MENTORIA MOPC EM IDIOMAS = APRENDA INGLÊS , ALEMÃO , RUSSO COMIGO PELO WHATSAPP/TELEGRAM entre em contato por email mopctranslations arroba gmail ponto com e peça uma semana de avaliação e uma chamada de video comigo. A Mentoria MOPC é online e individual, e vc ganha acesso ao meu Intuicionário (Dicionário Temático Multilingue Personalizável com 14 línguas), assista esse video explicando = kzbin.info/www/bejne/sKq6ooFsi9eKe6M VERSÃO AMOSTRA GRATUITA do Dicionario nesse link = shorturl.at/biqY1
@thomasmartins324 ай бұрын
Análise perfeita. Fui da geração que pegou o espanhol obrigatório no colégio, e, assim como as aulas de inglês, não serviram para nada. Quando soube que poderia obter a cidadania espanhola resolvi aprender o idioma por conta própria. Para quem mora em zonas de fronteira pode ser extremamente útil também, porém sou contra a obrigatoriedade. No mínimo metade dos alunos brasileiros são analfabetos funcionais, isto é, não conseguem ler um texto curto em linguagem simples, em português, e extrair as principais informações. A maioria dos alunos brasileiros não domina nem a própria lingua, e não estou falando da gramática normativa.
@albertoliveira87954 ай бұрын
Hey, Maurício. I am a fan of your amazing work on the internet. Besides Portuguese (my mother tongue), I speak other three languages: English, Japanese and Spanish for while. Getting down to your latest video....I've burst out laughing when you stated "Spanish is nothing more than a big cheat in Brazil" That is, Brazilian students pick Spanish when taking examinations because it is fairly similar to Portuguese so that they don't need to make efforts as opposed to English and others. I've always thought the same Spanish is a language that doesn't call into play all your mental powers of learning a de facto foreign language hahahahaha! Congrats on your channel and the unique comprehensiveness of languages you deal with!
@geaziantunes73314 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo, professor! Que venham com mais frequência 🙏🏼
@linguisticamente4 ай бұрын
5:30 Exatamente. Eu, pessoalmente, sou contra a obrigatoriedade do espanhol como idioma de ensino nacional. Como você mesmo disse, o estudante brasileiro já possui uma dificuldade tremenda com inglês, adicionar mais um idioma na equação deixaria tudo pior. O inglês possui um peso bem maior do que o espanhol se formos colocar tudo na balança. Ademais, há escolas que ensinam alemão, francês e italiano como segunda língua. Imagine ter de lidar com 3 idiomas ao mesmo tempo sendo uma criança/adolescente brasileira. Incabível ao meu ver. Pareceu-me mais uma manobra diplomática por parte do serviço exterior brasileiro para estreitar as relações com os países vizinhos, mas sem pensar na parte prática.
@lobofelipelobo4 ай бұрын
Isso aí parece alguma inclinação ideológica dos governos de esquerda, que acham que é uma espécie de atitude contra o imperialismo americano. Uma tristeza. Deveriam sim ensinar o francês e alemão.
@_wayne_falamuito89384 ай бұрын
criancas aprendem bem melhor ate mesmo mais de um idioma mas o formato de ensino é muito inadequado ate mesmo pro ingles
@lobofelipelobo4 ай бұрын
@@_wayne_falamuito8938 na verdade não existe ensino, pois imagina: como um professor (quando tem) vai ter como ensinar uma língua pra 40 alunos tendo apenas 50 min por semana?
@edsondocarmo30654 ай бұрын
O problema não tá na quantidade, tá na qualidade. Julgando pelo lado geopolítico da coisa, é mais esquisito a França e a Alemanha querer se meter numa questão educacional cá no Brasil do que uma suposta " manobra de cooperação diplomática" entre nossos vizinhos hispânicos, muito pelo contrário. É desinteressante, é um potencial empecilho pro ocidente logo o Brasil prosseguir uma identidade supra nacionalista com o resto dos paises latinos
@lobofelipelobo4 ай бұрын
@@edsondocarmo3065 os latinos não gostam de nos, basta ver que eles nos tratam quando pleitamos por um assento permanente no Conselho de segurança alegando que nos falamos português.
