CURSO NEUROCIÊNCIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS: bruno-lemesm.kpages.online/neurocienciadostranstornospsiquiatricos
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my vou ler e trago aqui tá bem?
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my4 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada ok obrigado. Me perdoe o desabafo que eu fiz. Espero que não leve pro lado pessoal, porque eu sou muito fã do trabalho da doutora Ana lembke a anos! Então acabei desabafando um pouco indignado sobre o vídeo. Mas por favor não leve pro pessoal. Não quis te atacar na maldade se é que você acabe interpretando assim sem querer!!! Apenas reflita sobre esse vídeo que você fez, e sobre a doutora em questão...e os argumentos que você usou. Não foi nada profissional, com todo respeito e carinho por seu trabalho que eu gosto muito durante anos que eu te acompanho. E nunca critiquei absolutamente nada, sempre amei todos os seus conteúdos e vídeos que você faz...mas esse me pegou...foi dolorido ver ! E ouvir o que você disse sobre o trabalho da doutora uma das mais renomadas se não a mais renomada do mundo nesse trabalho que ela faz e reconhecida por isso, e especialmente pelo trabalho dela descrito no livro desse e o segundo dela que eu te indiquei...por favor analise o que você fez irmão! Peço de coração mesmo pra ter essa humildade....e desculpa novamente se acabei sendo rude com você. Não foi a intenção. E muito obrigado pela sua educação e gentileza. Fique bem!
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my eu sempre fui honesto. E honestamente esse livro é um desperdício de tempo e dinheiro. E jejum de dopamina é pseudociência. Uma baboseira mesmo.
@UniversodaPsicologiaTV4 күн бұрын
Bruno é esperança em meio ao mar de neurorreducionismo. A própria Anna reconheceu a supersimplificação da ideia dopamina-vício (no New York Times). Me parece que um problema que tá por baixo de infinitos erros em entender ciência é a busca pela simplicidade em um universo complexo.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@UniversodaPsicologiaTV exatamente amigo! E é uma luta tão complicada nos dias de hoje.
@leonardomacedoc3 күн бұрын
A função da ciência é justamente simplificar e ajudar a maioria das pessoas. A massa populacional não vai entender nada do que ela está falando, concorda? As pessoas no geral estão beirando o analfabetismo. Se um cientista não conseguir simplificar um conceito difícil, de modo que uma criança entenda ou até mesmo um cachorro, certamente ele está falhando.
@wandzs60444 күн бұрын
Nossa, eu tô justamente lendo ele e tava achando estranho, pq ele é muito simplificado mesmo, bem como vc falou. Eu tinha lido Antônio Damásio (indicação sua, inclusive) antes dele, e é outro nível! Que livro vc indicaria então sobre o tema 'vício' do ponto de vista neurocientifico? Obrigado por divulgar a ciência 🙃
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Ainda não encontrei nenhum bom nesse tema. Mas já leu Comporte-se ?
@wandzs60444 күн бұрын
@NeuroDescomplicada Ainda não, mas já ouvi falarem bem desse, vou dar uma olhada! Vlw!
@brunosouzatrindade1304 күн бұрын
Realmente existem outras neurotransmissores, dizem que a serotonina está mais ligado ao prazer e endorfina à atividade física, o que eu entendi é que ficar fazendo coisas hiperestimulantes desbalança a função normal do cérebro, é como se o cérebro se protegesse dessa "hiperatividade" .Eu entendi porque a autora falou sobre autoresponsabilidade: quando vc assume as consequencias de uma ação fica mais facil de controlar, diferente de jogar a culpa no ambiente ou em outra pessoa. O que eu entendo como jejum de dopamina é cortar o número de opções que vc tem para investir em qualidade, porque quando vc pode ficar se entretendo o dia todo não sobra espaço para pensar no trabalhar dando seu melhor, fazer algum exercicio, dormir bem, se relacionar melhor, estudar etc.
