Рет қаралды 25,972
Em um dia comum, onde as pessoas que iriam transitar pelos municípios e Estados no nosso país iam e vinham nos limites da rodoviária Frederico Ozanam em São José dos Campos, quando duas mulheres, que aparentemente iriam embarcar com seus tambores, começam a toca-los.
Logo aproxima-se um mestre jongueiro e uma voz atravessa o espaço cantando em louvor ao povo do lugar e pedindo benção à São Benedito. O candongueiro começa a soar, chamando as pessoas para festejarem e relembrarem à tradição trazida ao Brasil no período da escravidão, onde os negros cantavam e dançavam vivenciando momentos de alegria e união, mantendo viva as suas raízes. Em questão de instantes, o saguão principal do terminal rodoviário de São José dos Campos é tomado por uma roda de Jongo, onde o mestre Laudení de Souza e sua família junto ao Grupo de Jongo Mistura da Raça mantem viva a tradição. Por fim, os tambores param, as pessoas se dispersão e a vida segue.
Essa história é um Flash Mob realizado pelo Grupo Mistura da Raça e o Grupo Maxado que resultou nesse vídeo onde além de registrar a ação é possível identificar diversas reações da população ao se deparar com essa manifestação cultural em um ambiente onde jamais se espera vivenciar algo dessa natureza. Esse vídeo tem o objetivo de valorizar e divulgar nossa cultura brasileira e a tradição do Jongo.
Conheça o Grupo de Jongo Mistura da Raça
www.facebook.c...
Conheça o Grupo Maxado
www.facebook.c...