Também vim estudar semiótica, pela influência do professor Antônio Carreiro!!! Muito obrigada Juliano por explicar tao claramente!
@Mauricio-sf3mw3 ай бұрын
Semiótica e base da linguagem, quando você entende o significado das palavras você entende muita coisa. Fazem 6 anos que me tornei autodidata e comecei a estudar semiótica, signos, índices, semiose e etc.. muito bom o vídeo ! Abrass
@luansamtos2034Ай бұрын
Parabéns mano
@igor972 Жыл бұрын
Achei seu video depois se fazer o curso do Professor Antonio Carreiro sobre Hipnose. E ele cita a Semiótica, que é a base do subconsciente. Subconsciente é formado por arquétipos, signos, simbolos. O tema é apaixonante
@edenglish952 ай бұрын
Eu sempre quis aprender violão e nunca tive oportunidade a primeira vez que eu fiz aula de violão sai encontrando a gente com violão para todo lado na rua, são de violão nos rádios vizinho que também já tocava eu nunca tinha sabido parece que tudo começou a cair do céu de uma vez depois que eu fui mais tarde anos mais tarde aprendeu o significado disso tudo
@lairamos2 жыл бұрын
Juliano, pela sua explicação acredito que vc tem a mesma visão de mundo que eu. Algumas pessoas vivem com o filtro de "a vida é uma guerra" e se relacionam com o mundo de tal maneira em todos os aspectos, desde o relacionamento com cônjuge até na apresentação de ideias no trabalho. Poucas pessoas que conhecem compreendem o minha forma de pensar: compreender o outro e a forma que ele pensa sem julgar, para primeiro me conectar e então depois apresentar meu ponto de vista sempre linkando com algum elemento que ele me trouxe para que tudo o que diga faça sentido PRA ELE. Isso diminui as resistências de entrada(objeções). Essa minha visão de compreender e respeitar o outro e não enfiar goela a baixo o que penso, é norteadora de Absolutamente todos os meus passos, desde minhas relações pessoas até meus métodos de serviço e posicionamento. Sou grata por te conhecer hoje.
@maurovieira76132 жыл бұрын
Boa tarde estou tentando entender o que significa semiótica e pra mim não foi esclarecedor. Poderia me ajudar a entender?
@lairamos2 жыл бұрын
@@maurovieira7613 não sei se consigo ser mais clara que professsor do vídeo, mas vou tentar te explicar. Semiótica é a ciência que estuda os signos e seus significados. Os signos, não são queles do horóscopo em si. Signos é praticamente tudo que atribuímos significados. Vamos a uma teste: pense em um leão. Quais sentimentos, palavras e significados vem em sua mente? Geralmente atribuímos coragem, força, rei, liderança... Faça um teste e pergunte a umas 10 pessoas para falarem rápido a primeira palavra que vem a cabeça ao ver leão. A semiótica estuda justamente essa relação do signo (leão) com seu significado (coragem). Como isso é útil no dia a dia? Eu trabalho com vendas e elevação da percepção de valor. Com alguns clientes dentistas, eu coloquei quadros de grandes sorrisos com pedras preciosas na boca e no pescoço. O cérebro atribui o valor das pedras ao sorriso. Isso cria uma referência de preço mais alto, sendo mais fácil na hora de trabalhar o pagamento, pois o inconsciente do cliente já entendeu que o preço vai ser mais elevado. O tempo inteiro grandes marcas trabalham a semiótica: a coroa do Rolex, o cavalo da Ferrari, o vermelho da Ferrari, os símbolos do natal da Coca -cola, a palavra Anitta da artista . Muitas pessoas colocam o nome artístico pq as palavras tbm vc geram significado. Pense em uma cantora grande, como ela se veste? São não roupas de uma pessoa comum né. Pq as roupas também possuem significado. No dia a dia, eu ousei mudar um pouco as palavras que uso , o ritmo da minha fala, as roupas que uso, as cores da unha, os materiais de trabalho, a taça de água ... E fui elevando a percepção de valor sobre eu mesma. Ah!!! E essa comunicação de signos e significado é uma comunicação emocional. É o subconsciente quem processa. E nossa decisões são tomadas primeiro no inconsciente. Logo, essas empresas utilizam essa comunicação mais profunda para despertar o desejo de compra e para tornarem-se marca memoráveis. É interessante, eu adoro.
