A construção do Ferroanel de São Paulo - que vem se arrastando há anos, embora esta seja uma obra de grande importância para São Paulo e para o país - pode receber um grande impulso, se os governos federal e estadual, responsáveis por ela, chegarem a um acordo sobre uma proposta feita por este último. São Paulo se dispõe a elaborar o projeto executivo e a cuidar do licenciamento ambiental do Tramo Norte, entre Jundiaí e Itaquaquecetuba, ao custo estimado de R$ 15 milhões. Deve ser ressaltada também a grande importância de uma ligação rodo ferroviária entre Parelheiros e Itanhaém para cargas e passageiros, o que poderá levar o presidente interino Temer e o governador Geraldo Alckmin a acertarem em princípio a sua construção conjunta, deveria ser suficiente para fazer ambos dar novos passos nessa direção. São patentes as dificuldades que a ausência do Ferroanel cria para o transporte de carga em direção ao Porto de Santos e de passageiros na região metropolitana de São Paulo geram o maior gargalo ferroviário do país. Hoje os trens de carga que se destinam àquele porto têm de utilizar linhas concomitantes com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que passam pela região central da capital. A concessionária que faz esse transporte só pode operar em períodos restritos, o que diminui sua eficiência e aumenta seu custo. E a situação é agravada, porque, para aumentar sua capacidade de transporte de passageiros, a CPTM deseja diminuir o intervalo entre os seus trens. Suas razões para isso são técnicas, porque o sistema de transporte coletivo da Grande São Paulo, do qual ela é uma das responsáveis, ultrapassou o limite de sua capacidade e o número de passageiros continua aumentando. Se ela adotar aquele medida, haverá redução ainda maior da circulação dos trens de carga. Só o Ferroanel, a começar pelo Tramo Norte, que tem de longe o maior potencial de transporte, poderá resolver o problema. Hoje, dos cerca de 2,5 milhões de contêineres que chegam anualmente ao Porto de Santos, apenas uma quantidade irrelevante 100 mil é despachada por trem, um meio de transporte mais rápido e econômico do que os caminhões. Com o Ferroanel, estima-se que o volume que por ele circulará chegue acima de um milhão de contêineres. Os benefícios para os setores mais diretamente ligados a essa atividade - produtores e transportadores - e para a economia do País como um todo serão enormes. Ganhará também a capital e o litoral paulista, dos quais deixarão de circular cerca de 5 mil caminhões por dia, um alívio considerável para seu trânsito sempre congestionado. Há razões fundamentadas para que a construção rodo ferroviária concomitantemente é mais racional e econômica, deve os responsáveis pelos governos federal e estadual a deixar de lado divergências políticas. Já passou da hora para que eles aproveitarem a ocasião para demonstrar que são capazes de colocar o interesse público acima de suas ambições políticas.
@raonigalvao72217 жыл бұрын
Isso sem falar nos benefícios à CPTM, que deixaria de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Isso implicaria num aumento de capacidade operacional da CPTM (diminuição de intervalos) e melhor qualidade de serviço (sem trens de carga há menos desgaste dos trilhos e a manutenção torna-se mais eficiente). Este é um projeto crucial para a Infra-estrutura Estadual (e por consequência do País) e não vejo muito se comentar sobre ele na mídia.
@victoraugusto98616 жыл бұрын
acertado tudo isto , por esta maneira o governo esta com projeto de retirar o ceasasp da capital para colocar ele em perus ?
@sergiofernandesdasilva69566 жыл бұрын
Estou na torcida para seja construída. Será uma maravilha. O progresso e os tempos modernos precisam de transporte eficiente e com o mínimo de poluição. 👍👍👍
@jousantos49184 жыл бұрын
verdade
@ricardoguimaraes17827 жыл бұрын
Será que vai sair do papel ?
@jousantos49184 жыл бұрын
Já era pra ter saido
@igorcastro7476 жыл бұрын
Tudo muito lindo, o único problema é só entregar a obra...
@jousantos49184 жыл бұрын
verdade, e o mais rápido possivel
@fabiosilvaist5 жыл бұрын
Bela obra, uma pena que seja tão burocrático e tão demorado para ser concluído.
@jousantos49184 жыл бұрын
verdade
@76leont7 жыл бұрын
se essa obra sair mesmo vai alavancar mais a economia no estado ..perde se muito dinheiro no turismo regional sem um trem que ligue o litoral paulista a o interior e capital ..com lanchonetes nas estacoes ..eu mesmo iria muitos fins de semana ao interior com certeza
@babi69127 жыл бұрын
Esse Ferroanel é para cargas, não passageiros, vc está confundindo com os trens regionais. A única coisa que o ferroanel e os trens regionais tem em comum é que não sairão nunca do papel.
@robribeir97656 жыл бұрын
Babi Ibab agora sairão meu amigo, Jair Bolsonaro estar cumprindo seu papel.
@robribeir97656 жыл бұрын
Babi Ibab nunca diga nunca.
@alefrom924 жыл бұрын
O foda é isso, só fica no videozinho e na maquete digital, nunca sai do papel, decepcionante.