- PERSONALIDADE BORDERLINE (GRUPO DE ESTUDOS): www.sympla.com.br/event__1506715 - LIVROS RECOMENDADOS: - Manual clínico dos transtornos psicológicos: tratamento passo a passo (David Barlow): amzn.to/37cKFoM - Como lidar com a raiva e o transtorno explosivo intermitente (Seger et al.): amzn.to/3MGoPOc - Psiquiatria, saúde mental e a clínica da impulsividade (Tavares et al.): amzn.to/34AwGvq SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: kzbin.infojoin Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q LIVROS SUGERIDOS: - A terapia cognitivo-comportamental baseada em evidências (Deborah Dobson & Keith Dobson): amzn.to/2Wsj6pu - Psicologia Baseada em Evidências: Provas científicas da efetividade da psicoterapia (Melnik & Atallah): amzn.to/3j0gvLP - Transtornos Psicológicos: Terapias baseadas em evidências (Paulo Abreu & Juliana Abreu): amzn.to/2VgtmAF - Técnicas de Terapia Cognitiva: Manual do terapeuta (Robert Leahy): amzn.to/3tXUPnK - Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática (Judith Beck): amzn.to/3hWG3Jb - O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB - Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui): www.useciencia.com.br/?parceiro=2516 MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
@reginamoromizatozaninello64772 жыл бұрын
Faço tratamento com acupuntura (medicina tradicional chinesa), e sou a prova viva da eficácia dessa técnica para equilibrar corpo, mente e emoções. Eliminou as dores corporais rapidamente, o que me permitiu integrar a atividade física ao dia-a-dia. Pude reconhecer e aprender a expressar minhas emoções (sinto muita raiva, constantemente), o que tem me tornado mais centrada. E agora sinto-me capaz de enfrentar um tratamento psicológico, coisa que anteriormente eu jamais admitiria. Em meu julgamento, a acupuntura funcionou como um atalho para meu desenvolvimento pessoal. E me ajuda muito a controlar a raiva, em vez de deixar que ela me controle - ou me tire do controle.
@deboramaciel89272 жыл бұрын
Simplesmente amei essa live! Faço terapia decorrente da raiva constante, e sempre busco livros, lives que falam sobre o tema, e é muito escasso! Pessoalmente, foi muito importante está live!
@marcelinagorni89132 жыл бұрын
Concordo demais com vc! Eu tbm tenho trabalhado isso em terapia e me interesso demais no tema. Se vc tiver dicas de livros, podcasts ou qualquer material, eu agradeceria a indicação!
@ednagodoi2 жыл бұрын
Falando do exemplo do coco de cachorro, às vezes qd fico com raiva fico relembrando o que passou pra "exorcisar" a raiv, depois procuro esquecer pra não viver com aquela raiva. Será que isso é bom ou ruim.
@LidianeSilva-pw5wi2 жыл бұрын
Muito interessante! Tenho também muito interesse na referida temática.
@rogerio40392 жыл бұрын
Sobre a frase do Mestre Yoda é uma das partes que eu mais me lembro do Star Wars. No filme 1 - A Ameaça Fantasma -, no momento que o Anakin Skywalker é levado ao conselho dos Jedis para decidir se ele iria pra "escola de Jedis", o Mestre Yoda falou: "vejo em você medo; e o medo leva à raiva; a raiva leva ao ódio; e o ódio leva ao lado obscuro da força". Outro elemento da cultura pop que eu me lembrei durante o vídeo é a explicação evolutiva para a raiva e o medo dada pelo dr. House quando desconfiou que em um paciente "bonzinho demais" isso era um sintoma. "Três homens da caverna foram atacados por uma tribo rival. Um fugiu. Outro lutou. O terceiro parou para conversar. Imagina qual não transmitiu seus genes?" Adorei a live e o formato mais curto e objetivo é excelente. Parabéns por mais um ótimo trabalho de divulgação científica!
@AnaLuiza-rv5kv2 жыл бұрын
Por favor, professor, quando der, faça um a live sobre TOD. Acho que muitos pais precisam de ouvir pessoas bacanas.