@frapiment62394 ай бұрын
Por um lado acho que deveria existir reciprocidade se no Brasil se implementar o ensino do Espanhol então nos hispânicos deve ser obrigatório o ensino do português. Mas antes disso deveria ser feito um esforço sério para elevar o nível do inglês pois queiramos ou não essa é atualmente a língua franca internacional.
@westleah50004 ай бұрын
Tente conversar com um mexicano, eles não sabem uma palavra em português.
@geopolitical234 ай бұрын
Concordo, temos que aprender a língua dos nossos vizinhos e eles nem se esforçam pra aprender a nossa.
@lobofelipelobo4 ай бұрын
Meu pai disse que na epoca dele se ensinava o inglês e o francês, hoje o pessoal sai da escola sem aprender mesmo o português. Deveriam priorizar o ensino do inglês.
@Phasma_Tacitus4 ай бұрын
O ensino nunca foi um primor no Brasil. Ensinava-se inglês e francês, mas eu pergunto, quantos daquela época você conhece que sabem se comunicar mesmo que minimamente em um dos dois idiomas? Dá pra contar nos dedos os que sabem algo além do português, e geralmente os que sabem é porque fizeram algum curso de idiomas privado. Muitos são péssimos até mesmo no português, não muito diferente dos jovens de hoje. Enfim, nunca houve um ensino primoroso no Brasil, o que temos atualmente é só uma continuidade do passado
@ReiKakariki4 ай бұрын
Sim o ciclo da desgraça.
@treinado39674 ай бұрын
Chegou até mesmo a se ensinar latim na escola antigamente
@lobofelipelobo4 ай бұрын
@@Phasma_Tacitus Pior que é verdade, minha mãe era empregada doméstica e tinham madames que eram analfabetas.
@psbaggio233 ай бұрын
@@treinado3967 Sim! Meu avô me contava que eram suas aulas favoritas.
@DanielSambador4 ай бұрын
Excelente canal🎉
@aprendaComAGalera4 ай бұрын
Muito bom seu vídeo.
@valteraguiar68532 ай бұрын
Querem obrigar o ensino do espanhol porque os brasileiros de uma forma geral não se interessam pelo idioma. Obrigatória só nossa língua materna, o Português. 😊
@thiagolennon79254 ай бұрын
Vale a pena estudar russo para trabalhar no mercado de tradução? Quais as melhores línguas (rentáveis, demanda, etc) para o mercado de tradução freelancer?
@adrianaalmeida15514 ай бұрын
A inteligência artificial traduz rápido eficaz e de graça!
@thiagolennon79254 ай бұрын
@@adrianaalmeida1551 Manuais de caixa de fósforo, sim, mas eu andei lendo uns textos literários recentemente (Charles Baudelaire, por exemplo) e eu duvido, DUVIDO que uma máquina consiga traduzir as nuances e manter a prosódia desse texto.
@igorrocharibeiro11234 ай бұрын
@@thiagolennon7925 Voce tem uma corrida que é mais ou menos assim : 1; o tempo que voce demoraria pra adquiri tal nível de qualidade de traduçção vs 2 o tempo que as atuais A.I's demorarao pra inevitavelmente evoluírem para tal. * Hoje elas já estao mt a frente do que estavam em seu lançamento em out 2022 ! ( LLMs) Eu aposto tudo nas AI's
@RoddyBezerra4 ай бұрын
@@adrianaalmeida1551Pense que os linguistas trabalham em ferramentas como a que vc citou.
@hudsonsilva28044 ай бұрын
Em geral os alunos ñ se interessam nem pelo inglês. O espanhol só para o enem porque acham mais fácil. E os que decidem aprender inglês querem milagres e aprender em 6 meses.
@flavio-viana-gomide4 ай бұрын
Eu acho simplesmente ridículo as embaixadas terem esse poder. Se nossos vizinhos são hispano falantes, é o governo e os estados quem devem decidir mediante votação popular e não uma cambada de embaixadas. O foco desse comentário é o poder de decisão governamental e não a estrutura ou outro aspecto.
@valteraguiar68532 ай бұрын
Governo? Estados? Votação popular? Você acredita na honestidade desses pleitos? Bem, acreditando ou não, o certo é deixar como está: escolas e cidadãos escolherem uma segunda língua. Obrigatório, só nossa língua materna, o português.
@DLaRock43864 ай бұрын
Lá fora nos canais da Europa a França está sendo muito criticada por causa disso.
