Cheguei aqui desesperado para concluir minha monografia de graduação. Aqui continuei por paixão! Obrigado por me apresentar a ciência da análise dos dados de uma forma contagiante. Você é excelente! Meus mais sinceros agradecimentos pela generosidade, qualidade e didática impecável no ensino!
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Muito obrigada!!! Ganhei o dia de ouvir isso! Sério, fico muito feliz que os vídeos tenham feito você gostar de análise de dados 🥰
@bsobso251011 ай бұрын
a melhor aula do tema, parabéns fernanda@@FernandaPeres
@bsobso251011 ай бұрын
a melhor aula que já tive, superior as aulas em inglês...nota 10 Fernanda
@nataliamelo59423 жыл бұрын
A melhor professora de bioestatística. Sempre aprendo muito com seus vídeos, vc tem muita didática e conhecimento. Parabéns e muito obrigada
@nutrirmais2 жыл бұрын
Fernanda você é um anjo na minha vida, graças as suas aulas consegui fazer as estatísticas do meu doutorado. Sua didática é excelente, gratidão eterna a ti, super beijos
@DanielSolos4 жыл бұрын
Parabéns Fernanda. Seu conteúdo é muito técnico, com uma didática digna dos grandes mestres.
@jessicaluizapereira76174 жыл бұрын
Fernanda, não tenho palavras para lhe agradecer pelos vídeos! Você me salvou aqui rs Parabéns e que Deus continue te abençoando com essa didática maravilhosa! Beijos!!
@brendaalves62674 жыл бұрын
Você com certeza é um anjo. Muito obrigada!!!
@marinabenato5942 жыл бұрын
Fernanda, adorei! Muito obrigada pelo conteúdo! Muito útil para minha dissertação!
@emilealmeida40252 жыл бұрын
Fernanda, parabéns! Obrigada por salvar meu PIBIC.
@darlenebintikenga70684 жыл бұрын
Aula foi muito interessante e ajudou me a enternder a correlacao
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Que ótimo, Darlene! Fico feliz!
@JanainaMSetto5 жыл бұрын
Excelente, ótima explicação.
5 жыл бұрын
ótima aula! parabéns.
@pncreasfly5 жыл бұрын
Quais são os valores de referência para definirmos a correlação entre as variaveis? Como você fala no 14:10
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Oi, Nathalia. Não há um consenso, mas eu menciono a classificação sugerida pela estatística Sônia Vieira no livro Introdução à Bioestatística. A classificação dela é baseada em alguma publicação internacional, que eu não vou lembrar de cabeça. Mas a classificação é: r de 0 a 0,25: correlação nula r de 0,25 a 0,50: correlação fraca r de 0,50 a 0,75: correlação moderada r de 0,75 a 1: correlação forte r = 1: correlação perfeita
@claudiogama53445 жыл бұрын
Alo alo, no minuto 6:50 não percebi uma palavra. "posso dizer que esses dados não apresentam...." e não consegui perceber essas palavras seguintes. E qual a justificação a partir deste gráfico para a utilização de técnicas não- paramétricas?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Oi, Cláudio. A palavra é "homocedasticidade". Para fazer um teste de correlação paramétrico como Pearson, a homocedasticidade é um pré-requisito. Eu consigo perceber que não há homocedasticidade pelo gráfico porque o padrão dos pontos não é retangular, como seria esperado em dados homocedásticos. Logo, se os dados não atendem aos pressupostos dos testes paramétricos, devemos fazer os não paramétricos.
@osmarporfirio8465 жыл бұрын
Muito bom, obg por compartilhar professora.
@janainaduartes.ferreira43845 жыл бұрын
Olá, @Fernanda Peres. Qual é o "vídeo 3" que você se refere nos 2:02? Obrigada
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Oi, Janaína, o vídeo é esse: kzbin.info/www/bejne/q2Opo4Vpp7iKkNU Nele ensino a fazer o Shapiro-Wilk para testar a normalidade. Abraços!
@janainaduartes.ferreira43845 жыл бұрын
Grata,@@FernandaPeres! Muito obrigada mesmo. Seus vídeos estão suuuper me ajudando na minha pesquisa de iniciação científica. Abraços!!
