Filósofa que leva a Filosofia para vida, ao alcance de todos. 👏🏼👏🏼👏🏼
@leilaaraujo1647 жыл бұрын
Que delícia de programa, Márcia. Infelizmente, não tive a oportunidade de te conhecer. Nem sequer posso pensar em te encontrar em algum lugar do nosso país, pois moro na Espanha. Tenho assistido a todos os Filosofia Pop que encontro no KZbin. Sou jornalista, especialista em língua e literatura espanhola, e muito inquieta no pensar. Tenho humildemente ouvido/visto/aprendido com vc e seus convidados. Muito obrigada mesmo! Espero algum dia ter a chance de dialogar contigo aqui na minha cidade. Enquanto isso, tentarei dialogar contigo através dos livros que eu conseguir comprar aqui. Bjos, querida.
@FernandoSilva-wl9ch5 жыл бұрын
- Q legal as ideias de neurociência e mto reflexivo o programa... Obrigado...
@rafaelabernardino78117 жыл бұрын
Excelente projeto! Continuem, façam várias temporadas! Temos muito a refletir. Obrigada!
@ronaldothomejunior37027 жыл бұрын
Como é maravilhoso ver um vídeo da Márcia sem um monte de haters enchendo a paciência...
@Quesia10317 жыл бұрын
programa maravilhoso. com participação do povo n necessariamente acadêmicos. parabéns!!
@josafagomes39298 жыл бұрын
Simplesmente maravilhosa a palestra, quem tem condição de dialogar é ótimo, com conhecimento de causa melhor ainda.
@camillebueno49758 жыл бұрын
Muito bom e proveitoso. Realmente é um dos temas que todos pensamos que sabemos muito e no fim das contas, quando se assiste uma discussão como essa que realmente acordamos e vemos que somos equivocados por natureza. Todas as questões muito bem colocadas. Tudo de bom.
@wtopya8 жыл бұрын
Parabéns! Que qualidade, que trio bem escolhido. Discussão sem barateamento. Tecnicamente lindo, luz, planos de câmera, vinheta. Tudo lindo e sensível. Parabéns Esmir Filho!
@ulissesmalanski5147 жыл бұрын
estou encantado com esse programa, Marcia Tiburi Arrasa, quero muito saber de quem são as musicas de abertura desse programa, lembra Tortoise!
@yrrjerry7 жыл бұрын
Digitando com os pés, porque as mãos tão ocupadas aplaudindo. Márcia, obrigado a vc e a sua equipe por esse programa genial Amo vcs =)
@GusttavoShakur6 жыл бұрын
O Autoconhecimento é totalmente possível, todos tem total acesso e esta ligada aquela voz ou pensamentos internos que surgem sem nosso controle, que torna-se mais audível quando estamos sozinhos, aquela voz ou pensamento nos fazem questionar atitudes, pensamentos etc... Mas a grande maioria das pessoas não tenta aprofundar este dialogo, os que aprofundam acabam usando os conceitos ou explicações de outras pessoas na tentativa de esclarecer estes pensamentos interiores, o que é um grande erro pois tudo que a mente consciente e inconsciente processam são totalmente individuais e que dependem das interpretações pessoais para um real entendimento!
@niravagulabobeth39566 жыл бұрын
Amei! Que preciosidade ouvir esta Sra Suzana Garrido. Foi demais como o programa seguiu , amei as perguntas.Achei lastima os palestrantes escorregarem ao responder a colocação do sr. De barba e nao simplesmente reconhecer o brilhantismo da "sacada " que ele teve. Talvez o brilho da piscina não os fez ouvir bem, hehehe
@br1111127 жыл бұрын
A complexidade da resposta é tamanha,pois depende muito no que se acredita,ao meu ver,para existencialistas,na medida em que a existência precede a essência,nos construímos na proporção em que evoluímos como ser,partindo daí,usarmos ferramentas adequadas para imersão do eu.Já no caso contrário,como as propostas cristãs e etc onde se compra um pacote transcendental exige-se outros meios que lhe são impostos por tais ideologias.São formas excludentes de pensamentos,ou seja,primeiramente teríamos que saber qual forma estaria correta,para depois chegar a uma conclusão de como se conhecer;sem falar de variáveis muito bem citadas da neurocientista e os demais a respeito do tempo que se vive e etc.Enfim,assunto bastante hermético e como bem disse a maravilhosa Márcia Tiburi é uma questão em aberto desde sempre!
@pariz62207 жыл бұрын
Renato Acredito que saber qual é o certo depende de um prévio autoexame, e o "certo" só seria encontrado a partir de um mínimo grau de autoconhecimento... se é que existem "graus" kkk! Para mim o certo foi o Cristianismo, porém acredito que mesmo sem perceber, o existencialismo deve muito à ele (cristianismo). Filosofar é lindo, obrigada pelo seu comentário... Acabou por me fazer refletir um pouco mais!
