"o amor não vai dar conta do seu buraco" amei hehe
@alexandremarques28854 жыл бұрын
😮
@lucianabarroso522411 ай бұрын
O amor romântico nunca, mas o amor no sentido amplo consegue curar sim !!!
@samaraaragao7834 жыл бұрын
Sempre espero ansiosamente pelos vídeos de quarta, eles têm me ajudado bastante. Assisto com um caderninho do lado e sempre que dá levo algumas questões para análise, obrigada por compartilhar o teu conhecimento conosco.
@marcoseugenio37464 жыл бұрын
Esse vídeo veio mesmo a calhar. Tenho pensado muito sobre essas questões. Há anos venho me analisando; me questionando; me investigando e tentando cada vez mais compreender meus sintomas; me encarar como sujeito. Como gosto de filosofia, psicanalise e outros assuntos de humanidades, e, por ser alguém que pensa muito, imaginava que isso seria o suficiente para lidar com minhas angustias. Porém, recentemente, tenho me indagado sobre a necessidade de fazer algum tipo de terapia, pois sinto que fico andando em círculos. É como se tivesse um ponto cego, que eu não conseguisse ver, e assim, fico andando em círculos sem conseguir sair. Pode ser que a terapia me ajudasse nesse sentido, uma vez que, esse alguém de fora, ao me emprestar seu ego, como você bem colocou, possa ver o tal "ponto cego" e me ajudar a encontrar a direção da saída. Grato pelo vídeo Manu! Mais uma vez, salvando nossas mentes rs. Abraço!!
@Hugo-me8dx4 жыл бұрын
me sinto exatamente assim
@foxtrotecho95304 жыл бұрын
Cara, eu sou uma pessoa que nunca "senti necessidade" de fazer terapia mas dps de algumas mudanças grandes na minha vida resolvi começar a fazer mesmo sem sentir que estava precisaaaando e olha, está sendo incrível. É como se o processo de me entender e entender o mundo ao meu redor demorasse menos para acontecer e que eu com ela percebesse melhor minhas qualidades e meus defeitos, e no caso dos defeitos não é para eu me culpar ou martirizar, mas para eu primeiro descobri-los para depois tentar modifica-los ou ameniza-los de forma que isso gerasse uma vida com menos problemas pra mim. Realmente eu recomendo.
@marcoseugenio37464 жыл бұрын
@@foxtrotecho9530 Obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência. Realmente, tenho pensado nessas questões e considerado a possibilidade de um suporte terapêutico.
@paulineaugust4 жыл бұрын
Marcos, certamente a terapia acelera qualquer processo de conhecimento de si que tu já faça. Se ja gosta desses assuntos será uma experiência ótima pra ti!
@foxtrotecho95304 жыл бұрын
@@marcoseugenio3746 :)
@marianagomes86074 жыл бұрын
Martin: "todo mundo gosta d super-herói " Manu: "não é tão simples assim..." ☺
@mairaf.m.s.93224 жыл бұрын
Tá fácil pro Martin não 😅
@rafaelareis65594 жыл бұрын
maira soares 😂
@Wolneihdbr4 жыл бұрын
Aquela frase clichê que amamos kkkk
@marianagomes86074 жыл бұрын
@@Wolneihdbr super quero uma camiseta com essa frase. :D
@izabellaterra54144 жыл бұрын
Um vídeo extremamente necessário! Manu é cheio de luz
@ve_ve13674 жыл бұрын
Manu, vcs podiam fazer um canal no Telegram. É bem bacana pra divulgar o conteúdo em áudio e vídeo. ☺️
@babsperin4 жыл бұрын
Manu! Que incrível! Esse vídeo foi tudo pra mim hoje! Estou fazendo psicanálise ha pouco mais de um mês e tenho notado “avanços” em areas em que eu me sentia travada antes. No entanto algo me incomodou desde o início com relação à terapeuta, e ontem (durante a sessão) cheguei à conclusão que é porque ela concorda com as minhas colocações e eu inconscientemente desejava que ela me dissesse que tudo o que penso e digo está errado e que deveria viver a vida de outro jeito. imagino que muito disso devido à forma como meus cuidadores julgavam as minhas escolhas como “erradas”. Foi um tapa na cara perceber que talvez eu nao viva da forma errada, mas diferente da que me foi passada como uma “vida ideal” e que ta tudo bem também se é o q faz sentido pra mim. Amo demais o canal, obrigada por toda a dedicação. Beijo pra flor!!
