Eu sou angolano e não fazia ideia de que isso ocorreu. Incrível e belo documentário
@christianow686 Жыл бұрын
É impressionante como a reportagem não faz nenhuma consideração sobre o óbvio ululante: Portugueses e Judeus discutindo sobre uma colonização "por braços brancos" e ninguém considerou para a negociação os nativos de Angola, que eram os verdadeiros donos desta "Sião".
@mmen2236 Жыл бұрын
Excelente documentário 👏🏻
@gracasilver8574 Жыл бұрын
EXCELENTE trabalho !... Obrigada .
@djkorpora Жыл бұрын
excelente trabalho e bastante credível
@TeresaAfonsoTecas Жыл бұрын
Muitíssimo interessante
@jaime9494 Жыл бұрын
Israel foi mais que merecido para os judeus. Graças a deus nós Portugueses, temos um local , um pais, fronteiras para poder chamar de nossa Patria, e sermos donos do nosso destino. Já no caso dos judeus não. Viva Israel 🇮🇱❤
@broadcastmadnesss Жыл бұрын
Imigrantes israelitas? Nem HAVIA ISRAEL EM 1912. Meu deus...
@BXOFICIAL1 Жыл бұрын
A terra prometida é Canaã ou Ngola do reino do Ndongo? Que história hein!
@ToysRForever Жыл бұрын
Bom documentário e cada um agora que tire as conclusões. Por acaso desconhecia o projecto de Angola mas todos sabemos o que iria acontecer se fosse adiante. Temos o exemplo do que aconteceu na Palestina, e com um estado fascista o mais provável era Portugal ter entrado na 2ª Guerra e possivelmente ter perdido as suas colónias no final da mesma. Quanto ao resto, este assunto tem sempre duas faces mas como eu costumo dizer algures no meio está a verdade. Sem duvidas que os Judeus foram em diversos países e épocas perseguidos mas também não deixa de ser verdade que não se integram na totalidade, e querem sempre ter um controlo parcial do país onde estão. As diversas organizações criadas ainda no inicio do século exemplificam bem isso. No final a vergonha foi o RU como é hábito ter criado este grande problema. O Reino de Israel como tantas outras nações no decurso da história acabou, mas os aliados lá decidiram criar um estado por decreto. Porque é que nunca criaram um estado Inca, Maia, Azteca, Indios americanos etc....? Porque esses nunca tiveram força nem a influência que os judeus têm. E não me venham dizer que esses nunca foram ou são vistos como pessoas de segunda. E depois como se isso não fosse suficiente deixaram e continuam a deixar Israel expandir-se. Eu acho que tirando a Russia (neste momento) é o unica estado expansionista do planeta, e o resto do planeta assobia para o lado.
@psource2305 Жыл бұрын
É difícil prever o que teria acontecido se este projecto tivesse avançado. Nos finais do século XIX um grupo de Boeres provenientes do Transvaal fixaram-se em Angola e, devido a conflitos e incompreensões culturais e religiosas com as autoridades e os colonos portugueses, passado pouco tempo encontravam-se numa posição marginal nessa província ultramarina portuguesa, resultando na grande maioria sendo repatriada com o apoio do governo da União Sul-Africana para o Sudoeste Africano nos anos 20 e 30. No caso duma eventual colónia judia em Angola entraria naturalmente o factor da influência política e económica da burguesia de origem judia na Grã-Bretanha e a eventual criação de pretextos de má fé e egoístas para justificar a anexação de Angola pelos Britânicos ou outras potências coloniais europeias supostamente "mais competentes" que os portugueses.
@ToysRForever Жыл бұрын
@@psource2305 Podemos fazer exercicios mediante os factos e história que temos em mãos. Assumindo que a colónia estaria em paz e em desenvolvimento até ao inicio da segunda guerra Salazar iria ter um complexo dossier para gerir. Seria curioso ter visto qual seria o resultado. Por um lado a colonia iria exercer enormes pressões ao governo central para condenar o regime Nazi. A venda de volframio aos alemães, o "pote de ouro" durante a guerra dificilmente teria acontecido sem condenação judaica. Portugal não iria ter um papel neutro seria quase impossível, ou teria de se aliar mesmo que com meios limitados à aliança europeia o que seria um contra senso dado que Portugal era do mesmo alinhamento politico, ou teria de se aliar aos Alemães e aí teria a pressão germânica para expulsar a colonia de Angola. Outro factor relevante era Espanha, é sabido que Franco tinha planos para invadir Portugal e só não o fez devido à tal aliança fascista. Perante um governo que se iria colocar do lado da Aliança e trazer a guerra para as suas portas possivelmente Franco não pensaria duas vezes em invadir Portugal e assim teriamos também Espanha no conflito. No pós guerra, bem se tivessemos do lado do eixo seria mais que certo que colonia ou mesmo todas seriam perdidas e possivelmente colocadas em grande parte nas mãos britânicas. Se tivessemos do lado da aliança não sei, dependeria muito do alinhamento politico de Salazar, possivelmente aconteceria o acabou por acontecer. Isto claro assumindo uma vitória dos Aliados. É um tópico bastante complexo e que só se pode avaliar apenas como exercicio. Mas no geral acho que ainda bem que não aconteceu porque nos iria criar problemas fosse por este motivo ou outros.