@ReiKakariki3 ай бұрын
O Brasil devia impor sim a França o ensino do português caso ela queira o francês aqui, mas jamais aceitar o francês sem dever e contrapartida francesa, mas o brasil deveria proibir o ensino do francês sim aqui, pois nao e relevante e qualquer conlang romanica bem falada substituí o francês na comunicação.
@Daniel_Ovelha_Branca4 ай бұрын
Eles não têm que se meter! 😡
@RogerRamos19934 ай бұрын
A França perseguiu, e muito, as outras línguas. A Espanha não perseguiu mais que a França outras línguas, de jeito algum. O occitão (em suas variantes) era falado por uns 50% dos franceses lá por 1850. Hoje, no máximo 3% dos franceses falam algo de occitão. Em relação à Espanha, o galego é falado por pelo menos 2 terços dos galegos. O catalão é falado por uns 80% dos catalães. O valenciano por uns 50% dos valencianos. O basco tem uns 500 mil falantes. Em miúdos, as línguas regionais da Espanha sobreviveram. As mais prejudicadas foram aquelas mais semelhantes ao Espanhol como asturiano e outras.
@SingerDanielLil4 ай бұрын
Mas na Espanha com relação ao Basco e Catalão, foi graças à esforços dos próprios falantes para preservarem as "falas" pois se fosse depender das autoridades espanholas, já estariam extintos.
@westleah50004 ай бұрын
*O áudio está muito baixo! Começa bem, mas depois só com fone de ouvido.* Inglês é mais difícil para nós brasileiros, deveria ser priorizado, à soma de uma segunda língua escolhido pela própria instituição (escola). Em relação ao espanhol, eu prefiro aprender italiano porque é a língua dos meus antepassados que colonizaram a região onde eu moro. Mas isso não faz diferença nenhuma, porque ninguém aprende nada de idiomas na escola, mal e mal um "I am", "you are". Eu aprendi o espanhol por conta própria, apesar de ter sido a segunda língua da minha escola.
@ReiKakariki4 ай бұрын
😂😂😂 adoro seu senso de humor amigo Mauricio, voce tem que dar aula contando piadas.😅😅😅😅 "Brasileiro é malandro, brasileiro nao quer aprender nada " 😅😅😅😅😅😅😅
@SinilkMudilaSama3 ай бұрын
Penso que os paises hispânicos e anglônicos devem ensinar o português em seus paises se querem o Brasil ensinando o idiomas deles aqui. O Brasil tem que ensinar suas linguas indígenas, ensinar o grego, latim, interlingua, galego, asturiano, occitano idiomas que ajudaram o portugues a se formar. Alem do inglês tem o holandes e dinarmaques que sao bem falados ao redor do mundo. Nao vejo Italia, França e Alemanha abracando o português, nao vejo motivo do Brasil abracar italiano, alemao e francés e colonialismo do caralho se repetindo na história e burros dos brasileiros nao fazem a leitura certa do chip certo. Os brasileiros devem exigir uma agenda linguistica sua por necessidade regional e nao nacional. As regiões do Brasil são diferentes entre si e tem necessidades diferentes e devem ser ouvidas. Penso ser criminoso e invasivo países canalhas colonizadores dizerem quais linguas os brasileiros devem aprender, isso é invasivo e criminoso deles visto que não ensinam português lá, o Brasil tem sim que cobrar impor e exigir sim o portugues lá fora para outros paises sim não importa quem eles sejam. Isso e criminoso os paises e quem tem que ensinar o portugues la fora e os brasileiros aqui dentro devem dizer quais idiomas tem mais necessidade de aprender pra vida e pro trabalho dentro e fora do Brasil.
@viniciusguedesdossantos29053 ай бұрын
Não adianta entrar em uma briga de ego com potências mundiais. O inglês se tornou a língua franca mundial por causa de diversos eventos ao longo de muitas décadas, então nós temos que aprender o que é útil e que vai abrir portas pro mundo, e não latim e galego, muito menos querer "reciprocidade" fazendo os outros aprenderem a nossa língua. Temos que ser pragmáticos e não egocêntricos.