@marianacoura69984 жыл бұрын
" a vida não é OOU as vezes é E" cara toda semana eu chego na minha psicóloga falando sobre seus vídeos , inclusive voltei a fazer terapia por causa dos vídeos kkk me deu um norte pra saber o quão cagada eu estava
@fabimacedo1594 жыл бұрын
Essa biblioteca linda organizada agora em tons coloridos e capas brancas . Q encanto . Os vídeos são sempre instigantes
@marioliveira16374 жыл бұрын
Já vi duas vezes e verei mais algumas. Como eu gostaria de ter visto esse vídeo há uns cinco anos, muita coisa teria sido diferente e mais fácil. Mas, tudo na sua hora. Manu é maravilhoso!
@sapinhaaaaaa4 жыл бұрын
Emanuel maravilhoso!!! Vida cretina muitas vezes sim, como eh bom ter alguém do outro lado sendo real conosco em um mundo de superficialidade
@mariaevadasilva12343 жыл бұрын
Maravilhosa explanação dos processos. Amei sua capacidade de síntese e clareza. Seu " sacou" é fofo!
@barbaraliana22004 жыл бұрын
É o melhor vídeo desse canal, na minha opinião.
@menanascimento4 жыл бұрын
"Boa o bastante". Winnicott maravilhoso!
@francinemacariolima7394 жыл бұрын
Vídeo pra gente pensar bastante né? Se conhecer dói, crescer dói..até porque encaramos muita coisa que estamos acostumados a varrer pra debaixo do tapete. Manu, mandou bem! Obrigada.
@laizeguedes81764 жыл бұрын
Já li a respeito de que a ideia do "conhece-te a ti mesmo" vem de uma noção finita do Cosmos, onde cada coisa tem o seu lugar. Como num tabuleiro de xadrez, cada peça tem sua posição, função e modo de se orientar no jogo, assim também, teria o homem uma função e objetivo de vida e um lugar ao qual pertencer. Considerando a finitude da existência e do Cosmos, seria fácil determinar qual a posição de cada indivíduo como num sistema cartesiano. Assim, conhecer a si implica orientar-se em um universo finito com finitas possibilidades de existência. "Conhece-te a ti mesmo" talvez represente mais uma ideia de "Conhece o teu lugar no Cosmos". Com o passar do tempo, descobrimos a infinitude do Cosmos e então não conseguimos mais dizer nossa posição já que apenas irá depender de um referencial que também não terá posição objetiva.
@yasmimsani57563 жыл бұрын
Que comentário magnífico! Para mim, fez total sentido!
@queinefonseca49513 жыл бұрын
Cara! Vc é show! Vc nem imagina como lhe tenho como o melhor terapeuta!!!! Estou encantada com vc 🙏❤️
@priscilapaulapitaluga89744 жыл бұрын
Eu poderia loucamente desconstruir todo esse Amor e muitas vezes me cansa carregar esse fardo. Me irrita, me apavora, me chateia e fico pensando, sim, é importante, é interessante, é bom ter um "amor", mas as pessoas colocaram como meta, mas uma meta com tantos "se" e imposições sociais e falam que nada tem manual, mas eu sou "obrigada" a seguir as imposições. Imposição é Manual simmmmmmmmmm!
