Expedição Anaconda

  Рет қаралды 11,662

Instituto Socioambiental

Instituto Socioambiental

10 жыл бұрын

Com a participação de diversos conhecedores indígenas da região do alto rio Negro, pertencentes à diferentes grupos étnicos da família linguística Tukano Oriental, mais alguns pesquisadores com trabalhos reconhecidos junto a estes povos, uma expedição inédita saiu de Manaus e percorreu o curso do rio Negro até a cidade de São Gabriel da Cachoeira para documentar sítios sagrados e arqueológicos. Foram mais de 800 quilômetros percorridos, 14 dias de viagem e 23 sítios identificados. A experiência faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito de uma iniciativa binacional entre Brasil e Colômbia para documentação e salvaguarda dos sítios sagrados e conhecimentos associados dos povos indígenas que vivem nas regiões de fronteira entre os dois países, no noroeste da Amazônia. Participam da iniciativa organizações indígenas, ONG's, orgãos ligados aos Ministérios de Cultura dos dois países e ao Ministério de Meio Ambiente da Colômbia. A expedição foi toda documentada por uma equipe de cinegrafistas indígenas, com acompanhamento e apoio do Vídeo nas Aldeias. Este vídeo, produzido pelo ISA (Instituto Socioambiental), Vídeo nas Aldeias e FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), é um dos resultados deste trabalho e contou com a parceria e apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ministério da Cultura da Colômbia, ACAIPI (Associação de Autoridades Tradicionais Indígenas do Pirá-Paraná) e Rainforest Foundation da Noruega.

Пікірлер: 5
@ogdp47
@ogdp47 10 жыл бұрын
A proteção dos lugares sagrados das etnias indígenas é fundamental para a preservação das suas culturas, que constituem matriz do patrimônio cultural brasileiro. Excelente iniciativa.
@searaludica2474
@searaludica2474 8 жыл бұрын
Que bom encontrar este vídeo.
@valarriero4391
@valarriero4391 Жыл бұрын
Eu realmente espero que, além da proteção dos lugares sagrados, esse projeto consiga incentivar também a restauração de grande parte deles, danificados e usurpados pela nossa ignorância... infelizmente.
@larysilva2845
@larysilva2845 2 жыл бұрын
A reportagem não fala sobre Anaconda, o documentário é bom, mas o título não corresponde a reportagem. Fala sobre sítios arqueológicos sagrados e não sobre Anaconda.
@InstitutoSocioambiental
@InstitutoSocioambiental 2 жыл бұрын
Olá Lary, Expedição Anaconda é o nome dado a esta viagem pelo curso do Rio Negro (também chamada de rota de origem) para mapear lugares sagrados para os povos indígenas da região registrada no vídeo. O nome faz referencia à longa viagem subaquática dos primeiros ancestrais pelos rios Amazonas, rio Negro e Uaupés, realizada no bojo de uma cobra-canoa ou "canoa de transformação".
#03 Visitando COMUNIDADES INDÍGENAS de São Gabriel da Cachoeira - Rio Tiquié no Amazonas
48:25
Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira
Рет қаралды 8 М.
Viagem a São Gabriel da Cachoeira - Amazonas
9:10
Cultura Popular Brasileira
Рет қаралды 54 М.
Me: Don't cross there's cars coming
00:16
LOL
Рет қаралды 15 МЛН
Nutella bro sis family Challenge 😋
00:31
Mr. Clabik
Рет қаралды 12 МЛН
MEGA BOXES ARE BACK!!!
08:53
Brawl Stars
Рет қаралды 36 МЛН
UMA SUCURI PRETA GIGANTE! | RICHARD RASMUSSEN
15:51
Richard Rasmussen
Рет қаралды 5 МЛН
Língua Tucano (DAHSEAYE) - Língua Indígena da Amazônia
32:51
MOPC Linguística
Рет қаралды 8 М.
A Festa dos Encantados
13:00
TV Mídia Indígena
Рет қаралды 2,4 М.
Diálogos: Desafios para a decolonialidade
20:26
UnBTV
Рет қаралды 140 М.
RELIGIÕES INDÍGENAS NO BRASIL - ELÓI CORRÊA DOS SANTOS
19:38
Caio Alberto - Entrevistas
Рет қаралды 10 М.
história de um crime perfeito aconteceu nessa linda fazenda
14:22
VOLTANDO AO PASSADO
Рет қаралды 19 М.
Cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas
3:39
Johnny Lima
Рет қаралды 455
CURA
23:36
Instituto Socioambiental
Рет қаралды 1,4 М.
Me: Don't cross there's cars coming
00:16
LOL
Рет қаралды 15 МЛН