@RafaelLeal-rc8ro4 күн бұрын
Exatamente amigo.... A busca incessante pelo prazer, acaba desregulando essa balança. Mas se aprendermos a como lidar com o problema, é possivel que o cérebro entre em homeostase, e a balança se regule novamente. E de fato é verdade, digo por experiência própria.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@RafaelLeal-rc8ro experiência própria não é evidencia científica. E não existe essa definição de estímulo hiperdopaminergico ou algo assim na literatura científica. Pode procurar.
@RafaelLeal-rc8ro4 күн бұрын
Realmente o livro aborda dessa forma muito "fechada" na questão da dopamina. Porém, não deixa de ser um excelente livro, onde o assunto vício é abordado.... Quem já passou por uma fase de vícios entende exatamente a ideia que é abordada no livro, e entende como tudo funciona. Claro, pode ter suas falhas em alguns aspectos, como qualquer outro livro... porém não deixa de ser um ótimo livro. Inclusive, recomendo à aqueles que já passaram por algum tipo de vício. Parabéns pelo canal, amigo! Sempre acompanho...
@MarcosFerreirapsiquiatra4 күн бұрын
Excelente perspectiva! Eu li, mas não tinha percebido esses ângulos apontados no vídeo.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@MarcosFerreirapsiquiatra muito obrigado!
@ivanfreire14 сағат бұрын
Achei uma gratta surpresa esse final "dando uma espetada" em autoajuda simplista (sem citar nomes)
@Jaumreis4 күн бұрын
Sempre fiquei curioso sobre esse livro, mas desde do título, eu já achava ele meio suspeito no conteúdo. Mesmo que a ideia seja tratar desse tema complexo através de argumentos mais do "senso comum", acaba por generalizar o tema e o assunto central de forma simplista, como você mencionou no livro.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@Jaumreis exatamente!!
@luanbabuza22804 күн бұрын
Ja tirei esse livro da minha lista kk E o livro Dopamina: a molécula do desejo Vc recomenda?
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Não li, então não pode falar nada hahaha
@luanbabuza22804 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada por enquanto vou deixa na lista 😁
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my KKKKKKKKKKKKKKKKK maluco demais você. Negacionista é tu que tá acreditando em pseudociência que nem jejum de dopamina e fica atacando os outros nos comentários. Sai daqui. Pare de perder seu tempo.
@luanbabuza22804 күн бұрын
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my kkk infelizmente amigo tmabem sou ateu, um naturalista ferrenho. Eu acho que ele foi intelectualmente honesto pra ser sincero, mas pretendo procurar opinião de outros neurocientistas sobre o livro. Questionar artigos ou livros não tem nada demais, faz parte do debate científico
@PauloVictor-ii6oc4 күн бұрын
O livro é bom, não liga pra crítica do vídeo
@rocha39353 күн бұрын
Recomenda a leitura a negação da morte. Que traz uma abordagem psicológica da nossa condição humana, o livro Claro é embasado em criança dores com a Freud, kierkegaard e alguns psicólogos são que não me recordo o nome, acho que seria uma leitura interessante e talvez um vídeo a respeito do livro, ainda não terminei ele, mas até o momento tô achando muito interessante
@EdsonHenrique-d1w3 күн бұрын
Seu canal é massa demais, eu tenho vontade de estudar neuroengenharia, mas não sei nem por onde começar 😄. Outra coisa, faz um video sobre analfabetismo funcional? Eu até fiz um teste mas acabei achando que eu possa ter, ainda fiquei na duvida. Eu faz tempo que parei de estuda e agora to tentando retornar, mas não sei se é falta dr hábito só sei qie não consigo jamais ler um livro inteiro e nem ver uma playlist toda de aulas, não sdi o que se passa. Cheguei como falei antes achar que era aquilo que mencionei mas também acho que pode ser ou problemas de interpretação de texto, já que sempre achei o enem muito esquisito com suas questões ou mesmo talvez uma fobia de leitura, não sei. Mas o estranho é que quando não é tecnico, massante, como quando troco idéias com o chatgpt, du já consigo entender os conceitos. Você pode abordar tudo isso que eu te falei em vários videos? Eu agradeceria demais. Até mesmo indicar faculdades de neuroengenharia se tiver, o que acho dificil no brasil, ou mesmo facus boas no país e pelo mundo de neurociencias, em que dê depois para especializar em neuroengenharia. Se bem que fazer algo também ligado a inteligência artificial, neurociencia cognitiva ou psicologia cognitiva também me despertam interesse. 😄😊
