Engraçado que os socialistas omitem o capital financeiro ajudando a URSS
@alexssandrovogelreich7046 Жыл бұрын
Verdade. Cabe ao João falar sobre isso em um outro vídeo.
@Apolodnd Жыл бұрын
Omite nada, quem ajudou ainda foram os Judeus e foram culpados por isso por Hitler, de financiar a revolução de 1917. Dinheiro existe desde sempre viu, desde a mesopotâmia e o capitalismo tem aprox. 300 anos, então se liga!!
@lloydgush Жыл бұрын
E não foram poucos. Cara, ford, meu, ford.
@adrianabrito7601 Жыл бұрын
@@lloydgushCaterpillar e General Eletrics tbm
@almirsarmentoneto5639 Жыл бұрын
Como assim?
@gfconstantino Жыл бұрын
O João Eigen está sempre “lanchando” os “astoriólogos” marxistas!
@lloydgush Жыл бұрын
odeio esse termo. Acho que histrólogo provavelmente seria mais suave de se entender. Conceito é perfeito.
@brazilian4776 Жыл бұрын
3:06 essa é exatamente a msm definição de Fascismo q meu professor de história colocou na tela na última aula, antifa é uma desgraça msm
@GustavoSantos-xo9mu Жыл бұрын
mostra pra ele esse video, kkkkkk
@paulojunior5385 Жыл бұрын
Vim pelo professor MARCELO ANDRADE, mais um inscrito,parabéns!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@joaogoldfeder8720 Жыл бұрын
Mais uma vez o João desmonta os argumentos fantasiosos pregados por militantes e seus discursos vazios e cheios de ódio. Teu trabalho é necessário e nos mune com a arma mais poderosa de todas: o conhecimento.
@joaoeigen Жыл бұрын
Muito obrigado pelo seu apoio Jão, tmj!
@Calebe311 Жыл бұрын
Vambora!
@joaoeigen Жыл бұрын
Gostou do vídeo? Dê um like, deixe seu comentário e sugestões e me siga nas redes sociais, ou me contate no e-mail: Email para contato: joao.c.eigen@gmail.com Instagram: @joaocefd Twitter: @cosmopolitica1 Medium: @joaoeigen
@Apolodnd Жыл бұрын
Ele busca teoria, para embasar o argumento dele, então ele não vai para o campo prático e histórico e fica na teoria e quando entra no prático e dados ele faz um malabarismo todo e espantalho para usar a palavra "inicial", mas se financiar depois tudo bem viu, o problema é financiar antes, nooooossssaaa, não pode ser antes, depois pode! Mais fácil para implementar a falácia que liberal sempre está acostumado a implementar, são isso, bom de lábia e de enganar, mas ir para a materialidade, há ele foge... Pega os campos de concentração antes do fascismo e nazismo e a cultura de segregação liberal. Campos de concentração não é invenção nazista. O termo solução final é um termo Canadense para o extermínio dos indígenas!!! Um exemplo de democracia e país Liberal... Alguns campos antes do nazismo: Inglaterra em 1900/1902 com os Africanos em Boer, África do Sul. EUA aplicou campo de concentração contra as Filipinas. 1899/1913 Espanha aplicou campos de concentração colonial e depois no Franquismo novamente. Bélgica no Congo devastou a Etnia local 1885/1908 Inglaterra de novo!!! 1880 a 1920 na índia e 165milhões mortos pelo liberalismo e a indústria de tecidos encalhada. Canadá fez reformatórios e separava as crianças indígenas de seus pais para doutrinação religiosa e assassinavam os velhos... 1911. Companhia acidental das índias (Holanda) e outros Holandeses buscavam trechos na Bíblia para a segregação étnica na África e outros lugares, inclusive o Brasil! "O Nazismo só colocou em prática o que o Liberalismo já fazia a muito tempo, o imperdoável foi que ele fez com os Europeus imperialistas e não com os colonos COMO os imperialistas faziam." Sabe de quem foi esta frase né? Tá mais na cara que barba!!
