Leitura de Vassoler: A montanha mágica | Thomas Mann

  Рет қаралды 7,081

Flavio Ricardo Vassoler

Flavio Ricardo Vassoler

Күн бұрын

#flavioricardovassoler #thomasmann #amontanhamagica
Leitura de fragmentos do romance "A montanha mágica" (1924), do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955).
Link para o livro "A montanha mágica", de Thomas Mann, a partir do site da Amazon: amzn.to/3p5i3FW
Acompanhem-me nas redes sociais:
KZbin - Flávio Ricardo Vassoler:
/ flávioricardovassoler
Facebook: / flavioricardo.vassoler
Instagram: / flavioricardovassoler
Twitter: / frvassoler81
Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:
(i) "O evangelho segundo talião" (nVersos, 2013): amzn.to/3bdbOZX
(ii) "Tiro de misericórdia" (nVersos, 2014): amzn.to/2ERmQYC
(iii) "Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018): amzn.to/2YQMt2X
(iv) "Diário de um escritor na Rússia" (Hedra, 2019): amzn.to/31JBlac

Пікірлер: 59
@danielfranceschi1
@danielfranceschi1 3 жыл бұрын
Eis aí um dos romances mais importantes da minha vida! A atmosfera que Mann engendra é, para mim, das mais idiossincráticas e solenes da Literatura. Recordo-me de ficar estupefato com as elucubrações mil feitas acerca do Tempo, com a atmosfera enevoada e turva do Berghof, com as querelas intermináveis de Settembrini e Nafta, com aquelas obsessões abruptas que emergiam na mente de Castorp. A montanha mágica é um daqueles livros que, ao término da leitura, temos de fazer um esforço hercúleo para não reiniciá-la incontinenti, deixar aquele universo esplendidamente instigante construído por Mann parece quase um ultraje.
3 жыл бұрын
Subscrevo todas e cada uma das suas palavras, Daniel. Grande abraço, amigo, e feliz ano novo!
@anadepellegrin7630
@anadepellegrin7630 Жыл бұрын
Livro mais impactante da minha vida. Tem passagens antológicas sobre o tempo, sobre a morte, sobre o amor e tantas outras questões humanas. Chegando perto do final, comecei a ler pra trás, para atrasar o término. Ainda tenho meu caderno de passagens prediletas (e de palavras que tive que buscar no dicionário - mais de 500). Os olhos quirguizes me levaram a ler o lobo da estepe na sequência e, em seguida, à correspondência entre amigos, Herman Hesse e Thomas Mann.
Жыл бұрын
Grande Thomas Mann, Ana! Eu acabei de ministrar um curso online sobre "A montanha mágica" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
@lucvillac
@lucvillac 2 жыл бұрын
Lendo e estupefata com as discussões entre o italiano e o jesuíta. Uma delícia ver dois antagonistas tão brilhantes.
2 жыл бұрын
Grande Thomas Mann! Grandes Naphta e Settembrini!
@kierkegaard2010
@kierkegaard2010 4 жыл бұрын
Esse livro me transformou e me encheu de melancolia. Der Zauberberg é uma obra além do tempo.
4 жыл бұрын
Excelente, Leonardo. Grande Thomas Mann!
@kierkegaard2010
@kierkegaard2010 4 жыл бұрын
@ ele também está no meu "panteão" hehehe
@vanderleyalves5830
@vanderleyalves5830 2 жыл бұрын
Achei que quebrasse o gelo como dizia Frank Kafka
@narunasilva1047
@narunasilva1047 2 ай бұрын
A Montanha Mágica", escrita por Thomas Mann e publicada em 1924, é um dos romances mais emblemáticos da literatura alemã e da modernidade. Mann criou uma narrativa que, além de literária, é filosófica, exigindo do leitor uma imersão profunda nas reflexões propostas.No livro, a ambientação num sanatório nos Alpes Suíços funciona como uma metáfora para a Europa à beira da Primeira Guerra Mundial. O protagonista, Hans Castorp, ao estender sua estada no sanatório, inicia uma jornada introspectiva que questiona o sentido do tempo, a mortalidade e a civilização.A riqueza do romance está no seu estilo, que mistura uma narrativa detalhada e uma profundidade psicológica que desafia o leitor a refletir sobre as complexidades da vida. Mann utiliza personagens com perfis ideológicos contrastantes para conduzir debates filosóficos que, ao mesmo tempo em que são intelectualmente estimulantes, também questionam a natureza humana.A leitura de "A Montanha Mágica" não é simples ou rápida, mas é recompensadora. Cada diálogo, cada descrição do ambiente, e cada reflexão de Hans Castorp serve para enriquecer a experiência do leitor, que termina o livro não apenas com uma compreensão mais profunda da obra, mas também com novos questionamentos sobre sua própria existência e a sociedade em que vive.Em suma, "A Montanha Mágica" não é apenas um romance; é uma obra que transcende o entretenimento literário, desafiando e estimulando o leitor a mergulhar em reflexões sobre o tempo, a moralidade e a condição humana. É um livro essencial para qualquer amante da literatura que busca mais do que uma simples história - busca um convite ao pensamento crítico e à introspecção.
