Рет қаралды 3,114
Oi, FarmacoLovers! 😍❤
Nesta aula estudaremos as estatinas, fármacos padrão ouro para o tratamento das dislipidemias.
A redução do LDL-c por fármacos inibidores da HMG-CoA redutase (estatinas) é a terapia mais validada por estudos clínicos para diminuir a incidência de eventos cardiovasculares. É interessante destacar que a depleção intracelular de colesterol estimula a liberação de fatores transcricionais e, consequentemente, a síntese e a expressão na membrana
celular de receptores de LDL, que captam o colesterol circulante, influenciando os níveis plasmáticos de todas as lipoproteínas que interagem com este receptor, como a LDL, a VLDL e os remanescentes de quilomícrons.
E olha só que bacana: estudos indicam que para cada 40 mg/dL
de redução do LDL-c com estatinas há diminuição da mortalidade por todas as causas em 10%. Também é observado redução dos eventos isquêmicos coronários agudos, da necessidade de revascularização do miocárdio e do AVC. Por estes motivos, as estatinas são indicadas em terapias de prevenção primária e secundária como primeira opção, Ou seja, você precisa conhecer tudo sobre esta classe farmacológica, não é mesmo?
Vem comigo que nesta aula estudaremos o mecanismo de ação, indicações, principais fármacos, particularidades, contraindicações e efeitos adversos das estatinas.
E se você ainda não assistiu nossa aula sobre o Manejo do paciente com dislipidemia, corre lá para dar uma conferida porque está demais! =)
• FÁRMACOS HIPOLIPEMIANT...
Bem-vindos à mais uma super aula de Farmacologia do nosso canal!
Com carinho,
Profa. Fran