Ótima . Explicação . Sou Bombeiro civil e acompanho muito serviço em altura
@luizhenriquegomesferreira52896 жыл бұрын
Melhor explicação que eu ja vi sobre fator de queda , Vlw Victor, sempre vídeos muito bons.
@afonsocelsoprofeta11669 ай бұрын
Muito bom
@victorcarvalho_br6 ай бұрын
Valeu!! Sempre as ordens!! Forte abraço!!
@SilvesterNatanSanches6 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Muito claro e didático
@renanhernandessilverio62132 жыл бұрын
fala victor, qual a camera voce usou para gravar os videos
@deepent45505 жыл бұрын
Oi Vitor, eu sou escoteiro e escalo a alguns anos, estou tirando especialidade de escalada em seu nível 3, e preciso aprender sobre escalada de cordada, onde eu moro não tem vias muito altas.
@henriquedetoni14336 жыл бұрын
Muito bom! Existe diferença no fator de queda para cordas semi estáticas? A corda dinâmica acaba absorvendo mais essa energia cinética, mas as semi estáticas tendem a absorver menos? O cálculo é o mesmo? Outra questão importante é o quanto de força esses fatores de queda geram nas âncoragens. Agradeço antecipadamente! Grande abraço
@marquinhoguachela27116 жыл бұрын
Victor Carvalho Eu acho que no vertical a queda não é uma regra, mas as cordas são testadas para queda tbm, porém o coeficiente de alongamento de uma corda semi estatística é bem menor, por esse motivo não são cordas adequadas para escalada, pois se pegar um fator de queda dois, ou o equipamento não aguenta ou parte vc no meio... Estou correto Vitão?
@stivie.marclecio85263 жыл бұрын
olá! nesse calculo usado não haverá essa diferença, porém, se formos para os cálculos mais detalhados dentro da física, estudo da cinética, força de impacto etc, sim, teremos diferença, pois o "tamanho da corda" na verdade deve ser considerado até onde a queda é parada totalmente. Então... a corda terai 11 metros, mas se ela é mais elástica, o escalador só vai parar totalmente bem mais embaixo, com distância variando de acordo com o coeficiente de elasticidade da corda utilizada. Espero que tenha sido claro e que tenha ajudado em algo. RsRsRs
@TSchulzeMasterClimb4 жыл бұрын
♫ Observação de um escalador de rocha. Aos 8:55, o "guia" cai e a corda está o freio. O impacto é no freio de corda. É uma sensação extremamente desagradável!!! Como o freio está no mosquetão e este está no loop (anel) da cadeirinha... Tudo é puxado para baixo!!! Inclusive VOCÊ! Você fica torto no sistema.Existe solução! ♫ Solução: Na ancoragem, o segurador fica um pouco mais para baixo. No ponto de tração máxima da ancoragem, coloca-se um mosquetão. Já costura a corda neste mosquetão. Este, pode ser removido posteriormente. Assim o Guia "caído" cai "na ancoragem". Estude, Pratique, Seja Feliz. ♫ ""Ajude a tornar as montanhas mais seguras!""
@jeanpierregermano2343 Жыл бұрын
costura é um ponto de ancoragem?
@victorcarvalho_br Жыл бұрын
Costura é um elemento constituído de uma fita e dois mosquetões, que ao longo da escalada são posicionadas em ancoragens existentes na pedra! Elas não são pontos de ancoragem, mas trabalham diretamente em um.
@canalrespiratrip30696 жыл бұрын
muito boa suas dicas em amigo tamos juntos ok like like numero 4 ok
@jhonnatanoliveira113 жыл бұрын
Não entendia o fator de queda dessa forma. Então se fizer a escalada eu subir por exemplo 12m e costurar, subir mais 3 e cair, vou ter 15m de corda e 6 metros de queda, tendo um fator de queda de 0,4, outro exemplo: subir 1 metro e costurar, subir mais um e cair, vou ter 2 metros de corda e 2 metros de queda dando um fator de queda igual a 1. Comparando os dois valores, no primeiro vou ter a queda de 6 metros, vou ter uma transformação grande de energia potencial para energia cinética e já no segundo terei pouca conversão de energia e os valores de queda, por esse cálculo que está mostrando, demonstra uma vantagem para a queda de 6 metros por ter apresentado um menor valor no fator de queda. Fiquei com essa dúvida e sem ver lógica nos resultados.
@stivie.marclecio85263 жыл бұрын
é amigo, esse cálculo é um pouco diferente dos usados nos trabalhados técnicos em altura, se podemos chamar assim. Eu entendo que não deveria considerar os 11 metros de corda, por exemplo.
@jhonnatanoliveira113 жыл бұрын
@@victorcarvalho_br Entendi, meu irmão, faz sentido no quesito de dissipação de energia, obrigado pela resposta e parabéns pelo canal, estou sempre assistindo seus vídeos.
@tucavitallostinrio48105 жыл бұрын
👍🏼
@felipezumaluma41065 жыл бұрын
Mto bom... 2 duvidas: ja me disseram que no top rope nao existe fator de queda nenhum, isso e vdd? A outra duvida e: minha corda diz aguentar 6 quedas... Sao 6 quedas de al fator? Posso sofrer 6 quedas de fator 2 ou 6 quedas de fator 0,1?? Isso n veio na especificacao da corda
@felipezumaluma41065 жыл бұрын
@@victorcarvalho_br Obrigado... Mais uma duvida: Se uma corda aguenta 6 quedas de fator 2, posso considerar que ela aguenta 12 quedas de fator 1? ou 24 quedas de fator 0,5... a logica se aplica dessa forma?
@TSchulzeMasterClimb4 жыл бұрын
@@felipezumaluma4106 Bom dia! O fator de queda é "característica da corda ou sistema". É referente ao movimentos das fibras. Por isso que não se considera kN. Suas quedas foram de Fator 0,5? Eu nem conto essas! Nem as de Fator 1. Mas... Mas eu faço o teste "das dobras" e apalpo toda a corda para sentir alguma deformação. Eu separo uma tarde para fazer isso (cordas: 60m, 50m, 40m, 30m, 12m).
@Pqp-wy8kk5 ай бұрын
Eu vou pegar só o primeiro cálculo seu como exemplo e fazer uma hipótese matemática aqui. Você diz que o cara cai 6m mas tinha 11m de corda ao longo da escalada ancorada a cada 3m. Fazendo as contas do seu jeito, fator de queda Fq= 0,6. Beleza. Então, multiplicando por 10 eu teria: Fq= 60/110= 6/11= 0,6 Ou seja, se eu cair 60m em queda livre até a primeira ancoragem me segurar eu teria uma quedinha menor que se eu pulasse de uma cadeira... Sério? 😂😂😂 Ai, ai... O povo do Irata subindo o trava-quedas a cada passo que dá na corda quando souber disso... que coisa. Aprendi que fator de queda é sua queda dividida pelo comprimento de corda do cinto até a ancoragem. Logo, se estou abaixo da ancoragem, Fq
@victorcarvalho_brКүн бұрын
Tome cuidado pois o fator de queda do vídeo é o aplicado na escalada em rocha, o que difere do fator de queda aplicado ao uso de talabartes e autosseguros de maneira geral.
@leandrotmrt Жыл бұрын
Meu irmão caiu na primeira costura e quebrou três costelas. Depois que vi essa video eu vi que a culpa não foi da seg
@victorcarvalho_br6 ай бұрын
Fico feliz que ajudou no entendimento de alguma forma.
@BruceEmmanuelSueira3 жыл бұрын
Amigo, acredito que precise rever seu cálculo!! Ele esta incorreto.