@larissasimoes62154 жыл бұрын
Ah o poder da transferência... ❤ Manu, até um certo tempo atrás, confesso que eu tinha uma certa fantasia de que todo esse conhecimento que "vem de fora" com os livros, teus vídeos por exemplo, ou com o estudo teórico em si, talvez fosse muito uma espécie de racionalização da nossa experiência. Como se bastasse ler sobre como viver ou como a vida se constitui, para de fato ter uma boa vida (parênteses para recomendar um filósofo sensacional que li na faculdade, Fernando Savater, que fala um pouco sobre isso). Com o tempo, com a terapia e hoje com o teu vídeo, percebo que as coisas podem estar de mãos dadas. O estudo de si, seja via teoria, via olhar para a própria experiência na terapia E via o viver, juntos, talvez fosse o ideal. Embora acho que às vezes a gente acaba pendendo mais pra um em determinados momentos. Eu, por exemplo, sinto que às vezes me canso de só olhar para as questões mais intelectualmente, e percebo que "Aaaah, bora ali experenciar um pouquinho, depois penso sobre isso", hahahahah. Parabéns pelo vídeo Manu! A psicologia/psicanálise como ciências agradecem demais teu trabalho 🙃
@foxtrotecho95304 жыл бұрын
Tem algum texto em específico desse filósofo para recomendar?
@HelgaCavoli3 жыл бұрын
Encontrei uma terapeuta assim: me sinto confortável em me abrir pra ela, ela "me pega no flagra" e me devolve essas repetições de looping etc, abre mão do lugar parental que já coloquei ela, me joga na cara coisas difíceis que preciso encarar.. Encontrar o/a terapeuta certo/a pra si é excelente.
@lauraaguiar92534 жыл бұрын
Manuu, tu podia fazer um video sobre as linhas de terapia/análise! Sempre tiver muitas dúvidas pra diferenciar elas
@silvanasilvasantana75982 жыл бұрын
É tão incrível né...quando estamos num pensamento incessante e que paramos de julgar somente as questões de fora que nos sega e olhamos pra entender a nós mesmo diante da vida ,encarar mesmo. Acho um vídeo de um cara super legal, me ajudou muito e acalmou meu coração já que a vida é trágica mesmo, então que se foda kkkk..melhor mesmo é esse cuidado conosco para assim poder parar de andar e fechar círculos que nos faz tão mal. .brigada valeu muito❤️❤️ o vídeo dos 7 afetos também se liga muito nesse processo. Acho que a terapia é importante penso eu para nós olharmos outros campos ,outras formar de nós darmos um pouco de paz. ❤️
@NotYourBusiness_bye4 жыл бұрын
Você ta ajudando muito! O meu processo com a minha psicanalista. Me faz pensar e procuro fazer o que você indica e vou experimentando. São vários insights e tenho escrito alguma pauta pra terapeuta pra não esquecer no dia da sessão. Isso não tem preço e não sei se consigo expressar proporcional o agradecimento a esse trabalho que você faz. Mas muito obrigado de verdade!
@alessandragalani65323 жыл бұрын
Manu salvando vidas!
@mariadapiedadecostapinto4443 жыл бұрын
O meu terapeuta foi a coisa melhor do mundo Pois não teria sobrevido Que era uma criança com muitos problemas Mas naquele tempo não era de bom tom ter psiquiatra menos ir ao hospital dos loucos eu fui aos 17 anos e agora tenho 74 acho o Manu fantástico Pois as suas falas são muito leves que nos leva a nós. Obrigada
@reginaceliasantos95684 жыл бұрын
Ajudou bastante como sempre. Já fiquei com psicólogo que sentia muito incômodo. Atualmente faço análise com uma mulher. Tenho tido muitos saltos
@silfidevioleta87314 жыл бұрын
Seus conhecimentos, comentários, questionamentos e reflexões têm me auxiliado bastante no processo de descoberta de mim e de autocuidado. Obrigada!
@guilhermearaujopinheiro86944 жыл бұрын
meu deus eu amo esse canal. Ta me ajudando melhor que o psicólogo que comecei
@simonearandrade20183 жыл бұрын
Já tive terapeuta que deitou e eu sentei pra ouvir!!🤣🤣🤣Na segunda sessão eu disse a consulta custa 100 reais sai elegantemente...Hoje estou em boas mãos..Video essencial!🙏🦋
@thainaravedutti4751 Жыл бұрын
Caramba, que ferramenta maravilhosa nos entregou, Manu, sou fã do seu trabalho! 💚☕️
@mariliacarvalho51603 жыл бұрын
Ler quatro livros de Dostoievski na sequência deu esse "sacode" que você falou. Maravilhoso!