@simoneaguiar9445
@simoneaguiar9445 3 жыл бұрын
Obra sem igual, estou finalizando A montanha mágica, e confesso que estou nostálgica por ter que “descer as planícies”. Grande vídeo e obra, abraços.
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Simone. Fico contente em saber que o grande Thomas Mann também está em seu panteão. Seja sempre bem-vinda ao canal, um abraço!
@nadiaizepidesouzanadia9458
@nadiaizepidesouzanadia9458 4 жыл бұрын
Maravilhoso!! Obrigada, professor! Li faz uns 3 anos, e como é bom poder relembrar essa grande obra de Thomas Mann com essas belas palavras.
4 жыл бұрын
Está em meu panteão, Nádia. Grande abraço, querida!
@marcellosmuller
@marcellosmuller 11 ай бұрын
Adentrando o capitulo V hoje desta mesma edição, livro até agora maravilhoso.
@ilzanunes9290
@ilzanunes9290 3 жыл бұрын
Obrigada professor.Tenho essa obra maravilhosa... Vou começar a lê-la novamente.Namastê.📚📚📚📖📖📖🍃🍃🍃🍃
3 жыл бұрын
Grande Thomas Mann!
@emersonbatista6511
@emersonbatista6511 4 жыл бұрын
Excelente Flávio.... Os embates de Settembrini e Naphta são de um nível de inteligência surreal... E nas várias vezes que o jovem Castorp dava seus pitacos nesses embates , ouvia de Settembirini como se diz, fique caladinho e apenas ouça....
4 жыл бұрын
Émerson, meu caro, é bem verdade que Naphta e Settembrini, dois intelectuais que poderiam estar em romances de Dostoiévski e Tolstói, estão num patamar radicalmente outro em relação às demais personagens. Mas você se lembra das especulações do jovem Castorp sobre a natureza do tempo? O rapaz vai ficando burilado durante a estada em Berghof. Meu amigo, aproveito a ocasião "manníaca" para te fazer um convite: que tal se tornar membro do meu canal no KZbin? Criei 4 faixas de humanistas, e todos, com benefícios especiais, podem colaborar para a manutenção do canal. Aqui vai o link para você: kzbin.info/door/eKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin. Conto com o seu apoio. Um abraço!
@emersonbatista6511
@emersonbatista6511 4 жыл бұрын
@ verdade,, imagina o encontro dos personagens Settembrini e Naphta com o Ivan Karamázov rsrs
@TheKaratemateus
@TheKaratemateus 3 жыл бұрын
Acabei de ler está última parte, nem terminei o livro e já considero meu livro favorito
3 жыл бұрын
Thomas Mann também está em meu panteão, Mateus. Um abraço e feliz ano novo!
@rodolfovicenzi9167
@rodolfovicenzi9167 4 жыл бұрын
Obrigado professor.
4 жыл бұрын
Abraço, amigo!
@arturobaixoclero6527
@arturobaixoclero6527 Жыл бұрын
Ninguém passa ileso pelos 7 anos na Montanha Mágica. De repente as crises sociais no horizonte ficam mais evidentes, ao mesmo tempo que a angústia de auto-conhecimento persiste. Sem dúvida nenhuma um clássico.