@pedrofelisberto6374 жыл бұрын
Ótimo aula!!
@christianeaguiardeandrade76773 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo, Fernanda! Tem-me ajudado imenso! Um beijinho desde Portugal!
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Obrigada! Fico feliz de saber ❤️
@leandroalves53904 жыл бұрын
Muito bom ! muito obrigado
@evanderlucas617911 ай бұрын
Quando p vem representado por um ponto apenas significa que o mesmo é de 0,00?
@marcelojoanizvieiraabrante42364 жыл бұрын
Olá Fernanda. Estou precisando entender pelo menos o que é um intervalo de confiança .Pode me socorrer? Na verdade preciso entender uma analise de relação de mediação, onde " os efeitos foram considerados significativos se zero não estivesse contido no intervalo de confiança de 95%. " Foi feito no bootstrapping. Razoavelmente eu entendo o que é a análise de mediação, e o conceito de bootstrapping. Pode me ajudar?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Marcelo. Eu não tenho nenhum vídeo de intervalo de confiança por enquanto, mas vai sair essa semana (sexta provavelmente) um post sobre isso no meu Instagram: instagram.com/estatisticaaplicada
@PabloKrominskiProfessorMusica3 жыл бұрын
Fernanda, por gentileza... Se for possível, faça mais vídeos de estatística aplicadas no Excel através do Real Statistics. Desde já, muito obrigado pelas aulas. Tenho aprendido muito aqui no seu canal.
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Oi, Pablo. Vou gravar mais vídeos, sim. Mas apenas de análises mais simples. Para análises mais complexas compensa utilizar outros softwares...
@brunohenriquetondatoarante71114 жыл бұрын
Professora posso usar duas variáveis contínuas em tau kendall ? Obrigado
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Sim.
@isabelaalves31002 жыл бұрын
obrigada pela aula incrível, Fernanda! tenho uma dúvida... qual correlação devo usar entre uma variável com distribuição normal e uma não normal?
@FernandaPeres2 жыл бұрын
Então, na verdade o que deve apresentar distribuição normal são os resíduos (o que é um pouco mais chato de testar no SPSS). No caso de uma delas ser não normal, é mais garantido fazer uma correlação não-paramétrica, Spearman ou Kendall (as duas são igualmente recomendadas).
@nayarabenedito66044 жыл бұрын
Olá Fernanda, qual referência dos pontos de corte você utiliza na classificação dos coeficientes (fraca/moderada/forte)? Vi diferentes classificações e gostaria de saber se existe alguma que é mais utilizada. Obrigada!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Há várias mesmo. Não há uma mais indicada que a outra. Mas eu deixo uma sugestão de referência e classificação na descrição do vídeo ;)
@nayarabenedito66044 жыл бұрын
@@FernandaPeres oxe a pessoa que não lê a descrição toda rsrs Obrigada!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
@@nayarabenedito6604 Hahahah! Sem problemas! ;)
@vitomatheus4 жыл бұрын
Olá, Fernanda! Quais critérias são utilizados para definir se a correlação é baixa, moderada ou alta?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Tem vários critérios diferentes, o que eu cito no vídeo é o do livro "Introdução à Estatística", da Sônia Vieira. Mas, há variações nessa classificação dependendo da referência.
@moniquesarly5 жыл бұрын
Olá, Fernanda. Para que eu consiga fazer uma correlação, preciso que as duas variaveis tenham o mesmo numero amostral?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Sim, Monique. Se de algum sujeito você tiver o valor de uma variável, mas não da outra, esse sujeito será excluído da sua análise.
@moniquesarly5 жыл бұрын
@@FernandaPeres Muito obrigada!
@moniquesarly5 жыл бұрын
Fernanda, não tem a ver com a análise do vídeo, mas preciso muito tirar essa dúvida. Rs Qual o teste não parametrico que posso realizar no SPSS como alternativa a ANOVA 2 vias? Friedman? Obrigada desde já!
