposição!
@ludmilavale38043 жыл бұрын
Essa série é show
@aglerjustino57552 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!
@carlosbueno844 жыл бұрын
Fernando e equipe CEPEAS, estou adorando este trabalho de vocês. Espero que vocês não parem. Considero que ainda carecemos de conteúdo de qualidade sobre Agricultura Sintrópica. O Fernando citou a necessidade de recorrermos à teoria do Ernest de quando em quando. Seria legal nesta série de vídeos vocês recomendarem onde podemos beber deste conhecimento teórico.
@peacefarming99584 жыл бұрын
vamos lancar um livro em breve e os próximos episódios vai abordar isso.
@cepeas22194 жыл бұрын
busque em nossa biblioteca no site do cepeas.org, os trabalhos de Viktor Shauberger, muitos princípios abordados por Ernst de como o planeta funciona foram descobertos por esse pesquisador austríaco. Comece pelo livro Energias Vivas de Callun Coats (estudou os trabalhos de Viktor), no site temos o pdf em espanhol e ingles.
@kesllygomes36754 жыл бұрын
Excelente vídeo! Obrigado!
@brotosdaterra75194 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo. Muita dedicação do CEPEAS. Obrigado Fernando.
@filipedecastro4718 Жыл бұрын
Fantástico!!!
@miriamcamassa56822 жыл бұрын
Adorei 🐝
@joelsonrodrigues40844 жыл бұрын
Muito bom Fernando! Ansioso pelo próximo.
@liviadecarvalho51334 жыл бұрын
Gratidão, gratidão e gratidão por compartilhar saberes tão valiosos e tão esquecidos na sociedade moderna. Realmente me emocionei ao ter acesso a essa série que estão produzindo. Espero que se estenda por inúmeras temporadas. Sou proprietária de uma área na Serra de Maracaju em MS, onde criamos gado de corte. E venho tentando entender como praticar a pecuária dentro da lógica sintropica. Uma ferramenta mto usada na pecuária tradicional é a grade, que revira as camadas de subsolo e retira a proteção que a materia seca produz, afim de afofar a terra para que as raízes do capim que será plantado possam se aprofundar. Porém num prazo curto esse solo já estará compactado novamente. Acaba sendo pouco eficiente, mesmo no sistema tradicional. Normalmente dentro de 5 a 6 anos, senão antes, a terra terá que ser gradeada novamente. Tanto pq o capim "perde força", quanto pq espécies nativas acabam crescendo e "ocupando espaço". Mas ainda é um custo alto tanto financeiro quanto ambiental. Conhecem algum tipo de utilidade para a grade na agricultura sintropica? E que outro implemento ou técnica poderia aplicar nessa situação? Algumas pessoas roçam o mato, mas ele rebrota ainda mais forte e isso é um empecilho no entender tradicional. Se um dia vcs puderem produzir um material voltado para a pecuária, seria muito grata. Ainda não consigo visualizar totalmente um desenho sintropico para esse tipo de produção. Um grande abraço.
@giovannifontanetto96044 жыл бұрын
Essas aulas são muito boas
@luciagomes97284 жыл бұрын
quero agradecer imensamente, não tenho terra em quantidade pra fazer tudo o que estou apreendendo, no meu quintal estou usando os ensinamentos, queria que todas as pessoas visem esse video, esse e todos os outros, parabéns. obrigada.
@prafalarcompedro3 жыл бұрын
Em locais com seca é sempre bom começar com suculentas, cactáceas e bromélias terrestres.
@dancinaosom18072 жыл бұрын
Obrigado cara decidir que vou plantar no deserto 👍
@brunospadotto19402 жыл бұрын
Excelente! Muito obrigado!
@antoniasilva32293 жыл бұрын
bom melhor bom mais bom
@isadoracavalcantialbuquerq37334 жыл бұрын
Gratidão de MG. Sou leiga, mas tenho muito interesse pelo assunto. Se Deus quiser vamos colocar todo esse conhecimento em prática! Muito elucidativo as explicação do Fernando! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco !
