Рет қаралды 114,953
Nesse vídeo você vai aprender os desenhos da escala menor natural no braço do violão/guitarra e o conceito de escalas relativas (relativa menor e relativa maior).
É importante que você já tenha assistido ao vídeo sobre a escala maior: • Dominando a Escala Mai...
Para memorizar as notas no braço da guitarra, veja o vídeo: • Decore todas as notas ...
Toda escala maior tem uma escala relativa menor. O termo “relativa” significa que essas escalas possuem exatamente as mesmas notas. Por exemplo, a escala de dó maior possui as notas C, D, E, F, G, A, B. Repare essas notas com a escala de lá menor: A, B, C, D, E, F, G. São exatamente as mesmas notas; a única diferença é que uma escala começou com a nota dó enquanto a outra começou com a nota ré.
No vídeo, nós mostramos também o exemplo da escala de mi maior (que possui como relativa menor a escala de dó sustenido menor).
Além das relativas menores, nós podemos pensar nas relativas maiores. Uma escala relativa maior é o inverso da relativa menor. Por exemplo: se ré menor é a relativa menor de fá maior, então é por que fá maior é a escala relativa maior de ré menor.
Da mesma forma que existem as escalas relativas, também existem os campos harmônicos relativos. Não é necessário memorizar todos os acordes dos campos harmônicos menores naturais, pois se você já conhece os acordes dos campos harmônicos maiores, basta saber quais são os campos relativos.
A tonalidade de si menor, por exemplo, é composta pelos acordes do campo harmônico de ré maior (pois si menor é a relativa de ré maior).
Esses conceitos de escalas relativas são úteis para diversos assuntos no mundo da música. Quando formos estudar, por exemplo, as escalas pentatônicas, veremos que elas também possuem relativas maiores e menores.
É fundamental que você memorize as escalas relativas das principais tonalidades, pois isso irá abrir seus horizontes possibilitando mais opções para seus solos e improvisos, além de facilitar seu aprendizado.
Para mais detalhes, leia o artigo: www.descomplica...