@claudeirsouza62067 жыл бұрын
Autoconhecimento afasta-se da singularidade, perspectiva dos debatedores presos às suas singularidades. Os construtos teóricos que o cérebro bem alimentado pode criar, afasta-se diametralmente da essência que nos torna humanos. A pergunta seria: o que mais nos aproxima da nossa essência?
@Egrasstube7 жыл бұрын
Márcia...ainda bem que você esteve presente nessa entrevista viu!!! O tema é complexo é fato, percebe se o conhecimento dos entrevistados cada um na sua área claro, por outro lado senti que eles se perderam no tema principal, muito rodeios, com respostas muito confusas. Continuo achando válido o seu programa, o diálogo, mas esse tema em especial, deixou muito a desejar, principalmente se pensarmos na importância do tema. Acredito que a busca pelo autoconhecimento é o que faz valer nossa existência como ser humanos pensante.
@JOAOGUIMARAES7006 жыл бұрын
O autoconhecimento é a verdadeira religião. Sem duvida os misticos do oriente Ramakrishna, Krishnamurti etc. estão muito adiantados no terreno do autoconhecimento. Eles teriam muito a nos ensinar.
@robertobetorob6 жыл бұрын
Bom... eu acredito que o autoconhecimento é possível. Escolhendo entre as três vertentes que se colocaram, a da literatura, a da filosofia e a das neurociências eu fico com a da literatura. Ler uma boa história, com um bom enredo e bem narrado me leva a descobertas muito profundas acerca de mim mesmo e, algumas vezes, do mundo.
@rosenicebatistadesantanaba13637 жыл бұрын
Parabéns! gostei muito!
@PimentCorporation8 жыл бұрын
É uma pena que o programa seja tão editado. Dá pra ver que existem mais falas entre os cortes.
@robertobetorob6 жыл бұрын
As religiões, sejam elas quais forem, tem um caráter autoritário diante da busca por outras alternativas, mesmo quando elas não são o meio escolhido para empreender esta busca. Elas se interpõem sempre.
@sonharlinkpontozero4 жыл бұрын
Na minha opinião o debate foi bom, mais foi como descrever uma melancia de várias formas para explicar seu sabor em um esforço vão ao invés de dá a melancia para se experimentar. Mais isso se deve ao fato dos autores não se permitir experimentar e antes supor que apenas com a elaboração de idéias isso possibilitaria. Isso nos remete ao fato de não estarmos dispostos a cumprir a lei que nós da experimentação. Sei que dói ouvir isso, mais em suma isso ficou nítido para mim. Tem vários fatores que leva as pessoas a não experimentar, mais escolher o caminho mais sofisticado, mais façil, mais complexo. A resposta mais acertiva no geral é de ser reprovado pelo mundo. Mais foi Chow o debate.
@fr.almeidasantos81206 жыл бұрын
Parabens
@katialins42766 жыл бұрын
Gostei muito! Melhor ainda se todos estivessem sentados no chão...!
@marcelofernandes81977 жыл бұрын
Acredito que a busca pelo autoconhecimento é mais uma forma de idealismo, mais uma vã pretensão humana, mais uma necessidade desesperada de sentido, mais uma espécie de religião, enfim...Como é difícil aceitar o que é, simplesmente...
@GustavoAmaral-fb9mx7 жыл бұрын
Como disse alguém de quem não me lembro o nome: "Chegamos tarde demais para as religiões e cedo demais para o ser"
@Renata-sh5yd7 жыл бұрын
Uau que conversa!!!!
@AnnaJSartori7 жыл бұрын
Acho q o ser humano vai descobrir q é muito mais próximo, parecido com o outro, do q acredita ser! A mente é o que o cérebro faz (ensinamento das neurociências)... mas o eu é muito mais do q isso, e agora trazendo um pouco dos ensinamentos do yoga... tanto q praticamos parar a mente, na meditação, pq o eu transcende!
@wellingtonfernandes94037 жыл бұрын
Legal o programa.gostaria de fazer uma observação. Não tem nada a ver com filosofia.sentar no chão é muito bacana ,descontraído,mas a coluna fica muito prejudicada,portanto não entendo o pq do apresentador e convidados sentados e o público não!.não deveria ser assim.experimentem um programa com todos no chão e vejam...vale uma reflexão.um abraco
@majose25647 жыл бұрын
Wellington Fernandes pensei a mesma coisa pois é mais um caso de necessidade de se recostarem...ate muito tempo deitada num lugar duro não faz bem algum
@laisscurty6 жыл бұрын
Diante de um assunto tão bacana vc resolveu prestar atenção na galera sentada no chão e nos outros sentados na cadeira...