@maurovieira7613 Жыл бұрын
@@lairamos Muito obrigado pelo esclarecimento, foi de grande ajuda. Poderia me ajudar no seu entendimento o q seria mensagem subliminar?
@maurovieira7613 Жыл бұрын
Me inscrevi no seu canal
@tainaedwigesАй бұрын
muito boa a explicação
@rogeriafranciscasilva89459 ай бұрын
Que negócio apaixonante, descobrindo agora, senti que o tema é importante para a mediação de conflitos. Sou advogada
@tarotmaisarte11 ай бұрын
Uuuau, essa idéia que vc apresentou sobre a importância de estarmos abertos a aprender novos paradigmas de conhecimento ao invés de simplesmente conhecer novos conceitos e implantá-los na antiga estrutura de percepção fazendo com que a mensagem original se deturpe totalmente, é ótima! Vou pensar sobre isso e refltir onde em minha vida, estudos e profissão eu, assim como muitos, acabo cometendo esse equívoco
@nicoly_chemilowski2 жыл бұрын
Eu sou estudante de Jornalismo e seu vídeo foi muito didático, muito obrigada os exemplos deixaram o conteúdo bem mais claro e leve, desejo sucesso na sua jornada.
@almeidamir Жыл бұрын
Cara, parabéns, este é o melhor vídeo sobre semiótica que tem no KZbin. Sua didática é maravilhosa.
@jhonathanathayde1143 ай бұрын
Ganhou um inscrito. Exímio comunicador ! Parabéns pelo canal, irmão !
@alexwolf1069 Жыл бұрын
Foi até difícil de formalizar palavras para descrever o quanto estou agradecido por esse vídeo. Nos primeiros três minutos já entendi o que a semiótica significa e consequentemente a aula que estou estudando no jornalismo. Muito agradecido por sua ajuda.
@luisvonmartens278110 ай бұрын
😊Muito bons seu video, sua reflexão, sua exposição. A gente fica reflexivo com suas palavras. Esse contexto corporativo também me fala muito próximo. Mas eu terminei o video pensando também no seu amigo do começo da história. Como a representação simbólica de boleto tem relevância na sua vida! Valeu, Juliano, pelos ensinamentos.
2 жыл бұрын
Bendito momento em que seu amigo te fez o questionamento!
@moniquepaixao5018 ай бұрын
Muita sensibilidade em um vídeo só!! :)
@juliandesousa_reporter2 жыл бұрын
Ótima reflexão. Sobretudo pra mim, de jornalismo, que andava caçando uma síntese perfeita pra compreender a semiótica.
@LeonardoFilgueiras-dl4xs Жыл бұрын
Excelente, direcionando melhor minhas decisões com essa fração de conhecimento.
@oliveirajd3973 Жыл бұрын
Fale sobre a semiótica das paixoes
@mariapaulareisbarbosa10032 жыл бұрын
Que aula, Juliano! Muito didático e prático. Sou estudante de arquitetura e estou estudando semiótica, esse vídeo foi esclarecedor em linhas gerais.
@pablosuzano90192 жыл бұрын
Nossa. Conteúdo excelente
@overnights2572 Жыл бұрын
Que aula! Obrigado e parabéns!
@vpdemantova8 ай бұрын
Muito bom….!
@NeBiaBiel3 жыл бұрын
Bela reflexão Juliano. Grandes transformações precisam de tempo, e tempo gera aprendizado. Óbvio que em se tratando de negócios, o tempo é ainda mais fugaz, e pode determinar o sucesso ou fracasso de um empreendimento. Por outro lado temos visto uma "pressa" exagerada em transformar, mudar, estar atualizado, na vanguarda, o que pode precipitar o que seria um processo natural, ordenado e organizado de mudança. Parabéns pelos conteúdos.
