Opa... Obrigado! Foi uma honra! Único brasileiro não funcionário da Microsoft a palestrar. Essa experiência provou que preciso voltar a ganhar fluência em inglês hahahahha
@EmanuelSantos_ELS2 жыл бұрын
Incrível, excelente novidade 👏🏽👏🏽👏🏽
@natolira2 жыл бұрын
#tamojunto
@eliaspereira61932 жыл бұрын
Que notícia maravilhosa!!! Eu estava aguardando essa atualização ansiosamente, muito obrigado por compartilhar!!!
@natolira2 жыл бұрын
Fala Elias! Eu também! Agora pro Dataflows tirar 10 só falta melhorar a forma de permissionamento. Hoje é a nível de workspace. O ideal seria o permissionamento a nível de dataflow.
@eliaspereira61932 жыл бұрын
@@natolira Acredito que é questão de tempo, por ainda estar em fase de desenvolvimento, eu acompanho bastante os fóruns, seria interessante nós como usuários relatar essas mudanças, muito obrigado pelas contribuições!!!
@Number4-Umbrella Жыл бұрын
Eu tô com um projeto de automatização de alguns relatórios no trabalho e lá eles são todos preparados em um dataflow no power bi. Quando eu descia a conexão com o banco de dados do PBI pelo caminho habitual: "Analisar no excel" e depois "baixar conteúdo". Os dados eram organizados em uma tabela dinâmica, ficavam com a conexão com o banco de dados ativa e sempre que eu mexia em algum filtro ou reorganizava alguma coisa, o excel corrompia os dados por conta da base ser muito grande. Também não conseguia abrir o power query da forma habitual quando a conexão estava ativa. Revirei o youtube inteiro tentando encontrar algum tutorial que me ajudasse nisso, mas tudo que eu encontro sempre vai no caminho contrário: consumir tabelas do excel no PBI. Teu conteúdo me ajudou pra caramba" Obg
@juliaabracos20252 жыл бұрын
Excelente Lira!!! Muito obrigada pelas inúmeras ajudas!!!
@natolira2 жыл бұрын
É um prazer, Julia! Agora pro Dataflows tirar 10 só falta melhorar a forma de permissionamento. Hoje é a nível de workspace. O ideal seria o permissionamento a nível de dataflow.
@CeliaAlvesSolveExcel2 жыл бұрын
Excelente! Tanto a funcionalidade como a explicação. Grata. :)
@natolira2 жыл бұрын
Obrigado Celia!
@babagio2 жыл бұрын
Maravilha essa atualização! Em qual licença office está disponível?
@natolira2 жыл бұрын
Fala Paolo, tudo bem? Isso ainda não foi divulgado oficialmente. Então de fato não sabemos. Testei no office 2019 e no 365, ambos aceitaram essa função!
@babagio2 жыл бұрын
@@natolira ok entendi,muito grato pela resposta.
@lucasnascimento41442 жыл бұрын
Olá tudo bem! Como eu faria para calcular interferência de datas (férias de funcionários por exemplo) de 2 colunas ? Ex: Funcionário____Dias de Gozo_______Data_Inicio________Data_Fim ______Interferência 1 10 10/04/22 20/04/22 0 2 10 15/04/22 25/04/22 5 No caso em uma planilha de férias onde existem apenas funcionários com ID específicos. Ainda: Os funcionários podem parcelar férias podendo aparecer mais de 1X.
@natolira2 жыл бұрын
Fala Lucas. Procura no link do repositório Github na descrição do vídeo a função FnListaDiasEntreDatas. Nela você consegue criar uma coluna com múltiplas datas para cada funcionário (em formato de lista) e depois expandir (daí uma férias de 10 dias transformará em 10 linhas, uma para cada data). Depois você pode agrupar por essa nova coluna e contar quantos funcionários estão ausentes para cada data. Havendo mais de um você pode ainda listar a identificação (nome/matrícula) dos que estão em conflito de férias.
@rinaldobranquinho2 жыл бұрын
Olá Renato! Se existirem várias consultas em "Consultas e Conexões," vejo que é possível atualizá-las simultaneamente em "Atualizar Tudo". Eu procuro saber se há alguma forma de o "Atualizar Tudo" funcionar sequencialmente, ou seja, todas as consultas atualizadas, uma depois da outra.
@Planilheiros2 жыл бұрын
Rinaldo, depois dá uma procurada pois se não me engano dá pra criar macros que façam isso que você deseja. Mas o padrão do Power Query do Excel é atualizar todas ou uma a uma individualmente (quer seja de forma manual ou via macro). Abs, Renato Lira.
@rinaldobranquinho2 жыл бұрын
@@Planilheiros Obrigado, Renato! 👍🏻
@babagio2 жыл бұрын
...e, desculpa, não consegui entender a referência ao código em linguagem M (min.3:25).
@natolira2 жыл бұрын
Meu ponto é que uma rotina do Power Query, que é traduzida em um código na linguagem M (por mais que você só use a interface do usuário para construir), realiza o ETL. É comum pegarmos uma mesma tabela, digamos, cotação do dólar e utilizarmos em vários .PBIX ou .XLSX diferentes. Daí o que fazemos é simplesmente copiar o código. Mas e se você tiver que fazer alguma manutenção? Como trocar a fonte, adicionar um critério... Você teria que fazer isso em TODOS os locais. Com Dataflows você centraliza isso. A instrução do Power quero é feita em um único local (bem como rotinas de atualização automática). Todos os demais .PBIX ou .XLSX bastam apontar para ele.
@fernandogabos44682 жыл бұрын
Ao aplicar o "PowerPlatform.Dataflows()" surgiu o seguinte erro "Expression.Error: O nome 'PowerPlatform.Dataflows' não foi reconhecido. Certifique-se de que ele foi soletrado corretamente.". Alguem saberia explicar o pq? a Versão do office esta em '21008' (correto para a aplicação)
@natolira2 жыл бұрын
Fala Fernando, tudo bem? Como não vi nenhum post oficial da Microsoft sobre o assunto, é possível que tenha algumas implementações tardias ou implementações a partir de determinada versão (que pode não ser a sua) Testei aqui em um Microsoft Excel 2019 MSO (Versão 2204 Build 16.0.15128.20158) e funcionou. Sugeriria que você garantisse que seu office está com as atualizações em dia. É importante que você esteja logado na sua conta organizacional. Outro ponto importante é escrever o sinal de igual antes da expressão = PowerPlatform.Dataflows() Mas pela mensagem de erro não deve ser o caso :/