Para abrigar do vento, que era muito, a filmagem acabou por ficar um pouco à contra luz, não tendo ficado como gostaríamos, mesmo depois de retificada ao máximo, mas esperamos que gostem do principal, o conteúdo, que está lá todo e nos desculpem pela menor qualidade da imagem. 🙏
@domingosrodrigues45782 жыл бұрын
Pescador, treinador e professor. Bem haja.
@InForPesca2 жыл бұрын
Muito obrigado pelas suas palavras. Esperamos que o canal lhe seja útil e qualquer duvida, deixe nos comentários que tentaremos ajudar. Boas pescarias.
@pedromiguel19939 ай бұрын
Talvez eu não tenha entendido bem, daí escrever esta mensagem. Eu venho da pesca de mar, em que usamos um shock leader que começa em 0.20 por exemplo e vai engrossando até 0.50. Depois junta-se o estranho com a chumbada e o shock leader aguenta o impacto do lançamento. Tenciono iniciar-me na pesca de rio (inglesa e feeder) e o vosso canal tem sido uma mais valia. Mas gostava de ver esclarecida a dúvida de que fio deve ser mais grosso: o do carreto, ou o da baixada (com a bóia ou com o feeder). Obrigado desde já e boas pescarias.
@jp-pesca2 жыл бұрын
Muito bom meu amigo, mais uma grande aula e bem importante. A cana e o carreto podem ser muito importante mas se o fio for errado ou de má qualidade estamos tramados. Um grande abraço.
@InForPesca2 жыл бұрын
Para uma boa eficácia, todo o material tem que estar em consonância. 😉 Grande abraço e boas pescarias a essas carpas grandes
@mariojuliotomas49792 жыл бұрын
Obrigado pelo esclarecimento
@InForPesca2 жыл бұрын
Obrigado. Boas pescarias.
@RicardoRosa-ho4uv2 жыл бұрын
Boas. Na pesca à Inglesa com no de correr em grandes distâncias, como 40/50 mts, que desvantagens teria se usasse um shock leader 0.20mm e um fio afundante de 0.16mm no carreto para que o fio saia com mais fluidez?
@RicardoRosa-ho4uv2 жыл бұрын
desde já obrigado pela disponibilidade e pelos ensinamentos
@InForPesca2 жыл бұрын
Não sendo usada com muita frequência, tecnicamente é uma boa opção, apenas condicionada por três fatores. Primeiro, fazer o shock leader, com uma boa folga, de pelo menos uns dois metros, da máxima profundidade que pudesse encontrar no local, para caso tivesse algum enleio que obrigasse a cortar a montagem, não tivesse que refazer tudo, incluindo o shock leader. Segundo, ter em atenção a grossura dos empates / terminais que pretendesse usar, pois esse fio é sempre mais resistente que o fio afundante. Por exemplo se usar um fio Máxima 0.16, e garantidamente é um dos fios que melhor afunda se não mesmo o melhor, colocar um empate 0.14, se o peixe for grande e/ou tiver muita força, já se corre o risco de partir o 0.16 do carreto. Desde que estes dois pontos, comprimento do shock leader e relação resistência do fio afundante versus a do empate, sejam respeitados, a terceira condicionante em que diria de caras para não usar, é em locais com muitos encalhes / prisões, pois a probabilidade de a prisão ser pelo shock leader é grande e aí, vai partir normalmente pelo nó que une o shock leader ao fio do carreto e lá se vai montagem e boia (que ainda por cima vai ficar à superfície a atrapalhar, pois é fácil enlear peixes nessa linha). Bom ano novo com boas pescarias.
@ricardorosa62 жыл бұрын
@@InForPesca muito obrigado e Bom Ano 2023! Pro ano cá estaremos para mais umas pescarias
@joaosequeira78682 жыл бұрын
excelente vídeo !! em relação á pesca á inglesa, para boias de 12+4 e 8+3 com peixes de 2/3 kg que fio de nylon seria o mais adequado ?