@matheusjose41744 жыл бұрын
Manu do céu.... vou baixar isso, e escutar que nem uma música. Acho que vou demorar um monte pra digerir isso tudo. Adorei, gostei muito. Obs, eu to enriquecendo a Amazon por tua causa. Vou manda meus boletos de livro para tu e para flor. Abraços.
@mariliavieira23222 жыл бұрын
Um dos melhores canais. Sem dúvidas!🙏🙏
@igooor2 жыл бұрын
Vim ver esse vídeo por indicação da minha terapeuta (conhecidentimente já conhecia os vídeos do Emanuel), mas nunca tinha visto esse. Maravilha!
@88Silvia992 жыл бұрын
Manu, obrigada por existir e tornar melhor a minha existência !
@alessandrascatolin4 жыл бұрын
Esses vídeos são os melhores seus na minha opinião!
34:32 - Uma coisa que me irrita profundamente na análise, na minha pelo menos, é a tentativa dessa neutralidade nos tempos em que vivemos por parte do analista. Principalmente a neutralidade política. O psicologo não precisa dizer a sua ideologia, não é isso, mas as vezes acho que o psicanalista faz de tudo para fugir das questões politicas, mesmo que elas afetam profundamente a vida do analisante. Por exemplo: se o Governo acabar com o auxilio emergencial, um monte de gente vai ter que parar com a terapia, no meio de uma pandemia. Ou seja, questões puramente ideológicas acabam afetando a análise diretamente, independente da posição politicas dos dois. Muitas vezes, a atitude do psicologo é ignorar o politico (e o social principalmente) e esperar o retorno do paciente quando ele "puder" (financeiramente). Ou seja esse esforço para não admitir que o politico afetou a analise me irrita ao ponto de querer encerrar o processo antes mesmo de tudo. (tanto coisa incrível pra falar nesse vídeo e escolhi isso, mas enfim, você é foda, Manu.)
@cinthiamendes89224 жыл бұрын
Sim, ou quando muitas vezes existe a necessidade de colocar "responsabilidade" mas não dar apoio. uma ex psicóloga que depois que sofri violência doméstica disse que eu era "Violenta" e isso me fez pensar muito sobre como o privilégio pode afastar o outro da terapia, principalmente eu que nasci em na periferia e lugares muito violentos, compreendo isso quase como uma armadura para se manter viva nesses lugares.
@aquelejonathan4 жыл бұрын
@@cinthiamendes8922 nossa! tem isso também: a falta de consciência social de vários psicólogos. parece que é algo feito exclusivamente pela e para a classe media/alta. Desisti faz tempo na minha terapia de falar de questões sociais...
@cinthiamendes89224 жыл бұрын
@@aquelejonathan sim, eu compreendi isso um dia desse. Depois de me questionar muito sobre o que é essa "violência ". Até me dar conta do quando a psicologia é elitista, partindo da questão, sobre ter responsabilidade quando na verdade isso não é uma escolha.
@cinthiamendes89224 жыл бұрын
@@aquelejonathan acho q se a terapia não leva em consideração aspecto sociais, não é tão valida assim.
@foxtrotecho95304 жыл бұрын
Gente, não desiste não de levar as questões sociais pra terapia... Talvez seja uma questão de mudar de terapeuta (não que isso seja fácil), mas existem sim terapeutas que entendem essas questões e como sim isso deve "entrar na equação" na hora de entender uma pessoa ou uma situação...
@fabianafab5984 жыл бұрын
Olha! Eu pedi p falar de ego ele falou! Obrigada! muito bom vídeo manu!
@hannibalamb4 жыл бұрын
Perfeito!! Faço acompanhamento terapêutico há uns 10 anos. E a gente nunca está "de alta". Existem alguns períodos de pausa. Pausa para refletir, repensar, mudar sua atitude, experimentar outras formas de agir e lidar com o seu comportamento. Autoconhecimento é um caminho sem volta, mas repleto de etapas. Onde nós trabalhamos nossos limites e crenças. Nada como o tempo pra tornar cada mudança possível. Obrigada pela partilha 🙏
@rafaelborgesmartins36264 жыл бұрын
Eu gostaria de propor um vídeo só sobre terapia cognitiva. Eu entrei nessa onda e tá me ajudando muito, mas também no início da pandemia eu virei o loko do japamala e do ho’oponopono e positivismo, eu não sou muito parâmetro 😂😂😂😂😂😂 me policio muito pra não acabar numa seita. Eu tenho pensamento crítico, mas eu sou muito curioso, sei que sou influenciável... AAAAAAHHH enfim não sou parâmetro, mas seria legal um vídeo sobre o assunto já que terapia cognitiva tb está virando uma febre!