@nilsondo15 Жыл бұрын
Vídeo falacioso. Ora o vídeo não tratou de macroeconomia em momento algum. Não fala a cerca do capital financeiro externo que se manteve politicamente indiferente com os acomtecimentos. O que contribui para estes acontecimentos políticos se sustentassem.
@joaoeigen Жыл бұрын
@@nilsondo15 Por favor me diga qual “capital financeiro externo” eu não levei em conta.
@nilsondo15 Жыл бұрын
@@joaoeigen Vc não levou em conta o fato de que se o capital macro econômico ( que está ligado as bolsas de valores internacionais, e investidores de fora da Itália ), desejassem derrubar o Mussolini bastaria, boicotar a economia italiana, dependente das relações macroeconômicas internacionais. Ora, como um Estado deseja ser nacionalista em termos economicos, se ele não pode ser economicamente auto suficiente?
@joaoeigen Жыл бұрын
@@nilsondo15 Acho que você superestima o poder dessa abstração “capital financeiro exterior”, porque ele não é um agente único com uma única vontade, mas vários agentes diferentes com seus próprios propósitos. Nesse sentido, não há no historiografia italiana uma relevância na questão desse tal “capital financeiro exterior”, no máximo em algumas relações de interesses comerciais com alguns agentes econômicos italianos específicos que, também, não representam todo o “capital financeiro italiano”. Como eu disse ali citando as fontes, o capital financeiro, durante a ascensão do movimento fascista, se manteve numa posição, num geral, de certa neutralidade cautelosa, porque viam o movimento fascista com maus olhos. Isso é fato comprovado e aceito pelo historiografia como eu demonstrei; qualquer outra especulação sobre a postura do “capital financeiro exterior” é apenas isso: especulação.
@Apolodnd Жыл бұрын
0:50 Ele busca teoria, para embasar o argumento dele, então ele não vai para o campo prático e histórico e fica na teoria e quando entra no prático e dados ele faz um malabarismo todo e espantalho para usar a palavra "inicial", mas se financiar depois tudo bem viu, o problema é financiar antes, nooooossssaaa, não pode ser antes, depois pode! Mais fácil para implementar a falácia que liberal sempre está acostumado a implementar, são isso, bom de lábia e de enganar, mas ir para a materialidade, há ele foge... Pega os campos de concentração antes do fascismo e nazismo e a cultura de segregação liberal. Campos de concentração não é invenção nazista. O termo solução final é um termo Canadense para o extermínio dos indígenas!!! Um exemplo de democracia e país Liberal... Alguns campos antes do nazismo: Inglaterra em 1900/1902 com os Africanos em Boer, África do Sul. EUA aplicou campo de concentração contra as Filipinas. 1899/1913 Espanha aplicou campos de concentração colonial e depois no Franquismo novamente. Bélgica no Congo devastou a Etnia local 1885/1908 Inglaterra de novo!!! 1880 a 1920 na índia e 165milhões mortos pelo liberalismo e a indústria de tecidos encalhada. Canadá fez reformatórios e separava as crianças indígenas de seus pais para doutrinação religiosa e assassinavam os velhos... 1911. Companhia acidental das índias (Holanda) e outros Holandeses buscavam trechos na Bíblia para a segregação étnica na África e outros lugares, inclusive o Brasil! "O Nazismo só colocou em prática o que o Liberalismo já fazia a muito tempo, o imperdoável foi que ele fez com os Europeus imperialistas e não com os colonos COMO os imperialistas faziam." Sabe de quem foi esta frase né? Tá mais na cara que barba!!
@jkkm9864 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só pelo uso de campo de concentração já se torna liberal? que argumentação hein
@joaoeigen Жыл бұрын
Caramba amigo, calma, respira fundo. Esse vídeo não tem nada a ver com liberalismo, nazismo e campos de concentração, isso é tema para outro debate cujas fontes precisam ser estabelecidas. Esse vídeo é sobre os fatos observados acerca da relação entre capital financeiro e o fascismo italiano, cujas provas não se alinham com a interpretação marxista-soviética. Se você não gostou das conclusões que a historiografia italiana chegou acerca dessa questão, por favor encontre melhores fontes e evidências capazes de corroborar o seu ponto de vista.