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Valeu Carlos!
@mayklopes3 жыл бұрын
Boa explicação Juliano!! Acho que o grande problema é que de um ano pra outro hoje em dia, uma empresa pode morrer sim. Não gosto muito de choque, revolução, kaikaku, prefiro a abordagem kaizen, porém em alguns casos funciona dar o choque, vc sai rapidamente do status quo, claro que não sem dor, vai doer muito, mas depois dá pra ir ajustando mais lentamente. É como um carro velho que está há muito tempo sem uso, às vezes dar um tranco coloca ele em funcionamento novamente, mas é só pra dar tempo chegar na oficina, trocar o óleo, a bateria, lubrificar e deixar ele funcionando novamente.
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Ótima analogia! Eu tento ser cuidadoso para dizer que é melhor uma ou outra abordagem (kaizen ou kaikaku). Acredito mais ou menos nessa linha que comentou, existem momentos em que eu preciso de um grande choque para tirar a situação da inércia. Minha única ressalva, ou cuidado se preferir, é entender se aquele serviço está preparado para aguentar esse tranco. Imaginando aquela curva J que tanto mencionamos por aí, num momento de revolução a coisa pode chegar num vale antes de subir. E nesse caso, estamos preparados para essa situação?
@feeryfairy2 жыл бұрын
que video fantástico!!!! adorei, de verdade. mt didático e esclarecedor, me fez compreender melhor a semiótica e me interessar mais ainda pelos estudos desse ramo. grata!!
Aula fenomenal. Gratulações por compartir esse rico contúdo.
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Muito obrigado, Samuel!
@MrCruzeiroDoSul2 жыл бұрын
Que barbona linda. Vou deixar a minha assim.
@RibeiroJuliano2 жыл бұрын
Boa sorte, no começo é bem difícil, mas basta perseverar! Abraços
@divamariapereiradasilva40003 жыл бұрын
Reflexivo. Obrigada.
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Eu que agradeço, Diva!
@brunacarvalho30944 жыл бұрын
Ótimo conteúdo!
@RibeiroJuliano4 жыл бұрын
Muito obrigado, Bruna!
@julianagualberto81364 жыл бұрын
Obrigada por ser tão paciente e gentil para nós auxiliar.
@RibeiroJuliano4 жыл бұрын
é sempre um prazer poder compartilhar! Obrigado pelo feedback e se inscreva para não perder nenhuma atualização.
@-gg587911 ай бұрын
Em breve pretendo fazer um estudo sobre semiótica e direito. Me passa seu email para tirar umas dúvidas? Grato!
@RibeiroJuliano11 ай бұрын
Claro, contato@julianoribeiro.com.br
@-gg587911 ай бұрын
@@RibeiroJuliano valeu, amigo. Abraço!
@rarasi100 Жыл бұрын
Uau😮🎉
@gortaina3 жыл бұрын
Já vivi esses casos e ver tudo ser revertido ao estado anterior, por resistência a mudança, pessoas do tipo "one-trick pony", etc. Fiz algo diferente que deu certo e venho aplicando deste então, que é fazer um amálgama dentro do processo que precisa ser evoluído, com o tempo o amálgama vai sendo adotado porque não é mais estranho, não quebra o processo antigo, torna-se desejável. Exemplo prático, uma área utilizava planilhas para "tudo", era contra o uso de sistemas(achavam que a atualização era demorada demais por parte da TI), fiz um sistema que lia essas planilhas e as suas regras de negócio(estava em macros) e deixava sempre uma aba nova com link para o novo sistema, com a amálgama plantada, após um ano, o sistema(amálgama) virou o processo principal e as planilhas ficaram secundárias.
@OQuestionadorAnonimo Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Como o ‘jogo de linguagem’ de Wittgenstein se correlaciona com a Semiótica? Graro desde já!
