Festa de São João: a tradição pode abraçar as novidades? | Saia Justa | GNT

  Рет қаралды 32,036

Canal GNT

Canal GNT

Күн бұрын

É possível conciliar tradição e inovação? A Festa de São João é o tema das Saias! Astrid Fontenelle, Bela Gil, Gabriela Prioli e Larissa Luz trazem à discussão o delicado equilíbrio entre o respeito às raízes culturais e a abertura para novas formas de celebração.
#SaiaJustaNoGNT #SãoJoão #FestaJunina
Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/Globopla...
Site: gnt.globo.com/
Facebook: / gnt
Instagram: / gnt
Twitter: / canalgnt
Pinterest: / canalgnt
TikTok: / canalgnt
Receitas
KZbin: / receitas
Facebook: / receitas
Instagram: / receitas
Pinterest: / receitas
TikTok: / receitas

Пікірлер: 394
@cleanribeiro
@cleanribeiro Жыл бұрын
Sou nordestino. E a Prioli não sabe nada de tradição nordestina.
@madeo5740
@madeo5740 Жыл бұрын
Meus pais,pai do meu filho são nordestinos, verdade essa daí não sabe de nada
@mariafernandaverissimoroch6818
@mariafernandaverissimoroch6818 Жыл бұрын
As tradições vão mudando ao longo do tempo. A festa de são João hj não é igual a anos atrás. Isso é normal. Foi isso que ela quis dizer.
@Leonardo25455
@Leonardo25455 Жыл бұрын
@@mariafernandaverissimoroch6818 vc ja foi a alguma festa de sao joao? as pessoas falam o que nao sabe. a um incomodo geral da populacao por essa descaracterizacao. ainda toca muito forro mais pelo fato de tbm ter axe ou sertenjo isso ja mexe com a gente pois a festa é muito tradicional. é um sacrilegio o que essa mulher falou
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
@@mariafernandaverissimoroch6818não foi isso que ela falou. Ela falou em “lógica mercadológica”, ou seja, a mudança das características das festas tradicionais a partir da lógica de mercado, e sabemos o quanto isso é perigoso. Digo mais, a “lógica mercadalógica” tem por objetivo o fim das tradições culturais. Por trás da lógica do “mercado” existe um indústria musical, fashion, alimentícia que sustenta um determinado projeto político (que ao mesmo tempo mantém esse mercado (dá-lhe lob no congresso!), existe uma ideologia de mundo, que não está nem um pouco interessada no bem das pessoas, nas tradições das comunidades e em como estas tradições mantém essas comunidades. Gabriela Prioli não entende nada de identidades culturais e tradições culturais.
@victormoreira9701
@victormoreira9701 Жыл бұрын
@@mariafernandaverissimoroch6818 Assim como pode se transformar, pode se conservar, tudo depende da vontade popular e da responsabilidade dos gestores. O São João, com seu tradicionalismo, fomenta uma indústria cultural gigantesca no nordeste. Descaracterizá-la, é destruir uma fonte cultural que além de trazer sustento pra quase todos os municípios do nordeste, traz uma felicidade plena e uma sensação de pertencimento, diferente de outras festas populares. Só apoia isso quem não é daqui. Sertanejo, rock e/ou axé, no Sanju, não!
@LuigiBellei
@LuigiBellei Жыл бұрын
Astrid vc foi BRILHANTE na sua colocação sobre a defesa da tradição é da simplicidade, pois esta é a ESSÊNCIA da festa e essência BRASILEIRA. Gabriela Prioli erra veementemente em querer defender a cultura de massa, como ela sempre faz. Essa simplicidade que você defende Astrid é revolucionária pra mim nos dias hoje e é uma lástima uma festa de axé em quadrilhas 😂😂😂 VIVA A SIMPLICIDADE E A CULTURA BRASILEIRA Mais triste ainda é ela querer "lacrar" sobre vc utilizar a partícula "para mim'. Ninguém merece...
@LuigiBellei
@LuigiBellei Жыл бұрын
Bem típico de quem vive e viveu criada dentro de apartamento provavelmente, na classe alta paulistana, e desconhece a riqueza da cultura POPULAR BRASILEIRA que vc nos traz em sua fala. Parabéns, Astrid!
@danielabezerra3006
@danielabezerra3006 Жыл бұрын
​@festa junina flopar no berço da festa junina? Não faz sentido. O sertanejo tem o espaço dele nas festas de peão, não é certo, enfiarem goela abaixo esse ritmo sendo que quem tem que brilhar é o forró. Pergunte para um sertanejo se eles querem o ritmo do forró, baião nas festas deles. Te garanto que não.
@danielabezerra3006
@danielabezerra3006 Жыл бұрын
@ não estou repetindo nada, essa é a maneira que eu penso, pois eu tenho capacidade para avaliar, compreender e opinar sobre o assunto que eu quiser. Não estamos falando de uma festa "ideal", mas de uma festa tradicional que existe a muitos anos e que não pode perder a sua essência justamente, por reapresentar a cultura de um povo. Ao meu ver, essas festas tradicionais tem que ter investimento público e não dá iniciativa privada para não haver conflitos de interesse, como está acontecendo. O sertanejo não é apenas um ritmo musical mas algo maior ligado a grandes empresários e pessoas públicas, que investem pesado e querem retorno e para eles ter o sertanejo como ritmo nacional é bem vantajoso. Mas o Brasil, é plural, e a cultura de cada região tem que ser respeitada.
@danielabezerra3006
@danielabezerra3006 Жыл бұрын
@ no caso, que você citou aconteceu farra com dinheiro público. As prefeituras com viés político pagaram muito dinheiro, até milhões a cantores sertanejos para que estes fizessem propaganda para determinados políticos. Isso é um caso de corrupção. Não tem que ser contratado quem a prefeitura quer a contratação se deve de acordo com os artistas regionais .
@caminho_sagradoser
@caminho_sagradoser Жыл бұрын
​@@LuigiBelleiela conhece só pelos livros. Rs
@bruna.souza.012
@bruna.souza.012 Жыл бұрын
Elba tá certa. Festa junina é lugar de tradição, de forró, não de sertanejo. Sertanejo é rodeio!
@patu1928
@patu1928 Жыл бұрын
F0nte: regra defec4ada
@giselemagalhaes4320
@giselemagalhaes4320 Жыл бұрын
Astrid é brilhante em sua colocação. A cultura popular tem que ser respeitada. Nem tudo é só lucro, é mais que isso ,envolve afeto.
@marialauradelira4589
@marialauradelira4589 Жыл бұрын
O termo "tradição" , nesse caso, não está sendo usado para se referir ao "conservadorismo", está sendo usado para se referir ao "São João" que é uma manifestação genuína da cultura popular nordestina. Quando falamos em cultura popular, estamos falando da "IDENTIDADE" de um povo. Quem somos nós sem uma IDENTIDADE? O que infelizmente está acontecendo com nosso São João é que ele está paulatinamente sendo cooptado pela indústria da cultura de massa. Ele está passando por um processo de descaracterização e se tornando uma festa qualquer que serve apenas para ser "consumida". Isso é algo MUITO COMUM DENTRO DO SISTEMA CAPITALISTA. PARA NOS CONTROLAR, É NECESSÁRIO ANTES TIRAR NOSSA IDENTIDADE. Outra coisa muito importante para se falar é que O "ESTADO" NÃO DEVE FAZER INVESTIMENTO OBJETIVANDO OBTER "RETORNO". ISSO É COISA DE EMPRESA CAPITALISTA. O ESTADO TEM A OBRIGAÇÃO DE SERVIR AO POVO. É DIREITO NOSSO E DEVER DO ESTADO.
