Рет қаралды 32
Canções da tradição judaica. Apresentação realizada no Salão Assyrio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
1) Hinei Ma Tov. - trecho do Salmo 133 de autoria atribuída ao Rei David (c. 1040 a.C. - c. 970 a.C.):. A letra começa com as palavras em hebraico 'Hineh ma tov u'ma'naim', que significam 'Como é bom e agradável'. e reflete o apreço pela união do povo, um grito de esperança. “Hine Ma Tov” costuma ser cantada no Shabat. Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, está escrito que Deus fez o mundo em seis dias. No sétimo dia, Deus terminou a sua obra, e abençoou esse dia. Então, ele descansou. É por isso que o sábado é o dia do descanso no judaísmo.
2) Bendigamos Al altíssimo - tradicional reza dos judeus do Marrocos e da Península Ibérica. É costume cantá-la após as refeições.
3) A la una yo nací - canção tradicional Sefaradita
4) Adon Olam - Do Hebraico:אֲדוֹן עוֹלָם, "Senhor do Universo/Mundo" é um poema e canção judaico tradicional, cantado no final dos serviços religiosos judaicos.
5) Speak Low (When You Speak Love) - canção composta por Kurt Weill . A música integra a trilha do filme “Phoenixque conta a trajetória de Nelly Lenz, que busca retornar à vida na Alemanha depois do fim da Segunda Guerra. No filme Nelly é uma cantora judia que volta de um campo de concentração
6) Ale Brider - 30´´- tradicional música Yiddish. É uma canção adaptada do poema "Akhdes", de Morris Winchevsky (1855-1932), publicado no jornal Arbeter Fraynd, em 1890. Na década de 1920, a canção tal como a conhecemos hoje, foi publicada como uma canção folclórica pelo escritor e folclorista yiddish A. Litvin (1862-1943