@RibeiroJulianoАй бұрын
A conexão entre o conceito de “jogos de linguagem” de Wittgenstein e a semiótica de Peirce está na forma como ambos entendem que o significado depende de contextos e interpretações. Para Wittgenstein, o significado de uma palavra é determinado pelo seu uso em diferentes contextos (ou “jogos”), enquanto para Peirce, o significado surge através de um processo interpretativo contínuo (semiosis) que envolve signos, objetos e interpretantes. Em essência, ambos concordam que o sentido não é fixo, mas depende de como os sinais e a linguagem são usados e interpretados nas situações específicas.
@moiseslobopvh3 жыл бұрын
Muito bom!
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Valeu Moisés!
@luccalima46247 ай бұрын
Duas dúvidas: 1. Seguindo o exemplo da Polinésia, onde a população ficou feliz com a "inovação" e os benefícios trazidos pelos americanos, até interpretando esses acontecimentos como algo divino e desejando mais disso. Então, a implementação de uma nova metodologia que traga benefícios para uma empresa não seria bem recebida pelos funcionários? Mesmo considerando suas culturas, experiências e contextos atuais... Porque pelo que entendi com esse exemplo, os poloneses demoraram 100 anos para digerir e aceitar as mudanças, ou seja, eles demoraram demais para evoluir (segundo o exemplo). 2. Revolução não só aceleraria a evolução?
@RibeiroJuliano7 ай бұрын
Oi Lucca, obrigado pelas perguntas. Vamos lá: 1. Realmente, a aceitação de novas metodologias em uma empresa pode variar bastante, dependendo de como ela é percebida pelos funcionários. No exemplo que você mencionou sobre a Polinésia (creio que houve uma confusão com Polônia, mas entendi o ponto), a aceitação inicial foi positiva porque os benefícios eram claros e houve uma associação com algo maior, até divino. No contexto empresarial, mudanças que trazem benefícios claros e tangíveis, e que são bem comunicadas, tendem a ser melhor recebidas. Porém, cada cultura organizacional é única, e o que funciona em um lugar pode não ser tão bem recebido em outro. É crucial considerar as experiências, expectativas e o contexto atual dos funcionários para facilitar a transição e aceitação. 2. Quanto à ideia de revolução acelerar a evolução, isso pode ser verdade até certo ponto, mas também envolve riscos significativos. Mudanças radicais podem levar a resultados rápidos, mas também podem causar resistência, confusão ou até mesmo perda de valores fundamentais se não forem bem geridas. Em contextos empresariais, é frequentemente mais eficaz implementar mudanças de forma gradual e consultiva, garantindo a adesão e minimizando as resistências ao longo do caminho. Espero ter esclarecido. Abração!
@irislaneguimaraes2103 Жыл бұрын
De alguma forma, esse assunto tocou no meu tdah
@RibeiroJuliano Жыл бұрын
Curioso para ouvir mais sobre
@julianoaleixo-o3o6 ай бұрын
😇
@TKRKTT3 жыл бұрын
Ótimo conteúdo
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@R1234Alchorne3 жыл бұрын
Acho que semiótica tá pagando boleto sim, Juliano! Só pelo exemplo do Jeep Cherokee! 😁😁😁 Valeu pelo conteúdo!
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Sonhar ainda não me custa nada... Vai que a jeep resolve patrocinar esse canal... ;-)
@soulaiis Жыл бұрын
Só eu quem acho esse assunto de fritar a cabeça? Mas sim, tá bem resumido.
@moisesotavio486610 ай бұрын
METODOS REVOLUCIONARIOS BRUTALMENTE A CHANCE DE DAR ERRADO É MAIOR DO Q VC SER MAIS CONSERVADOR E CAUTELOSO E IR FAZENDO AOS POUCOS.