@guilhermy.joseph3 күн бұрын
Bom dia, sobre a ideia da autora de caracterizar a dopamina como um neurotransmissor do prazer, eu concordo com o seu ponto de vista, de que na realidade a dopamina não pode ser reduzida como o neurotransmissor do prazer, de uma maneira bem simplificada também, o neurotransmissor associado a sensação de prazer esta muito mais associado a serotonina e outros neurotransmissores INIBIDORES. No entanto, neurotransmissores excitatórios como a dopamina possuem uma reação muito satisfatória, e no final podemos entender que as reações que ele causa não são necessariamente reações de prazer como a serotonina, mas são reações e processos cognitivos similares e vistos mentalmente como "estimulantes". De qualquer maneira, a dopamina e as muitas reações dela podem trazer sensações "prazerosas" sim, mesmo que o prazer por completo venha com a serotonina que poderia estar associada a uma "satisfação". Eu tinha o mesmo ponto de vista que o seu, mas depois de analisar alguns outros muito estudos eu percebi que a DOPAMINA por si só também é muito atrativa, não sendo só interessante o desfecho final que ela pode provocar serotoninergicamente.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@guilhermy.joseph é que ainda sim é uma visão MUITO simplificada. A dopamina atua em mais de 5 tipos diferentes de receptores com expressão variada em cada área do cérebro. Faz muito mais sentido falarmos de redes neurais que processam estímulos e geram comportamentos do que um só neurotransmissor.
@guilhermy.joseph3 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada, Concordo, mas me pergunto se um livro feito para um publico leigo que precisa de representações simplistas as vezes e que não possuem um certo grau de conhecimento sobre neurofisiologia irá conseguir fazer entender toda essa complexidade sem precisarmos "mastigar" os assuntos. E toda "mastigação" pode ter uma certa tendencia a deturpar alguns conceitos, ainda mais nessa sociedade em que vivemos em que precisamos produzir reels com 1 minuto de duração.... Mas entendo o seu ponto, li o livro dela esses dias e vi alguns pontos bem errados na explicação dela tmb.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@guilhermy.joseph é uma linha muito tênue entre simplificar e banalizar. Eu acredito que ela poderia ter feito um trabalho melhor se ela se propusesse a realmente falar sobre vícios.
@marcelagalvaodealmeida37554 күн бұрын
Ola tem alguma promoção de Black?
@CleidianeRosendo4 күн бұрын
Qual livro você recomenda para esse tema de vícios? Eu tenho o livro Irresistível do Sam Alter.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Ainda não encontrei um muito bom. Quando encontrar te mando aqui!
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
É uma obra péssima e que introduz de forma horrível um assunto tão importante. É fundamental criticar para mostrar que as pessoas estão lendo e perdendo tempo com noções erradas kkk
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my Reveja o vídeo e leia os artigos que citei. Ai você pode falar se teve argumento ou não. Fora isso, é só dor de cotovelo sua.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my Eu já estou fazendo melhor do que autora, que é divulgar um conteúdo adequado e realmente embasado. E criticando livros que não trazem esse tipo de conteúdo.