@enxurradaliteraria6054
@enxurradaliteraria6054 2 жыл бұрын
Boa professor Vassoler👍, sempre tendo bom gosto irmão! Vlw professor!
2 жыл бұрын
Valeu, abraço!
@claudiajanneraraujo6878
@claudiajanneraraujo6878 3 жыл бұрын
Estou lendo, professor!! Ótima leitura…👏🏽👏🏽👏🏽
3 жыл бұрын
Grande Thomas Mann!
@matheuscastilho8940
@matheuscastilho8940 4 жыл бұрын
Estou com este livro na fila para ler.
4 жыл бұрын
Grande Thomas Mann! Matheus, aproveito a ocasião "manníaca" para te fazer um convite: que tal se tornar membro do meu canal no KZbin? Criei 4 faixas de humanistas, e todos, com benefícios especiais, podem colaborar para a manutenção do canal. Aqui vai o link para você: kzbin.info/door/eKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin. Conto com o seu apoio. Um abraço!
@tatianafarjadosobrinho5557
@tatianafarjadosobrinho5557 4 жыл бұрын
Oba, meu livroooo 🥰
4 жыл бұрын
Grande Thomas Mann!
@aurilenedelima2988
@aurilenedelima2988 4 жыл бұрын
Essa obra está na minha lista de leituras. Contudo, tendo consciência de sua complexidade, ainda estou me preparando para lê-la. Que tal um curso sobre esta obra, professor? Seria como um farol para iluminar os caminhos de nossas mentes para uma melhor compreensão das ideias expostas nesse desafiante livro. Obrigada por mais essa leitura fascinate!
4 жыл бұрын
Aurilene, querida, pode ter certeza de que, no futuro, "A montanha mágica" receberá um curso. Um grande abraço!
@valeriadourado3576
@valeriadourado3576 4 жыл бұрын
Já li A montanha mágica duas vezes, gosto muito deste livro. Vou lê-lo novamente, é um romance muito envolvente. O que dificulta um pouco a leitura são os diálogos que Hans Castorp tem, em francês, com a Cláudia. Queria muito saber o que eles conversavam! Ah, você deixou de mencionar que a mãe de Thomas Mann era brasileira!
4 жыл бұрын
Sim, querida Valéria, a mãe de Mann era brasileira, e, por causa disso, ele quis dar uma entrevista a Sérgio Buarque de Holanda, o pai do Chico, quando da tertúlia com os jornalistas após o escritor ter sido laureado com o Nobel. Forte abraço, querida!
@sabrinits
@sabrinits 4 жыл бұрын
A versão mais recente da Companhia das Letras tem a tradução, mas já ouvi dizer que tem a tradução desse trecho em francês na internet.
@leviata85
@leviata85 4 жыл бұрын
Professor, que surpresa te ver citando Thomas Mann ! Quero muito um curso sobre seu no Casa do Saber On Demand
4 жыл бұрын
Grande Alberich! Tudo bom? Meu caro, já estou ministrando cursos, pelo Zoom, a respeito de Dostoiévski, já que, no ano que vem, será celebrado o bicentenário de nascimento do autor. Se você quiser ter acesso às aulas gravadas dos cursos sobre o romance "O idiota" e sobre a novela "Memórias do subsolo", entre em contato comigo por e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br . Um grande abraço e muito obrigado por se tornar membro do canal, bem-vindo!
@mauriciofogaca8355
@mauriciofogaca8355 3 жыл бұрын
Esse livro influenciou o Renato Russo a compor a música A Montanha Mágica
3 жыл бұрын
Grandes Mann e Russo!
@adysluminsky9182
@adysluminsky9182 4 жыл бұрын
Fazem muitos anos que lí esse livro...mas lembro de ter criado uma fantasia ...imaginava que maravilha seria estar naquele sanatório e fazer parte daquelas conversas filosóficas daqueles pacientes .
4 жыл бұрын
Somos dois a imaginar isso, Ady. Um abraço, querida!
@a.priscila
@a.priscila 4 жыл бұрын
Tá na minha estante tmb! Adoro Thomas Mann, mas já tô na expectativa pela resenha de "O lobo na estepe" de Hesse! Livro maravilhosamente inquietante.
