Olá cenoravr. Na questão a Força resultante é a força elástica. Nas extremidades a força elástica é máxima porque a deformação é máxima e por conta disso, conforme a 2º Lei de Newton (FR=m.a), a força resultante sendo máxima a aceleração também o será. Espero ter me feito entender. caso contrário, pode perguntar que eu terei o imenso prazer em responder. Abraço
@emerson.crizoe11 жыл бұрын
a afirmativa não está afirmando que a energia mecânica é somente a potencial elástica e sim que ela tem valor que coincide com a mesma. Valeu, você mandou bem ai cara na resolução.
@fisicaresolvidaBr11 жыл бұрын
Olá shadowload2. Tu tens razão na parte de que há sim os dois tipos de energia mecânica presente no sistema: potencial e cinética. Entretanto, x é a máxima elongação da mola e portante nesta posição x, o sistema terá somente energia potencial elástica. A energia do sistema pode sim ser calculada pela expressão do ítem 8. Espero ter sido claro. Caso contrário, me avise. Um abraço.
@sddiniz111 жыл бұрын
Cara! vc tem razão. Como x é variável só se pode considerar que a Em do sistema seja = Kx²/2 quando x for elongação máxima. Até porque, no ponto de equilíbrio x = 0 (por uma pequeno instante) a expressão kx²/2 é nula, no entanto a Em não desapareceu pq o sistema é conservativo. Lembrando que aqui é só um ponto de discussão, nada de desfazer do trabalho do canal que é muito bom.
@emerson.crizoe11 жыл бұрын
Fala amigo do Física resolvida, só ajudando ai na sua explicação. Se pensarmos no princípio da conservação de energia, no ponto de deformação máxima, a energia mecânica do sistema é somente a Epg. Porem quando o sistema massa-mola se move parte da Epg se transforma sim em cinética, porém temos que lembrar que se a Epg diminui a Ec tem que aumentar na mesma proporção, então a Energia mecânica pode sim ser considera como sendo kx2/2. Mesmo porque...
@shadowload211 жыл бұрын
Não consegui concordar com a afirmativa número 8,no sistema também há a presença de energia cinética, somente nas extremidades que essa energia é nula, portanto, quando o exercício afirma que a energia mecânica é somente elástica no sistema, há um erro. Assim, o certo seria afirmar que no sistema não há somente energia potencial elástica como também energia cinética e para aquela posição da bolinha, aí sim, há somente energia potencial elástica. deu pra entender? vlw.Ótimo trabalho de vocês.
@diplomataseis11 жыл бұрын
Se a afirmação fala da energia mecânica no sistema, não se pode avaliar somente em um ponto
@fisicaresolvidaBr11 жыл бұрын
Ola Helder. Você ficou com alguma dúvida sobre a questão? Pode perguntar que eu respondo. Abraço
@arthurmendonca957 жыл бұрын
Muito bom!
@fisicaresolvidaBr7 жыл бұрын
Obrigado. Já conhece o site do Física Resolvida com muitos exercícios para baixar de graça? Acessa lá em www.fisicaresolvida.com.br/materiais-cortesia e bons estudos.
@fisicaresolvidaBr11 жыл бұрын
Olá diplomataseis. Não entendi teu comentário. Porque não pode? O problema afirma que a máxima elongação da mola tem valor X. Então, NESSE ponto não há energia cinética. Somente potencial elástica. E também nesse ponto toda a energia mecânica do sistema está na forma de energia potencial elástica. Ao encontrar esta energia mecânica, podemos dizer que ela é a mesma em outros pontos. E nestes pontos pode haver mais de um tipo de energia compondo a energia mecânica total do sistema...
@jairoliveira780811 жыл бұрын
Muito bom cara!
@fisicaresolvidaBr11 жыл бұрын
Obrigado Jair Oliveira
@AutoPMV7 жыл бұрын
O último item também é falso. O exercício pede que o sistema seja analisada realizando movimentos harmônicos simples, logo temos energia cinética. Então Em=Ep+Ec ou Em=1/2(Kx^2+mv^2). Além disso, a questão pede "a energia mecânica do sistema" e não "a energia mecânica em um determinado ponto".
@31rafa10 жыл бұрын
Mas por que a energia mecânica é só potencial? Eu sei que você analisou só os extremos, mas se analisarmos o ponto de equilíbrio, o sistema não daria só energia cinética? Dessa forma o sistema não é composto pelas duas energias?