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my4 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada ok sabichao...havia me enganado a respeito de voce. achei por um momento que eu poderia ter se equivocado pela maneira que me referi a voce, e eu na verdade estava muito mais do que certo...na real voce tem inveja de outros neurocientistas, porque é um zero a esquerda perto deles, ai tem que dizer que a critica honesta de um internauta é dor de cotovelo, e ainda o chamar de imaturo. muito lindo e inteligente, para pessoas como voce que estuda sobre o cerebro e comportamento deveria ter evoluido como ser humano nesse quesito, mesmo que vc nao concorde se ajuda milhares de pessoas de fato , deveria no minimo ter o minimo de respeito e isso passa longe de voce. porque nao temm calibre pra chegar a um eslen da vida ai fica agindo como frustado, boa sorte
@viniciusdasilvarocha82674 күн бұрын
Eu gosto de aprender sobre psicologia e confesso que o mundo da ciência e psicologia e um pouco complexo Recomenda alguma livro do mesmo assunto? Eu li os livros nação dopamina e dopamina: a molécula do prazer e achei boa a leitura, me fez enteder como a dopamina aje em nosso cérebro e comk funciona um vício
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Ainda não li nenhum que realmente seja bom! Quando descobrir, trago aqui no canal!
@albertinomessias17024 күн бұрын
Recomendo fortemente o livro O Corpo Guarda as Marcas de Bessel Van Kolk.
@CarlaThais-hh9hg4 күн бұрын
Obrigada de novo Bruno!!!
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@CarlaThais-hh9hg eu que agradeço pelo apoio
@weydersilva67074 күн бұрын
Seria interessante se você fizesse um video falando sobre Andrew Huberman. Gostaria de saber a sua opnião sobre ele.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Mas sobre algum livro ou vídeo? Não gosto de avaliar a pessoa haha
@hj0004 күн бұрын
🌎 Eu li "Nação Dopamina". 👉 Atualmente estou lendo "Dopamina a Molécula do Desejo". 👍 É Muito Importante seus apontamentos, entendi!
@robertoferreira75403 күн бұрын
Daniel Lieberman é top
@llinxia89614 күн бұрын
Otimo video amigo tendem a ter um vies de autoridade por ela ser professora e pesquisadora de Stanford e nao aceitam discordar. Sempre que um livro desse tipo vai pra bestseller pode saber que ele foi reducionista e simplifica infinitas coisas complexas
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@llinxia8961 o complicado é que ela se mantém pela popularidade, pois a produção científica não acompanha muito não
@osteopatiapauloreis53484 күн бұрын
Porque será que o livro fez tanto sucesso e ajudou tantas pessoas? Porque o sucesso dela e a boa resposta clínica com tantos pacientes? Porque o "jejum de dopamina"dá certo com tantas pessoas? Se foi placebo foi eficiente, como explicar isso neurocientificamente? Legal seu video, gosto dos seus videos, geram reflexões. Obrigado.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Livro fazer sucesso não é sinônimo de qualidade. Os best sellers em sua maioria são pseudocienticicos. Sucesso dela é bem subjetivo né. Não dá para compararmos em um ensaio clínico. Por fim, não existe nenhuma evidência científica de que jejum de dopamina seja relevante em qualquer contexto clínico ou fisiológico.
@hey_dan3 күн бұрын
Existe um livro com a mesma proposta que você recomenda?
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@hey_dan nunca li nenhum não
@anaana65564 күн бұрын
Faz um tempo que eu li e o que ficou na memória é a relação entre a busca de prazer rápido e fácil × esforço e busca de resultados de longo prazo
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
A literatura sobre busca de prazer rápido e fácil ainda é bem incipiente. Faz algum sentido psicológico mas ainda precisamos de mais estudos pra validar a hipótese
@viainsight4 күн бұрын
Lembrei agora de Flávio Gikovate, que dizia que a vaidade é o vício dos vícios. Ele escreveu um livro sobre o tema da vaidade relacionando-a com as características dos vícios.