@lilianemarques78364 жыл бұрын
Me identifiquei, faz muito sentido pra mim e me faz bem entoar mantras... acho que o caminho é viver de acordo com o que nos faz bem!
@anafurtado76894 жыл бұрын
Me identifiquei também,tenho seguido o caminho das terapias holísticas,já fiz massagem tântrica,acupuntura e agora ando a fazer regressão consciente e medito (nem sempre)e tenho lido alguns livros.
@rafaelborgesmartins36264 жыл бұрын
Ai gente a massagem tântrica não deu muito certo na minha vida, depois de algumas sessões eu acabei transando com o massagista 🙈🙈🙈🙈 não sou critério reaaaaaalll!!!!!!! Quanto aos mantras e tb meditação estão me fazendo muito bem! Me desconecto do mundo e me volto mais pra mim, isso acho que deu certo! 😂😂😂😂😂😂 Ahhh e sobre a massagem tântrica foi a dois anos atrás, o cara até me mandou msg do studio de massagem na pandemia, eu fiquei tentadissimo mas sigo casto e quarentener, mas que deu vontade deu. To desde março nessa seca terrível. Jesus disse que os humildados serão exaltados, to esperando hahhahahahah!!!!
@anafurtado76894 жыл бұрын
@@rafaelborgesmartins3626 ahahahahha ainda só fiz uma sessão ,eu chorei,tenho alguns bloqueios.
@anafurtado76894 жыл бұрын
@@rafaelborgesmartins3626 o terapeuta gostou de você ahahahha
@fernandastutz98934 жыл бұрын
Manu sempre com reflexões fundamentais pra nossa vida. A questão de idealizar o merecimento e consequentemente o mesmo gerar sofrimento faz todo sentido. As coisas nem sempre serão do jeito que a gente pensa que merece. Isso de fato precisa ficar muito claro pra gente ter uma melhor relação com a gente mesmo e com o mundo. Parabéns mesmo pelos seus vídeos, Manu! Bjs pra vc e pra Flor! ❤️
@modriquinha4 жыл бұрын
Esse é sim o melhor vídeo do canal. Porém, é provável que, semana que vem eu assista o próximo e pense a mesma coisa. Obrigada, Manu. Estamos no caminho. Vídeo incrível.
@thaisrodrigues51074 жыл бұрын
A tragédia que é a vida. Que vídeo sensacional!
@nayanafonseca86864 жыл бұрын
Muito bom! Me fez pensar muito na minha terapia e não creio que ela se encaixe em tudo o que o Manu falou, as vezes observo a vivência da minha terapeuta influenciando em algumas questões, mas ela de fato me ajuda a levar com mais leveza certas questões familiares.
@biancasouza2264 жыл бұрын
Manu como eu queria que o publico masculino visse seus videos, a vida emocional e afetiva é muito desvalorizada na cultura brasileira, negligenciada. As vezes eu acho que esse analfabetismo emocional é a raiz de muitos problemas,sociais inclusive. Essa falta de conhecimento gera tantos comportamentos violentos e uma vida orientada a somente consumir. Mas não vamos perder a esperança, as pessoas vão procurar terapia e tentar melhorar.
@anafurtado76894 жыл бұрын
Acredite não é só no Brasil que as emoções e os afetos são desvalorizados,as sociedades no mundo tornaram-se demasiado materiais e esqueceram que também somos seres espirituais,nos encontramos neste momento do planeta procurando o equilíbrio de cada um de nós.
