Eu sou o autor de "Acorda, menina! É hora de agir", e fico honrado por ter esse aspecto da minha obra analisado de forma tão magistral. Em filmes e séries, os diretores utilizam ângulos de câmera, paleta de cores e outros truques visuais e de áudio para transmitir o humor da cena. Que é exatamente o aspecto que a Wlange explica nesse vídeo, aplicado para mídia escrita. Que vai desde as palavras que a personagem usa para filtrar o mundo, até ela narrar com frases mais longas em momentos de calma e frases curtas em momentos agitados. Dessa forma, cria-se uma camada a mais no texto, em que o leitor, consciente ou não, sente as palavras e frases lhe impactando de forma visceral. Esse cuidado em cada palavra do texto é mais custoso (demorei mais de dois anos para finalizar esse livro) mas o resultado fica muito poderoso.
@bondi_kiala2 жыл бұрын
Mostrar a essência da personagem por meio da linguagem... Muito interessante esse ponto. 👌🏿
2 жыл бұрын
😊😊
@JuracyRibeiro Жыл бұрын
Esse livro, A Redoma de Vidro, não deve ser recomendado sem restrições. Ele contém gatilhos e aportes pra algo bem pior.
@guilhermeribeiro58302 жыл бұрын
Escrever desse jeito faz o desenvolvimento do protagonista ficar muito mais fácil. Obrigado por isso 😁
@andreguilherme_2 жыл бұрын
Percebi depois de ler muitos livros em terceira pessoa e ir para um com primeira pessoa, achei diferente que, como cada capítulo era focado em personagens diferentes suas formas de falar e descrever os cenários, por exemplo, eram muito diferentes e até interessante.
@alineesmero6646 Жыл бұрын
Cada um tem uma forma de falar e pensar diferentes de todos os outros.
@andreguilherme_2 жыл бұрын
Estava precisando desse vídeo! Você sempre me salvando nas melhores horas.
@maellymartins2 жыл бұрын
você sempre lê meus pensamentos quando lança vídeo, é incrível Wlange! sempre grava o que eu preciso
@CineD202 жыл бұрын
Gosto de narrativa em primeira pessoa em histórias de mistério e terror. O detetive, por exemplo, perseguindo o criminoso. Ou alguém em meio ao perigo de algum fenômeno sobrenatural.
@joviel2.02 жыл бұрын
Cheguei por indicação de um amigo, e conscientemente, esse tema é algo que eu tenho dificuldade. Obrigado pelo vídeo.
2 жыл бұрын
Legaaal!! Que bom te ter por aqui. Espero que o vídeo seja de bom proveito 😁
@gislaineoliveira28032 жыл бұрын
Tenho procurado materiais relacionados a este tema, muito obrigada!
@claudiosecxxi98682 жыл бұрын
Dica super valiosa.
@Nicksnini22 жыл бұрын
Amei o vídeo e as dicas! Vou tentar colocar em prática.
@srteixeira238510 ай бұрын
Geralmente, maior parte dos livros são narrados no passado. Tem como dar uma dica de narração no presente ou indicar obras com essa estética?
10 ай бұрын
Siiim, na verdade tenho um vídeo sobre isso: kzbin.info/www/bejne/aYCuiYKqiZ1sm5Y
@Mito_Magia2 жыл бұрын
Mano, exatamente oq tava precisando
2 жыл бұрын
Opa, meu poder de ler mentes funcionou de novo hehehe
@davicarvalho341010 ай бұрын
DICAS MUITO BOAS. PODERIA CITAR UM LIVRO DE AUTOR FAMOSO, EM PRIMEIRA, E OUTRO EM TERCEIRA. THANK YOU
@joaopedrorocha25452 жыл бұрын
Escrevo mais em terceira pessoa,mas tenho um livro que estou reescrevendo para a primeira pessoa.
@furautero.91362 жыл бұрын
TENHO UMA IDEIA DE LIVRO EM MINHA MENTE JA SEI O COMEÇO E O FIM MAS O MEIO NÃO SEI. POR NÃO TER INCENTIVO MORRERÁ COMIGO ESSA IDEIA.
@corujita15912 жыл бұрын
Não deixe essa ideia morrer, vai q um dia vc consegue terminar essa história e ela fique ótima?
2 жыл бұрын
Concordo, não precisa deixar a ideia morrer. Tenta desenvolver um meio. Se quiser ajuda, tenho uma playlist que pode ser útil: kzbin.info/aero/PL87amUuml9UjYV3-PECZZ7cK-RNbmwkFg
@muriloferreira8722 жыл бұрын
Eu escrevo em terceira pessoa mesclado primeira em alguns trecho, gostaria de saber se posso fazer isso ou é errado
2 жыл бұрын
Não existe certo e errado nisso
@muriloferreira8722 жыл бұрын
@ Essa é e forma que escrevo: " Uma onda de choque estremeceu a área, mas o resultado foi o mesmo, nem mesmo houve um movimento, toda força que tenho é capaz apenas disso? Ele sabe que precisa da flor de uma forma ou outra, então é preciso fazer o que estiver ao meu alcance, não. Eu tenho o dever de superar o meu próprio limite. " Estava na dúvida se tinha algum problema, mas sua resposta me salvou, obrigado ❤️
@CineD202 жыл бұрын
@@muriloferreira872 show
@CineD202 жыл бұрын
@@muriloferreira872 Eu escrevo, no geral, em 3a pessoa. Exceto em alguns contos de terror, quando acho que um narrador inserido na história pode passar mais a atmosfera de perigo e tensão. Só uma vez, durante uma narrativa em 3a pessoa eu passei pra 1a: quando uma personagem estava rondando um lugar e descrevendo o que estava vendo.