4 жыл бұрын
Tá chegando, Ana, ao fim de novembro Hesse terá sua estreia aqui no canal :-) Aproveito a ocasião "manníaca", querida, para te fazer um convite: que tal se tornar membro do meu canal no KZbin? Criei 4 faixas de humanistas, e todos, com benefícios especiais, podem colaborar para a manutenção do canal. Aqui vai o link para você: kzbin.info/door/eKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin. Conto com o seu apoio. Um abraço!
@vanderleyalves5830
@vanderleyalves5830 7 ай бұрын
O cantor formidável Aznavour fez o senhor naphta
@rilsongomes407
@rilsongomes407 3 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽
3 жыл бұрын
Valeu, Rilson!
@henriqueoliveira7324
@henriqueoliveira7324 4 жыл бұрын
Professor, há previsão de resenha, ou o senhor pensa em ministrar curso a respeito da obra do vídeo? Gostaria de indicar, para o quadro Leitura de Vassoler, a leitura de trecho da obra " A arte da prudencia", de Baltasar Gracián, uma obra formidável.
4 жыл бұрын
Henrique, meu caro, Thomas Mann está em meu panteão, então, com o tempo, resenharei toda a obra dele e proporei cursos também, pode deixar. No mais, gostaria de te fazer um convite: que tal se tornar membro do meu canal, meu caro? Criei 4 faixas de humanistas apoiadores, e você pode escolher uma delas, com benefícios correlatos, para contribuir para a produção dos vídeos. Veja só: kzbin.info/door/eKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin. Um abraço e muito obrigado!
@Alerosendo
@Alerosendo 4 жыл бұрын
que órgão possuímos para medir o tempo? as experiências momentâneas e individuais segui(u)ndo Agostinho. expressão do seu "panteão": gostei, adotei! comenta Proust!
4 жыл бұрын
Alessandro, muitos vêm pedindo Proust aqui para mim. Ele virá, tenha certeza. Por ora, te trago um convite russo, veja só: convido você a se inscrever no curso que eu vou ministrar, pelo Zoom, sobre a novela “Memórias do subsolo”, do russo Fiódor Dostoiévski. As aulas serão ministradas ao vivo, pelo Zoom, nos dias 08, 15, 17 e 22/12, das 20h às 22h. Se você não puder assistir às aulas ao vivo, terá acesso às aulas gravadas. Ademais, o valor do curso é bastante acessível e democrático. Aqui vai o link para o programa e o cronograma do curso via plataforma Sympla, e por meio deste link você também pode se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, Alessandro. Um abraço!
@nauriaferreira412
@nauriaferreira412 4 жыл бұрын
Tou muito interessada no livro 👍
4 жыл бұрын
Oi, Náuria! Grande Thomas Mann! Aproveito a deixa para outro gigante da literatura: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
@solangecristinaoliveiraaze9069
@solangecristinaoliveiraaze9069 Жыл бұрын
@patriciamoraes7069
@patriciamoraes7069 4 жыл бұрын
Uau!! Resenha devidamente registrada ao som de: kzbin.info/www/bejne/rqjXlZuNodmGf8k
4 жыл бұрын
Bela trilha sonora :-)
A Montanha Mágica (Thomas Mann) - Literary Tasting
28:38
Literary Tasting
Рет қаралды 3,3 М.
Миллионер | 3 - серия
36:09
Million Show
Рет қаралды 2 МЛН
БУ, ИСПУГАЛСЯ?? #shorts
00:22
Паша Осадчий
Рет қаралды 2,9 МЛН
Resenha de Vassoler: Memórias do subsolo | Dostoiévski | Parte I
19:21
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 32 М.
Memórias do Subsolo - Luiz Carlos Lisboa - dia 23/02/2017 - 1.ª parte
1:24:46
Academia Paulista de Letras
Рет қаралды 15 М.
Atos obsessivos e práticas religiosas
43:06
Fábio Belo
Рет қаралды 1,3 М.
Aula com Vassoler: Em sua busca por sentido, Camus queria acreditar em Deus?
1:12:49
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 1,9 М.
Resenha de "A Montanha Mágica", de Thomas Mann
19:02
O Canal Literário
Рет қаралды 1,3 М.
Resenha de Vassoler: O estrangeiro | Albert Camus
26:31
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 28 М.