Festa do Divino Espirito Santo - Rondônia

  Рет қаралды 23,707

Comunicação Sejucel

Comunicação Sejucel

Күн бұрын

A Festa do Divino tem sua origem em Portugal e foi estabelecida pela rainha Dª. Isabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta das Primeiras décadas do século XIV.
Os festejos do Divino no Guaporé tem: o seu início a partir do momento em, que o Barco do Divino chega à localidade promotora da Festa do ano anterior, e o encarregado da Coroa recebe c Imperador do Divino da localidade, a Arca contendo a Coroa, a Bandeira, as Toalhas do altar e os livros de Ata. Isso ocorre após a quaresma, mais ou menos no período da Páscoa.
Tradicionalmente, a saída do barco dava-se no sábado de Aleluia. Hoje devido as inúmeras dificuldades que os peregrinos enfrentam, não há rigidez quanto a data de saída.
Após o encarregado da Coroa receber a arca, o Barco do Divino inicia sua peregrinação ao longo do rio Guaporé, por quarenta dias, até o final da Festa, colhendo óbolos entre os ribeirinho, 0 Final da Festa dá-se no dia de Pentecostes.
Ao aproximar-se de cada povoação, 0 Barco do Divino anuncia a sua chegada através de ronqueira (artefato confeccionado em madeira com um cano de ferro por onde é introduzido a pólvora), três buzinadas em chifres de bois, e mais próximos, os remeiros entoam cânticos de chegada e fazem a "meia Lua", em frente ao porto, que consiste em três voltas circulares com, o barco, antes de aportar. As remadas são cadenciadas e os romeiros espargem água para o alto entre uma remada e outra. 0 caxeiro, inicia o toque do tarol.
Á chegada do Barco do Divino ocorre grande número de pessoas que extravasam sua fé, agradecendo as graças recebidas e pagando suas promessas.
0 Cortejo dirige-se para a igreja da localidade por breve período, seguindo depois para o local onde se dará a alvorada do Divino ou "velório?", (que acontece durante todos os dias em que a coroa ficar na povoação).
Esse costume é herança dos Portugueses e ainda é conservado em seus aspectos tradicionais. Ao Cair da noite, a Bandeira e a Coroa são recolhidos à casa onde são rezadas as novenas e entoados cânticos. 0 Santo não po de ficar sozinho durante a noite, é velado pelos fiéis e representantes da tripulação do barco.
A Festa do Divino Espírito Santo, no Vale do Guaporé, sobrevive, apesar de todas as dificuldades e contratempos. numa mostra fervor religioso e apego às mais caras tradições da região.
O Governo de Rondônia, através da Sejucel, enviou a colaboradora Marcela Bonfim para realizar registros em videos e fotografias desta grande festa.

Пікірлер: 12
Conheça todos os detalhes da tradicional Festa do Divino em Alcântara
19:24
TV ASSEMBLEIA MARANHAO
Рет қаралды 16 М.
I Took a LUNCHBAR OFF A Poster 🤯 #shorts
00:17
Wian
Рет қаралды 16 МЛН
Incredible Dog Rescues Kittens from Bus - Inspiring Story #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 39 МЛН
Mestre de Melodia Elivelton Macedo
2:51
Elivelton Macedo Paes
Рет қаралды 2,5 М.
Sérgio Reis - Bandeira do Divino (Pseudo Video)
3:56
SergioReisVEVO
Рет қаралды 120 М.
Ladainha do Divino Espírito Santo
8:47
Padre Alex Nogueira
Рет қаралды 1,4 МЛН
Folia de reis Buriti Alegre
3:12
Sebastião Inácio Neto
Рет қаралды 365 М.
FESTA DO DIVINO - CHEGADA DAS BANDEIRAS 2023 (POÇÕES/BAHIA).
30:52
FSL ENTRETENIMENTO
Рет қаралды 18 М.
André e Andrade - Folia do Divino
3:35
Frutos da Terra
Рет қаралды 1 МЛН
GIRO DE BANDEIRA DO DIVINO ESPIRITO SANTO
7:58
Ana Margarete Alves Araujo
Рет қаралды 80 М.