@raissatavares2194
@raissatavares2194 Жыл бұрын
Arrepiei com o seu comentário. É isso mesmo! O poder público não tem que promover uma festa esperando retorno financeiro e sim ter por objetivo promover a cultura do local.
@nubiamaciel6574
@nubiamaciel6574 Жыл бұрын
Os jovens não se interessam por nada. A verdade é essa. Essa última geração vai destruir o Brasil e o mundo. QUEREMOS NOSSAS FESTAS E MANTER AS TRADIÇÕES. mas como se os jovens não estão levando nada a diante. Quem carrega a cultura é a geração 30+
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
Isso mesmo! Pra mim quando ela fala em “lógica mercadológica” ela revela qual é a real ideologia dela… Essa moça bateu tanto na política econômica bolsonarita e está aí falando como o Olavo! Deixar a lógica mercadológica resolver… Que P. É essa? Será que não têm ninguém para chamar ela num canto e dizer “alou hipócrita”!
@LHollan
@LHollan Жыл бұрын
Erros, o São João não é invenção do nordeste. É uma tradição herdada dos portugueses
@camillavaz2813
@camillavaz2813 Жыл бұрын
@@LHollannão precisa ser invenção pra fazer parte da cultura. A própria Astrid explica sobre isso no início do programa.
@zymacedo7105
@zymacedo7105 Жыл бұрын
Parabéns, Astrid. A sulista tá mais preocupada em enaltecer a "diversidade", mas afundada no pedantismo da intelectualidade que sequer conhece a realidade da gente. Nós temos orgulho da nossa cultura e temos consciência disso. Temos a plena consciência que empresários usam a festa que é do povo pra gastar e ganhar dinheiro público trazendo especialmente sertanejos pra enfiar nos bolsos, enquanto isso, nossos artistas nordestinos, aqueles de quem temos orgulho, que exaltam nossas tradições, além de serem tratados como escória, com pouco tempo de show, ganham muito pouco, quando são chamados pra participar da festas que eles foram responsáveis a levar adiante durante décadas, a desvalorização é real.
@fabiolisboa2964
@fabiolisboa2964 Жыл бұрын
Sua fala me representou!!! E acrescento que a Prioli, diante do completo desconhecimento do que ocorre no nordeste e sua cultura, fez um arrodeio pra chamar a Astrid de reacionária... muito indelicada, pra dizer o mínimo!!
@nicholasdf19
@nicholasdf19 Жыл бұрын
Acho que sua fala preconceituosa a gabriela prioli nasceu no sudeste
@rogeriotavares8312
@rogeriotavares8312 Жыл бұрын
Sulista, quem nasce no Sul. Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Ela é de São Paulo, Capital. 🤷🏼‍♂️
@Thimis_G
@Thimis_G Жыл бұрын
Sudestina e não sulista! Ela é de sampa e não de um dos 3 estados do sul!
@nelara207
@nelara207 Жыл бұрын
Escutar Prioli falando me deixa muito certa de que ela não sabe um centímetro sobre o que é o São João no NE. As pessoas não vão consumir Gusttavo Lima. Elas vão consumir a festa, com todas as suas manifestações. E preferem SIM o forró tradicional. Mas as prefeituras colocam artistas com cachês altíssimos, pelo patrocínio que recebem muitas vezes. As pessoas assistem porque já estão lá. Ninguém sai de Recife pra Caruaru pra ver sertanejo. Elas querem ir pra uma festa tipicamente do interior do Estado, viver a sua cultura. E chegam e têm que assistir sertanejo no palco principal porque foi o que a prefeitura pagou.
@raissatavares2194
@raissatavares2194 Жыл бұрын
EXATAMENTE!
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
Não mesmo! Por tradição o nordestino é deslumbrado com forasteiros, sou daqui, vi isso a vida inteira!
@karlamoraes5611
@karlamoraes5611 Жыл бұрын
Ela não sabe nada sobre o povo brasileiro
@marcelasilveira2457
@marcelasilveira2457 Жыл бұрын
E ela tem lugar de fala o falar de sj???
@fasttrack2003
@fasttrack2003 Жыл бұрын
O marido dela deve receber o troféu "s@co de ouro".
@robertyo9463
@robertyo9463 Жыл бұрын
Essa Gabriela Prioli tem um linguajar muito acadêmico e umas ideias muito liberais. Papo de quem não tem vivencia e aprendeu tudo em livros.
@Leonardo25455
@Leonardo25455 Жыл бұрын
vc falou tudo. é um discurso cheio de furos tipico de quem nao sabe o que ta falando. na minha opiniao ela ofendeu milhoes de nordestino e fez pouco caso da nossa cultura
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
Linguajar acadêmico não quer dizer que se sabe o que se diz. Ela não entende nada de cultura, de tradição cultural… Mas entende de capital. Por traz da fala dela está claríssimo para mim os pilares que fundamentam o pensamento dela de mundo: a lógica mercadológica, o neoliberalismo e a priorização do capital (do lucro!) em vez das pessoas. É isso que ela pensa!
@ingridsantos7815
@ingridsantos7815 Жыл бұрын
Não é acadêmico. É anêmico. Ela nem deve entender que a onda do f**cismo na Europa tem haver com pasteurização e padronização da cultura que os fazem o*iar imigrantes, já que reprime qualquer manifestação de orgulho, moral da própria nação pra ver se há algum crescimento econômico
@lauraflyer897
@lauraflyer897 Жыл бұрын
Nossaaaaaaaaa arrasou
@gabrielaathayde1236
@gabrielaathayde1236 Жыл бұрын
Aprendeu com sua bolha e bolha virtual
@marizilima1830
@marizilima1830 Жыл бұрын
São João é uma festa cultural . Não devemos permitir que mude nunca! Viva o são joão🎉
@bruna.souza.012
@bruna.souza.012 Жыл бұрын
Concordo com Bela. Quer consumir sertanejo, vai ao rodeio! Prioli ta equivocada. O povo vai ver o sertanejo pq não tem o forró. Ouço mtos nordestinos reclamando que a prefeitura não contratou as bandas de forró que eles gostam...mas que vão à festa mesmo assim. Público têm! A junina não corre risco de acabar por falta de público.
@h3pw12o40
@h3pw12o40 Жыл бұрын
50% do q ouço a Prioli falar é equivocado.
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
​@@h3pw12o40ela só pensa no dinheiro, no lucro! Não tem formação cultural. Esses cantores vem de outro estado por valores elevados enquanto os artistas nordestinos são explorados! Tocam o ano inteiro, deixem pelo menos as festas típicas. Os pais não repassam a tradição por isso o Nordeste é fraco, é humilhado, por que não se respeita!
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
Eu não vou para festa de São João assistir sertanejo ou axé! Nada a ver.