@isadoracavalcantialbuquerq37334 жыл бұрын
*elucidativa
@argusandreas4 жыл бұрын
meu Deus, como estamos perdidos como especie! Que trabalho maravilhoso! Parabéns a todos os envolvidos! quanta informação preciosa!!!
@DayvidRCouto4 жыл бұрын
O Cepeas está de Parabéns! Gratidão pela partilha de tantos conhecimentos. Cada vídeo um aprendizado maravilhoso! Quero aplicar em meu sítio!!!
@evelynbucher47803 жыл бұрын
Muitíssimo obrigada ☺️🌿
@marciohenrique8414 жыл бұрын
Estou no aguardo pela tentativa de se criar um sistema na área de mineração. Estou gostando muito dos vídeos, já ouvia falar sobre, estou na tentativa de fazer agrofloresta, mas não tinha entendido como, agora estou tendo maior acesso ao material graças a pessoas como você, estou agradecido, muito obrigado!
@mechondamotos Жыл бұрын
NOTA 1000
@aelsonsantanarocha48652 жыл бұрын
Muita sabedoria
@ricardoalencar18694 жыл бұрын
Grato a toda equipe do CEPEAS. Simples e direto. Entendendo o Organismo como base para chegar às relações sintropicas. Muito bom.
@lucasgomes48533 жыл бұрын
Otima didática, estou com 18 mil metros quadrados e tem muita juquira ( arvores de ate 3 m ) e estou pensando como entrar nesta aréa utilizando já o corte de algumas para iniciar as hortaliças .
@fcopneto4 жыл бұрын
Voltando,para rever seus conhecimentos.Obrigado por disponibilizar.Ah se todos te ouvisse,a história seria outra.
@renatoresende35304 жыл бұрын
Show demais. Linguagem clara, acessível e inspiradora
@igorgs-lm1vo4 жыл бұрын
Interessante a explicação, mas seria ainda mais interessante, para mostrar ao público que qualquer solo é possível fazer esse sistema, mostrar área extremamente degradada e ir filmando essa área com o decorrer do tempo e evolução, ou talvez o segundo solo degradado, na minha opinião seria ótimo também, acredito que quem tem solo degradado iria tentar também, mas ver solo fértil desanima o ponto inicial.
@incritorbma1614 жыл бұрын
igor gs deu uma quebrada mesmo mas se parar pra pensar já eh um baita desafio plantar onde ele tá plantando, na parte minerais eh nível hardest kkkk ...mas eu tb fiquei meio assim...abracos
@fcopneto4 жыл бұрын
Tenho este mesmo pensamento,mas com este vídeo até eu desmistifiquei o q eu pensava.Começar pela terra onde o facão consegue entrar alguns centímetros e ir avançando.
@renataghiringhello35964 жыл бұрын
Ótima explicação muito didático de fácil compreensão para quem é leigo no assunto Brilhante iniciativa de divulgar seus conhecimentos tão necessários para salvar o planeta da destruição
@carmeliaoliveira2613 Жыл бұрын
Valeu, até o próximo!
@diegogoncalvesmorata2981 Жыл бұрын
👏👏👏
@mariafernandamosken71073 жыл бұрын
Muito obrigada 💚🌱
@eliasduartevivian74754 жыл бұрын
Video maravilhoso! Muito didático !parabéns!
@verdefloraflorestal67194 жыл бұрын
Em um projeto de mineração a empresa mineradora fica obrigada a restaurar a área senão não obtém a licença ambiental para a exploração
@williamecheverria51334 жыл бұрын
Ótima série. Parabéns!!
@valorganicos66344 жыл бұрын
amigo estavav procurando esse video. olugar que eu vou e so laje so que descobri eu mesmo pondo a mao que e um tipo de solo muito facil de trabablhar melhor que as pedras.obg amigo.