@FernandaPeres5 жыл бұрын
@@moniquesarly Nesse caso, não há um teste não paramétrico correspondente. O Friedman seria o correspondente à uma via com medidas repetidas. Você teria que fazer um modelo linear generalizado. Ainda não tenho vídeos sobre eles no canal (em alguns meses sai!). Sei que no canal Cientística tem.
@moniquesarly5 жыл бұрын
@@FernandaPeres Obrigadããoo! Na espera desse vídeo. Rs
@lud.mila.godoy17273 жыл бұрын
Fernanda, obrigada pela excelente aula. Por favor, gostaria de esclarecer duas dúvidas? 1) Com relação ao pré-requisito normalidade, para a correlação de Pearson as duas variáveis devem ter distribuição normal? 2) Quando usar Sig. (2-tailed) e quando usar Sig. (1-tailed) para correlação bivariada? Obrigada!
@FernandaPeres3 жыл бұрын
1) Sim. Na verdade, o pressuposto é o de normalidade bivariada, o que é bem difícil de testar. Então, o padrão é testar a normalidade das duas variáveis que entrarão na correlação. 2) Essa é uma escolha teórica. Você só vai escolher unicaudal (1-tailed) se houver uma razão teórica para apostar que o coeficiente será obrigatoriamente positivo, ou obrigatoriamente negativo. Na maior parte dos casos, essa não é uma aposta sensata. Na dúvida, analise sempre o bicaudal. O último post que eu publiquei no Instagram discute isso: instagram.com/estatisticaaplicada
@leandroalves53906 жыл бұрын
Parabéns !!! obrigado !
@LucasSantos-bn1sg4 жыл бұрын
Professora Fernanda e se a variável dependente apresentar distribuição não normal, enquanto a indepente é normal ?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Lucas, na verdade o que precisa seguir a distribuição normal são os resíduos. Na janela para pedir a regressão linear, você pode escolher salvar os resíduos, e aí você submete eles ao teste de normalidade. Mas, na dúvida, melhor fazer uma correlação não paramétrica.
@LucasSantos-bn1sg4 жыл бұрын
Obrigado pela resposta, Fernanda. Parabéns pelo trabalho de excelência! Você já pensou em montar um curso mais ampliado online? Caso esteja nos seus planos, avisa!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Lucas, obrigada! Por enquanto não tenho planos, porque a ideia é mesmo produzir um conteúdo acessível a todos. Tenho bastante conteúdo (e mais recentemente também teórico) aqui no canal e no Instagram, se interessar ;)
@LucasSantos-bn1sg4 жыл бұрын
Excelente! Vou olhar tudo com calma. Mais uma vez, te parabenizo 😊
@nathaliedacosta65303 жыл бұрын
Se eu tiver uma variável nominal é uma de escala teria como fazer essa relação?
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Até tem uma correlação para isso, que chama ponto biserial. Mas eu faria algo mais focado na variável escalar, como teste t ou ANOVA.
@nyckellloureto4 жыл бұрын
E como eu faço quando quiser correlacionar uma variável numérica com uma nominal? Exemplo: gênero (masculino feminino) e notas?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Nesse caso, não é uma correlação. É uma comparação entre médias. Para isso você pode usar o teste t ou a ANOVA.
@leoneloliveira50584 жыл бұрын
Fernanda, como eu poderia identificar qual variável apresenta maior correlação nestes testes? Por exemplo, houve uma correlação entre a escolaridade e o consumo de álcool. Como poderia identificar qual nível de escolaridade tem maior correlação? Obrigado mais uma vez pelas excelentes aulas e esclarecimentos. Você está ajudando muito!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Leonel, não. A correlação indica que há relação entre as duas variáveis, não faz sentido olhar para uma categoria... Ela está avaliando o padrão de relação entre os dados, considerando-se todas as categorias.
@leoneloliveira50584 жыл бұрын
@@FernandaPeres Obrigado mais vez! Desejo um Feliz Natal para você e sua família!