@geopolitical233 ай бұрын
@@viniciusguedesdossantos2905O inglês é útil pra falar com o mundo todo, o espanhol pra falar só com nossos vizinhos. Esse "choro" dos hispânicos é pq querem hispanizar o Brasil, querem que a gente deixe de falar português pra falar espanhol igual a eles. A única coisa de diferencial que o Brasil tem e que torna ele único é a língua, países que falam português e são minimamente relevantes são poucos, só consigo pensar em 4, já os hispânicos são mais de 20 países.
@ReiKakariki3 ай бұрын
@@viniciusguedesdossantos2905Erradissimo cara, o Brasil tem sim que impor sim o português a outros países sim sem piedade e sem frescura e se fazer respeitar no mundo. Se querem as línguas deles faladas aqui, vagabundos gringos imperialistas que se quebrem sim a aprendam português. E para de ser lambe ovo de gringo. 🖕. O tópico esta certo sim, o Brasil tem que ensinar idiomas que ajudaram na formação do português sim. Galego que coincidem lingua gemea en irmã do português e asturiano sao línguas oficiais e regionais da Espanha e conhecidas nos paises hispânicos hispânicos e em Portugal é um caminho otimo a ser explorado e que rende bons frutos sim ao Brasil são línguas que ajudaram muito na formação do português de agora que falamos. Outra estratégia que o Brasil tem que adotar e o ensino de conlangs românicas.
@Danfosky-3 ай бұрын
Cara, muitos brasileiros são descendentes de italianos e alemães; aqui em São Paulo, há cerca de 20 milhões de descendentes de italianos; no Brasil há cerca de 5 milhões de descendentes de alemães. Há um grande motivo pelo qual o Brasil poderia "abraçar" o italiano e o alemão. Não vejo motivo nenhum para se ensinar português em escolas comuns do exterior, já que nem mesmo é uma língua tão importante assim, só sendo útil em casos de viagem a Portugal ou aos países colonizados por portugueses, ou por questão de trabalho relacionada aos lusófonos. E é completamente sem sentido achar que devemos aprender línguas indígenas no Brasil; no país existem dois troncos linguísticos (macro-jê e tupi) e dezenas de famílias linguísticas. Querer isso é tipo querer que um europeu aprenda as centenas de línguas originárias do tronco indo-europeu.
@lobofelipelobo4 ай бұрын
Volta a fazer mais videos de alemão, especialmente aqueles que explicam os textos.
@helberteles63294 ай бұрын
Sou apaixonado por história e Geografia, assim como filosofia e física. Mas ao meu ver o ensino deveria ser alterado, ensinando apenas português, matemática e inglês até o colegial. Os demais cursos poderiam entrar como uma preparatório para ingresso na faculdade, co forme a especialidade. Inglês é língua franca, o português pra saber se expressar é a matemática para aguçar o raciocínio e assim talvez não teríamos pessoas tão despreparadas para o mercado de trabalho.
@igorrocharibeiro11234 ай бұрын
Nada deveria ser obrigatório mas isso seria quase utópico no Br. Uma enxugada boa coomo a que vc propoe seria um otimo começo.
@viniciusguedesdossantos29053 ай бұрын
Aí as crianças vão passar 9 anos de ensino fundamentam aprendendo apenas 3 disciplinas? E como vão saber o que preferem no ensino médio se nem conhecem nada além dessas 3 disciplinas? Essa ideia é péssima
@borbaforte4 ай бұрын
Pouca gente quer aprender espanhol porque a maioria acha que entende facilmente, se os hispanos não nos entende é problema deles, essa a verdade.
@Gabriel-md7gt4 ай бұрын
Acho que é falta de motivação mesmo, a maioria que quer aprender é porque precisa pra trabalhar em algum país ou porque consome conteúdo em espanhol, ninguém quer aprender um idioma a atoa, tem umas "mentes brilhantes" que acham que porque pertencemos à América do Sul temos que saber espanhol, não tem nada a ver.
@geopolitical234 ай бұрын
Eles querem que a gente fale espanhol isso sim, não querem aprender nada de português.
@borbaforte3 ай бұрын
@@geopolitical23 se ao menos fosse reciproco; os sulamericanos tivesse aula de noções basica do nosso idioma brasileiro, mas nem isso. O unico país que faz isso é o Uruguay e alguns lugares do Paraguay... de resto, o contato é minimo, por isso faz muito sentido o que tu falou
@tutorialnts4 ай бұрын
Outras línguas são bem vindas , não só espanhol , detestava estudar espanhol na escola
@vastoaspecto4 ай бұрын
Não é a língua, é o ensino que é péssimo...