@agroflorestatupi4 жыл бұрын
Sensacional! Inscrito no canal!
@evelinecruz824 жыл бұрын
Parabéns, aula maravilhosa
@leoniceoliveira90364 жыл бұрын
Gratidão pelo o que vcs estão fazendo pelo mundo 🌍 espero um dia poder fazer o mesmo 🙏🏻❤️estou começando aqui pela minha casa 🏡 ... formiguinha...semeando
@FundamentosdoDesenho4 жыл бұрын
Brilhante!
@miottomusic4 жыл бұрын
Muito bom, amigo! Fico muito feliz de poder aprender tanto com este canal. Junto aos meus, ainda vou plantar uma floresta e devolver um pouquinho de vida a este planeta tão judiado. Gratidão!! 🙏
@giselamarcolongo98524 жыл бұрын
Gratidao pelos seus ensinamentos. Voce tem uma didatica de professor.Que Deus lhe de muita saude para continuar inspirando a todos com seu conhecimento.
@robertaleite874 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar esse maravilhoso conhecimento!
@oficinaideiadejerico36304 жыл бұрын
Estou no cerrado com apenas 2hec,
@iomarchesini3 жыл бұрын
Muito bom, Fernando!
@lucas507652 жыл бұрын
❤🌷
@pedroluni4 жыл бұрын
Material muito precioso, principalmente hoje em dia, quando vejo muitos aí dizendo que praticam a agrofloresta mas não tem consciência mais ampla sobre os impactos.
@Arkantos Жыл бұрын
Rem algum livro o Ernest que vocês recomendam?
@cepeas2219 Жыл бұрын
Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch, (www.lojaplantandoflorestas.com) e Vida em Sintropia
@dayannecarolina82764 жыл бұрын
Obrigada pela aula incrível.
@ormandozhiomn9744 жыл бұрын
Gratidão de Colatina (ES)! :)
@dionatanpedrozo57264 жыл бұрын
baita aula pratica!
@rodrigoborges10004 жыл бұрын
A única área que tenho disponível é uma área de mata secundária, bastante solo descoberto, árvores feias e etc. Iniciei fazendo uma poda geral nessas árvores já existentes e deixei o material no solo. Está com bastante entrada de luz, minha ideia é começar a fazer os canteiros com frutíferas, nativas e madeiras de lei e aos poucos ir cortando essas plantas que estão lá e produzindo biomassa e avançando com novos canteiros. Da certo dessa maneira? Ou o ideal é plantar toda a área de uma vez só?
@CarlosAlberto-lb7vr4 жыл бұрын
Parabéns pela didática Rafael Conhecer bem e para poucos saber passar o conhecimento mais poucos ainda. Li principios de agricultura sintropica e outros livros artigos estudos vídeos E apenas no vídeo anterior e esse confimei vários estudos que li.. Gratidão
@gf74924 жыл бұрын
Imensa gratidão!!!! Conhecimento valioso.
@RUIGARAGE3 жыл бұрын
obrigado
@ulireisjr4 жыл бұрын
Grato! Material fantástico! Esclarecendo minhas dúvidas!
@vilmardias10553 жыл бұрын
Boa noite, eu gostaria de fazer uma aula prática tem como?
@pepegomes38314 жыл бұрын
Maravilhosa série! Parabéns a todos os envolvidos! A paixão do Fernando nos motiva. Tenho uma dúvida: seria possível naquelas áreas mais degradadas do terreno do vídeo instalar captação de água da chuva de tantos em tantos metros com proteção para o sol e o calor não evaporarem a água? Isso não poderia ajudar? Ou é uma ideia muito ingênua da minha parte?
@cepeas22194 жыл бұрын
no inicio podemos fazer algum captação de água se o solo estiver muito compactado e voce não tem como descompactar, não tem acesso a subsolador, somente nesse caso, mas o fundamental é procurar por plantas que crescem nesse lugares. A captação é importante nesses casos, fundamental segurar o pouco de chuva que cai, como na caatinga, impedir que ela escorra e fique retida no lugar.
