Achei a questão bem intuitiva-indutiva, optei pela letra B)...
@iohannesmark85085 жыл бұрын
Usei a negação de condicional nessa daí é acertei, coloquei como letra D.
@andrewlemos22517 ай бұрын
Boa tarde professor, antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo sensacional que disponibiliza aqui em seu canal. Sua didática ajuda muitíssimo na compreensão de diversos assuntos. É por isso que eu gostaria de pedir, caso seja possível, que o senhor grave um conteúdo sobre Fundamentos Matemáticos para Computação, neste momento minha principal dificuldade está sendo compreender as estruturas da Lógica de Predicados, com quantificadores e a aplicação de modus ponens e modus tollens para inferir conclusões. Sei que não é este o objetivo desta playlist mas gostaria muito que o senhor criasse um conteúdo tratando deste assunto, desde já agradeço!
@CHEREM001 Жыл бұрын
Deu um nó na cabeça 😅
@melaniamazini61057 жыл бұрын
Olá!! Assisti a todos os seus vídeos sobre lógica e são excelentes. Parabéns!!! Estou estudando lógica e me deparei com um exercício de um concurso, que até pesquisei na internet para entender a resolução, mas este exercício me pareceu um pouco confuso para mim e até mesmo para pessoas que entendem sobre este assunto. Não consegui encontrar explicação didática como as que vi até agora em seu canal. Caso tenha tempo e se for de seu interesse, será que poderia postar um vídeo ou explicação sobre este exercício em seu canal? O exercício é o seguinte: TJ-SP-2017 - Questão 96 96. Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele. Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos, conclui-se corretamente que (A) Hugo e Carlos são irmãos. (B) Débora não é mãe de Hugo, e Carlos é filho de Débora. (C) Hugo e Carlos não são irmãos. (D) Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora. (E) Neusa é mãe de Débora. O gabarito diz que a resposta correta é a letra D. Assistindo o seu vídeo acima, achei o exercício do vídeo parecido com o exercício 96 que estou postando. Tentei resolvê-lo me baseando em sua explicação e consegui chegar a uma conclusão, mas quando fui procurar as respostas foi ai que veio a dúvida: Não consegui saber qual resposta marcar, fiquei em dúvida entre as respostas B e D. Vi o gabarito e este dizia que a resposta correta é a letra D, mas não consegui entender o porquê. Se um dia tiver tempo, poderia comentar sobre este tipo de exercício, que parecer ser recorrente em concursos públicos? Obrigada!!
@adilsonlombardi69036 жыл бұрын
São duas proposições: (I) Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. (II) Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó de Carlos. E a afirmação é uma disjunção: Marcelo é alto OU Neusa é avó de Carlos. Portanto, vc deve encontrar os equivalentes das duas proposições na forma disjuntiva: 1) Use a contra-positiva para achar a proposição equivalente. 2) Negue a proposição para torná-la conjuntiva; 3) Negue a proposição novamente para torná-la disjuntiva e voltar a uma proposição equivalente; 1) USANDO A CONTRA-POSITIVA: (proposição equivalente) (p ---> q)= ~q ---> ~p (I) Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. (II) Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó de Carlos. Se Marcelo não é baixo, então Débora não é mãe de Hugo. Se Neusa é avó de Carlos, então Carlos é filho de Débora. 2) NEGAR AS PROPOSIÇÕES: ~(p ---> q)= p e ~q Marcelo não é baixo e Débora é mãe de Hugo. Neusa é avó de Carlos e Carlos não é filho de Débora. 3) NEGAR AS PROPOSIÇÕES NOVAMENTE: (negue novamente apenas para torná-la disjuntiva e equivalente as proposições iniciais) ~(p e q)= ~p ou ~q Marcelo é baixo ou Débora não é mãe de Hugo. Neusa não é avó de Carlos ou Carlos é filho de Débora A QUESTÃO AFIRMA: Marcelo é alto OU Neusa é avó de Carlos. Portanto, Débora não é mãe de Hugo, OU Carlos é filho de Débora.