@_wayne_falamuito89384 ай бұрын
n acho que deviam proibir o espanhol pq o ensino de ingles nos colegios publicos n é la essas coisas acho que a discursao mais apropriada seria sobre um trabalho de base melhor pq com apostila de colegio publico ninguem aprende ingles ja tive um professor que fez 2 anos de duolingo e so com isso ja tava dando aula acho que hj em dia so com texto e videos mais faceis de absorver em ingles no youtube ja entendo melhor ingles hj do que os dois anos que passei no ensino medio
@SingerDanielLil4 ай бұрын
Mas não foi proibido, apenas não entrou como obrigatório. Os "hermanos" ficaram chateados mas não vi nenhum movimento de colocar o português como obrigatório no ensino deles.
@igorrocharibeiro11234 ай бұрын
@@SingerDanielLil ninguem deve ser obrigado a nada. nem o portugues deveria ser no Brasil.
@geopolitical233 ай бұрын
@@SingerDanielLilExatamente, pra eles é nos que devemos falar a lingua deles, não há reciprocidade. Se não ensinam português lá, não ensinamos espanhol aqui.
@joadsonmatias26104 ай бұрын
Se há uma língua que deveria ser ensinada nas escolas e ser mais estimulada a ser estudada, não nos moldes meramente instrumentais como hoje tem sido o ensino e aprendizado de idiomas, mas num aspecto cultural da importância do desenvolvimento civilizacional, sobretudo no Ocidente, essa língua é o latim, sendo o clássico e não o eclesiástico. Afinal, dizer que o latim está morto, cujos étimos estão em milhares de vocábulos de praticamente todas as línguas neolatinas da atualidade e até de algumas não-latinas, como o inglês e o alemão, é algo para quem olha para a mera praticidade do uso de uma língua que se aprende e não para o substancial auxílio que ela pode dar para a compreensão historiográfica das línguas latinas atuais e até para o aperfeiçoamento da própria língua materna (no caso do Brasil, o português). Não à toa grandes estudos e ensaios acadêmicos, científicos e filosóficos eram prevalentemente escritos em latim nos grandes centros da intelectualidade até o século XVIII, quando a língua, progressivamente, foi sendo destituída em prol das nacionais. Contudo, vê-se que até hoje sua presença é marcante, seja nos estudos etimológicos, seja no uso para fins de escrita e leitura acadêmica. Mas no país de Marcos Bagno (e num mundo cheio de "desconstruções"), onde até a gramática normativa é desincentivada a ser ensinada, o estudo de uma língua clássica parece utópico, e isso se reflete nesse tipo de postura vista em relação à língua espanhola. A reflexão sobre esses assuntos sempre é válida em tempos de adestramento intelectual e atrofia de senso crítico.
@flaviobaran71353 ай бұрын
Unificação lingüística da iberofonia? Ah, me poupe!
@geopolitical233 ай бұрын
Os hispânicos tem um sonho muito antigo que toda a América deveria falar espanhol, a língua deles, o Brasil sempre foi visto como o alienígena no continente sul e sempre lutaram contra nós (Argentina, Bolivia, Peru, Paraguai, etc) a idéia era tomar territórios até sermos uma Guiana da vida. Esse inclusive foi um dos motivos que Dom Pedro II caçou Solano Lopez na guerra do Paraguai e o Brasil ter sido tão bruto na época, era uma mensagem pros países hispânicos não se unirem pra nos atacar. Como não puderam vencer no campo militar tentam usar o social pra fazer a gente falar espanhol e com o tempo trocar pra língua deles. Isso tbm é o sonho de muitos que acham que a América latina devia se fundir em um único país... e o Brasil sustentar mais 20 países além de nos msm. Os EUA tbm passaram/passam por algo parecido, as guerras com o México e as imigracões legais e ilegais que sofreram ao longo do tempo, a cultura hispânica se espalhou por lá, mas o inglês é muito diferente do espanhol, eles não tem o risco de hispânização NÓS SIM!!!