@joaopedroribeiro5849
@joaopedroribeiro5849 Жыл бұрын
​@Para de ser liberal cara 😂😂😂 q obsessão é essa q vcs tem em aplicar a logica de mercado em tudo? O são joão, a folia de reis e outras manifestações culturais verdadeiramente brasileiras tem q ser preservadas e o Estado tem q prezar pela sua manunteção e popularização
@Xilier
@Xilier Жыл бұрын
@ Então, o pessoal acaba meio se equivocando sobre a questão de 'lucro' da festa, pois ela é de certo modo importante sim para a região. O número de empregos gerados, a quantidade de turistas trazidos devem ser analisados porque isso só irá gerar benefício para a cidade que promoverá o evento, no caso o São João. A grande questão seria o ponto de como atrair mais turistas de outras regiões do país, e também do NE que não curtem tanto festa junina, para visitar essas cidades de São João (lembrando que pagar uma viagem do sudeste para o nordeste não é barato e fica nível viajar para fora do país ou até pior) e precisa ver qual seria a melhor estratégia: manter totalmente a tradição ou inserir outros cantores de outros gêneros para atrair um público maior. Na minha opinião, o ideal seria manter o São João clássico e através dele expandir as atrações, já que o atrativo é justamente todos os costumes, festa, comidas e tradições dessa data. Óbvio que pode inserir coisas novas, mas sem perder a essência (seria tipo o pessoal começar na Argentina a inserir música eletrônica no tango).
@moabebrenomoabe8835
@moabebrenomoabe8835 Жыл бұрын
A Priori está no mundo de Alice. Ela está esquecendo processos de alienação e os dispositivos de concenso que interferem na opinião das pessoas.
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
Ela não está esquecendo, ela sabe dos processos, mas ela defende um “lógica mercadológica”, o neoliberalismo e o lucro. Quem defende esse tipo de ideologia não revela estes dispositivos e processos de alienação, porque são exatamente estes dispositivos e processos que movem a lógica mercadológica. Ela não fala deles porque não interessa para ela que as pessoas que assistem ao programa entendam melhor os processos que nos alienam. Ela trabalha pelo neoliberalismo, é garota propaganda de financeira e bancos…
@raissatavares2194
@raissatavares2194 Жыл бұрын
Gabirel Prioli jura que fala com muito conteúdo e superioridade intelectual. Mas é só um discurso simplista, fácil e superficial de quem não entende a importância de preservar uma tradição que é reflexo da cultura e resistência de um povo que, diga-se de passagem, sofre preconceito em outros locais do Brasil. Muitos trabalhadores esperam o ano todo por esse momento, especialmente pq não têm entrada em outras regiões do país. São João nordestino é forró. Parabéns, Astrid!
@juliasouto5284
@juliasouto5284 Жыл бұрын
Ela sempre faz isso. Se acha a grande intelectual brasileira que "quebra tabus" sambando no carnaval... Usa palavras "difíceis" em falas simplistas (como o Karnal faz muito também) e é idolatrada pelas pessoas como a grande fada sensata intelectual, aí ganha espaço na mídia que poderia ser ocupado por alguém que, de fato, tem algo relevante a ser falado...
@bernardogriz
@bernardogriz Жыл бұрын
Se você segue simplesmente o dinheiro e ignora a cultura, a gente só vai ter enlatados americanos e nunca o auto da compadecida. Além da tradição, é preciso valorizar a pluralidade, a diversidade, a culturas e características regionais. Isso é inclusive lucrativo. Você vai viajar pra ver vila mix em todo lugar do Brasil em qualquer época? Claro que não. Nossas diferenças são nossas riquezas.
@LeoSorriso8
@LeoSorriso8 Жыл бұрын
Astrid sempre sensata e respeitosa! Meu carinho, admiração e gratidão pela empatia ❤️🙏🏽👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@elencunha9960
@elencunha9960 Жыл бұрын
Astrid maravilhosa parabéns por defender nossa tradição,Elba te amo❤❤❤
@betofrischen7398
@betofrischen7398 Жыл бұрын
A Astrid tem razão! Tradição é tradição! Quem quiser ouvir funk, axé ou sertanejo vão nas suas respectivas festas em outras épocas do ano! Deixem as nossas tradicionais festas juninas com seus quitutes, roupas e músicas típicas e tradicionais! Se as Prefeituras querem arrecadação que façam outras festas em outros meses do ano e deixem as nossas tradicionais festas juninas em paz!
@karlamoraes5611
@karlamoraes5611 Жыл бұрын
O vídeo do Jones Manuel discutindo a declaração da prioli é perfeito!
@zymacedo7105
@zymacedo7105 Жыл бұрын
"Um povo sem identidade cultural não tem história"... Respeitem nossos artistas, aqueles que levam a nossa cultura e a enaltece. Quem quiser ouvir outros géneros, tem muito espaço em outros lugares pra esses artistas. Usam nossas festas tradicionais pra lucrar e esse é o único fim e não estão preocupados em nada com o respeito a identidade cultural de um povo. Os nossos artistas sequer são respeitados.
@jecstv2168
@jecstv2168 Жыл бұрын
Um dia teremos Escola de Samba sem samba? Pois, praticamente, já temos São João sem forró.
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
😢
@karlamoraes5611
@karlamoraes5611 Жыл бұрын
O programa já errou ao chamar a Prioli para fazer parte de um programa que antes foi tão emblemático.
@malins_
@malins_ Жыл бұрын
pois é... a mulher fala nada com nada kkkkkk
@LeonardoAraujo2208
@LeonardoAraujo2208 Жыл бұрын
Pensar só em dinheiro, capital puramente, quando se fala em cultura, preservação das tradições POPULARES e fomento do trabalho de pequenos artistas, especialmente de cidades do interior, chega a ser cruel. Não é sobre tirar a chance de ver artistas grandes de todos os gêneros de quem raramente os vê, mas é sobre valorizar e priorizar (como foi dito por quase todas) quem fez e faz o São João ser o que é o trouxe à pauta nacional em primeiro lugar!
@LeonardoAraujo2208
@LeonardoAraujo2208 Жыл бұрын
@darukineo claro! Mas mudar não significa apagar a história e a tradição!
@joaopedroribeiro5849
@joaopedroribeiro5849 Жыл бұрын
​@darukineoDas civilizações decadentes faz parte, uma nação saudável preserva suas tradições pois isso é um presente de todos os nossos antepassados. Mas n dá pra esperar esse raciocínio de uma liberal igual a prioli, pra ela o lucro tá acima das tradições e dos valores realmente populares.
@tmichellesantos
@tmichellesantos Жыл бұрын
Prioli só provou que não sabe do que está falando. Elba Ramalho falou tudo, São João é manifestação cultural, tradição nordestina, forró!! Carnaval é samba e axé, Rodeio é sertanejo, cada um no seu quadrado.
@martalucena9744
@martalucena9744 Жыл бұрын
é tradição ! astrid lacrou! dinheiro publico para manter nossas tradições
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
Melhor que gastar com bostanejo
@leocesar9662
@leocesar9662 Жыл бұрын
A festa Junina acontece uma vez por ano. É óbvio que as pessoas gostam e querem ouvir as músicas típicas dessa festa. A graça é essa! Tô com a Astrid.
@giselemagalhaes4320
@giselemagalhaes4320 Жыл бұрын
Como essa Prioli é chata... Negar a tradição é negar a identidade de um povo. Ela não conhece e nem respeita a cultura popular. Tô chocada com a ignorância dela...