@psource2305 Жыл бұрын
@@ToysRForever Sim, todos esses factores entrariam em jogo. Na época em que foi proposta a colónia judia em Angola e depois ao longo do regime Estado Novo existia uma percepção, que por vezes chegava quase a uma paranóia, de que as principais potências coloniais europeias poderiam valer-se de qualquer pretexto para apoderarem-se das colónias portuguesas. No caso dos Boeres de Angola, sendo estes por direito cidadãos do império britânico após a criação da União Sul-Africana em 1910, havia a desconfiança de que seriam usados como um pretexto para os ingleses enfiarem-se sem convite em Angola. No caso da hipotética colónia judia haveria sobretudo o factor de muitos elementos dessa comunidade terem posições de poder económico e prestígio político na Grã-Bretanha, França, Alemanha e Bélgica e como tal poderem manobrar Portugal, um "outlier" no jogo do colonialismo pelo facto de ser o único país "pobre" com extensos territórios ultramarinos, para fora das regiões mais ricas e apetecíveis de África que se encontravam sob soberania portuguesa.
@Anossa-Lusitania Жыл бұрын
Bom Documentário sobre Israel 🇮🇱 🛐🕎✡️
@gracasilver8574 Жыл бұрын
Documentário ...
@assim2213 Жыл бұрын
A Nossa Angolânia 🇵🇹🇦🇴
@bomotorhp104 Жыл бұрын
Deus me livre ,judeus e em Israel não em Angola. Viva o povo angolano que não aceitou essa maluquice.
@gabrielsilva-pl3dx Жыл бұрын
O povo palestino também não aceitou e sofreu as consequências
@assim2213 Жыл бұрын
@@gabrielsilva-pl3dx Aquela terra sempre foi ISRAEL, Jerusalém sempre foi capital de Israel, palestino é um povo FAKE, não existe na história um povo palestino e nem uma país palestino e a terra desse povo que é jordaniano está lá que é a Jordânia um pedaço de terra muito maior que Israel, esse povo FAKE que se intitula palestino tá caçando e querendo confusão
@geraldojesusoliveira1659 Жыл бұрын
@@gabrielsilva-pl3dxO inferno seria em Angola que já estava vivendo um clima de inferno. Que Deus abençoe Israel.
@gabrielsilva-pl3dx Жыл бұрын
@@geraldojesusoliveira1659 acho que no longo prazo seria muito parecido com a África do Sul.
@Nandyfull19878 ай бұрын
@@geraldojesusoliveira1659É mais Deus livrou os Angolanos destes loucos .
@Anossa-Lusitania Жыл бұрын
Israel 🇮🇱 têm uma História completamente incrível 👏 🥳🎉💯🇮🇱🇮🇱🇮🇱✡️✡️✡️
@Rotebuehl1 Жыл бұрын
Portugal nao podia ter dado rumo diferente nenhum! A ressurreicao do estado de Israel nao so era uma vontade judaica, como tambem um designio e uma profecia biblicos
@Nandyfull19878 ай бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@TheRitacamara2 ай бұрын
Hasbara em acção.
@ALEIJADINHOPATRIOTA Жыл бұрын
Uma boa reportagem e documentário! Já me inscrevi no canal. Eu digo sobre o assunto que se os judeus tivessem mesmo ido para o centro sul de Angola, àquela região do planalto de Bié, de onde saem rios para toda a região, que tem bom clima fresco pela altitude, numa área que já influencia o norte da Namíbia, eu acredito que hoje toda aquela região estaria numa situação de progresso muito melhor, inclusive para a Namíbia. A Namíbia esteve durante aquele período sob o domínio sul-africano. A região toda é riquíssima em minerais e em diamantes também. Esse novo Estado judeu bem ali perto da costa do Atlântico Sul africano, e eu imagino que ele teria saída com uma costa para o oceano, ele também seria um benefício comercial para a América do Sul. Imaginem, um Estado judeu do outro lado do Atlântico, na mesma latitude da Bahia e do Espírito Santo.
@Nandyfull19878 ай бұрын
Deves tar louco . Acabariam com os Angolanos roubariam as terras tal como fazem com a Palestina desde que foram para lá.