@empreendimentosagroindustr74354 жыл бұрын
Estou na caatinga. Área de gado, mata de espinho, solo raso, baixa formação de matéria orgânica por conta da temperatura e baixa humidade...
@liviadecarvalho51334 жыл бұрын
Estou na torcida de que encontrará um sistema de manejo adequado para a situação da sua área. Sucesso pra ti!
@cepeas22194 жыл бұрын
palma forrageira, pinhão roxo, palmatoria, maniçoba, piteira, sisal, green panic, capim buffel, etc etc, procure por estas plantas , plante em alta densidade junto com o caju, sorgo, feijão guandu, mandioca, pinha umbu, abóbora e tudo mais que voce encontrar. A caatinga é uma das melhores terras do Brasil.
4 жыл бұрын
Fernando, Trazendo para a minha situação, tenho um local de morro com uma inclinação bem acentuda, e tenho dívudas: - Quando as linhas de 5 metros, elas seguiriam o morro (plantio em curvas de níveis) ou faria linhas do pé ao topo do morro? - Com relação ao sol, estas linhas deveriam seguir a orientação do sol? Muito obrigado
@liviadecarvalho51334 жыл бұрын
Também tenho essa dúvida em relação ao sol.
@antoniolima41543 ай бұрын
Antônio José Santos Lima KZbin
@dorgymacario95110 ай бұрын
Posso plantar nim indiano na agrofloresta?
@cepeas221910 ай бұрын
Sim, e se você estiver no nordeste , é uma excelente árvore para poda e a madeira também é muito boa.
@ceciliacanavezi8744 жыл бұрын
SERIA POSSÍVEL ESSA ÁREA SER PULVERIZADA COM SEMENTES DESSAS. ESPÉCIES QUE AI SE ENCONTRAM, OU PODERIA SER COLONIZADA POR ESPÉCIES NATIVAS JÁ COM IDADES MAIS AVANÇADAS, USANDO UM SISTEMA DE PLANTIOS COM MÁQUINAS ?
@mariafonseca84954 жыл бұрын
Muito obrigada pela óptima lição Penso começar a fazer agricultura sintrópica no Alentejo (Portugal) e os seus ensinamentos têm sido muito importantes
@kelenpena59004 жыл бұрын
Como consigo contato pra uma consultoria sobre implantação de agrofloresta?
@cepeas22194 жыл бұрын
oi Kelen mande um email para contato@cepeas.org
@cirocesarrolchadeoliveiraj37834 жыл бұрын
Gente, desculpe a ignorância, mas eu não vejo plantio aí no meio dessa mata! Será??
@cepeas22194 жыл бұрын
ainda nao plantamos. estamos escolhendo a melhor área para iniciar os plantios.
@joaosa19532 жыл бұрын
Só uma questão, não é pra derrubar reserva legal nunca. Essas áreas de floresta nativa não são apenas "sistemas sintrópicos", não é meramente uma questão de solo, umidade e temperatura, elas são reservas de biodiversidade genética, com espécies que não foram nem catalogadas, inclusive de insetos, fungos etc. Não é pra tratar como se fosse substituível por agrofloresta artificial, isso é a velha arrogância humana que já fez tanta besteira tentando sobreviver dentro da proposta da agrofloresta. Mata nativa não se derruba nunca.
@cepeas22192 жыл бұрын
Existem imensas áreas desmatadas e muitas estão completamente degradadas, sempre dizemos que para derrubar uma floresta você precisa primeiro aprender a fazer uma. Depois de recuperar toda a fazenda podemos ver se a reserva legar precisa de um distúrbio, pois muitas estão também completamente degradadas, onde os seres humanos retiraram toda a madeira de lei e deixaram os conflitos para a natureza resolver. Podemos intervir na reserva legar se o objetivo for esse, auxiliar a natureza a restaurar o que foi destruído pelos seres humanos.