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
😅😅😅😅
@victormoreira9701
@victormoreira9701 Жыл бұрын
Só entende o que é tradição popular quem não é do sudeste. Vc disse bem: afeto.
@ritafranciely3001
@ritafranciely3001 Жыл бұрын
Astrid coberta de razão 👏 O tradicional deve prevalecer.
@eduardoadriano8185
@eduardoadriano8185 Жыл бұрын
Não existe tradicional no Brasil, aqui é uma mistura de muitos povos
@fabianamacedogoncalves3131
@fabianamacedogoncalves3131 Жыл бұрын
Amo o mês de junho justamente por conta das festas Juninas aqui de SP, onde nasci e moro.
@anapaulap.domingues1568
@anapaulap.domingues1568 Жыл бұрын
Astrid tá certíssima 👏🏼👏🏼👏🏼
@ronnisilva2320
@ronnisilva2320 Жыл бұрын
A moça achando que a festa junina corre perigo de não ter público se manter a tradição. Kkkkkk
@laenderalvesbatista6924
@laenderalvesbatista6924 Жыл бұрын
Pqp !
@toni7927
@toni7927 Жыл бұрын
A tradição do São João precisa ser mantida, há sim, espaço para as novidades, mas como coadjuvante
@lucassantos-mr9tw
@lucassantos-mr9tw Жыл бұрын
O ponto que não foi discutido foi o seguinte : as pessoas consomem mais sertanejo só porque gostam ou porque há muito patrocínio envolvido e é praticamente o único gênero musical que vemos na mídia ? Todos esses cantores sertanejos com cachê altíssimo são do agronegócio, a música financiam o agro e o agro financia a música, sem falar no pode político, A disponibilidade de recursos faz com que estejam presentes o tempo todo na mídia, o que faz com que apareçam logo nas plataformas de streaming. A demanda pela música sertaneja não é orgânica, é produzida, gastam-se milhões só para divulgar uma única música, como que as pessoa vão gostar de algo que não ouvem, que só aparece na mídia no mês de junho ? Como que cantores de outro gêneros terão destaque com o “monopólio “ do sertanejo? Ninguém quer investir em artistas que não são do sertanejo, até quem não é do sertanejo migrou ou se misturou ao sertanejo a ex dupla Simone e Simaria eram do forró, hoje migraram para o sertanejo.
@flaviaorlando
@flaviaorlando Жыл бұрын
Exatamente! O que precisa ser entendido é que a tradição precisa igualmente de propaganda. Pois para nós geração dos 30 a 50 anos o São João está vivo, mas a nova geração fez a imersão no sertanejo. Para tradição ficar viva, precisa constantemente ser relembrada como algo fantástico e rentável como sempre foi para a sociedade!
@patricksouza1132
@patricksouza1132 Жыл бұрын
de quem foi a grande ideia de colocar gabriela prioli no saia justa??????? 🤦🏽‍♂️
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
😅
@telmaleite6369
@telmaleite6369 Жыл бұрын
O Brasil é um continente…muitas coisas que vivemos na bolha da nossa região são vistas de forma diferente em outras…e vice-versa. É lógico que tudo se transforma, porém a preservação da cultura, mesmo que “modernizada”, é fundamental. O forró é um patrimônio cultural!Descaracterizar e menosprezar as estrelas da região, diminuindo a importância delas, ñ traz a preferência popular, mas, sim, a manipulação de uma “classe” que se acha dominante…É a mesma coisa que colocar músicas sertanejas nos desfiles de escolas de samba…Elas podem até tocar, internamente, nos camarotes que são privados, mas o EVENTO é o samba e quem trabalha, o ano TODO, para ele. Sim, pois precisa de preparação…e muitas famílias são sustentadas com esses empregos, que são permanentes… A mesma coisa vale para as festas juninas do nordeste…É a cultura da região! Precisa ser valorizada, pois gera empregos e trabalhos, durante o ano TODO, para as festas de junho e, esticadas, até julho. O Flavio José pode ñ ser conhecido nas outras regiões, mas no nordeste ele é uma celebridade…É preciso e devemos dar valor a esses artistas! Ninguém vê nos festivais de peão de boiadeiro nenhum forrozeiro fazendo show…e, quando tem forró, é cantado pelas próprias duplas, bandas ou solos sertanejos. Portanto, quando um político introduz um gênero musical totalmente estranho, como atração principal onde o forró reina, é muito esquisito…Principalmente quando esse “gênero” é financiado pelo milionário agronegócio…Ele ñ está buscando o que o “povo quer ouvir”…ele está sendo cúmplice (no melhor julgamento) de uma “indústria” que quer massificar um só estilo musical (com muitas intenções implícitas)…Esse tipo de “invasão” só tem a colaborar para alienar e “marcar território” de um império que está simplificando, anulando e banalizando as diversas e ricas culturas do nosso país…
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
👏👏👏 e se cria em lugares onde o povo é suscetível a modinhas e não tem orgulho de suas tradições. O nordeste abre fácil a porteira para toda forma de aculturação. No RS e em Barretos isso não acontece..
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
Perfeito!
@bruna.souza.012
@bruna.souza.012 Жыл бұрын
Qdo tem o grande, não tem vários pequenos. Um cachê de um Gustavo Lima, cobriria vários locais que estão morrendo à mingua.
@cristianezawaski9962
@cristianezawaski9962 Жыл бұрын
Astrid com todo conhecimento de causa e cobertura d razão! Sou da Bahia e axé é no carnaval.
@biarodrigues7558
@biarodrigues7558 Жыл бұрын
Eu sigo a Prioli, e até concordei com o post do Karnal que ela replicou sobre as diversas festas de São João que são diferentes e de acordo com a cultura de cada região do Brasil - pois na visão dele é por ser do gaúcho é bem diferente da cultura nordestina. Maaas....em se tratando da Festa de São João como a conhecemos há séculos, que tem como referência a do Nordeste, é preciso respeitar a cultura. A arte, música, gastronomia desse período tem que ser fiel às tradições, ainda que estejam se atualizando. E não estou querendo que não tenham outros estilos musicais ou que não tenham opção de hamburguer, mas cara, não deveria ser prioridade o que está agregando, e sim o contrátio! Quem quer mesmo ouvir sertanejo, foca na festa de Barretos, no Villa Mix....Eu amo samba, mas quando penso em São João, não to querendo ouvir samba e pagode (Desculpa ae, Belo e Pericão!!!...Sigo amando vocês!!!)..Enfim...Gabriela Prioli deveria baixar um pouco a guarda da militância da diversidade nesse momento e buscar ver que equilíbrio é necessário, mas a cultura de um povo é muito importante!
@LoianaLeal
@LoianaLeal Жыл бұрын
Ela não entende que a lógica mercadológica que ela defende é contra a diversidade. Ou, entende, mas finge que não… Ela não defende a tradição cultural porque ela defende o neoliberalismo como fundamento. Defender e preservar as tradições culturais e ancestrais é garantir a diversidade, mas para ela, que prioriza o mercado, não há como querer manter as tradições, pois elas são um elemento de resistência contra a plastificação das nossas identidades culturais. Gabriela Prioli defende o estado financiado Gustavo Lima, quando o dinheiro do estado não tem de visar geração de lucro, e sim a preservação das tradições. Gabriela Prioli é garota propaganda de financeira….
