O que acharam deste episódio do ESPEcast? Inscrevam-se em nosso site para receberem semanalmente nossos conteúdos! www.especast.com.br 💙
@entendendooabusonarcisista Жыл бұрын
Há uma confusão com o termo narcisismo causado pelo seu uso a partir de 1980, no DSM III, para classificar o Transtorno de Personalidade Narcisista. Quando hoje em dia se fala do narcisismo fala-se de uma perversão, a perversão narcisista. Esse é um quadro que só se apresenta na relação com o outro. De forma geral, o perverso narcisista não sente desconforto, o desconforto é de quem se relaciona com ele. Isso faz com que ele não busque análise ou terapia. Na maioria das vezes, quem vai buscar ajuda é quem se relaciona com ele e a psicanálise frequentemente não compreende o que está acontecendo porque há o pressuposto freudiano de se trabalhar apenas com a realidade psíquica, desconsiderando a realidade concreta da violência intersubjetiva que existe nessas relações. Relações com perversos provocam uma grande dissociação cognitiva, o que dificulta que a pessoa que está vínculada entenda o que está lhe acontecendo e consiga identificar que é vítima de violência. A perversão narcisista se forma quando uma pessoa no seu processo de constituição subjetiva fica "presa" no segundo momento do Estádio do Espelho, no momento do transitivismo, quando ainda não houve a formação do eu. O aprisionamento nessa fase faz com que ela não chegue a se estruturar psicoticamente, mas também não alcance a neurose. O Narcisista nesse caso não é enamorado por si, ou cheio de si mesmo, pelo contrário, precisa do reflexo de si no outro o tempo todo para conseguir existir, e faz isso às custas do outro. Alguns psicanalistas que escrevem sobre isso são Kohut, Kernberg e Marie France Hirigoyen.
@ualasdossantos56 Жыл бұрын
Este canal é uma universidade aberta, esse trabalho maravilhoso precisa continuar.
@ESPEcast Жыл бұрын
Que bom que está gostando, Ualas! Vamos continuar sim!💙 Acesse e conheça nossa plataforma: www.especast.com.br/assine
@barbaraboesel934516 күн бұрын
Precisamos sim falar sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista que já está presente no CID e não era descrito na época de Freud.
Жыл бұрын
Narcisista. Tóxico. Termos que estão difundidos de forma às vezes sem nenhum fundamento. Transmissões essenciais e cirúrgicas. Obrigado pela gentileza em compartilhar o conhecimento. Um abraço.
@barbaramaureenpenabellei14339 ай бұрын
Obrigada Por tantos Ensinamentos em pouco tempo de aula Daniel, como é bom aprender com você.
@colepsicanalise Жыл бұрын
Pensar que tudo hoje se resume a uma determinada pessoa ser narcisista e etc, me parece ser um raciocínio preguiçoso. muitas nuanças estão por trás das relações e das estruturaçoes de um sujeito! Excelente vídeo!
@ESPEcast Жыл бұрын
Que bom que gostou, Cole! 💙
@adrianoclaro1002 Жыл бұрын
Excelente explicação teórica , achei que faltou um pouco de exemplos na vida cotidiana, por exemplo como se comportam esses sujeitos no dia a dia ....
@ESPEcast Жыл бұрын
Que bom que gostou, Adriano! E obrigada pela dica. 😉💙
@ualasdossantos56 Жыл бұрын
Vou ter que visitar esse vídeos outras vezes, quanta informação de altíssima qualidade.
@mariaeunicedeoliveira239 Жыл бұрын
Confesso que não entendi muito bem a diferença entre narcisismo primário e secundário. Pareceu-me ser a mesma coisa. Afinal, volta-se para si mesmo à procura de auto-satisfação.
@RobertaSantos-vn5mx Жыл бұрын
Sempre bom aprender contigo!
@ESPEcast Жыл бұрын
Que bom que gostou, Roberta! 💙
@helenicematias5663 Жыл бұрын
O narcisismo tem que ser analisado caso a caso, isto?? Visto que o sujeito é singular e tem a sua história tbm singular. É correto pensar assim??
@kyllnacastro1826 Жыл бұрын
Penso que sempre.
@izabelroizen4741 Жыл бұрын
O narcisismo é para a psicanálise algo estruturante. Narcisismo primário é secundário. Não é um diagnóstico de patologia. Seria um movimento primário e secundário do movimento da libido. Então não é sobre um tipo de personalidade. Porém se a pessoa não passa bem por essas etapas estruturantes, pode ser que venha a a apresentar alguma questão. E o movimento narcisico básico de voltar a libido para si mesmo pode acontecer em outras patologias. Qqr adoecimento profundo, incapacitante, acarreta um movimento narcisico, de fechamento em si. Um dor psíquica profunda e incapacitante impede o sujeito de se relacionar. algumas psicoses têm esss características, mas no sentido de que o sujeito corta o laço com a realidade e se volta para si mesmo. Fazendo um recuo da pulsão na direção de si mesmo, em seu próprio corpo e se fechando para o resto. E sim, isso só poderia ser analisado caso a caso. Mas esse narcisismo que está sendo usado comumente usado como algo perverso, não se trata disso. Uma vez que o perverso usa o outro como objeto para sua própria satisfação, precisa do objeto, mas não o considera como sujeito, pelo contrário, nesse movimento, o perverso usa o objeto de tal forma que o reduza, diminuía, sofra, seja reduzido a um resto, um nada, um excremento a ser descartado. Talvez aí possamos pensar então de que narcisismo essa pessoa nesss estrutura teria. Mas uma personalidade manipuladora e que repete padrões, não necessariamente é um perverso. Só caso a caso. Mas, há algo sobre não suportar a queda do seu próprio narcisismo que é algo que acontece ao longo das experiências e pode ser que isso gere um comportamento controlador/ manipulador que acabe destituindo o outro, que talvez seja um caso de de neurose, mas só caso a caso. Sempre!
@kyllnacastro1826 Жыл бұрын
Gostei desse momento. E do comentário @intimidadsublime