@adilsonlombardi69036 жыл бұрын
Ou em vez de encontrar a contra-positiva e negar duas vezes, use o equivalente direto da condicional: (p --->q) = ~p ou q Assim: Débora não é mãe de Hugo ou Marcelo é baixo. Carlos é filho de Débora ou Neusa não é avó de Carlos. Como: Marcelo é alto OU Neusa é avó de Carlos. Então: Débora não é mãe de Hugo OU Carlos é filho de Débora. Obs.: Meu primeiro comentário foi por meio dos conhecimentos dos vídeos até este de agora. Este segundo comentário é dps de ter visto todos os vídeos da Playlist do prof Paulo. kkkk É possível ver como o raciocínio acelera.
@melaniamazini61056 жыл бұрын
Obrigada alf vha pela explicação suuuper detalhada, isso me ajudou muito!!! Não tinha compreendido como chegava a resposta contendeo o OU, agora entendi. Apesar desse exercício ser um pouco confuso e extenso, acho que agora consegui compreender a linha de raciocínio. Vlw!!!
@adilsonlombardi69036 жыл бұрын
Melania Mazini Por nada! É preciso resolver vários exercícios de lógica pra pegar as nuances, mas vale a pena, a matemática é fascinante!!
@melaniamazini61056 жыл бұрын
Sem dúvida!! Matemática é muita prática!! Vlw!!
@cleopatradefinida82463 жыл бұрын
Professor boa noite… espero que esteja bem. Acredito que seria a letra D a resposta. Me explico: quando vc concluiu que teríamos como afirmação verdadeira 1. “ minha casa não é vermelha” e também 2. “ meu cachorro late”, a negação dessas duas verdades na relação condicional seria manter a 1 trocar o conectivo condicional por (e) e negar a 2. Resultando em: Minha casa não é vermelha e meu cachorro não late.
@angelaKarvysky48 Жыл бұрын
Excelente aula!👏🏼
@eugeniapereira67854 жыл бұрын
as vezes fico confusa quando usar a contra positiva ou a oura forma de negação
@guilhermecarvalho64482 жыл бұрын
idem
@mattiapoletto56243 жыл бұрын
não sei se pensei certo mas deu certo aqui: já que afirmava que o passarinho cantava, então disse que na segunda frase Q era falso, ai na tabela da verdade das condicionais dizia que n pode ser P=V e Q=F ai botei que P na segunda era F também. Com isso deu pra falar que na primeira frase P=V e como não pode ser P=V e Q=F disse que Q=V também, dei um gritão aqui de felicidade kkk
@mariliafenanda2847 Жыл бұрын
consegui acertar, obrigadaaaaa
@Meinicke18 жыл бұрын
Muito bom.
@viniciusfernandes23034 жыл бұрын
Valeuu professor!!!!
@enzyonplayer91554 жыл бұрын
é D mesmo professor. O senhor explica tão bem que eu entendi! P: minha casa é vermelha Q: o meu cachorro late R: O passarinho canta. (V) Se ~p então ~r Se ~p então ~q A negação disso é p -> ~q Minha casa é vermelha E o meu cachorro não late Gabarito "D"
@dirgo37193 жыл бұрын
nada a ver
@lIlSoralIl2 жыл бұрын
eu fiz essa questão com o valor lógico de "se então", pra a alternativa ser falsa único jeito seria se P é verdadeira e Q falsa, se a primeira proposição for falsa a questão então é falsa, eu teria que achar que a primeira fosse verdadeira, e a segunda ser falsa. Isso já mata a questão, não? caso eu fizesse a conta positiva, se ~q então ~p, negaria as duas e daria verdadeira. Corrija me se estiver errado
@tiagosouzasilva22745 жыл бұрын
como poderia ser a opção D? se no próprio enunciado ele fala que "quando a casa não é vermelha o cachorro late". vocês não acham que seria um contradição e que, portanto, a questão estaria errada?
@cleopatradefinida82463 жыл бұрын
Ola tudo bem? Mas a alternativa D está falando o contrário do que vc interpretou, isso ou vc escreveu errado pq a D diz: minha casa não é vermelha e meu cachorro NÃO late.
@Adenilsonoliveira625 жыл бұрын
Vc me ensinou tão bem que vi que vc errou.😅 A resposta é mesmo a letra D.✌️
@Lucas_Szs4 жыл бұрын
Onde ele errou? (Quero corrigir aqui)
@deklinmavie89874 жыл бұрын
O professor ta certo.
@deklinmavie89874 жыл бұрын
Volte a assistir.