@Apolodnd Жыл бұрын
@@joaoeigen Já vi como as suas fontes são estabelecidas, com desonestidade, não citou os ministros, não citou as privatizações, não citou arrocho salarial e só pegou a parte que interessava, praticamente pulou tudo que ligava o liberalismo para montar uma narrativa baseada em livrar o liberalismo, isso não é ciência e não é materialismo, isso é manipulação. Isso é literalmente o viés de confirmação. E não vou montar nada não, vou deixar seus seguidores virem com esta baboseira para destruir e fazer eles passarem vergonha um a um, depois eles mesmos envergonhados com esse viés de confirmação se virarão contra você e não darão tanta credibilidade no que você fala... continua aí que adoro!!!!
@Apolodnd Жыл бұрын
@@jkkm9864 Campo de concentração não é invenção nazista, essa é a frase!! Mas de fato preciso melhorar, são campos de extermínio, solução final, termo Canadense era para extermínio. Aí fica bem melhor no texto, obrigado pela correção!!!
@jkkm9864 Жыл бұрын
@@Apolodnd "Acuse os outros do que você faz" Todos esses que tentam associar o nazi-fascismo ao capital abstrato malvadão só sabem citar propaganda vermelha mesmo em vez de olhar o que os regimes faziam na prática.
@alexssandrovogelreich7046 Жыл бұрын
Cara seu canal cada vez mais com um grande conteúdo vasto. Eu fico feliz de ser um dos seus inscritos.
@raulalmeida4448 Жыл бұрын
Então, Izzy Nobre aceitou o debate ou fugiu? PS: Seria interessante um vídeo sobre a relação de Mussolini com a coroa italiana, pois mesmo no poder ele preferiu manter a monarquia.
@joaoeigen Жыл бұрын
Esse debate aí não acontecerá. Sim, acho que é um bom tema para outro vídeo. Ele não "preferiu" manter a coroa, ele simplesmente não tinha poderes para extirpá-la.
@adrianocutrim2072 Жыл бұрын
Atendendo ao seu pedido, assisti o seu vídeo. Concordo com as fontes historiográficas que você cita em relação a uma hesitação inicial em apoiar de modo financeiro o regime fascista. Se utilizar de modo instrumental desse monstro guardado no sótão da burguesia nunca foi uma opção agradável , por isto, havia recusa em colaborar com a última saída possível para resguardar a propriedade privada (embora o fascismo não a entendesse nos mesmos termos dos liberais, isso você já explicou em outro vídeo). Pois bem, você, como um liberal, tentar lavar as vestes da História. Mas dois autores clássicos já teceram seus comentários sobre a relação histórica, político e econômica que une o medo dos liberais a respeito da extinção completa da propriedade privada e o cão de guarda que eles precisam se submeter (mesmo que a contrapelo) quando “a coisa aperta”. Marx faz isso muito bem em 18 de Brumario, quando analisa a submissão dos parasitas burgueses ao bonapartismo. Diz o mouro: “{…}a burguesia reconhece que seu próprio interesse exige que ela se livre do perigo do auto-governo (“self government”, no original); que a fim de restaurar a calma no país, antes de mais nada, o seu parlamento burguês deve ser silenciado; que a fim de conservar intacto seu poder social o seu poder político deve ser quebrado; que o burguês particular só pode continuar a explorar as demais classes e se regozijar sem preocupações com a propriedade, a família, a religião e a ordem, sob a condição de que a sua classe seja condenada, junto com as outras classes, à nulidade política; que a fim de salvar a sua bolsa, deve abrir mão da coroa, e a espada que deve protegê-la, seja colocada fatalmente sobre a sua própria cabeça, como a espada de Damocles”. A burguesia é uma das bases sociais do bonapartismo,, porém, para salvar a sua existência social em uma determinada situação histórica, abandona o poder político e se submete ao poder autonomizado do Executivo. Outro texto que analise muito bem essa relação é de Trotsky, chamado Bonapartismo e Fascismo, de 1933. […] A decadência da sociedade capitalista põe na ordem do dia o bonapartismo, ao lado do fascismo e em ligação com este. Existem diferenças