Já conheço a obra do Verger e adoro suas fotografias, sua etnografia, até sua personalidade e vida, mas nunca tive vontade de ler fluxo e refluxo, hoje tive interesse em saber se ele continha um tipo de informação que eu gostaria. Agradeço excelente apresentação!
@errancias Жыл бұрын
Oi, Laura! Que ótimo que gostou do vídeo, e ficou interessada pela obra - é mesmo um livro bem bacana! Obrigado pelo comentário, e bem-vinda ao canal ;)
@rodrigofernandes24796 ай бұрын
Comprei o livro faz um tempo. Confesso que fiquei com "preguiça" em ler, por conta de outros livros que já estavam "na fila". Contudo, mediante o seu vídeo, vou começar o mais breve possível. Aproveitar que estou de férias e deixar a "preguiça" de lado. Obrigado pelo o vídeo! Grande abraço!
@errancias6 ай бұрын
@@rodrigofernandes2479 que bom, Rodrigo! Espero que goste tanto da leitura quanto eu mesmo gostei quando li 🤗
@mariapauladesouzaturim20992 жыл бұрын
Também achei!
@nancyalves29562 жыл бұрын
Por que os iorubanos voltaram ?
@errancias2 жыл бұрын
Oi, Nancy! Olha, não lembro bem como coloquei isso no vídeo, então não sei se vou acertar bem na resposta à sua pergunta, mas aqui vai minha tentativa: várias pessoas que tinham sido escravizadas, ou eram filhas de escravizadas, conseguiram encontrar meios para viajar à África (onde, inclusive, influenciaram de maneira marcante na cultura de algumas cidades e regiões); dessas, houve algumas que não se adaptaram à vida na África, por motivos diversos (são continentes e culturas diferentes, afinal, e muitas delas haviam passado longos anos ou mesmo nascido no Brasil), e retornaram ao Brasil. As motivações serão diversas, variando de pessoa pra pessoa, né? Mas é interessante notar essas trajetórias, os tais "Fluxos e refluxos" entre comunidades africanas e brasileiras ao longo desse período.