@tarsiladelima52013 жыл бұрын
💜
@abcdefdiego0933 жыл бұрын
Acompanho o canal dele e muitos outros que tratam do mesmo tema, afim de entender a minha própria mente e também a das outras pessoas, e oque leva o mundo a estar como está, geralmente tenho que ver o rever os vídeos pra poder compreender o assunto, junto com leituras, está sendo muito bom....
@matheusmleao12 жыл бұрын
🤟
@docepetulancia3 жыл бұрын
Emanuel, nos dê mais dicas de livros e boas leituras… Esses dias eu li “ Promessas que os Amantes fazem quando é tarde demais”, agora estou procurando outros livros, indique.
@domquixote774 жыл бұрын
Quanta riqueza. Fico impressionada com tanta inteligência e sensibilidade numa cabeça só. Eu me sinto maior cada vez que assisto os seus vídeos. Começo a reconhecer o meu real tamanho. Deixo de ser invisível para mim
@marciachagas50213 жыл бұрын
Você é top cara. Vamos juntos. Gratidão
@Ludgalone4 жыл бұрын
Toda vez que eu vejo que o vídeo é longo me amarro. Vou lavando louça, limpando o fogão e ouvindo Manu.
@TTQuest2 жыл бұрын
Esse foi um dos melhores vídeos que assisti de você Emanuel!!! 🤜🏼🤛🏼
@ananerycorreialima42694 жыл бұрын
Seria perfeito ter os episódios em podcast
@Gille9543 жыл бұрын
Que conhecimento fantástico que você tem! Me admiro a cada dia a sua capacidade de esclarecer em poucas palavras o conteúdo complexo.
@camilarocha-mo3cr3 жыл бұрын
Assisto esse video um dia sim e o outro tb.
@sonalyfms53514 жыл бұрын
obrigada, Emanuel, mais uma luz
@silvanatorrescampos88364 жыл бұрын
Gostei de usar como cuidar de si!
@rogerioaugustomoraisbarret50414 жыл бұрын
Começo um acompanhamento pelo SUS, ainda estou tatiando , más achei interessante a forma do atendimento, que se dá a parti do agora e com relação da influência do passado. Está a ajudar-me, na compreensão dos meus eus. Legal Nanu a tua fala, aliás também fazes parte deste entendimento de reconstrução dos meus eus. Meus respeito ao teus estudos, PARABÉNS ao canal.
@tatianareis15534 жыл бұрын
Que difícil é cuidar de si/se acolher - e estar aberto para se olhar/encarar. OMG.
@victoriamalacodarocha75612 жыл бұрын
Olá, você poderia falar mais sobre essa questão de cada bebê ser diferente do outro e também mais sobre parentalidade em geral?
@camiiuzviak4 жыл бұрын
Meu senhor.. 😳 nem comecei a ouvir mais já amei.. só cliquei! ERA EXATAMENTE o que eu precisava ouvir.. estou nesse dilema. ❤🙏🏻 ...vamos ao vídeo.
@ingridrizzieri45284 жыл бұрын
.quando abre vagas pra autoescrita? eu queeeeeero hein? amo seus videos, valeu por tanta responsibilidade em tratar de temas tao extensos.
@Mariana-bt1mv4 жыл бұрын
Trabalho na área de saúde mental. Cada vídeo seu, uma aula!! São daqueles que assisto sempre mais de uma vez cada.rsrs Quantas colocações excelentes! Ótimas referências literárias! Tenho gostado muito. Obrigada e parabéns!
@VivianneAndrade4 жыл бұрын
Redescobrindo que a minha terapeuta é maravilhosa!
@fernnandasr4 жыл бұрын
achei!
@anaclaudiafernandes4828 Жыл бұрын
Manu, eu tive a pior experiência terapêutica da minha vida, minha antiga terapeuta já começava sua fala dizendo: vou te falar uma coisa que vc não vai gostar...nossa o qie ela falava acabava comigo, se sentia muito pior do que entrava na consulta, sorte que tenho uma amiga psicóloga que me abriu os olhos para sair dessa terapeuta que eu estava há 2 anos e meio. Hoje estou procurando outra, mas com um certo medo, a autoescrita têm me ajudado muito.
@LucianaThees4 жыл бұрын
"A vida não é 'ou', a vida é 'e'" - levei essa na cara, estalada.