@AnthonyMorales-q2l3 ай бұрын
Eu percibo muito Bem português, mais não aprendi suas reglas gramaticais, então voi a escriver no Espanhol. No tengo conflicto con Brasil, de hecho, me gusta mucho su cultura, pero me parece mal que creas Que intentamos invadir Brasil, y déjame decirte que en Paraguay hay regiones que hablan en portugués al igual que en Uruguay, y segundo la mitad del territorio de estados unidos era de México, por correspondencia toda América era de España, pues fueron sus expediciones las que llegaron al continente para colonizar, de hecho Brasil era mucho más pequeño en el tratado de Tordesillas, solo que se expandieron más de lo que deberían, no sé si esto se enseña en las aulas de Brasil, pero esto es de conocimiento general.Y también que ninguna lengua debe ser obligatorio, quién quiera aprender debe ser por decisión propia. ¡Que tengas un buen día!
@Nicky_Green3 ай бұрын
Los estadounidenses se lo merecen, ellos destruyeron a toda habla hispana y lo siguen haciendo, es el KARMA
@elvis._4 ай бұрын
12:42 ele chamou os outros europeus de inimigos.
@AdnamFelipeDeMellobarbosa4 ай бұрын
Sim porque a surpresa ?
@alvarooliveira24474 ай бұрын
Livres de mais uma mazela, graças a Deus!
@igorrocharibeiro11234 ай бұрын
Eu também assisti esses 2 vídeos que voce citou. na ordem inversa. Impressionante como entenderam tudo enviesadamente e o pior: assustador como o do primeiro vídeo se sente a vontade em IMPOR idiomas a tantos países apenas por um capricho de um projeto de ''bloco hiberoamericano '' !
@marcosdarochamaia87874 ай бұрын
O ingles ensinado nas escolas es inutil e nao o ingles objetivo
@lobofelipelobo4 ай бұрын
Deveriam proibir o ensino de espanhol, até porque o pessoal escolhe essa disciplina pra não estudarem inglês, na qual é elementar o seu conhecimento e temos um índice de prioficiência baixíssimo. E os povos de língua espanhola não tem o menor interesse em aprender português e se acha mentira, basta ver as páginas oficiais de Internet deles.
@geopolitical234 ай бұрын
Concordo totalmente, com o inglês da pra falar/trabalhar com o mundo todo, com espanhol só com nossos vizinhos. Esse interesse dos nossos vizinhos é so pra "hispanizar" a gente, um sonho deles que é muito antigo.
@barbosaribeiro15034 ай бұрын
Concordo contigo em relação à obrigatoriedade do espanhol, mas disseste que o cinema brasileiro é ruim? Isso podia ser verdade nos anos 70 e 80, mas atualmente o nosso cinema melhorou bastante. Ainda tem muito a evoluir, porém já avançamos muito. Não é mais só "pobreza e putaria". Digo isso como profissional do audiovisual. Pra conhecer melhor o cinema nacional recomendo dez filmes: 1) Marte Um 2) Medida Provisória 3) Bacurau 4) A Vida Invisível 5) O Pagador de Promessas 6) O Lobo Atrás da Porta 7) Estômago 8) Biônicos 9) Que Horas Ela Volta? 10) O Animal Cordial Já a nossa música sim está indo por água abaixo. Já foi muito boa, mas hoje em dia só o que faz sucesso é sertanejo universitário e funk. O que salva são as bandas independentes, que não são muito valorizadas pela grande mídia. Portanto, atualmente o nosso cinema está muito melhor do que a música.
@ReiKakariki4 ай бұрын
Verdade o cinema brasileiro e seriados brasileiros sao melhores que novelas e musicas brasileiras de sobra de 1000.000 x 0. Sem comparações.
@barbosaribeiro15034 ай бұрын
@@ReiKakariki Antes tínhamos um cinema lixo e música excelente. Agora temos um cinema bom (falta muito pra ser excelente) e música deplorável.
@ReiKakariki4 ай бұрын
@@barbosaribeiro1503 Ao menos os filmes e os seriados se salvaram. A música agora é bosta total e as novelas idem.
@gibrailcaon68284 ай бұрын
Grande professor Maurício! Tenho ascendência francesa, então vejo-me habilitado a criticar Paris em termos lingüísticos, sem que me chamem de "francófobo", assim digamos: a mesma França, sobretudo após a Revolução local, reprimiu o quanto pôde os idiomas regionais e só de pouco mais de 20 anos para cá que isso começou a mudar, sem contar o clássico desprezo que têm por turistas que utilizam o inglês, sendo que nem todos dominam a língua de Montesquieu. Gosto bastante das línguas galo-românicas, mas não sirvo para politicamente correto. Em tempo: considero belo o sotaque castelhano vibrante, a exemplo do próprio idioma.