@nathalianogueiraleite14944 жыл бұрын
Fernanda, boa noite! Muito boa sua apresentação. Será que poderia esclarecer uma dúvida? Para realização da correlação de Pearson, todas as variáveis devem atender aos pressupostos de normalidade e homocedasticidade? Ou se caso atender somente um deles (homocedasticidade) seria adequado?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Nathália, na verdade são os resíduos que precisam atender a esses pressupostos, como eu explico no vídeo. E esses resíduos são gerados da combinação das variáveis duas a duas. Se um dos pressupostos não for atendido, a correlação de Pearson já não é a mais indicada. Mas, a de Spearman funciona bem ;)
@ProfMurilloDias3 жыл бұрын
Fernanda, parabéns pelo excelente tutorial!!! Tira uma dúvida, por favor, que pode ser de muitos alunos: é possível estudarmos as correlações entre PIB, IDH, Número de municípios (5570) e estados da Federação (27)? Os dados de PIB e IDH são estaduais (27 de cada), dados pelo IBGE
@ProfMurilloDias3 жыл бұрын
N=27
@maylaprates29364 жыл бұрын
Muito bom. Obrigada
@mireladamasceno30234 жыл бұрын
Fernanda, obrigada pelos vídeos! Gostaria de saber como calculo o r de pearson de médias pareadas. O spss permite isso?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Eu não sei se entendi muito bem... Me diz qual é o seu desenho experimental? Será que não é o caso de você fazer um teste-t pareado? Ele compara as médias...
@mireladamasceno30234 жыл бұрын
@@FernandaPeres conseguii!! Muito obrigada pela ajuda
@leoneloliveira50583 жыл бұрын
Fernanda, obrigado pela excelente explicação! Gostaria de saber, quais critérios devo usar para classificar as correlações como fraca, moderada ou forte? Obrigado!
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Oi, Leonel, tem várias classificações. Na descrição do vídeo eu coloco um artigo que sugere uma delas.
@leoneloliveira50583 жыл бұрын
@@FernandaPeres Obrigado!
@isidrothiago4 жыл бұрын
Oi. Seus vídeos são esclarecedores. Mas tenho uma dúvida. Voce fala q a correlação Tau de Kendall deve ser usada p n pequenos e mtos dados concentrados na mesma regiao dos graficos. Esses dados devem ser ordinais? OU eu posso usar tau de kendall para dados nao ordinais? Obg. abraços
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Thiago. Na verdade, os dados podem ser ordinais ou numéricos. Se os dados forem ordinais, você será obrigado a usar uma correlação não paramétrica (Spearman ou Kendall). Se eles forem numéricos, você tem a opção de usar Pearson - mas para isso eles precisam atender a todos os pressupostos da correlação de Pearson. Caso não atendam, Spearman ou Kendall são boas opções. A de Kendall é mais recomendada para n menores, e situações nas quais há empate dos ranks.
@isidrothiago4 жыл бұрын
@@FernandaPeres mt obg. O mundo da bioestatistica é encantador. 👏👍👍
@vandrezacardosobortolotto25034 жыл бұрын
@@FernandaPeres Olá, parabéns pelos seus vídeos, são muito bons!!! Fiquei ainda na dúvida na quantidade de n. Para Kendall usa-se com ns menores, mas quanto menores? Por exemplo: kendal a partir de n=3, Spearman a partir de n=10... Você saberia me dizer estes valores? Estou pesquisando sobre essa exatidão e não encontro. Obrigada, beijos
@luanacarolyne3084 жыл бұрын
A respeito dos pré requisitos que você falou, qual o link do vídeo que descreve como faz?
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Eu ensino todos nesse mesmo. Acho que só não explico normalidade, que ensino no vídeo "teste t para uma amostra e teste de normalidade no SPSS"
@suenef.n.chaves56713 жыл бұрын
Olá, Fernanda. Parabéns pelos vídeos e didática! Fiquei com uma dúvida: caso eu queira avaliar a relação entre duas variáveis independentes com medidas repetidas (exemplo abaixo), seria possível? Se sim, seria a correlação de Pearson mesmo? Um abraço e muito obrigada! Ex: Avaliar a correlação entre Testosterona e Cortisol antes, 24 e 48h após um treino de futebol.