@carolbueno7594
@carolbueno7594 Жыл бұрын
De verdade qual e o email da produção do programa? Gente a Gabriela e aquela inteligência de livros e não de vida, não combina com o programa que sempre trouxe mulheres que vem com o conhecimento de vivência de vida! Gente doe o ouvido ela dar palpite nesse assunto qual ela não vivenciou.
@emanueloliveira110
@emanueloliveira110 Жыл бұрын
Essa Prioli não sabe absolutamente NADA sobre São João e festas regionais. Nós do nordeste prezamos pela boa música e tradições. Quem quiser curtir show de pagode, eletrônico ou axé busque shows privados pra isso. Infelizmente nossa festa foi pasteurizada devido à força de grandes empresários (com o mesmo discursinho raso e neoliberal dessa senhorita). Parabéns, Astrid! Vc é sensata! 👏
@luizvieiraator
@luizvieiraator Жыл бұрын
Mano, de quem foi a triste ideia de chamar a Prioli? Foi tipo chamar a Sabrina Sato.
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
😅😅😅😅😅
@derivadigital8315
@derivadigital8315 Жыл бұрын
nossa, nada a ver
@severinasantos2901
@severinasantos2901 5 ай бұрын
Sabrina sato era engracada
@rodrigotomaz5311
@rodrigotomaz5311 Жыл бұрын
Mudar uma tradição por causa de jovem moderninho é foda.
@marcinhaneo3264
@marcinhaneo3264 Жыл бұрын
Astrid te amo❤❤❤❤vc tá toda certa.o Ceará agradece o feixo que vc deu nessa ai
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
Priolli vá falar isso na Oktoberfest? Duvido que admitam essa invasão. Você é daquelas que ver o nordeste como bagunça, gente facil de colonizar e aculturar. Infelizmente, não está longe disso.
Жыл бұрын
A Oktoberfest é tradicional pela própria demanda e identidade coletiva muito bem estabelecida. O que falta para o nordestino é pressão popular e iniciativa. Não existem só uma festa junina na cidade, se a maioria das pessoas não gostam do sertanejo por que não deixam estas desnutrirem enquanto frequentam a mais tradicional?
@luciasantos1211
@luciasantos1211 Жыл бұрын
@ Ah tá, a culpa então é da vítima. Você acha que o bandido não está fazendo nada demais e a vítima é a culpada pela invasão do bandido à propriedade dela e ela que se vire para resolver. Bem...vou copiar aqui comentários que esclarecem de quem é a culpa...: " As pessoas não vão consumir Gusttavo Lima. Elas vão consumir a festa, com todas as suas manifestações. E preferem SIM o forró tradicional. Mas as prefeituras colocam artistas com cachês altíssimos, pelo patrocínio que recebem muitas vezes. As pessoas assistem porque já estão lá. Ninguém sai de Recife pra Caruaru pra ver sertanejo. Elas querem ir pra uma festa tipicamente do interior do Estado, viver a sua cultura. E chegam e têm que assistir sertanejo no palco principal porque foi o que a prefeitura pagou." "Outra coisa muito importante para se falar é que O "ESTADO" NÃO DEVE FAZER INVESTIMENTO OBJETIVANDO OBTER "RETORNO". ISSO É COISA DE EMPRESA CAPITALISTA. O ESTADO TEM A OBRIGAÇÃO DE SERVIR AO POVO. É DIREITO NOSSO E DEVER DO ESTADO."
Жыл бұрын
@@luciasantos1211 Se você elege representantes que trazem Gustavo Lima então sim você é responsável por isso. Em nenhum momento eu falei de dar lucro, se existem pessoas frequentando festas tradicionais, falando sobre isso, pressionando, então haverá demanda. Mas é mais fácil apenas reclamar, se revoltar, citar Oktoberfest e cancelar quem está na verdade propondo uma solução.
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
@ concordo! O povo aqui não tem noção da sua identidade cultural como o povo do sul, sudeste e suas tradições. Aqui embarcam em qualquer onda, bom para os prefeitos espertalhões e artistas que levam cachês absurdos de cidades onde a educação e a saúde e transporte e segurança são uma vergonha!
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
@ detalhe: citei Oktoberfest como elogio a um povo que zela pela sua cultura regional nessa festa, exemplo que devia ser seguido pelo nordeste no São João.
@andrealliboni3578
@andrealliboni3578 Жыл бұрын
Parabéns Astrid tradição é fundamental!
@bruna.souza.012
@bruna.souza.012 Жыл бұрын
Qdo vc dá espaço, vc tira espaço de outro da tradição!
@reginacastello9136
@reginacastello9136 Жыл бұрын
São João é prioridade 😊
@leticiacabral2605
@leticiacabral2605 Жыл бұрын
Não me importa como é o São João no sul, mas o São João no Nordeste ter Gusttavo Lima cantando aí é demais!
@nicolaseduardo9468
@nicolaseduardo9468 Жыл бұрын
Primeira vez discordando da Gabi, Astrid está mais que certa
@jorjaosilva8951
@jorjaosilva8951 Жыл бұрын
É um absurdo ver um grande cantor e músico como o Flávio José ter que sair do palco mais rápido com menos de uma hora de show pra o Gustavo Lima entrar em Caruaru. A prefeituras contratam mas infelizmente beneficiam os que tem uma grande máquina por trás.
@luciasantos1211
@luciasantos1211 Жыл бұрын
Então, pelas palavras da Prioli, a festa passou a ser o desejo das inciativas privada e pública que é baseado no interesse que não é o interesse do povo. O povo quer a tradição que faz parte do que se é e do que se sente. Sou nordestina e me lembro do São João lindo e tão feliz em Juazeiro-BA quando eu era criança. Tudo era perfeito: shows de músicos e cantores de forró e estilos juninos, as quadrilhas, as apresentações das crianças, a quebra do pote, as comidas, as decorações, as conversar, os sorrisos. Essa Prioli acha que o povo deve sucumbir ao deus dinheiro. E chama isso de história. Ela sim precisa estudar livros da cultura brasileira e melhor, vivenciar. Se querem fazer algo diferente, que inventem a própria festa, suas próprias danças e músicas, e ponha um nome nela (na festa) e pronto. Não venham invadir a tradição de um povo, roubar o São João do povo nordestino/brasileiro.