@pedrosa92834 ай бұрын
"O inglês é uma língua meio feinha" CLAP CLAP CLAP
@RoddyBezerra4 ай бұрын
*Somos um país isolado linguisticamente do continente* .
@geopolitical234 ай бұрын
Ainda bem, pior é ser mais um entre vários sem nada de diferencial. A lusofonia é rara, e o Brasil tem que permanecer lusófono nunca hispânico.
@RoddyBezerra3 ай бұрын
@@geopolitical23 A abertura linguística abriria o país tb para mais parceiros comerciais. E não precisamos abdicar da língua portuguesa pra isso.
@viniciusguedesdossantos29053 ай бұрын
Metade da população da América do Sul mora no Brasil, então não estamos "isolados" de nada, é uma divisão igual entre os dois idiomas.
@sodakk173 ай бұрын
Mais bizarro desses vídeos que você mostrou são os vários comentários dizendo que a França quer acabar com a Espanha. Que viagem.
@VICTORTFNEVES4 ай бұрын
O Castelhano / Espanhol é uma língua bonita e incrivelmente fácil de aprender. Torna-lo obrigatório não é mais que uma obrigação, no que concerne uma segunda língua. Nós somos uma ilha Lusa em um oceano Espanhol, querendo ou não, alguns, é necessário nos integrarmos com os nossos povos irmãos vizinhos e latinos como nós. Considero certo o ensino do Espanhol que promova verdadeira proficiência no idioma pelos motivos já ditos. Quanto a qualquer outros idiomas, seria correto oferece-los como disciplina eletiva. De modo que um estudante do ensino médio possa escolher um terceiro idioma, este sendo de sua escolha.
@Gabriel-md7gt4 ай бұрын
Não dominamos nem o português, aprendizado forçado não da certo, se fosse assim mais da metade dos brasileiros seriam fluentes em inglês.
@ThePraQNome4 ай бұрын
Quem vai perder tempo aprendendo Espanhol pra falar com "irmãos vizinhos" quando se pode aprender inglês e falar com gente do mundo todo ? Amigo quem tem interesse em espanhol vai aprender sendo obrigatório ou não!
@geopolitical234 ай бұрын
Que tal eles aprenderem português e nós deixarem em paz??? Se somos mais ricos e avançados que eles, eles que mostrem interesse em se aproximar da gente. Hispanizar o Brasil não.
@geopolitical234 ай бұрын
@@ThePraQNomeO pessoal que apoia isso não pensa em trabalho, pensa em uma ideologia tipo URSAL, querem unificar todos os países que falam espanhol em um só. Na prática, querem que a gente sustente todo esses povos. O Brasil não é hispânico e nunca deve ser.
@oio98344 ай бұрын
Acho errado ser obrigatório, eles deveriam deixar os estados decidirem o que é feito em cada região, acho que pra maior parte o inglês deveria ser opcional, algumas deveriam ter inglês obrigatório e as que tivessem uma terceira língua deveria ser de acordo com seu contexto, eu moro no sul e aqui tem muitos descendentes de alemães e italianos, assim como poloneses e russos, então acho que essas línguas deveriam ser as escolhidas, e aí o francês dependendo do caso, e espanhol em áreas de fronteira
@lucasbeserra83984 ай бұрын
Espanhol não deve ser obrigatório, quem deve escolher é o aluno . Os descendentes já vão ter uma língua para escolherem como alemão, italiano ou francês, quem não for ? Quem não soube suas origens? Não quero aprender espanhol apenas por interesses de governantes, não vou para Argentina, Chile, Peru, ou Colômbia, não vou consumir conteúdo desses países (não de maneira satifatoria), prefiro aprender alemão, italiano ou francês mesmo sem ser um descendente, quero ir para nações desenvolvidas que muitas são européias ou tem cultura européia.