@FernandaPeres3 жыл бұрын
Para fazer a correlação de Pearson, você teria que fazer esses três momentos separadamente. Para avaliar o efeito do momento, você teria que usar, por exemplo, uma ANCOVA com medidas repetidas.
@suenef.n.chaves56713 жыл бұрын
@@FernandaPeres Entendi! Muito obrigada!
@suenef.n.chaves56713 жыл бұрын
@@FernandaPeres Boa noite, Fernanda. Estava pensando sobre a utilização da ANCOVA, fiquei sem entender como ela seria utilizada pra avaliar o efeito do tempo. Exemplo: Eu quero avaliar a correlação entre variáveis de dano muscular (força, inchaço e temperatura da pele) antes e em alguns momentos (24, 48, 72h). Já é consenso que a força pode cair depois do treino. E que o inchaço pode aumentar. Sendo assim, minha pergunta é: o comportamento da temperatura é parecido a alguma dessas variáveis (existe relação entre elas)? Se sim, em quais momentos? Assisti o vídeo de ANCOVA e fiquei com dúvida em como ela poderia me auxiliar. Obrigada!
@FernandaPeres3 жыл бұрын
@@suenef.n.chaves5671 Acho que para a sua pergunta, faz mais sentido analisar a correlação em cada momento mesmo. Com ANCOVA, você conseguiria colocar a temperatura como variável dependente, e as outras medidas como variáveis independentes contínuas (covariáveis). E aí ainda seria possível colocar o tempo como medida repetida (para fazer uma ANCOVA com medidas repetidas, você tem que seguir passos parecidos com os da ANOVA de medidas repetidas). Mas, acho que o mais simples e que vai responder adequadamente a sua pergunta é analisar a correlação em cada tempo.
@prof.carlosmachado Жыл бұрын
Toda correlação de Spearman é uma Spearman rank order ?
@FernandaPeres Жыл бұрын
Sim, a correlação de Spearman é sempre baseada em postos.
@prof.carlosmachado Жыл бұрын
Olá, obrigado pela resposta! E quando eu utilizo uma correlação de Spearman, encontro, por exemplo, correlação de 0,60 e quero mostrar o coeficiente de determinação/R²; Qual opção eu faço: a) vejo o R² (pelo SPSS) indo em analisar, regressão linear simples etc; ou elevo o valor de r ao quadrado? Obrigado! @@FernandaPeres
@FernandaPeres Жыл бұрын
@@prof.carlosmachado não dá para transformar a correlação de Spearman em coeficiente de determinação. Isso só vale para a de Pearson.
@carloseduardopedreira73724 жыл бұрын
Onde consigo os bancos de dados que vc usa nos videos? Obrigado!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Tem um link para download na descrição de cada vídeo.
@leoneloliveira50584 жыл бұрын
Fernanda, obrigado pela excelente aula! Gostaria de esclarecer uma dúvida, eu conseguiria avaliar a correlação entre duas variáveis categóricas, dependentes e não dicotômicas através do Spearman ou Kendall? Obrigado!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Leonel, a correlação de Spearman ou Kendall só funcionará caso as variáveis sejam ordinais. Caso sejam nominais, você teria que usar um teste de qui-quadrado para verificar a associação entre elas.
@lisasimpson88955 жыл бұрын
mto bom esse vídeo! gostei bastante! uma dúvida: oq devo fazer se meus dados apresentam distribuição normal, porém relação linear fraca (R² = 0,017)?? faço corelação de pearson ou spearman? meu n = 63.
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Oi, Cris. Se a relação linear entre os seus dados é fraca, quer dizer que não vale a pena fazer uma correlação, que mede a relação linear. Inclusive, o r (medida da correlação de Pearson) é a raiz quadrada do R², ou seja, no seu caso r = 0,13. Essa é uma correlação nula (não há correlação). Isso pode significar que os seus dados não são correlacionados (o mais provável) ou que a relação entre eles não é linear (é quadrática, por exemplo). Mas com distribuição normal dos dados, esse n, e se suas variáveis forem contínuas (não ordinais), a correlação adequada seria a de Pearson.