@denidanidoo4 күн бұрын
Deveras interessante... Vou procurar estudar mais o assunto 🤔
@aurea-vieira4 күн бұрын
Bruno, estou lendo ´´Desconstruindo a ansiedade´´ e estou achando muito bom. O livro descreve com uma riqueza de detalhes o cérebro humano. Você já leu (ou alguém aqui dos cometários)? O que acha deste livro?
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
Não conheço sobre! Vou procurar ler!
@std33853 күн бұрын
Estou lendo também, sou estudante de psicologia. Posso dizer que o livro, pelo menos até onde eu li, é mais sobre os ciclos de hábito do que sobre o funcionamento do cérebro em si. O livro é legal, mas ainda assim um pouco simplificado, mesmo quando se fala de tratamento psicológico para a ansiedade. Eu recomendo pra você o livro "Livre de Ansiedade" do Robert L. Leahy, ele é mais completo e traz mais estratégias para lidar com o transtorno, além de ser muito baseado na Terapia Cognitivo Comportamental, que é uma das vertentes psicológicas atuais mais embasadas em evidências.
@jonathassampaio4 күн бұрын
Como não sou neurocientista eu gostei muito do livro, maaaasssss mesmo sendo leigo no assunto, os pontos que levantou são exatamente abordados assim no livro! Foi excelente ter essa visão mais macro ❤❤ Se puder, traga outros livros, tem vários que ouvi e gostaria de uma visão mais profissional, por exemplo: - Foco - comportse-se - o erro de descartes - Blink Muito obrigado ❤
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@jonathassampaio muito obrigado pelo apoio! São críticas que outros neurocientistas levantam também. Mas isso realmente é uma boa discussão, não acuso ela de nada.
@jonathassampaio4 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada sim, isso ficou muito claro, é um livro extremamente comercial e as vezes a ideia foi essa...
@jonathassampaio4 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada já chegou alguém pra tacar o ódio e falando que vc tacou o ódio kkkkkkkkk a pessoa nem entendeu o que eu falei e tá falando que eu defendi o livro kkkkk meu Deus 😱😱😱 kkkkkkkk mais uma vez, muito obrigado pelo vídeo
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Jejum de dopamina é pseudociência. Você querendo ou não.
@jonathassampaio4 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada o cara tá com síndrome de Chiquinha(do chaves) kkkk vc falou com todo cuidado sobre a abordagem do livro e o cara tá falando que vc chamou o ela de li.x0, de feia, boba e chata kkkkkkkk Meu Deus kkkkk
@Eduardo-qr7js4 күн бұрын
Bruno. Faz um vídeo sobre como as fluoroquinolonas agem no cérebro. Esses remédios são do mal.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
Preciso dar uma estudada pra entender melhor isso!
@relaxe58304 күн бұрын
Não seria um problema de tradução/adaptação ao português? É só uma pergunta, não li em inglês, notei essas coisas ao ler o livro, mas como já tinha um conhecimento acumulado relevei, porém devemos estar atentos que nem todo tradutor entende detalhes técnicos sobre neurociência ou psicologia, outra coisa, não vejo intenção alguma da autora em aprofundar temas como você deseja, entendo que essa leitura é para agregar algo ao público massivo e leigo, pra que tenham alguma noção básica do assunto, aprofundar iria requerer muitos dados mais técnicos, principalmente se aprofundasse a neuroplasticidade e hormônios atuando no PFC, cingulado-anterior, ventromedial, dorso-lateral etc. seria algo bem mais robusto e maçante pra uma galera, vejo como um livro que desperta uma paixão pelo assunto, pra depois o sujeito se aprofundar nos estudos do cérebro, continuo indicando ele a todos que queiram ler.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@relaxe5830 eu li em inglês! E não tem nada que justifique essa ideia de jejum de dopamina que ela coloca
@relaxe58304 күн бұрын
@NeuroDescomplicada correto, jejum de dopamina é um acinte, ainda assim vejo muitos que criticam a tese popular sobre a abstinência do hedonismo, ainda recomendando o livro, só vi no próprio livro exemplos de substituição de um hábito por outro, mais adaptativo (como o exemplo do usuário de psicoestimulantes que troca isso por banheira de gelo 3x por semana, no meu caso a canoagem e corrida foram fundamentais pra regulação hormonal) vejo mais como serviço de conscientização do que instrução pra prática arbitrária de terapias, sempre apresentando a terapêutica conduzida por um profissional licenciado como a intervenção responsável, convenhamos também que para o nível das terapias que os pacientes encontram no Brasil o conteúdo no livro ainda pode ser considerado acima da média. Pra estudantes de neurociência não servirá, como modelo introdutório creio q é útil diante de tanta pseudociência entranhada no Brasil e pra jovens na faculdade totalmente perdidos em Psicologia.