@renatacristina22732 жыл бұрын
Live necessaria demais demais demais... certo que Daniel sempre faz entrevistas incríveis, mas a prof Liliana poderia voltar mais vezes pq adorei demais a interação
@marianeguerra212 жыл бұрын
Acho que foi uma das minhas lives favoritas até agora! Dra. Liliana extremamente inteligente e assertiva em passar seu conhecimento, e o Daniel sempre um mediador incrível colaborando e enriquecendo demais a discussão!
@lucienerocha58732 жыл бұрын
Sem dúvida uma das melhores lives do canal. Aprendi muito! Obrigada Daniel e Dra.Liliana.
@learnlearn25062 жыл бұрын
Excepcional o assunto abordado nesta live. Raiva, fúria, algo que afeta muita gente, e quando fora de controle tem causado muito sofrimento. Agreções (verbais e físicas), separações, demissões do trabalho e até morte).
@lorenasoares28712 жыл бұрын
Olha aí, minha raiva é controlada e a agressividade na conversa é pra chamar atenção. Quando falo que quero dar na cara, é pra causar. Não tenho coragem, embora quisesse ter. 😅🤣😂
@marcelinagorni89132 жыл бұрын
Esse formato de programa está incrível, eu adorei muito o primeiro episódio. Tenho um interesse particular nesse sentimento raiva. Pois fui uma criança que cresceu ouvindo que “era muito feio” mais acessos de raiva, é que eu tinha que “acabar com aquilo de qualquer maneira”. O que eu entendi: que “eu era o problema”, que “eu era defeituosa”, e acabei soterrando e abafando as minha raivas por não ter sido ensinada sobre como lidar com elas. Sempre fui muito extrovertida e minhas expressões de raiva assustavam muito as pessoas: “mulher não pode extracelular a raiva assim, que feio!” Faço terapia há muitos anos para lidar com isso e outras coisas. E percebo que essa questão moldou minha auto estima, minha personalidade. Já trabalhei muito isso tudo é muita coisa mudou, ainda bem! Hahahaha Mas uma coisa que percebi muuuuito no início do tratamento foi isso que anDra. Liliana falou: qdo a gente começa a baixar a guarda da raiva, começa a se começaram com nossos sentimentos, a gente começa a perceber o tanto de medo, tristeza e frustração está por trás de toda aquela raiva. A faixa é uma forma de se defender e mostrar ao mundo “ei, olha aqui pra mim, tô com problema”. Sei que não é simples assim, mas sou a prova viva de que muita psicoterapia e tratamento medicamentoso apropriado ajudam é muito nessas questões. Obrigada por trazer esse tema, Daniel! Eu estou reassistindo várias vezes essa Live! Hahahaha
@andreiacantizano69612 жыл бұрын
Amei o novo quadro, e a primeira convidada foi sensacional! Obrigada! ❤️
@Vania-uu8my2 жыл бұрын
Adorei a live!! Realmente, a raiva é um assunto pouco discutido mesmo! Talvez pq seja um tabu para a maioria das pessoas. Como se sentir raiva fosse algo errado.
@polly-f7r2 жыл бұрын
Essa psicóloga é super TOP !!!! 🔝💯👏👏👏👏👍🌷🌷🌷
@mahrianajuana2 жыл бұрын
Ótima live. Obrigada. Meu filho de 10 anos teve um ataque de fúria ontem mesmo.
@DeniseLopes152 жыл бұрын
Excelente live. Coisa boa ouvir uma convidada de fala fluente, coesa, muito argumento e experiência. Obrigada, Dra Liliana. Obrigada, Daniel. Adorei 🤩
@elisetemariamazon73942 жыл бұрын
Conteúdo de excelência, como sempre!👏👏👏 Muito necessário nestes tempos tão caóticos que estamos vivendo. Obrigada
@Catia.Cilene2 жыл бұрын
Eu amei, se algum dia eu fosse falar da minha vida esse live com certeza seria reflexo da minha história de vida.
@susyvale26102 жыл бұрын
Live classe A! Convidada excepcional. Incomum versatilidade, denso cohecimento e reconhecível vivência clínica. Live objetiva, clara e atraente. Gostei do formato, também da sua condução e interferências Daniel. Parabéns aos envolvidos ❤❤
@teofilodeantioquia82292 жыл бұрын
A distimia é uma depressão crônica cujo principal sintoma é a irritabilidade. Pensamentos negativos, autoestima baixa, mau humor e desânimo também são desagradáveis constantes na vida da pessoa com distimia.