@domsilveira7597
@domsilveira7597 Жыл бұрын
Prioli, eu gosto de você. Mas francamente, essa sua fala até me doeu enquanto paraibana e apreciadora nata do forró. Do que você nada viveu, nada entendeu. Sempre fui frequentadora assídua do São João de: Campina Grande, Patos, Solânea, Taperoá, Santa Luzia, Itapororoca e Bananeiras. Todas essas, cidades do interior da Paraíba. E mesmo na tradição, abriram margem pro forró mais moderno, como Aviões do Forró, Garota Safada (de onde surgiu Wesley Safadão), entre vários outros. E mesmo com essa modernização, se tratava de forró. O moderno e o tradicional se conversavam lindamente. O privado e o público, também. A prioridade era forró, e ponto final. Porque é disso que se trata o São João aqui no Nordeste profundo. O que tem acontecido agora é um processo de aculturação, apagamento, e pasteurização da cultura nordestina, no momento do ano em que se celebra o seu ápice, que é o mês todo de junho. De que adianta pagar passagem pra Paraíba ou Pernambuco, hospedagem, comprar roupa especificamente em junho, pra ver o que você veria igual, em qualquer época do ano, em Goiás, São Paulo, Mato Grosso? Nas palavras de Elba, anos atrás sobre essa controvérsia, "Nossa festa cabe todo mundo, mas um São João de Campina Grande sem os artistas locais que passam o ano inteiro esperando esse momento, sem um Biliu de Campina, é uma tristeza. Nada contra o sertanejo, mas São João É FORRÓ! Até porque se você for em Barretos, certamente não tocará forró lá". Um povo que não conhece e valoriza a sua história e cultura, está fadado ao sofrimento, e entregue à manipulação de quem quer que seja. As coisas, as pessoas, as situações estão ficando monotemáticas, perceberam? O sertanejo está para o São João do Nordeste, assim como a harmonização facial está para o senso estético das pessoas. Todo mundo com uma cara só. Ps: pesquise o vídeo de Flávio José, o que aconteceu com ele neste ano no São João de Campina Grande. Veja o seu desabafo, em cima do palco, ao ter seu show reduzido em 30 minutos, pra colocar esses 30 minutos no show de Gustavo Lima, que já teria duração de 2h, e passou para 2:30h. Veja o semblante de Flávio ao dizer tais palavras. Sinta a tristeza que ele passa no olhar, na voz pesarosa. Talvez a partir daí, sua bolha sudestina comece a estourar, e esse pensamento passe a ser menos estranho. Um chêro.
@raissatavares2194
@raissatavares2194 Жыл бұрын
É muito desconhecimento do nordeste dizer que não vai ter ninguém pra uma festa caipira pq todo mundo vqi para o sertanojo. Primeiro que não usamos o termo caipira aqui para se referir a uma festa tradicional de forró, segundo que festa de forró das antigas no nordeste é sucesso e sempre vai ter público. Coloque Taty Girl e Walkiria Santos pra tocar e veja se não lota.
@sylshark1
@sylshark1 Жыл бұрын
Sou filha de nordestinos e meu pai e tias comentam que a festa de São João é mais importante que o Natal, inclusive. A minha tia tem uma amiga senhorinha pernambucana (uns 80 anos) e ela não fala "mês de junho", "mês de julho", ela fala "são joão" e "santana".
@advsp07
@advsp07 Жыл бұрын
Primeiramente, as festas juninas têm uma rica tradição e história que são profundamente enraizadas na cultura brasileira. A inclusão de elementos que não são tradicionalmente associados a essas festas, como o axé, pode diluir ou obscurecer essas tradições. Além disso, a inovação pela inovação pode não necessariamente melhorar a experiência da festa junina. A dança forró, a música e a comida típica são elementos centrais dessas festas e têm um significado especial para muitas pessoas. Alterar esses elementos pode alterar a essência da festa e desapontar aqueles que esperam uma experiência tradicional. Em resumo: Prioli é uma inovadora controversa que nao respeita a cultura tradicional brasileira
@zymacedo7105
@zymacedo7105 Жыл бұрын
Melhor comentário. 🎉 Viva a cultura Nordestina! Viva nossas tradições!
@rommelmoreira5993
@rommelmoreira5993 Жыл бұрын
Temos que entender que modernidade não está relacionada a utilização de outro tipo de música em uma festa que tradicionalmente tem o forró como referência e no Maranhão, acrescido pelos vários sotaques do Bumba-Meu-Boi e Tambor de Crioula. As festas de rodeios no Estado de São Paulo não abrem espaço para outros ritmos como rock, axé, forró, funk, etc. Eles mantem a tradição e ninguém questiona, pois através de suas enormes $cifras$, eles conseguem barrar qualquer interferência de outros ritmos. Entendo o que a Prioli está dizendo, mas essa elucubração não condiz com a realidade. Tradição é tradição e deve ser respeitada. Concordo em com o comentário da Astrid.
@juniorosmundopereira3556
@juniorosmundopereira3556 Жыл бұрын
Que tem a ver alok com São João? Na minha cidade Campina Grande.....fez show pago pela prefeitura
@JulianaOliveira-tk3xp
@JulianaOliveira-tk3xp Жыл бұрын
Eu acho muito bonitinho sulista discutindo o São João como se a festa fosse deles.. Amados, entendam, em matéria de São João, vocês são meros convidados.
@Marciallemos
@Marciallemos Жыл бұрын
Se vou a uma festa junina logo quero comidas típicas, forro etc. Se vou no Carnaval axé, samba . Acho que o povo estão se perdendo em tudo. Já nem sabem o que querem , não tem personalidade. Concordo com Astrid, parabéns por se posicionar
@isabellarezende123
@isabellarezende123 Жыл бұрын
Vem para o São João de Goiás moçada. Simplesmente a melhor do Brasil
@AleGrandona
@AleGrandona Жыл бұрын
Nada contra a Prioli, mas aqui ela tá bem equivocada. São João é tradição, forró, quadrilha e tudo mais. Essa época deveria ser de forró e apenas. Fim.
@nelara207
@nelara207 Жыл бұрын
Escutar Gabriela Prioli falando me deixa muito certa de que ela não sabe um centímetro do que é o São João no NE.
@Soave70
@Soave70 Жыл бұрын
Prioli, você não entende nada de São João. Você tenta aplicar ao mundo inteiro a lógica que tem te beneficiado: a de monetizar, de ceder ao mercado da imagem, das redes sociais. Esquece de dizer que de espontânea, essa lógica não tem nada. Ela é muito bem pensada e ditada às pessoas o que elas devem consumir à exaustão e passarem a gostar para se sentirem pertencentes. Parece-me compreensível que você não queira entrar em dissonância cognitiva, visto que você tem se vendido e servido cada vez mais a essa lógica. Só não seja ingênua de achar que as pessoas não entendem que você está tentando distorcer as coisas a ponto de parecer não haver contradição. Menos emoção e mais razão sim, mas fica difícil quando se tenta defender a máquina e disfarçar isso com "argumentos lógicos". Acompanhava seu trabalho com certa admiração pelo seu apreço à pluralidade de idéias e ao debate mas tenho percebido que tem aparecido uma certa predileção por um certo posicionamento, supostamente pra você ficar bem na fita com você mesma.
@Karinfpimentel
@Karinfpimentel Жыл бұрын
Suas considerações são perfeitas, Astrid! Gabriela, acredito que você se perdeu muito e não tem ideia do que significa a festa junina, tradição e dinâmica cultural, quando se fala de uma festa como São João.
@isabelalmeida8115
@isabelalmeida8115 Жыл бұрын
Aqui em Maceió vem grandes atrações e os pequenos até show foram cancelados! Um absurdo!
@RickVillaz
@RickVillaz Жыл бұрын
Jones Manuel seu raciocínio e lógica tem mais Razão e Verdade do que as opiniões e os comentarios enviesados do Henry Bugalho e Gabriela Prioli juntos!