@saulofabrin31274 жыл бұрын
Olá Fernanda, ótima aula. Ajudou muito, parabéns. Ficou muito bom demonstrar como descrever o resultado (rho e p), porém fiquei com uma dúvida, além da descrição dos resultados, qual seria a sua gestão para gerar um gráfico coerente com os resultados apresentados no seu exemplo ou isto seria inviavel. Como devo proceder? Desde ja agradeço
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Saulo. Seria super viável. Você teria que fazer um gráfico de dispersão. Tem como fazer no próprio SPSS ou no Excel. A única coisa é que você precisa tomar cuidado para não colocar uma linha de tendência (a menos que esteja pontilhada) porque isso passaria a impressão de que você fez um modelo de regressão. Não tenho vídeos sobre esse tipo de gráfico no canal (mas é uma sugestão interessante). Mas com certeza tem vídeo no KZbin, principalmente ensinando a fazer no Excel (que é o meu jeito favorito). Fico feliz que as aulas estejam ajudando. Abraços!
@saulofabrin31274 жыл бұрын
@@FernandaPeres muito obrigado 👏👏👏
@violinmercado4 жыл бұрын
como vai professora. Parabéns pelo seus vídeos e pelo canal. Gostaria de lhe perguntar se posso usar Spearman para uma amostra de mais de 2000 indivíduos utilizando a escala Likert em um questionário com 14 variáveis nominais independentes ? E qual conjunto de testes posso usar para uma amostra grande (mais de 1000 indivívuos) com 2 variáveis dependente e 5 independentes? Um fraterno abraço.
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Não é necessariamente um problema usar o Spearman em amostras maiores, mas talvez o Kendall seja mais adequado. Esse artigo discute essa escolha do teste de correlação: Akoglu, H. (2018). User's guide to correlation coefficients. Turkish journal of emergency medicine, 18(3), 91-93. O teste que você vai usar depende da sua pergunta, de qual tipo de variável você tem, etc. No instagram eu produzo conteúdo teórico para ajudar nessa escolha do teste: instagram.com/estatisticaaplicada
@daniellesantos65984 жыл бұрын
Olá Fernanda, primeiramente parabéns pelos seus vídeos! Estou trabalhando com uma amostra de 22 indivíduos e mais de 60 variáveis (porque são músculos relacionados com testes de caminhada) na qual gostaria ver correlação. Contudo, algumas variáveis não foi possível obter as medidas de todos participantes, ou seja, eu tenho dados em branco no meu banco (o máximo de valor em branco que eu tenho por variável é 5). Neste caso a correlação ficaria prejudicada se eu deixasse o valor em branco? Você sugere fazer imputação de dados? Se sim, qual (devo usar média, valor mais repetido)? Mais uma vez obrigada
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Danielle, o SPSS irá eliminar os dados em pares. Isso significa que, por exemplo, se para o paciente 1 o valor está ausente na variável A, mas não nas variáveis B ou C, esse paciente será eliminado dos cálculos de correlação AxB e AxC, mas não BxC. Se você estivesse fazendo um modelo de regressão com todas essas variáveis, aí sim a ausência do valor A eliminaria o paciente da análise toda. Então, me parece que o melhor é fazer com os valores ausentes mesmo. Imputação é algo bem complexo. É difícil saber qual valor é mais adequado imputar, e essa técnica não é recomendada sempre, depende do padrão de valores ausentes... Prefiro evitar.
@gabrielajulianebueno55984 жыл бұрын
Boa noite, Fernanda, tenho uma dúvida. Se eu quisesse, por exemplo, nesse estudo que você sugeriu, comparar as correlações entre ansiedade e desempenho na prova entre os homens e mulheres, qual teste eu deveria usar? Pearson mesmo? Devo fazer duas planilhas para cada grupo ou há algum modo de separar no SPSS quando for analisar os dados? Muitíssimo obrigada!
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi, Gabriela, você poderia fazer uma correlação para cada grupo, sim. Tem como pedir para o SPSS separar (aliás, preciso gravar um vídeo ensinando a fazer isso). Mas você vai em "separar casos", e ele passa a liberar o output separado por grupo. Abraços!