@skrzydlat214 ай бұрын
Maior parte da Historia espanha e portugal foram aliados(quando não o mesmo pais, e Nenhuma por subjugaçao, apesar de terem tentado 3 vezes na historia de 1000 anos)Inclusive o Brasil so tem o temanho que tem por causa disso(uniao iberica)porque respeitar o tratado tordesilhas e fronteiras se agora é o mesmo pais(de fato).
@vitolucasmartins49663 ай бұрын
Esquece que entre os 10 maiores parceiros comerciais do Brasil 4 são de lingua espanhola, e o nosso país sempre consumiu coisas próprias seja na música, na gastronomia, costumes, produção audiovisual isso é pra aqueles que não querem que o espanhol seja obrigatório que o Brasil corre o risco de hispanizacao
@lecabeldlilbadrid4 ай бұрын
🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹 🇬🇧 🇺🇸 El kastellano transforma las (envidias) de los franseses, italianos, alemanes e ingleses, los kuales, lo úniko ke konsigen es ke el kastellano tome la delantera sin mucho esfuerso.
@mariajoseaquina3634 ай бұрын
Por causa d faniquitos assim, o brasileiro em questao d outros idiomas e varios zeros a esquerda, p isso o pais n s desenvolve.
Vc tá louco??? Jamais vamos nos hispanizar, matar a única coisa que nós torna diferentes e traz união nacional??? Pra que??? Pra satisfazer um monte de país hispânico que sonham com todo o continente falando a língua deles???? NEM A PAU!!!
@pedrogabrielgodoivitor4 ай бұрын
Baba ovo dos Estados Unidos 🇺🇸 😂
@FernandoPereira-fn6mb4 ай бұрын
e assim continuamos a ser o quintal dos estados zunidos.
@MOPCLinguistica4 ай бұрын
pois é, só por causa disso. Se o espanhol fosse obrigatório viraríamos uma potência independente, ao contrario de paises como a Suecia ou Alemanha, onde todos aprendem ingles, coitados como são burros!
@ThePraQNome4 ай бұрын
É só não aprender inglês, continua ai na tua bolha kkk
@gracajuliao7762Ай бұрын
😂@@MOPCLinguistica
@Caminhosparaaverdade4 ай бұрын
O Brasil deveria ter três idiomas oficial o português, o inglês e o espanhol e não ser uma obrigatoriedade escolar o inglês por ser o idioma frança o espanhol por o Brasil estar ao redor dos espano plantes e os povos espano plantes aprender o português América latina inteira deveria se unir e não ter rivalidade.
@ThePraQNome4 ай бұрын
Ainda bem que poucas pessoas pensam como vc, chega de retrocesso.
@geopolitical234 ай бұрын
Nenhum idioma além do português tem que ser o oficial aqui, e Inglês nas escolas é questão de trabalho já que da pra se integrar com o MUNDO TODO.
@LiloDaCosta4 ай бұрын
devia ser obrigatório desde o. ginásio!! somos. cercados por países que falam castellano. bora ursal! hehehe
@geopolitical234 ай бұрын
Nunca, o Brasil não deve se hispanizar, somos lusitanos e isso é que nós torna diferetes e especiais. Se formos hispânicos, só somos mais um estado com nada de diferente na América latina.
@Danfosky-3 ай бұрын
@@geopolitical23 Somos lusitanos desde quando? Lusitanos são os portugueses, filho. O Brasil não é lusitano, o Brasil é um país misto, com milhões de descendentes de italianos, espanhóis, alemães, árabes, etc. Só falamos a língua portuguesa porque somos obrigados.
@matheustrocolokobr4 ай бұрын
O nome disso é imperialismo :V sim, kkkk você querendo ou não. Os nossos vizinhos FALAM ESPANHOL!!!!
@Gabriel-md7gt4 ай бұрын
Deixa eles falarem o espanhol deles lá, se houver necessidade de aprender vai de cada pessoa.
@ThePraQNome4 ай бұрын
E ?. Entre espanhol e inglês, obviamente inglês é mais útil. Querendo você ou não!
@geopolitical234 ай бұрын
E daí??? Pq que somos obrigados aprender a língua deles e eles não podem aprender a nossa???
@ReiKakariki3 ай бұрын
Cara e dai? O Brasil falando galego e asturiano se comunica de boa com esses países, eles que aprendam português também. E fodasse o Brasil não deve se render ao espanhol jamais, eles que aprendam português em suas nacoes e tudo fica de boa.