@martaritamacedo
@martaritamacedo Жыл бұрын
A Festa Junina é uma manifestação cultural brasileira que adotará características diferentes dependendo de cada região do país. Por exemplo, em termos de comida típica, o pinhão é adotado como comida típica junina nas regiões onde a araucária é presente, região Sul e parte do Sudeste. Os trajes também podem ser diferentes de região para região. É claro que certas "modernidades" tem a ver com dinheiro, caso de quererem enfiar musica sertaneja nas festas do Nordeste. Mas será que musicas sertanejas poderiam ser mais bem-vindas nas festas do Centro-Oeste?
@SunShine-hm7tc
@SunShine-hm7tc Жыл бұрын
O equilíbrio é fundamental sem perder a característica da festa pq isso ocorre desde sempre. E a nova geração perde quando não conhece a sua própria cultura.
@gloryleal
@gloryleal Жыл бұрын
Que saudades de Mônica, Gaby e Pitty ❤
@dayanelima9637
@dayanelima9637 Жыл бұрын
São João é tradução, como ela disse, são João não deve se descaracterizar
@jaquelinesette7576
@jaquelinesette7576 Жыл бұрын
Eu sendo paulista, se um dia eu puder ver o São João de Caruaru ou Campina Grande eu gostaria de ver a tradição. O artista da modinha tem espaço de sobra pra fazer show em outros contextos não precisa se apropriar de festas tradicionais. Isso só favorece o apagamento da cultura regional.
@lainogois
@lainogois Жыл бұрын
Astrid e Larissa, a guerra de Espada é uma das tradições dos festejos juninos da cidade de Estância 0:57 , aqui em Sergipe (litoral sul). Mas o que corre no cabo de aço é o Barco de Fogo, que Astrid até descreveu corretamente: é um barco enfeitado de bandeirolas e elementos juninos que “voa”, impulsionado por fogos de artifício, em um determinado percurso percorrendo um cabo de aço.
@daimon00000
@daimon00000 Жыл бұрын
É mais que tradição, é uma cultura construída pelo povo brasileiro que caracteriza nossa identidade, sobretudo nordestina. Aliás, foi o povo que pediu sertanejo no São João ou foram empresários que enfiaram sertanejo nas festas? Além de pedante, a Prioli tem uma concepção errada da tradição popular. É ingênuo acreditar que o povo escolhe simplesmente o que quer ouvir.
@Pr-pf2cj
@Pr-pf2cj Жыл бұрын
PRIOLI, TE ADORO MULHER, mas dessa vez você deveria ter ficado calada. Minha mãe diz que quando os mais experientes falam, os jovens devem escutar e absorver. Isso que você deveria ter feito quando a ASTRID falou . Ser inteligente é uma coisa, e até para isso, é preciso ter HUMILDADE para passar o seu conhecimento para outras pessoas, porque se não, você se torna SOBERBA e ANTIPATICA. A ASTRID está até hoje na TV porque além de INTELIGENTE, ela é SUPER HUMILDE na forma de passar seu conhecimento para os outros. *EDIT: Na minha opinião, você (PRIOLI) ainda será uma das maiores apresentadoras do pais, apenas aprenda mais com os mais experientes e mantenha SEMPRE a HUMILDADE .☺
@SandraMunira
@SandraMunira Жыл бұрын
Aqui em Maceió, enqnt Alok era ovacionado no palco principal do maior polo do São João, os artistas locais de coco, não se apresentaram pq a prefeitura não pagou a estrutura necessária para que eles se apresentassem. É de chorar. Os artistas tiveram que reivindicar esse palco e ainda assim não puderam se apresentar.
@rafaelakatiaribeirodasilva8626
@rafaelakatiaribeirodasilva8626 Жыл бұрын
Que triste 😢
@carolpuga
@carolpuga Жыл бұрын
Astrid maravilhosa e sempre coerente!
@jennifersuellen2
@jennifersuellen2 Жыл бұрын
Gabi vc é incrível, mas que viagem foi essa? Não precisa ser incisiva sobre absolutamente tudo! O climão foi desnecessário e não precisava! Era só ter ouvido as meninas que sabem do que tão falando. Elas só expressaram uma vontade e uma tradição e não o jeito técnico de fazer a coisa acontecer, poxa
@tainarocha6853
@tainarocha6853 Жыл бұрын
Talvez seja desonesto comparar a preferência do público entre um cantor famoso de sertanejo e cantores anônimos de forró. Me parece que não se trata do povo não curtir forró ou do risco de deixarem de ir se tirar o sertanejo, acho que essas medidas tem mais a ver com as prefeituras querendo ganhar prestígio usando os cantores famosos.
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
Querendo ganhar dinheiro também! Veja o caso do Gustavo Lima e os contratos milionários com prefeituras de cidades miseráveis onde nem ambulância tem! Fazem rateio, os prefeitos levam o deles. Muito dinheiro envolvido, no fim é tudo pelo dinheiro, não estão nem aí para cultura.
@tainarocha6853
@tainarocha6853 Жыл бұрын
@@rmd4834 Exatamente! Vejo que tem muito mais a ver com isso do que com um interesse geral por sertanejo. O são João é uma festa que tem música própria, em geral quem curte as festas juninas curte os aspectos culturais da festa.
@Namaskar-Nature
@Namaskar-Nature Жыл бұрын
Pode tocar axé, funk, heavy metal... Só não pode chamar de Festa Junina. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
@adrianameister4109
@adrianameister4109 Жыл бұрын
Cada época tem suas festas e festa de São João é São João, não vamos inventar
@IthaloFurtadoPereira
@IthaloFurtadoPereira Жыл бұрын
A visão da Gabi é tão equivocada, preconceituosa e vazia que chega a ser ofensiva. Puro suco de sudeste brasileiro em seu estado mais fino.
@profetadoobvio8455
@profetadoobvio8455 Жыл бұрын
Não pode faltar o São João pois é a estrela e razão da festividade , tendo isso garantindo não importa ter outros estilos de festa paralelas para quem quiser
@marilenewagner34
@marilenewagner34 Жыл бұрын
Festa popular com uma gastronomia super eu curto muito aqui na nossa região de Morro de São Paulo-Bahia
@loivalopes8355
@loivalopes8355 Жыл бұрын
Gente, eu não suporto mais assistir ao Saia Justa porque a Prioli pesou o programa, tudo na boca dela vira uma tese de mestrado. Que chatice!!! Só o que falta agora ter AXE na festa de São João. Astrid está coberta de razão. Mas o pior mesmo é aguentar toda essa teorização de qualquer assunto. Vai dar aula na universidade Prioli.
@cortesnovelas7239
@cortesnovelas7239 Жыл бұрын
😅😅😅😅
@leticiacabral2605
@leticiacabral2605 Жыл бұрын
Vc vê que só quem não é do nordeste acha que a festa não deve ser tradicional, São João é RESISTÊNCIA.