@leonardomacedoc3 күн бұрын
Então, o que uma pessoa viciada em jogos online, pornografia, doces, redes sociais, drogas, álcool, etc., deve fazer? No final das contas, você não deve se afastar desses prazeres imediatos? A Dra. Anna Lembke, de uma forma bem simplista, segue a linha de que essa busca por prazer imediato vai te levar ao sofrimento e à improdutividade. Em resumo, o livro gira em torno disso. Porém, se não há comprovação científica, segundo você, ela pode ter cometido algumas falhas de conceito e entendimento do funcionamento cerebral. Tudo bem, para mim é tudo cientifiques. Hoje estamos em um mundo em que a maioria das pessoas estão viciadas, ansiosas, improdutivas, sem foco, perdidas. Aparentemente, se abster de prazer imediato não vai "resetar" ou "sensibilizar" os neurônios, sendo assim, com o seu conhecimento científico, quais caminhos alguém deveria tomar? Ciência boa é ciência aplicada, e o mundo está viciado, então nos ajude por favor.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@leonardomacedoc é muita ingenuidade e imaturidade achar que uma pessoa com um transtorno psiquiátrico (vício) deve ler um livro. Tratamento para transtornos psiquiátricos é feito por psiquiatras e psicólogos. É terapia e medicamento.
@leonardomacedoc3 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada O livro dela não é sobre transtornos psiquiátricos. Acho que você deve ter dado um control+c, control+v de alguma coisa, acho que você confundiu a resposta de outro vídeo. Entendo que você deve responder dezenas de pessoas por dia e se confundiu. Vou organizar aqui: estamos falando sobre o livro da Dr. Anna Lembke, "Nação Dopamina", e não tem absolutamente nada neste livro sobre transtornos psiquiátricos.
@davybragaa4 күн бұрын
Dopamina a molécula do desejo>>>
@amazonvendasrepresentacoes4 күн бұрын
Sr boa tarde . Meus parabéns por sua postura em contestar um livro com assuntos , que na tua percepção e discernimentos, não é saudável. Certamente, você tem conhecimento suficiente pra alcançar essa interpretação. Reitero , meus parabéns, pela determinação. Obrigado
@cristãoconscientee3 күн бұрын
Leu o livro mesmo? Aconselho você ler novamente.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@cristãoconscientee sabe ler ciência e argumentar com artigos ou só om esse tipo de ataque mesmo?
@cristãoconscientee3 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada Não é ataque! Só uma obervação. Você diz que Anna Lembke, psiquiatra americana, que é chefe da Stanford Addiction Medicine Dual Diagnosis Clinic na Universidade de Stanford, escreve um livro com "achismos", praticamente isso. Você cita que ela não explora as questões ambientais, mas ela deixa claro que os fatores econômicos e sociais (ambiente) são potencializadores do processo de adicção, ou seja, pessoas pobres são mais vulneráveis.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@cristãoconscientee E escreve mesmo. Ela poderia ser ganhadora de Nobel e escrever um livro errado. O argumento de autoridade não funciona. Além do mais, a produção científica dela não a coloca como expert em vícios como todo mundo imagina não. Muito menos em sinalização dopaminergica.
