Рет қаралды 18,524
Esquizofrenia: hoje falo especificamente sobre esse assunto, que já tratamos aqui em alguns momentos.
Esquizofrenia é um transtorno psicótico, ou seja, a pessoa perde o contato com a realidade. Antigamente ela era chamada de demência precoce - porque sem tratamento as pessoas ficavam como se estivessem demenciadas.
Os principais sintomas são delírios, alucinações, comportamento desorganizado, discurso desorganizado e sintomas negativos, quando ocorre um esvaziamento. No vídeo eu detalho cada um deles.
Os sintomas aparecem geralmente entre o fim da adolescência ao começo da vida adulta. É uma doença que atinge pouco menos de 1% da população. O tratamento existe e é crônico, com relato de alguns casos em que as pessoas se recuperam totalmente. Mas em geral, a maioria das pessoas acometidas reduz os delírios tomando remédios antipsicóticos. O quadro não volta a ser como era, embora os sintomas negativos sejam mais difíceis de tratar.
A psicoterapia e a terapia ocupacional ajudam bastante a inserir essas pessoas no trabalho - vou fazer um vídeo sobre isso em breve. Mas saiba que é muito importante o acompanhamento para quem tem esquizofrenia, pois são pessoas mais propensas ao suicídio.
Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe uma sugestão nos comentários!
--
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
-- Facebook: / danielbarrospsiquiatra
-- Instagram: / danielmbarros
-- Twitter: / danielmbarros
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674 Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
Instagram: @danielmbarros
Twitter: @danielmbarros
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674