@vitorvinicius45132 жыл бұрын
O resultado dessa ação não é ruim, na verdade é bem conclusivo. Eu já fiz isso numa história, e o resultado foi o mesmo. Não confundiu e as duas personagens chegaram no mesmo ponto de vista.
@douglasricardocosta2 жыл бұрын
Você poderia orientar sobre livro acessível para pessoas com deficiência?
2 жыл бұрын
Como assim?
@douglasricardocosta2 жыл бұрын
Como produzir um material que atenderá pessoas que possuem deficiência: descrever cores para quem não enchergar, apresentar sons para quem não escuta, etc.
@lucassabino95742 жыл бұрын
Como posso escrever meus poemas de uma forma que eu conseguisse lembrar depois?
2 жыл бұрын
Então, uma coisa que os antigos faziam pra ajudar a memorizar era criar versos com o mesmo metro (mesma quantidade de sílabas poéticas) e também criar poemas com refrão ou algum outro tipo de repetição. Exemplo, aquele clássico poema do Gonçalves Dias: "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. [...]" É um poema de redondilhas maiores, ou seja, todos os versos têm 7 sílabas poéticas. Isso ajuda na memorização. As repetições também ajudam, como essa no começo dos versos da segunda estrofe e também a repetição dos versos "minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá". Até o fato de ser um poema com rimas ajuda também. Mas, claro, o que mais ajuda a memorizar é você ler o poema várias vezes e treinar a recitar. E também você ter uma boa cabeça pra isso kkk eu por exemplo não consigo memorizar poemas de jeito nenhum e acho que o problema é comigo mesmo
@alineesmero6646 Жыл бұрын
Canta seus poemas. A canção também ajuda a memorizar.
@arthurbrandao65837 ай бұрын
Cabelo daora
@oLe_oLeo_ola2 жыл бұрын
Ai, eu tenho dificuldade com a primeira pessoa, não porque não consigo me colocar no lugar do personagem (mesmo sendo bem difícil), mas acho que é mais porque eu tenho mania de meter as minhas ideias sobre o que tá acontecendo no meio kkkk tô tentando resolver isso de um jeito que eu arrumei, não sei se vai dar certo, mas tenho usado a terceira pessoa e colocado algumas conclusões e detalhes aqui e ali que funcionam pra dar uma personalizada em cada ponto de vista, como se essa terceira pessoa narrando realmente tivesse uma personalidade própria e opiniões sobre os eventos, mas não exatamente avaliações dela, é mais como se ela fosse uma membrana que pode ser permeada pelas características de cada personagem a cada narração, como se fosse um diálogo interno do personagem em questão consigo mesmo, como se estivesse se assistindo e se avaliando e reagindo em tempo real (no da ação, no caso). Mas na verdade sou só eu mesmo que tenho mania de ficar me metendo nas cenas skskks É que às vezes eu prefiro a experimentação estilística de um jeito mais sutil, porque fico com a impressão de que se passar do ponto os temas e a narrativa em si perdem o foco (e sempre perco o controle com a primeira pessoa, me sinto dirigindo um carro sem volante 🤡). Mas sei que é bom quando caminham juntos, como você falou. Bem legal, Wlange :) ❤
@alineesmero6646 Жыл бұрын
Muito louco você querer escrever uma história séria e sua narração é um julgamento ou comentários contra ou a favor dos personagens.
2 жыл бұрын
❤❤❤❤
2 жыл бұрын
🧡🧡🧡
@Daniel_Muniz2 жыл бұрын
Amo escrever em primeira pessoa. Não sirvo para escrever em terceira pessoa. hahaha
@alineesmero6646 Жыл бұрын
PRIMEIRA PESSOA COM PERSONAGENS JOANA Eu comi algo muito gostoso. Tomara que tirem essa venda logo. Eu quero saber o que é. GUILHERME Eu senti uma sequidão, depois um molhadinho. Hum! Isso é muito bom. Melhor é perfeito demais. TERCEIRA PESSOA Joana e Guilherme viam somente o escuro por debaixo das vendas. Até sentir um cheiro viciante e provavelmente salgado com doce. Provaram o sabor seco e macio com molhado. E com certeza despertou-se um novo vício por uma empada de frango a qual eles nunca tinham provado na vida.
@juliabezrod34222 жыл бұрын
Mas como que posso começar a escrever o livro em primeira pessoa? Como faço para dizer o nome da personagem?