@marcelinagorni89132 жыл бұрын
Eu amei o quadro novo e a temática de estreia foi fantástica! Amei conhecer e escutar sobre a raiva de uma especialista tão gabaritada! Foi incrível! Parabéns a vcs dois e muito obrigada por essa oportunidade, Daniel! 👏👏👏👏
@deboraampessan60112 жыл бұрын
Live nota 1000!!! Tanto para a convidada como para a condução (sempre muito boa) do Daniel! Obrigada pelos ensinamentos!
@DanielGontijo2 жыл бұрын
🥰🙌
@Renanlieto2 жыл бұрын
Caraca, me enxerguei demais nessa live...
@magdarios6142 жыл бұрын
Adorei 🥰 o quadro .
@carloszaninello98872 жыл бұрын
Nossa! Descobri que tenho transtorno explosivo, mas de forma pacifica kkkkkkkk cobro mas não sou estourado, gosto das coisas certinhas. Tive algumas pequenas discussões e ameaça digamos por chamar atenção das pessoas que estavam fazendo coisas erradas. Hoje eu fico puto quando vejo as coisas erradas, mas tento me incomodar menos, e nunca fui explosivo, até gostaria. Gosto das coisas corretas e não gosto de passar a perna e/ou levar vantagem com ninguém, em certos casos prefiro me prejudicar do que prejudicar alguém. É complicado viver com isso, faz parte. Gostaria que todas as pessoas pensassem a agissem da forma que acredito que deva ser. Educação social neste país poucas pessoas tem, independente de tudo! Belo bate papo.
@pripri0152 жыл бұрын
Que live sensacional 😍🙏👏👏👏👏 muito obrigado por esse vídeo
@aleksa62092 жыл бұрын
Live maravilhosa! Não pude ouvir ao vivo, mas ouvindo agora, vi que esta foi sob medida, pra mim 😍❤😍.
@krms14132 жыл бұрын
Nossa, eu sei q não é pra se diagnosticar mas mal começou a live e tá "caindo como uma luva". Naquele momento de pessoa aleatória anônima comentando da vida na internet: já estou com a volta ao psiquiatra agendada, pois estou querendo voltar para meu remédio para a ansiedade, porém, vou levantar esses pontos, acho q pela primeira vez, como num click, tô vendo q preciso de ajuda profissional. Valeu demais por isso
@liabertoni36252 жыл бұрын
Professor eu ameiiii essa palestra, assim como todo o conteúdo do seu canal 🌷
@ericabitencourt71432 жыл бұрын
Amei demais essa Live!Liliana maravilhosa!!! Tô com a Ivone: foi muito rápido! 😊👏🏻😘
@mariadasdoresribeiro66232 жыл бұрын
Que live interessantíssima! Adorei! 👍👍
@lorenasoares28712 жыл бұрын
Tô muito fedida do cocô alheio. Ahahaha. Escatologia também ensina. Vou me lembrar sempre!
@suelipereira942 жыл бұрын
Excelente live!!!
@mariaconceicaosilva2312 жыл бұрын
Os meus pais uma boa união e viveram o casamento por mais de cincoenta anos, só a morte é que separou os dois,a minha mãe toda vida foi e ainda é pirracenta, e o meu pai se aquietava nos momentos da pirraça, desde criança eu era muito agarrada com meu pai, além de ser meu pai ele era um amigo em todos os momentos, ele morreu já faz nove anos e sinto muita falta dele
@ffjoguinho2 жыл бұрын
Que live maravilhosa
@daniellaaraujo50902 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!!!!
@andreiafernandes91112 жыл бұрын
A família do meu marido inteira tem explosões de raiva, o que já gerou inúmeros conflitos e brigas. A pior explosão de raiva que meu marido teve foi no aniversário de 10 anos dos meus filhos. Na hora do parabéns ele quis pegar os dois no colo. Eles se recusaram porque já eram grandes e estava cheio de amigos da sala. Meu marido ficou nervoso e fez a maior cena, deu um chacoalhão nos dois. Foi horrível. Chorei muito. Machucou demais. Depois disso eles ficaram distantes do pai. A relação mudou muito e ficaram extremamente tímidos e não querem ter contato com a pessoas. Até hoje não consegui arrumar o álbum de fotos deles e sinto vontade de chorar toda vez que lembro da cena.