significativas entre o Bonapartismo e o Fascismo, e isto o próprio Trotsky reconhece em seu texto, contudo, devemos salientar as similitudes neste momento. São evidentes os traços essenciais comuns à forma bonapartista de ditadura: novamente a “autonomização do poder executivo”, a submissão política de todas as massas ao poder de Estado fascista inclusive da própria burguesia, ao lado do domínio social da grande burguesia e dos grandes proprietários de terra. O fascismo quer, como o bonapartismo, ser ao mesmo tempo o benfeitor geral de todas as classes; por isto a constante intriga de uma classe contra a outra, o permanente movimento de contradições internas. O aparato de dominação tem também os mesmos traços. O partido fascista é a contrapartida do “bando Decembrista” de Luis Bonaparte. Sua composição social: desclassificados de todas as classes, da nobreza, da burguesia, da pequena-burguesia urbana, do campesinato, do operariado. Concordância também na ideologia: como meio principal a idéia “nacional”, a luta aparente contra a corrupção parlamentar e burocrática, investidas simuladas contra o capital, etc. Traços semelhantes nos “heróis” do golpe de estado. Por mais que você tenha elaborado um vídeo com 31:10 de malabarismos teóricos que deixariam os artistas do Cirque Du Soleil com inveja (destaque especial para a cretinice em afirmar que o apoio financeiro substantivo da classe burguesa ao fascismo já instalado não demonstra o lamaçal ético do liberal em perigo), ainda assim não foi capaz de limpar a barra liberaloide. Em outro momento você afirmou que seria a necessidade de um “mal menor” , um diabo necessário assim por se dizer? Tudo bem. Como isso se dá na prática? Na CONVENIÊNCIA dos liberais italianos em conviver com os crimes de mussolini na Iuguslavia, Grecia e Libia. Ok, tudo bem, isso não é nenhuma novidade histórica quando se trata de reconhecer a vista grossa dos liberais em relação aos crimes coloniais não é mesmo?
@Coalbased511 ай бұрын
Kkkkkkkkkk décadas de atraso teórico, trotsky e Marx bonapartismo, sério é ridículo
@adrianocutrim207211 ай бұрын
@@Coalbased5Este usuário está bloqueado para responder comentários de perfis utilizando fotos de anime, sob penas de contrair sarampo.
@vitor548110 ай бұрын
A classe burguesa não tinha o direito de não apoiar o sistema ditatorial pendente. Ou você acha que simplesmente se deve negar apoio a uma ditadura que pode te matar?
@nycolaspaffoni5040Ай бұрын
Falou falou e falou nada. Nao citou um unico historiador serio sobre fascismo, so a teoria atrasada de Trotsky. De verdade, esse comentario era pra provar o que? Voce fala de malabarismo do Joao Eigen, mas voce deu show disso ein meu amigo. Ok, os liberais eram convenientes com o fascismo, e isso prova o que? Simplesmente a passividade que liberais muitas vezes apresentaram frente forças revolucionarias robustas. A mesma coisa aconteceu na Revolucao Bolchevique. E essa passividade se mostra tb com os capitalistas nacionais italianos, que ja eram fracos por se tratar de um país atrasado no mundo capitalista. Em vista a inevitável vitoria do fascismo, se renderam. O proprio Marx previa que algo similar aconteceria com o comunismo. Isso nao muda o carater socialista que os fascistas tinham. O fascismo foi a revolucao socialista italiana. E seu plano ultimo era a abolicao das distincoes de classes, da distincao entre capital e trabalho, a criacao de uma sociedade socialista unida sob a tutela do Estado corporativo. Todos sabiam disso, ate mesmo os capitalistas depois de certa altura do campeonato, por isso derrubaram Mussolini quando tiveram chance. E os fascistas conseguiram na Republica Social Italiana fazer grande parte desse projeto. Se nao fosse pelos traidores liberais e capitalistas, a Italia seria socialista. Existiu um socialista chamado Mussolini. E voces, marxistas, escolheram mata-lo.
@SO-YU Жыл бұрын
Dia 26 vai estourar!
@paulogabriel136 Жыл бұрын
o que tem dia 26?