@willianmathidios8 жыл бұрын
Parabéns!
@silviamarques97467 жыл бұрын
show!
@isaacmoura21717 жыл бұрын
A Susane Garrido tem uma oratória encantadora
@joseantoniosilveiradasilva5 жыл бұрын
LER DE MAIS É PERIGOSO DEMAIS! TENHO DITO
@franciscolopes21347 жыл бұрын
40:50 pergunta que bugou a MT, kkkkk.
@juliemarcos97577 жыл бұрын
Muito bom. Acredito q não, tem muito a se conhecer sobre mim!
@verleyrufino8407 жыл бұрын
já e um bom inicio..para esse inicio...
@acazzio7 жыл бұрын
é impressão minha ou a marcia tava alfinetando a neurocientista?
@verleyrufino8407 жыл бұрын
pareceu..kkk
@pariz62207 жыл бұрын
É pq ela é parcial, kkkk a MT.
@majose25647 жыл бұрын
acazzio estava sim e ela sentiu isso
@trlimamg7 жыл бұрын
Creio que ela alfinetou por encontrar divergência no modo de pensar e a Tiburi por arrogância, creio eu, age de tal forma. Ela acaba querendo resumir as frases dos convidados e acaba distorcendo sutilmente o pensamento dos mesmos em posições que já estavam claras. É muito sutil, o professor caiu nessa fácil, no início ele até se soltou na questão da gnose e na crítica à academia atual, mas sempre que a tiburi resumia a opinião do mesmo distorcendo-as, o mesmo não a corrigia. Já a outra professora era mais segura de si, assim a Tiburi precisava alfinetar para não ter a cosmovisão dela de filosofia afetada e perdendo, assim, as rédeas da entrevista. Apesar, é claro, que os três tem opiniões muito parecidas, mas a Tiburi não tava querendo admitir divergência do pensamento dela,. Enfim, tudo muito sutil, mas Tiburi e sutileza não se casam, ela não consegue. Creio que ela tenha se sentido em sala de aula, mas não estava, é triste. Autoridade máxima. Não deixar o assunto desenvolver e agregar o conhecimento completo dos convidados.
@robertobetorob6 жыл бұрын
Sócrates foi condenado ao suicídio por ofender aos deuses.
@AdrianaValente7 жыл бұрын
A apresentadora poderia ser um pouco mais imparcial. Me parece que o objetivo do programa é a discussão de temas e ideais e não imposição
@trlimamg7 жыл бұрын
Bem pontuado. Como entrevistadora ela queria levar a discussão e as provocações para a cosmovisão que ela tem do mundo e de si. Ao falar após os convidados, sempre tentava resumir o que foi dito distorcendo sutilmente, por educação, creio eu, ou, na pior da hipótese, submissão ou conivência, os convidados não retrucavam ou corrigiam a mesma.
@janainab.b.58292 жыл бұрын
O programa era conduzido por ela, refletia suas ideias. Uma pessoa com o nível intelectual de Márcia, não pode deixar de se posicionar. A forma do programa era deixar Márcia nos orientar ao caminho da Filosofia. Intelectual subversiva, corajosa, orgânica. Por isso, muita gente não a quer por perto.
@midamivodeoliveira29837 жыл бұрын
caralho, que programão da porra
@pariz62207 жыл бұрын
Que presunção dizer que as religiões banalizaram o autoconhecimento, e colocar a filosofia como uma forma "mais cara" de autoconhecimento dentro deste contexto. Visto que a religião é algo tão complexo e talvez "menos explicável", ou menos passível de compreensão que a própria filosofia... Englobo aqui a própria Ciência como "religião", com seus ritus e mitos. Digo isto dentro do contexto temático.
@GuttoCarrerLima7 жыл бұрын
Faltou a presença de um monge nesta conversa...
@TonyDeLuca6 жыл бұрын
chama o Kim para conversar com ela.
@analicenogueira12256 жыл бұрын
Não tem argumentos para um debate, porém no livro dela ela diz que o diálogo blá blá blá blá blá blá blá
@JOAOGUIMARAES7006 жыл бұрын
O autoconhecimento é possível, mais não esta vinculado ao tempo e espaço, o autoconhecimento é a percepção do nosso Eu divino existe mais um eu que é o ego humano. que domina a consciência do homem normal o trabalho é transcender esse ego animal.Esse ego é o ego da manada da vida de gado de Zé Ramalho.Portanto a musica de Zé Ramalho é um pedido de transcendência desse ego.