@adrianamello76962 жыл бұрын
:( triste relato. Passei por isso também na infância com meu pai
@mariaangelalopes3029 Жыл бұрын
Gostei muito do assunto e quero sugerir uma livre sobre mentirosos
@michellasantos79052 жыл бұрын
Obrigada pelo conteúdo! Excelente assunto!!!
@jeovajose91042 жыл бұрын
Professor, faça uma live com Rodrigo Silva!
@marcelinagorni89132 жыл бұрын
Certamente a permissão e validação das expressões da raiva entre os homens faz com que tenhamos a impressão de que homens são mais raivosos do que mulheres. Mas mulheres sentem muita raiva sim tbm! Mas é bem polêmico isso: é como dizer que tem os cérebros femininos e os cérebros masculinos. Eu acredito que essas coisas dependem muito mais da socialização e da cultura de cada lugar. Eu acredito que no Brasil, a cultura machista e misógina induza as mulheres a buscarem outras maneiras de expressar a sua raiva. Mas é fato que qdo expressam como os homens são chamadas de histéricas e loucas, eu já ouvi muito isso.
"É um abacaxi" kkkkk🍍 Adorei a entrevista kkkk muito leve, divertida e interessante
@Moreno_Zürich2 жыл бұрын
Super live . 👏🏾
@zeliacrepaldimartins8953 Жыл бұрын
Amei ouvir vocês!
@mariadasdoresribeiro66232 жыл бұрын
Desde o início da pandemia a minha raiva elevou-se à décima potência. Fiquei quase um ano sozinha, sem trabalhar, sem caminhada, sem sol, sem academia, sem encontrar os amigos, parentes, etc. Minha vitamina D caiu drasticamente. E eu virei uma "onça". Quando ia ao supermercado, xingava quem não usava máscara e não fazia distanciamento. Em meu apartamento, à noite, explodia em xingamentos, apesar de não citar nome das pessoas, nem quebrar objetos. Atualmente, depois que voltei a trabalhar, me relacionar com as crianças e adolescentes e a vida voltando ao "normal" diminuí a fúria, Mas ainda quero "consertar o mundo". Quando vejo uma injustiça com crianças, idosos, pessoas vulneráveis e animais, "compro o boi". Procuro ler e assistir canais de psicólogos porque a terapia ainda é muito cara.
@polly-f7r2 жыл бұрын
Nossa que maravilha, me ajudou muito, obrigada, parabéns pela live!!!! 😄👍❤️
@teofilodeantioquia82292 жыл бұрын
Hormônios por trás da alteração brusca de humor Isso ocorre porque os hormônios estão intimamente relacionados com as emoções. Quando os níveis hormonais oscilam, é bem provável que haja um impacto efetivo sobre o estado de espírito. É o que ocorre, por exemplo, na tensão pré-menstrual (TPM), menopausa e gravidez.
@teofilodeantioquia82292 жыл бұрын
A ciclotimia é outra condição psicológica do humor. Costuma ser referida como uma versão mais branda da bipolaridade por não apresentar sintomas tão intensos. Ainda assim, o ciclotímico tem dificuldade para controlar o humor oscilante
@janainacoutenhovieira4922 жыл бұрын
Oi professor fas um vídeo explicando sobre o trastorno bórderlaine sofremos um précomseito inorme tudo é falta de Deus para quem comvive com nosco ja ouvi várias vezes para de tomar remédio e vai orar guando fiz ésa bobagem tentei suicídio e fiquei 15 dias enternada e agora teze que almenta a dosagem dos meus medicamentos e continuo sendo apontada como a incapetada
@DanielGontijo2 жыл бұрын
Vou fazer, sim! 😊
@izabelasalles73742 жыл бұрын
Sinto que meu caso é o de família msm, pai alcoólatra sempre nos humilhou, mãe super passiva, sempre abaixando a cabeça e aceitando td, tive que aprender a me defender sozinha e hj percebo que quando acontece o sentimento de raiva me afeta muito, chego a ficar doente.