@chellinhaduarte6 жыл бұрын
Professor, na aula 4 vc fala sobre a NEGAÇÃO DA CONDICIONAL, que devemos afirmar a primeira e negar a segunda... ficando (p e ~q). Não seria o caso desta questão? A questão D, diz que: A MINHA CASA NÃO É VERMELHA (isso não seria uma afirmação da sentença do enunciado) E O MEU CACHORRO NÃO LATE uma negação da sentença do enunciado)? Tendo como resposta = p ^ ~q ou p e ~q??
@jhulyfernandes52582 жыл бұрын
Foi exatamente assim que pensei.
@bernardmd7776 ай бұрын
No caso é obrigado usar o caso do contra-positivo?
@leonardogonzalez98465 жыл бұрын
Qual o critério usado para imputar valor verdadeiro em "meu cachorro late"?
@kalineambrosio7805 жыл бұрын
Pela implicação lógica, p é verdadeira então q tbem tem que ser verdadeira.
@jefersonvinicio35605 жыл бұрын
@@kalineambrosio780 sim, pq se 'q' fosse falso estaria desmentindo a tabela da verdade que diz que: na proposição (se p então q) o 'p' for verdadeiro e o 'q' for falso, a sentença final será falsa. logo para ser verdadeiro o 'q' tbm tem que ser verdade: o cachorro late.
@rosanemaciel68802 жыл бұрын
A proposição q( meu cachorro late) não é para negar?🤷
@lenno72056 ай бұрын
Veja: o passarinho canta (V). Essa sendo verdadeira, podemos negar o segundo condicional dado. Ou seja: Minha casa é vermelha e o passarinho canta. Sendo minha casa vermelha, aplico o contra positivo na primeira condicional dada: Se o meu cachorro não late, então minha casa é vermelha. Portanto, eu marquei letra (A). Onde eu errei?
@JM-ys6sb12 сағат бұрын
Eu também fiz assim
@wellsaudeperformance3 жыл бұрын
Professor, uma dúvida! Não ficou muito claro para mim o porquê da segunda proposição "Minha casa não é vermelha" da segunda frase ser verdadeira. Outra dúvida que tive é que na resposta final você tem o conectivo E, "Minha casa não é vermelha e meu cachorro late "
@edsonvasconcelossilva284 Жыл бұрын
Prof. a sua afirmativa final corresponde à letra C e não letra B. Ok?
@inaciomassango63183 жыл бұрын
Acertei de primeira.
@matheusmartins36006 жыл бұрын
Estou vendo varias vezes os seus vídeos, a explicação é boa mas eu nao entendo nada, o que eu faço?
@thuanysilva30864 жыл бұрын
olá, boa trade. não entendi a questão...
@maiquephrancisco63715 жыл бұрын
Minha terra têm palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não corjeiam como lá. A implicação ou negação ? 🤔
@Raposito.eth303 жыл бұрын
Esse recurso foi aceito. ?
@rafael_sohsten4 жыл бұрын
Ola, professor. Nao entendi por q vc julgou as proposicoes "minha casa nao é vermelha" e "o meu cachorro late" como sendo verdadeiras. No video vc diz q ambas as proposicoes sao uma implicacao das suas respectivas anteriores dentro da condicionante. Por acaso vc estaria partindo do principio d q as proposicoes compostas apresentadas pela questao seriam verdadeiras?
@leofc1577 жыл бұрын
Barril, quando o assunto é logica ninguém tá certo hahahahahahah
@marcossaporiti862 жыл бұрын
Eu também acho que a B está errada e a correta é a D... Segue a lógica: Se minha casa não é vermelha, então o meu cachorro late. Se minha casa é vermelha, então o passarinho não canta. Ora, o passarinho canta. Logo... Se minha casa é vermelha, então o passarinha não canta. Inverte, nega, nega: Se o passarinho canta, então minha casa não é vermelha... isso gera uma outra proposição: Se minha casa não é vermelha, então o meu cachorro late. Teríamos duas possibilidade de resposta correta para essa afirmação: 1 - se pedisse equivalência (inverte, nega, nega): Se meu cachorro não late, então minha casa é vermelha. ATENÇÃO, ESSA RESPOSTA NÃO EXISTE. logo: . Negação: MaNé (MAntem a primeira, NEga a segunda e troca o Se Então por E): - Minha casa não é vermelha E meu cachorro NÃO late. letra D correta... Me engano?