@profetadoobvio8455
@profetadoobvio8455 Жыл бұрын
Prioli devia usar esse conhecimento para fazer um complemento a questão é não uma confrontação, o São João mudou ao longo do tempo para ser oque amamos hoje mas não quer dizer que ele precise ser alterado ou substituído hoje, pelo contrário, precisa ser preservado para que não se perca pois é um excelente patrimônio cultural
@jacyleite6427
@jacyleite6427 Жыл бұрын
Devemos pensar que os cantores de forró estão perdendo espaço para os cantores de axé nessa história, infelizmente o poder econômico dos cantores de forró tradicionais é muito menor que os cantores de axé, de sertanejo, de música eletrônica, e todas os demais ritmos que dominam o mercado da música. Como aconteceu com o carnaval que já se descaracterizou e teve até Paula Fernandes (e eu gosto dela) cantando pássaro de fogo em cima de trio… Sinceramente? Quebrou o clima sim. E isso ser vendido como demanda popular!? Não podemos deixar o poder econômico acabar com o verdadeiro forró!!!! Há uma grande diferença entre circularidade cultural e apropriação cultural. O povo escolhe mesmo os grandes sucessos musicais? Será mesmo? Cuidado para não estarmos financiando com dinheiro público o fim de uma cultura, a musica de forró. Sou baiana e ontem estive numa festa que uma banda tocou axé, as pessoas gostam sim, mas é o momento? Ele fez isso muito mais pra divulgar a si mesmo e trazer novos clientes isso sim... vamos sim ter cuidado e respeito pelas tradições. Vocês deixariam trocar o samba enredo no sambódromo? Ou é só "não deixe o samba morrer" e as outras musicas podem morrer???
@polianalima1
@polianalima1 Жыл бұрын
Eu sou de MG, aqui em BH sempre tem as festas em diversos pontos da cidade e Arraiá de Belô que tem a competição de quadrilha que é maravilhosa. Outro dia estava olhando a programação de uma festa tradicional num bairro aqui, tinha mais banda de rock do que forró. Eu fiquei assim, "Ué?! "Nera" festa junina??? Como assim tem mais rock do que Forró."
@samaratavares4645
@samaratavares4645 Жыл бұрын
Gabriela Priori não é nordestina e não sabe um centímetro oq é o São João pra gente e pra quem vivi disso (os forrozeiros).Tem gente que depende dessa festa pra se alimentar pelo resto do ano.Fora que pesquisas já mostraram que o NE não tem muito interesse no sertanejo universitário,inclusive meu estado(PE) é o que menos tem interesse nesse estilo.Então não faz sentido colocar 75% das atrações de ritmos que não sejam tradicionais ou derivados do forró como o forró estilizado(que nós abraçamos muito mais que o sertanejo).Concordo com Larissa Luz,a questão é priorizar.Não tem pra que colocar artistas que muitas vezes nem consumimos tanto, tipo Ana Castela que colocaram em Caruaru esse ano.
@cassianagarcezramos8769
@cassianagarcezramos8769 Жыл бұрын
Nós do Sul/Paraná mantemos a tradição. Aqui está sempre frio nesta época tinha o Barreado. Que é um prato que esquenta . Quando bem feito (a minha mãe era campiã está escrito errado) é delecioso, nossa tradição. Música caipira.
@juliosilvamonteiro
@juliosilvamonteiro Жыл бұрын
Prioli, quando não souber o que dizer, o silêncio é a melhor escolha.
@carolinesilva6723
@carolinesilva6723 Жыл бұрын
Na defesa do São João eu sou a Bela Gil. 🤣🤣🤣 Assim de paciência.
@Amanda78311
@Amanda78311 Жыл бұрын
Todo apoio e gratidão à Astrid por sua colocação totalmente coerente, em conexão com a essência e identidade brasileira! Uma inovação ou outra dentro do contexto da festividade, tudo bem, mas não a descaracterização descarada como um sertanejo ocupando um considerável espaço em um evento que deveria estar tocando um forró com artistas locais, tirando assim a oportunidade desses artistas que deveriam ser as evidências! Não gostaria de ir a uma festa junina e ver mudanças drásticas em uma tradição que tanto amo e que não quero que se perca! Doeria fortemente! Como disse Bela, quem não quiser o estilo de música da época, que vá a outro lugar! Respeito o ponto de vista da Prioli, embora não concorde, mas não gostei do jeito do qual ela falou! Completamente arrogante e pretensiosa, com o foco em só falar, impor-se, mas não ouvir!
@RenamPablo
@RenamPablo Жыл бұрын
Recadinho para a Gabriela: falou bonito. Usou a palavra "subjetivo". Jogou o termo "bebe da fonte", usou a expressão "marco temporal"... Acadêmica toda! Mas falou besteira. O pior tipo de pessoa é a que gosta de parecer intelectual sem ser. Tu só é bonita, amada. Desce do salto. São João é forró. Carnaval carioca é samba. E por aí vai. Respeitem as tradições. E enfiem o mercado e o retorno no meio do olho que não enxerga. Eu imagino uma criatura dessa discutindo com Ariano Suassuna sobre música, tradição e gosto pessoal como subjetividade... 😂😂😂
@zymacedo7105
@zymacedo7105 Жыл бұрын
E, sulista, não somos nós o povo que escolhemos esses artistas, são eles que nos enfiam goela abaixo.
@TalitaRibeiro-je5vc
@TalitaRibeiro-je5vc Жыл бұрын
A oportunidadesda Prioli ficar calada foi muito desperdiçada. Da próxima vez GNT, pede pra ela ler Câmara Cascudo ao menos, evitaria essa vergonha.
@rmd4834
@rmd4834 Жыл бұрын
As prefeituras arrecadam dinheiro inclusive para termos festas regionais, mas qdo entra a iniciativa privada, o foco é dinheiro, é lucrar, e perde a essência, perde até turistas porque festa típica é algo para ser preservado! Se tiver axé e sertanejo em toda festa regional ela deixa de ser regional! Alguém já viu sertanejo cantando no Tambor de crioula no Maranhão? Ou na dança do Vira em Portugal? Acho que não. Nem tudo é dinheiro, as pessoas estão doentes, tudo tem que ser mega evento? Cadê a alegria da simplicidade?
@franilima6288
@franilima6288 Жыл бұрын
Dizer que NINGUÉM vai na festa caipira e aí acaba foi demais! Faz parte de cultura!
@nataliamelo4368
@nataliamelo4368 Жыл бұрын
A Gabriela foi desnecessariamente agressiva com a Astrid. Ela já começou dando um corte na Astrid e desandou a falar sem parar
@LouvoresBR432hz
@LouvoresBR432hz Жыл бұрын
Moro no Paraguai, aqui se mudar 1cm da Festa Junina, ninguém simplesmente vai, rechaça e tchau. Aqui há um país onde não negocia sua tradição.
@niedjapereira5066
@niedjapereira5066 Жыл бұрын
A Prioli entendi de São João e forró o tanto que eu entendo de física quântica.
@lucas92
@lucas92 Жыл бұрын
Gente, vamo focar. O problema nas festas de São João tem sido a privatização e o lobby do sertanejo em todos os festivais. Aqui na Paraíba o sertanejo tá engolido tudo no São João e nos festivais de verão que temos em janeiro. Os festivais de janeiro são privados, então que se lasquem. Já as festas juninas as prefeituras estão entregando nas mãos de produtoras de eventos, as quais tão vendendo espaço pro sertanejo, certamente, e ainda entupindo toda a arena de shows com camarotes pagos. O povo tá sofrendo pra assistir aos shows de graça, viu...
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 96 МЛН
Friends make memories together part 2  | Trà Đặng #short #bestfriend #bff #tiktok
00:18
Osman Kalyoncu Sonu Üzücü Saddest Videos Dream Engine 269 #shorts
00:26
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 96 МЛН