@hannahraph Жыл бұрын
Eu fui criada em um lar hostil e violento e isso de ser assim como uma forma de ser ouvida e respeitada é real. Comecei a me tratar com terapia e remédio para depressão e ansiedade e hoje vejo que esses remédios acabaram comigo. Fiquei uma pessoa mansa, tranquila, sem outburst de raiva, mas extremamente apática e por causa da medicação pra depressão aí sim fiquei depressiva. Como tratar com medicamentos esse transtorno? Pq só com terapia não adianta! Não quero ser uma bomba relógio, mas não tbm não aguento mais ser um zumbi. Já cansei de conversar e trocar de medico, parece que não sabem o que estou falando.
@claudiambarbosa2 жыл бұрын
Muito bom
@robertovilela48122 жыл бұрын
Tem gente que ve alguem irado fazendo insnidades e não entende uma coisa... A raiva nos priva do intelecto
@frandantas36502 жыл бұрын
Daniel fale sobre o livro do conhecimento!! Tem verdade nesse livro? E uma religião?
@MFSepol2 жыл бұрын
Faltou falar a classe dos medicamentos, padrão ouro , prata e bronze, que ajudam no tratamento do transtorno explosivo...🤔 E falar se a medicação é continua, para sempre ou se tem praso determinado e é retirada um ou dois anos depois
@rlsxs4ever2 жыл бұрын
teve uma época em que eu jogava quake pra relaxar (e eu acho que funcionava, hein). de fato, parece ser muito mais plausível que a preferência por games violentos seja um aspecto típico de pessoas com inclinações violentas, do que um causador dessas inclinações. e tem preditores mais confiáveis de comportamento violento do que a preferência por games violentos: fanatismo religioso, crenças políticas extremistas (eu diria que sobretudo de direita, mas talvez seja enviesamento meu) e, principalmente, histórico de comportamento violento
@teofilodeantioquia82292 жыл бұрын
A pessoa com borderline pode ter comportamentos contraditórios especialmente em relação aos relacionamentos amorosos.
@angelocarraro22832 жыл бұрын
"Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim, sempre gabriela..." é ótimo...kkk...só os veteranos entenderam...kkk....
@fernandacol43372 жыл бұрын
Eu tô sentindo muita raiva ultimamente
@nathanconstantino74412 жыл бұрын
Daniel tinha que ir no podcast ciencia sem fim do Sacani! Ele só levou um psico e aquele falastrão do metaforando.
@leciaassis91422 жыл бұрын
Assunto muito interessante mas o monte de anúncio desanima terminar de assistir
@soropitmist2 жыл бұрын
Sobre jogos a única vez que senti raiva foi em jogo de corrida que o jogo não deixava eu ganhar pelo algoritmo não deixar eu virar em um dia apenas, ja no outro dia joguei sem tanta perícia e virei, sobre pornografia consumo dês da época que era preto e branco e até hoje não mudou o meu interesse, e não vejo como tabu
@marcelasiqueira39912 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@raphaeljudice52802 жыл бұрын
Raiva geralmente se resolve com o raivoso encontrando um raivoso mais badass que ele... "Ai, tô com raivinha..." Fala sério! Kkkkkkk
@mariaconceicaosilva2312 жыл бұрын
Então a raiva que eu tenho não tem cura, tenho dois filhos e o pai deles abandonou eles ainda muito pequenos, minha família sempre me ajudaram só que quando eles faziam alguma coisa que não era do meu agrado eu jogava neles o tivesse nas minhas mãos, agora eles já tem mais de trinta anos,ouve um tempo em fiquei calma e agora parece que vou explodir fico com raiva sem querer e se um objeto cair das minhas mãos eu chuto pra bem longe e as vezes quero ficar sozinha sem ter pessoas por perto,e querendo somente a presença de Deus, ninguém me ama mais do que Jesus,no meu caso os maiores inimigos são pessoas da família,sou deficiente e os outros irmãos não me ajudam a cuidar da minha mãe que é idosa e com vários problemas de saúde,o que fazem é me criticar, pra eles tudo que eu faço está errado, já que eles acham que estou errada então porque não vem ficar no meu lugar, já falei isso com eles mas nenhum quer o meu lugar
@rodrigoroel76662 жыл бұрын
Na tumb cheguei a achar que fosse a marcia golpista de uberlandia