@vandrezacardosobortolotto25034 жыл бұрын
Olá, parabéns pelos seus vídeos, são muito bons!!! Fiquei ainda na dúvida na quantidade de n. Para Kendall usa-se com ns menores, mas quanto menores? Por exemplo: kendal a partir de n=3, Spearman a partir de n=10... Você saberia me dizer estes valores? Estou pesquisando sobre essa exatidão e não encontro. Obrigada, beijos
@FernandaPeres4 жыл бұрын
Oi! Não existe mesmo um guia definitivo com relação ao n. Há muitas discussões sobre Kendall ou Spearman serem melhores em cada caso. Na descrição do vídeo você encontra uma referência que faz essa discussão, ela talvez te ajude. Mas, de certa forma, não há uma resposta errada. O que você precisa é estar amparada por referências bibliográficas que justifiquem sua decisão.
@vandrezacardosobortolotto25034 жыл бұрын
@@FernandaPeres Muito obrigada!
@vanessamautone64435 жыл бұрын
e quando não houver correlação? o que apareceria de resultado no p??
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Nesses casos, o p seria maior que 0,05. Mas, na verdade, o valor de p não é tão importante assim na correlação, porque ele ser menor que 0,05 indica apenas que o coeficiente de correlação é diferente de zero. Mas considera-se que coeficiente de correlação entre 0 e 0,25 são correlações nulas, ou seja, não existem. É preciso analisar o valor do p e do coeficiente de correlação em conjunto.
@viniciusmeirelles43345 жыл бұрын
Amei os seus vídeos! Estão me ajudando muito, mas ainda estou com uma dúvida. Na minha pesquisa, pretendo avaliar a relação entre variáveis sociodemograficas e atitudes e crenças (medido através de uma escala tipo likert ) com um n de 177 participantes. Por conta da escala apresentar 6 tipos de resposta, os gráficos de dispersão ficam parecendo histogramas, com os pontos organizados em colunas. Como posso saber se a amostra é homogenia ou não?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Oi, Vinícius. No seu caso, como você usa a escala Likert, ela não é numérica, ela é categórica ordinal. Logo, você não pode usar a correlação de Pearson. A correlação de Spearman é indicada para esses casos. E a correlação de Spearman não tem homocedasticidade como pré-requisito (nem faria sentido mesmo). Que bom que os vídeos estão sendo úteis! Abraços!
@deniseneiva95084 жыл бұрын
@@FernandaPeres Olá Fernanda, primeiro quero te parabenizar pela qualidade dos vídeos e orientações. Gostaria de tirar uma dúvida, quando se compara o somátorio de dois questionários, qual coeficiente de correlação poderia usar? Pearson ou Spearman? Os dois questionário apresentam itens com escala de likert, mas estaria comparado um valor numérico final.
@reginaldolinhares69085 жыл бұрын
Caso a distribuição não seja normal o que fazer ?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Fazer a de Spearman ou a de Kendall, como eu falo a partir do minuto 7:58.
@reginaldolinhares69085 жыл бұрын
Gratidão, tá ajudando muito. Isto é válido para o teste teste t de student também?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
@@reginaldolinhares6908 Não, para o t de Student, se os dados não forem normais, o teste não paramétrico correspondente é o Mann-Whitney. Tenho vídeo sobre teste t independente e sobre Mann-Whitney e comento essas questões nos vídeos.
@leandro.marques7 жыл бұрын
Obrigado!
@ZaccBraga3 жыл бұрын
Parabéns pela aula, showw! Queria tirar uma dúvida, como faço quando quero correlacionar 3 variáveis ? Exemplo: Gênero, nota e ansiedade?
@redefelipe Жыл бұрын
Gênero é uma variável categórica e para fazer correlação todas as variáveis devem ser métricas, Gulherme :) No seu caso então, vc pode só correlacionar nota e ansiedade.
@andreia10mil7 жыл бұрын
Os testes de normalidade são feitos apenas com as variáveis dependentes?
@FernandaPeres5 жыл бұрын
Sim, Andreia. De preferência, separando a saída por grupo (que não foi o que eu fiz no vídeo de normalidade).