@SO-YU Жыл бұрын
@@paulogabriel136 O João vai estar no PodCast do Petry (À Deriva) as 15H!
@joaoeigen Жыл бұрын
@@paulogabriel136 Irei ao À Deriva trocar uma ideia com o Petry.
@marcosraposo868 Жыл бұрын
Esse vou compartilhar até no status do zap. Mais um vídeo essencial.
@joaoeigen Жыл бұрын
Meu vídeo circulando nos grupos de zap
@alecperry27 Жыл бұрын
Excelente refutação, muito bem fundamentada em evidências concretas. Ao contrário da esquerda que não consegue responder a nenhuma das 3 perguntas fundamentais de Thomas Sowell.
@Como_tanto_fez Жыл бұрын
Ótimo vídeo 👏, muito informativo
@Lucas0x1 Жыл бұрын
já deixando o like aqui!
@namaredahistoria8792 Жыл бұрын
João você debate com KZbinrs, e não com historiadores. Hobsbawm (que é marxista) resolve isso com um parágrafo. Duas teses são igualmente desacreditadas: fascismo é fruto do capital financeiro (é uma tese militante marxista pouco aceita entre historiadores marxistas) e que o fascismo se alinha a ideologias socialistas de esquerda por ter alguma relação com sindicalismo. Duas teses totalmente desacreditadas. Reage as vídeos do ObrigaHistoria abraço.
@namaredahistoria8792 Жыл бұрын
Lá, numa live que aliás saiu hoje no KZbin, o professor argumentava e o fascismo se pretendia totalitário, mas nunca o foi. Esteve sempre com as elites Itália, nunca tiveram o estado total para eles, fui um tipo de conveniência que se tornou incoveniente. Você poderia fazer um vídeo sobre as relações da elite capitalista-burgursa italiana e o fascismo. O Robert Paris defende no seu livro que no caso da Itália, o capitalismo financeiro se fundiu muito cedo com o capital industrial. Ele faz uma análise da industrialização italiana anterior aí movimento fascistas. A pergunta e fica; é possível compreender o fascismo sem compreender a formação do capital industrial e financeiro italiano (os conflitos entre norte e sul no século XIX) e suas consequências, como o COLONIALISMO em África?
@GustavoSantos-xo9mu Жыл бұрын
mas o fascismo nasce do sindicalismo esquerdista socialista italiano, como nao é socialista?
@joaoeigen Жыл бұрын
@@namaredahistoria8792 Eu concordo com essas asserções, como a própria Hanna Arendt falou no seu clássico "As Origens do Totalitarismo", de que o fascismo nunca realmente conseguiu se tornar um regime totalitário ou realizar o "Estado ético" como ponto central da vontade geral da nação. Foi, realmente, um experimento falho e cheio de contradições. Sobre a sua pergunta ali, eu acho que a "formação do capital industrial e financeiro italiano" foi apenas uma variável histórica contingente à ascensão do fascismo. O fascismo surge num contexto de revolução industrial no qual participaram o capital financeiro e industrial, sem dúvidas, mas eu não acho que essas variáveis foram mais importantes para o surgimento do fascismo do que a influência de certas correntes intelectuais e o contexto geopolítico da época.
@namaredahistoria8792 Жыл бұрын
João, acho que você generaliza o pensamento historiografico marxismo com o discurso militante que de fato existe. Mas os marxistas, como historiadores profissionais, em sua maioria não defendem a tese de que o capital financeiro criou o fascismo - isso é uma grosseria. Isso contribui, ao meu ver, mais ainda para a desinformação e desonestidade intelectual. Por exemplo; deixa bem claro as contradições entre liberais e fascistas, apesar de relativo apoio, corretamente. Mas não o faz com a mesma preocupação em relação ao sindicalismo e esquerdismo italiano. Forte Abraço.
@namaredahistoria8792 Жыл бұрын
Muito obrigado por sempre responder com cordialidade e educação.
Parabéns pelo canal! É um verdadeiro tesouro em informações. Tomara que você escreva um livro derrubando todos os mitos sobre o Fascismo.
@joaoeigen Жыл бұрын
Obrigado meu caro!