@InForPesca2 жыл бұрын
Muito obrigado. Pelos +4 e +3, embora com pouco peso na linha, presumo que se refira à pesca de slider (boia de correr). É uma pesca que não se deve praticar com menos de 0.20 no carreto, para que a linha seja suficientemente rígida para deslizar pela boia sem enleios. Partindo deste ponto, temos a questão do tamanho e principalmente da força dos peixes, e limpeza do local de pesca (existência ou não de obstáculos / prisões), o que tem influencia na escolha da espessura do terminal. Se o terminal 0.18 for suficiente, então a linha de carreto 0.20 também o será. Se o terminal 0.18 for insuficiente, terá que usar uma linha de carreto mais forte para aguentar um terminal também ele mais forte. É recomendável que seja no mínimo 0.02 mais forte que a linha do terminal, para evitar ruturas na linha do carreto. Espero ter ajudado. Boas pescarias, LIKE A BOSS 😉🎣
@migueldias49902 жыл бұрын
Abraço de Coruche!
@InForPesca2 жыл бұрын
Obrigado. Abraço e boas pescarias, LIKE A BOSS 😉🎣
@antonioreis30242 жыл бұрын
Para o feeder qual é o diametro do fio de nailon que devemos usar
@InForPesca2 жыл бұрын
Quanto mais fino o fio, melhor ele sai do carreto / passadores, logo distancias mais longas se atingem com maior facilidade. Perante isto, o que acaba por influenciar na escolha é o diâmetro do terminal que pretendemos usar e a gramagem do feeder. Se vamos usar um terminal 0.18, um fio de carreto 0.20 seria à partida suficiente, mas se precisarmos de lançar um feeder de 50 gramas, esse fio já se torna "fraco". Como regra e assumindo que raramente se pescará com empates mais grossos que 0.20, para feeders até às 30 / 40 gramas, um fio 0.22 ou 0.24 será o ideal, para feeders mais pesados, 0.26 ou 0.28. Um ultimo fator a ter em conta, é a existência de obstáculos dentro de água, pedras, vegetação, etc, o que poderá por vezes obrigar a usar um fio mais grosso que o inicialmente pensado. Pessoalmente nunca precisei de usar mais de 0.28. Boas pescarias.
@nunorafael78792 жыл бұрын
A Pesca bolonhesa cada vez é menos reconhecida. É já agora pq não se pode pescar à bolonhesa em competição. Eu aprendi a pescar a bolonhesa,hoje em dia tenho boas canas bolonhesas para pescas nos rios e mesmo em algumas barragens e é das pescas mais completas. Obrigado, um abraço.
@InForPesca2 жыл бұрын
A bolonhesa não é proibida em competição, tem sido é cada vez menos aplicada, por três motivos principais. Primeiro, raramente há provas em rios com corrente e quando tem corrente, muitas vezes é demasiada. Segundo, é trabalhosa. Em 2011 quando fui campeão nacional da 1ª de clubes, com o meu clube, Eborense, no ultimo dia em Cavez fiz 2º, salvo erro com 3 barbos grandes, em que 1 foi tirado à bolonhesa, em que era lançar, fisgar, controlar a linha e em cerca de um minuto já estava no limite do pesqueiro e tinha que se recomeçar tudo de novo. Terceiro, como muitos a adulteraram ao colocar a olivete no fundo (pesca à burra), ganhou má fama (embora muitos façam o mesmo à inglesa) e por vezes quem a usa é logo olhado de lado. Em barragem, quer aqui pelo Alentejo, quer no norte com barragens muito fundas, era em tempo muito utilizada com bons resultados (foi como eu comecei a pescar), mas a inglesa é mais simples de controlar, principalmente com vento e daí cada vez ter sido mais abandonada. Boas pescarias, LIKE A BOSS 😉🎣