Exercício de Revisão - Mapeamento do Modelo Conceitual para Moldelo Lógico (relacional)

  Рет қаралды 18,281

Patrick Brito

Patrick Brito

Күн бұрын

Пікірлер: 15
@RN_B
@RN_B Жыл бұрын
Muito obrigado pela video aula, me ajudou bastante a completar as tarefas da universidade e matou várias dúvidas.
@walking3762
@walking3762 5 жыл бұрын
parabens MUITO didático e me ajudou bastante
@MauricioPossari
@MauricioPossari 4 жыл бұрын
Ótima explicação!
@lucineide1867
@lucineide1867 4 жыл бұрын
Olá, uma tabela conceitual com 3 entidades, quero transformar em lógico. Eu clico lógico 1 ou lógico 3?
@naysonaraujo4456
@naysonaraujo4456 2 жыл бұрын
Como faço para entra em contato com o senhor
@mariaestocastica5004
@mariaestocastica5004 2 жыл бұрын
Excelente aula, aprendi muitos conceitos novos. 👏👏👏 Eu só não entendi na parte do relacionamento "cursar". Se não é obrigado virar uma tabela então pq esse relacionamento tem atributos ? 🤔🤔🤔
@BENEILTONMARTINSLEITE
@BENEILTONMARTINSLEITE Жыл бұрын
Caso mais alguém tenha essa dúvida, aqui vai uma explicação: Os atributos devem ser colocados nas entidades quando eles estão diretamente relacionados à entidade em si e não dependem da relação em que a entidade está envolvida. Por exemplo, considere um sistema de reserva de voos, onde você tem as entidades "passageiro" e "voo". A relação entre essas entidades pode ser "reserva", e nessa relação você pode ter atributos como "data da reserva", "classe do assento" ou "status da reserva". Esses atributos estão diretamente relacionados à relação "reserva" e não são características das entidades "passageiro" ou "voo". Outro cenário em que é apropriado usar atributos na relação é quando você tem atributos derivados que são calculados com base nas entidades relacionadas. Ou seja estar ou não na relação não é razão para virar tabela visto que, a depender da cardinalidade esses atributos podem ir para uma tabela ou outra da relação.
@tomasmelo3194
@tomasmelo3194 9 ай бұрын
na entidade Fones_Alunos, 'telefone' e 'mat_alunoFK' serão AMBAS chaves primárias? 'mat_alunoFK' não deveria ser chave estrangeira? Não percebi bem essa última parte. A mesma dúvida surge na entidade Aluno_Disciplina_cursar. 'semestre', 'mat_alunoFK' e 'cod_disciplinaFK' são as 3 chaves primárias? Excelente aula professor.
@PatrickBrito
@PatrickBrito 9 ай бұрын
Olá Tomas, fico feliz que você tenha gostado da aula. Obrigado! Sobre suas dúvidas, realmente 'mat_alunoFK' é uma chave estrangeira que referencia a chave primária de aluno. Porém, além de chave estrangeira, ela também compõe a chave primária da tabela 'Fones_Alunos', juntamente com o atributo 'telefone'. Há a necessidade de ser uma chave composta, para que o mesmo aluno possa ter vários telefones e, eventualmente, o mesmo 'telefone' possa ser atribuído a diferentes alunos. Sobre a tabela 'Aluno_Disciplina_cursar', fruto do relacionamento 'cursar', além das duas chaves estrangeiras, o atributo 'semestre' precisa fazer parte da chave primária por ser uma 'chave fraca' no modelo conceitual; isto é, para possibilitar que o 'mesmo aluno' possa cursar a 'mesma disciplina' mais de uma vez, desde que seja em 'semestres diferentes'. Dessa forma, o banco de dados será capaz de armazenar o 'histórico' de notas e faltas de cada vez que o aluno cursou a disciplina.
@raymolide
@raymolide 5 жыл бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾🙌🏾👍🏾
@sydneymadope
@sydneymadope 5 жыл бұрын
Sendo que estiveste aqui, posso confiar em ti nas avaliações, ahahaha
@TipoLo-fi
@TipoLo-fi 6 жыл бұрын
👏🏼
@naysonaraujo4456
@naysonaraujo4456 2 жыл бұрын
Bom dia o senhor pode me ajuda
@The_Sun007
@The_Sun007 4 жыл бұрын
Acho que errou, devia existir uma ligação entre o funcionário e o cliente, não entre funcionário e o empréstimo. porque no enunciado diz que "Um cliente pode ser atendido por 1 ou mais funcionários e um funcionário pode atender um ou mais clientes DE CADA VEZ "
@PatrickBrito
@PatrickBrito 2 жыл бұрын
Olá Humberto, peço desculpas pela demora em te responder. Hoje estava passando por alguns comentários não lidos e vi o seu. Acho que ele é relativo a outro vídeo, sobre modelagem conceitual. Sobre esse ponto, realmente há diferentes maneiras de se resolver o problema; essa é uma das belezas da modelagem, não é mesmo? A maneira que você sugere é possível sim: trocar um relacionamento ternário por relacionamentos binários. O enunciado na verdade induz mais para essa interpretação. Porém, quando possível, é muito bom ter relacionamentos "N"ários no modelo, desde que sejam relacionamentos legítimos e não forçados. Isso tende a reduzir a complexidade das consultas, reduzindo a necessidade de "joins", entende? Mas repito, a sua proposta de solução está igualmente correta e expressaria a mesma "informação" Mais uma vez, obrigado por seu comentário.
Consultas SQL (Parte 1) - SELECT, FROM, WHERE
21:36
Patrick Brito
Рет қаралды 586
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
Cat mode and a glass of water #family #humor #fun
00:22
Kotiki_Z
Рет қаралды 42 МЛН
Modelagem de dados - modelo conceitual, lógico e físico
23:34
Miriam TechCod
Рет қаралды 268 М.
Cardinalidade
8:50
Hercules Santhus
Рет қаралды 110 М.
Exercício de Revisão - Normalização
10:41
Patrick Brito
Рет қаралды 3,5 М.
Mapeamento para o Modelo Relacional
23:04
Sistemas de Informação e Simulação de Sistemas
Рет қаралды 4,7 М.
Banco de Dados: Conversão entre Modelos - Projeto Lógico (Parte 1)
11:59
Monitor Digital IFF
Рет қаралды 29 М.
Exercícios - Transformação entre modelos - ER - Relacional
13:48
Glecio Rodrigues
Рет қаралды 881
Mapeamento esquema ER para relacional utilizando brModelo
17:58
Hugo Feitosa de Figueirêdo
Рет қаралды 3,1 М.
Mapeamento de esquema ER para Relacional
21:09
Hugo Feitosa de Figueirêdo
Рет қаралды 2,4 М.