@fisicaresolvidaBr10 жыл бұрын
Olá Rafael. De fato o sistema é composto de 2 energias, mas naquela posição analisada TODA energia mecânica do sistema é composta de energia potencial elástica. De fato, o problema usa x como a máxima elongação da mola e por isso gera uma tremenda confusão. Para se saber o valor da energia mecânica temos, nesse caso que utilizar UM ponto e escrever a energia mecânica em função deste ponto. E naquele ponto utilizado não há energia cinética. Mas como você deve saber, a energia mecânica se conserva e portanto se mantém constante ao longo de todo o percurso de vai e vem.... Espero ter sido minimamente claro. Se não for, você pode perguntar mais, sem problemas. Um abraço
@pauloaraujo18878 жыл бұрын
Fiquei com dúvida na 4 pfvr me ajude, se aceleração é = Δv/Δt como pode a aceleração ser máxima nos pontos extremos (maxima e minima dilatação da mola) uma vez que nesses pontos a velocidade da partícula é nula ?? Ao meu ponto de vista a aceleração é máxima no ponto 0 uma vez que quando o corpo passa por ele, toda a sua energia esta em forma de energia cinética.
@fisicaresolvidaBr8 жыл бұрын
Olá Paulo Araújo. De fato a aceleração média é calculada por Δv/Δt, mas esse não é um bom ponto de partida para entender a situação. No ponto de mínima velocidade (extremo da oscilação) teremos máxima deformação da mola e portanto máxima força elástica que é a força resultante neste ponto. Pela 2ª lei de Newton, máxima força resultante resulta em máxima aceleração. Espero ter me feito entender. Caso contrário não exite em perguntar novamente.
@pauloaraujo18878 жыл бұрын
Poxa é verdade vc tem razão! eu olhei pra velocidade e deixei passar a força resultante... Muito Obrigado!
@fisicaresolvidaBr8 жыл бұрын
Obrigado a você por assistir meus vídeos! Você já baixou a lista de exercícios disponíveis no site? Baixa lá e ede para resolver em vídeo as questões que tu não conseguir fazer... Abraço!
@goliveiral10 жыл бұрын
Cara, mas nos pontos de inversão do movimento a partícula reduz a sua velocidade até zero para alterar o sentido do movimento, certo? Então pq a aceleração é máxima? Eu sei que nesse momento a força elástica atua contra a velocidade, mas a questão fala da partícula e não da força que age sobre ela, então a aceleração na inversão não seria nula? Valeu!!
@fisicaresolvidaBr10 жыл бұрын
Olá Gabriel. O sistema da questão é um sistema massa-mola. Isso quer dizer que é um sistema onde atua uma força restauradora chamada força elástica. É a força elástica que atua no objeto fazendo com que o mesmo tenha variações em sua velocidade. Assim, nos momentos de inversão de movimento, a velocidade é nula, mas a aceleração é máxima, pois neste ponto há uma máxima força elástica (máxima deformação da mola). Como FR = m . a, temos que uma maior força elástica (força resultante no sistema) gera uma maior aceleração. Espero que eu tenha sido claro na minha explicação. Abraço!
@GabrielFernandes-sp9sh9 жыл бұрын
muito bom gostei de vdd
@helderblsba11 жыл бұрын
legal o video. so não explicou porque 1 kx²/2.
@philippevieira781910 жыл бұрын
baao também
@fisicaresolvidaBr9 жыл бұрын
philippe vieira Obrigado por assistir meus vídeos!
@pauloeduardo-yw5qe8 жыл бұрын
Item 4 esta errado, no ponto de inversão de sentido a aceleração é nula, e na origem que a aceleração é máxima.
@elaynegomes31079 жыл бұрын
no ponto de inversao a aceleraçao e nula eu sei pq errei essa questao na prova e agora estou estudando para a recuperaçao :p
@fisicaresolvidaBr9 жыл бұрын
Elayne Gomes Olá Elayne. Na verdade no ponto de inversão ocorrerá a máxima deformação da mola, ou seja, haverá maior força elástica (pois a força elástica é proporcional à deformação da mola). Como a força elástica é a força resultante e a força resultante é igual à massa X aceleração, quanto maior a deformação da mola maior será a aceleração do corpo preso a mola. Resumindo: nas extremidades a aceleração será máxima pois lá haverá maior força resultante. Espero ter ajudado.
@jacksoneduardo31718 жыл бұрын
Seu professor errou, Elayne :v... No ponto de inversão a velocidade que é nula.