@leonardomacedoc3 күн бұрын
@@NeuroDescomplicada Se ela que é professora de psiquiatria e diretora de clínica de reabilitação em vícios não tem autoridade, então quem tem? Como se adquire autoridade em um assunto? Não é atendendo pessoas, tendo boa formação, lecionando e trabalhando na área? A mulher além de fazer tudo isso, ainda escreve e é palestrante.
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@leonardomacedoc Quem realmente pesquisa em tese teria mais autoridade. Mas para contestar o que ta escrito em um livro qualquer um da área consegue. Até porque o livro é malfeito e sem embasamento mesmo.
@rafaelnutri4 күн бұрын
Eu li o livro e as tuas criticas nao sao totalmente verdadeiras. Tenho mais o que fazer do que ficar listando ponto a ponto, vou te dar só um exemplo: em mais de um momento no livro ela contextualiza que pessoas socialmente desfavorecidas estao mais vulneraveis a alguns vicios.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@rafaelnutri sim e continua colocando que é papel delas mudarem hábitos sozinhos, sem considerar a complexidade disso. Sem contar que fica colocando "vicios" comportamentais como iguais ao vício em substâncias (o que claramente ainda não é um consenso).
@rafaelnutri3 күн бұрын
@ Bom, o livro me ajudou bastante a lidar com o vício em celular. Já que tu é o bichão, escreve um livro também kakakkaka
@NeuroDescomplicada3 күн бұрын
@@rafaelnutri kkkkkkk que argumentação boa
@joaotamborindeguy19 сағат бұрын
é só simplicado e daí
@NeuroDescomplicada19 сағат бұрын
Se você entendeu isso depois do vídeo, eu acho que você não prestou atenção direito.
@psicograciane4 күн бұрын
Explicado pq eu não consegui ler esse livro! Esses dias eu vi ele e pensei, foi tão bem recomendado e eu não tenho vontade de ler! Agora explicado 😄 O que vc acha do livro Cérebro do adolescente de Daniel Siegel ?
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
@@psicograciane esse eu ainda não li!
@Eduardo-qr7js4 күн бұрын
Ibogaína trata os vícios.
@NeuroDescomplicada4 күн бұрын
De onde você tirou essa informação?
@sfc15404 күн бұрын
@@Eduardo-qr7js não faça as pessoas se auto medicar pofvr.
@SoftwareEngineer-Goggins-cq8my4 күн бұрын
logo ele vai pedir pra voce tambem sair do canal. ele é do sistema cuidado. ele vai me tratar como louco, para te ludibriar , man por favor se os psicodelicos estao salvando sua vida sua saude mental, continue firme, porque há evidencias pesquisas estudos cientificos feitos e avançando nao é atoa que liberaram a terapia com psilocibina nos eua e na australia. e os estudos no brasil esta começando aos poucos avançar nesse caminho. continue firme. nao de ouvidos a quem só esta na internet pra destruir vidas. tmj
@mariaalicedaniapedroza36673 күн бұрын
Só pelo título já fiquei com o palpite que se tratava de um lixo de livro.
@rafaelnutri4 күн бұрын
Eu li o livro e as tuas criticas nao sao totalmente verdadeiras. Tenho mais o que fazer do que ficar listando ponto a ponto, vou te dar só um exemplo: em mais de um momento no livro ela contextualiza que pessoas socialmente desfavorecidas estao mais vulneraveis a alguns vicios.
@leonardomacedoc3 күн бұрын
Ele não leu o livro, ele criou conteúdo, o que é diferente. Ele foi pegando pontos mais "fracos" do livro, listou e criou o roteiro do vídeo. Ele nunca parou para ler e apreciar o livro, foi algo mais egocêntrico, pensando em criar conteúdo. Tanto que ele contesta o livro, mas não traz absolutamente nada que ajude as pessoas.
@pranamello20374 сағат бұрын
@@leonardomacedoc é melhor deixar uma lacuna em branco do que preenche com qualquer coisa.