@mateuscyber14 Жыл бұрын
Ótimo video, João!
@Ζήνων-ζ1ι Жыл бұрын
Poderia fazer a mesma analise sobre o nacional socialismo?
@joaoeigen Жыл бұрын
Em algum momento futuro o farei!
@nomedocanal8496 Жыл бұрын
@@joaoeigen o nacional socialismo tinha ainda mais elementos que o afastava do capital financeiro certo?
@GDsmania10 Жыл бұрын
@@nomedocanal8496 sim!
@vitor548110 ай бұрын
Vou salvar essas fontes.
@feudalistmodern Жыл бұрын
Professor, ouve financiamento bancário ao regime nacional-socialista?
@GustavoSantos-xo9mu Жыл бұрын
bota as tags dos canais comunistas,pra conseguir ser recomendado nos videos deles kkkk
@barbaramed3937 Жыл бұрын
Top de mais canal
@joaoeigen Жыл бұрын
Obrigado!
@damatablz747 Жыл бұрын
Sempre brutal João! Ótimo Vídeo
@clown_world_enjoyer8 ай бұрын
Qual é a "grande descoberta" de dizer que o fascismo(mas principalmente mais o ns) não tem a mesma cosmovisão de mundo e visão econômica e social que o mamonismo e o liberalismo sendo que sempre deixou claro bater teoricamente e ideologicamente nestes? O sujeito acha que tá reinventando a roda...
@clmartins2868 Жыл бұрын
Isso é válido também para o nazismo? Há uma corrente historiográfica que sustenta que o capital financeiro-industrial que sustentou o nazismo.
@ander5412 Жыл бұрын
Muito Bom.
@jhonatansouza8296 Жыл бұрын
João, talvez fosse interessante comentar ou reagir os vídeos sobre fascismo do canal Leitura Obrigatória. Faz tempo que não acompanho esse pessoal mas eram até então os mais sérios que se achava na Internet, vindo da esquerda, falando de fascismo, junto com o Xadrez Verbal.
@joaoeigen Жыл бұрын
Obrigado pela indicação, darei uma olhada.
@severinoromy472 Жыл бұрын
Professor João que livros de qualidade sobre Nazismo, Fascismo e Socialismo sem vies esquerdista...em língua portuguesa?
@Lorde-san Жыл бұрын
vídeo brabo
@PedroHenrique-zw7kb Жыл бұрын
Já pensou em fazer um vídeo sobre os judeus italianos e o fascismo?
@joaoeigen Жыл бұрын
Já pensei sim, e irei fazê-lo no futuro.
@EddieJr_ed Жыл бұрын
Parabéns pela aula!👋👋👋
@AssociacaoBaixaLinguagem-ny5zl Жыл бұрын
Ótimo vídeo 👍
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Sempre suspeitei q era fake isso ...
@gabriell267 Жыл бұрын
Bravo!!! 👏🏼
@geraldosamuelsenaotoni4410 Жыл бұрын
so acho q faltou a honestidsde de dizer que essa en sua visao da historia
@Coalbased511 ай бұрын
Na verdade essa é a visão padrão da academia italiana, é ridículo ir contra ela
@vitor548110 ай бұрын
E a visão acadêmica geral é um consenso quase absoluto.
@ragash1320 Жыл бұрын
Muito bom, seria ótimo ter mais pessoas como você no youtube
@GameplayBRSP Жыл бұрын
Mais uma Lapada
@luisantoniomeireles611 Жыл бұрын
seu canal vai muito longe
@clecioribeiro8256 Жыл бұрын
O comunaverso treme com cada vídeo desse canal ... brabo demais.
@liberalclassico3155 Жыл бұрын
Excelente vídeo 👏👏👏 Seria bom se os marxistas descessem do pedestal e iniciassem uma discussão.
@azamatbagatov6685 Жыл бұрын
Hoje isso vem se tornando impossível. Esses KZbinrs militantes são completamente fechados ao debate e à discussão, seja qual for. Querem ganhar o deles em cima disso e só.
@joaoeigen Жыл бұрын
Acho difícil isso acontecer, mas seria muito produtivo para todos.