@gilbertojunior66513 жыл бұрын
Me salvou de uma dp, que Deus lhe salve
@georgegambardella16723 жыл бұрын
Esse trem aconteceu comigo quando minha esposa engravidou. "Automaticamente" comecei a perceber um monte de grávidas no meu dia a dia
@geonatascarvalho41023 жыл бұрын
professor o estudo de semiótica pode ajudar a aprender idiomas? obrigado pela aula gostei muito.
@RibeiroJuliano3 жыл бұрын
Olá Geonatas. Eu acredito que a Semiótica ajuda a compreender os mecanismos de como a cognição se dá, porém, ela não melhora essa habilidade. Assim, nada melhor para aprender um novo idioma do que praticar para que os novos signos ganhem cada vez mais relevância no seu vocabulário. Abraços!
@leonardofreitas802 Жыл бұрын
Eu vou ter essa porra de matéria na ufabc, to pressentindo uma aula extremamente monótona
@tgooo33 Жыл бұрын
Cara, teu vídeo é muito bom, excelente reflexão e contraposição com a realidade de muitos ambientes corporativos e organizações que querem a todo os custos transformar algo que elas nem conhecem direito. Em nome do hype ou da nova moda, a agilidade é o termo que vejo sendo mais prostituído e mal aplicado. Novamente agradeço por essa excelente reflexão!
@guilhermechaves76263 жыл бұрын
Excelente. Engraçado como tudo isso que vc falou pode ser aplicado ao campo político também.
@RibeiroJuliano2 жыл бұрын
pois é, enxergar o mundo a partir dos símbolos conhecidos tem uma abrangência muito ampla.
@edsonpadova7 ай бұрын
Eu crio a percepção de mundo.
@PatiPapo3 жыл бұрын
UAU!
@natanbenicio64218 ай бұрын
Não só didático, mas quântico, reflexivo e pragmático.
@moisesotavio486610 ай бұрын
exatamente O QUE ACONTECE HOJE...REVOLUCIONARIOS desconstruindo O Q UMA SOCIEDADE CONSTROI A ANOS e tentam quebrar conceitos e empurrando guela abaixo padroes dizendo que isso é PROGRESSISMO...rsrs q ironia neh...nessa aula excelente de simeotica VEMOS O Q ACONTECE HOJE, SEI q o intuito da aula nao é isso...mas peguei essa parte e consigo ver o estrago que as vezes faz uma revolução em tudo...enfim coisas q levaram anos pra sociedade aperfeiçoar ae chega um revolucionario destroi a casa inteira ao INVEZ DE REFORMAR SO A JANELA OU O TELHADO...a chance disso da errado e maior do q vc ser cauteloso e inovar somente o q precisa.
@claudiocostavargas52792 жыл бұрын
Tua guitarra não é Tonante?
@RibeiroJuliano2 жыл бұрын
Eu só tenho duas, uma Stratocaster da Squier e uma Les Paul da Ibanez.
@P13RR3M4RQU35 Жыл бұрын
Pensei no Comunismo...Por que será?
@samantalin11 ай бұрын
Algumas coisas precisam de revolução
@saindodabolha.8486 Жыл бұрын
O culto da carga é muito aplicado a ciência. Veja a quantidade de pessoas que acreditam no Big Bang e no evolucionismo.
@3squizu Жыл бұрын
Juliano, com todo respeito vc é um ótimo professor mas parece o dr Enéias
@RibeiroJuliano Жыл бұрын
Cara, isso pra mim é um baita elogio. Enéias tinha uma inteligência sem igual
@dneyjustino582 жыл бұрын
Porque *
@RibeiroJuliano2 жыл бұрын
Foi uma pergunta? Elabora aí pra gente, por favor.
@reikarmico7 ай бұрын
não percebi nada
@ericemelcba2 жыл бұрын
Tão importante q estão cobrando em concursos... rss ser humano tá mau na comunicação 😬
@bryomrafael272110 ай бұрын
Mano pierce morreu com 75 anos, ele não era tão jovem assim não. Kkkkkk
@RibeiroJuliano10 ай бұрын
Eu chamo todo mundo de jovem, desde Aristóteles até Pierce :-)