@nayracoelho72644 жыл бұрын
Emanuel eu shippo demais um bate papo entre você e Lúcia Helena Galvão da Nova Acrópole. Seria incrível esses dois filósofos juntos e principalmente, debater sobre os pontos de desencontros dos discursos. Você defende o acaso dos eventos e ela fala sobre "não existe caos, existe cosmo". Por favor, espero que vejam esse comentário e que providenciem essa super Live!!! Abraços, adoro o canal de vocês!!!
@priscillab.penayo5214 жыл бұрын
Manú, você é iluminado! Obrigada por compartilhar seu conhecimento, seus pensamentos e seu olhar sobre a vida.🙏🏽🙏🏽
@luaracardeal91734 жыл бұрын
A gente te ama Manu. Me sinto tão inquieta a maior parte do tempo, sempre pensando ou esperando algo, te ver nos vídeos me conforta muito, sinto toda a energia dentro da sua cabeça saindo pelas palavras quase que atropeladas de tanto amor pelo conhecimento. Amo o que você faz aqui, muito obrigada.
@barbylimao4 жыл бұрын
Muita informação boa e útil num vídeo só, é pra ouvir e "reouvir". Gosto muito do Foucault, principalmente do questionamento da normatividade da psicologia, a crítica de que a psicologia com suas terapias teria a função de fazer o sujeito se "enquadrar" no jogo social que produz suas mazelas é fundamental para estarmos atentos aos caminhos que estamos escolhendo na construção do processo terapêutico.
@marlycanto6825 Жыл бұрын
Gratidão Manu.
@alinesilveira96294 жыл бұрын
Eu assisto seus vídeos e um leque de visão e abertura sobre diversas perspectivas de Ações e de relações com a minha vida, consigo me compreender e me encontrar dentro dessas ideias. Show. Terapia é tudo...
@anacarolinaoliveira32644 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos desse canal !
@AlineOliveira-zn1yr4 жыл бұрын
Minuto 11:00 cai por terra a tal "lei do retorno"
@larissatucci12704 жыл бұрын
Manu, muito obrigada compartilhar essas reflexões maravilhosas ♥️ Esse canal está me ajudando a me entender e entender o mundo ao redor cada vez mais!! Obrigada
@TatieleEsteves4 жыл бұрын
Esse video foi muito importante pra mim! Muito Obrigada, Emanuel. 👏
@Angela-uq6nl4 жыл бұрын
Descobri o canal por acaso. Mas meu encontro com vocês aconteceu em um momento muito necessário. Parabéns pelo trabalho de vocês! Um abraço!
@joyzzsr4 жыл бұрын
Esse video me veio num momento muito propício. As vezes penso em abandonar a terapia (faço cognitiva comportamental) porque as vezes QUERO que minha terapeuta me julgue - e ela obviamente não julga. Espero e desejo reforços negativos e ela me dá reforços positivos, o que acaba me frustrando. Como lidar nesse caso em que o mal estar vem da falta de julgamento? Vídeo excelente Manu, obrigada pelos esclarecimentos e acolhimento 🌿
@leticiafreitaspsi4 жыл бұрын
Não sou o Manu, mas acho que conversar com a própria psicóloga sobre isso antes de qq coisa.
@paulineaugust4 жыл бұрын
Certamente conversa com a psico! As vezes ela tem todo um método elaborado e com o tempo tu mesma percebe alguma mudança de atitude ou aonde ela quis chegar todo aquele tempo hehe. É importante demonstrar o que tu espera dela, até pra ela te conhecer melhor.
@camilamiranda95444 жыл бұрын
Manu, obrigada por compartilhar tanto! Fiz tcc por muito tempo, mas há cerca de um ano migrei pra psicanálise e, cara, transformou a minha vida e a percepção sobre meu modo de "operar". Tem me ajudado a enxergar os meus padrões comportamentais que por mais que hoje, sob a luz da consciência, pareçam mais "óbvios", antes eu nunca percebi. Achei muito pertinente você colocar que o processo analítico não é fácil, ele é duro, e não é confortável. Mas ao mesmo tempo dá força e coragem. Na minha experiência pessoal, acho que a parte mais difícil é conseguir quebrar os padrões comportamentais depois de percebê-los autodestrutivos. Obrigada Manu, aprendo muito contigo!
@fabiulaneubern24303 жыл бұрын
Obrigada pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos de maneira tão didática!
@SigoViajando4 жыл бұрын
Nossa, perfeita a sua explicação Manu. Cada vez que eu vejo seus videos só comprova pra mim que a minha terapeuta tem feito um trabalho incrível junto comigo. E mais, seus videos me ajudam a refletir e vem pra agregar no meu processo. Obrigada por esse conteúdo que você produz aqui.
@marianafonseca11594 жыл бұрын
Vendo pela terceira vez seguida pra ver se consigo compreender e aceitar que preciso de uma ajuda. Pra mim é tão difícil falar das minhas dores até pra meus amores, imagina pra um estranho... queria um vídeo sobre como melhorar essa parte kkkkkkk se não for pedir de mais 🤦🏽♀️♥️♥️♥️ amo vocês flor e Manu
@carolinemodica99264 жыл бұрын
Oii Manu, adoro seus videos, adoraria ouvir e entender um pouco mais o teu ponto de vista sobre as diferenças do Freud e Jung.
@paulineaugust4 жыл бұрын
Nossa Manu! Teus videos tem sido um verdadeiro processo terapêutico, já que temos a periodicidade, o afeto, a falta de julgamento e todo o combo necessário para uma boa terapia! Haha Obrigada por nos ensinar com carinho!
@addle84 жыл бұрын
20:02 faz o vídeo com ele!
@miriamrd3 жыл бұрын
Achei o vídeo que eu precisava 🙏💚
@ShaolinMasterAlvi74 жыл бұрын
GRATIDÃO
@farel06064 жыл бұрын
Caraleo muito bom Manu, obrigado cara show de bola esse vídeo
@cleciopegasus4 жыл бұрын
Obrigado
@filosofada2 жыл бұрын
Mas algumas coisas são consequências de escolhas as quais precisamos nos autorresponsabilizar tbem…não em questão de culpa, mas de responsabilidade.
@liana32597 ай бұрын
Muito bom!
@fernnandasr4 жыл бұрын
Melhor vídeo do canal!
@ericoaliagacavaleiro956210 ай бұрын
Ajudou muito, obrigado.
@mysoraya7774 жыл бұрын
Winnicott 🥰 Achei bem útil este vídeo. Obrigada pelo cuidado em organizar este material e compartilha-lo 🙏🏼
@srabarreto53854 жыл бұрын
Eu amo uma quarta-feira... 😌
@niceiasousa98254 жыл бұрын
Tema delicadíssimo e abordagem cuidadosa. Como psicóloga esse vídeo me ajudou muito, assim como os demais, a repensar minha atuação. Obrigada, Manu. 🌸
@doclabo4 жыл бұрын
Comecei a assitir mas não vou terminar. Faço terapia, já participei da autoescrita, li algumas coisas do Freud, Jung, e afins, todos os filmes do Woody Allen, larguei tudo e fui conhecer o mundo com uma mochila nas costas, meditação... Nem sei mais o que estou procurando. Chega! Acabou! Cansei! Não quero mais me conhecer ou melhorar. Enough is enough
@mayaramelo95774 жыл бұрын
Poxa, realmente, vi muito do vide, concordei em muito, Adoro o Manu e acho tudo q ele fala pertinente. Mas as vezes, é só viver e nao se questionar...
@foxtrotecho95304 жыл бұрын
Mas ele fala sobre isso no vídeo, que não dá tb pra ficar só no processo de ler, reler, pensar, refletir, que é preciso em igual medida viver tb
@laisnaotais4 жыл бұрын
2 pastores terapeutas deram dislike no vídeo, rs. Brincadeira à parte.. excelente vídeo, Manu! Adoro os tapas na cara de realidade
@evangelinaintra1261 Жыл бұрын
Súper interesante!!! Obrigada
@larissaamorim21064 жыл бұрын
Manu posta de noite, e eu tão apegada aos doses diárias ainda , assisto só quinta de manhã haha