Rômulo Santaray é a historia viva do forró. Além de entender os movimentos e viver os movimentos das bandas desde aquela época permanece em pleno auge com seus trabalhos solos. Uma verdadeira enciclopédia da musica e do forró.
@Givanilsonization8 ай бұрын
Muito bom ouvir uma opinião assim, de quem acompanhou todo o processo evolutivo do forró sem desmerecer os que vieram antes.
@Darlisonrodriguesoficial8 ай бұрын
Ne nao
@Somacho8 ай бұрын
*QUEM ACABOU COM O FORRO MESMO FOI XANDY AVIÃO SAFADÃO E AS BANDAS SERTANEJO TOCANDO NOS FORROS NO SAO JOÃO*
@Somacho8 ай бұрын
@@Darlisonrodriguesoficial*QUEM ACABOU COM O FORRO MESMO FOI XANDY AVIÃO SAFADÃO E AS BANDAS SERTANEJO TOCANDO NOS FORROS NO SAO JOÃO*
@chakalrocha83048 ай бұрын
Eu não faria um comentário melhor! Acertivo!
@BOLSONAROOPOSICAO8 ай бұрын
Parabéns Ao Rômulo é bom ouvir quem realmente entende do assunto, 👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷❤️❤️❤️👍👍
@rennatosilva30018 ай бұрын
Parabéns, Romulo, pelo destaque ao mestre Assisão e Jorge de Altinho.
@aciolyneto20888 ай бұрын
Luiz Gonzaga usou baixo e guitarra na década de 1970 em seus arranjos em várias músicas.
@wiltonmoura95698 ай бұрын
É claro que quando Assisão colocou o teclado no forró ele não tinha ideia como seria o resultado. Para que uma coisa aconteça ela precisa ser experimentada. Jorge de Altinho foi o primeiro a colocar metais no forró. E deu tão certo que outros copiaram. Que haja sempre evolução, mas com o devido cuidado para preservar as tradições. Nossa cultura é muito rica e precisa ser valorizada e não descaracterizada.
@djPreta8 ай бұрын
Jorge de Altinho se fez conhecido por fazer o Forró comercial com metais. Mas desde o início, lá nas décadas de 1950 e 1960, já existiam metais no Forró. Destaque pro excelente disco A Bandinha do Camarão, de Mestre Camarão, de 1981.
@Joaoimperador10897 ай бұрын
O cara de 20xanos se impressionando com a origem das coisas kkk quem sabe sas coisas são esse aí cara os mais velhos a juventude de hoje arcabouço o pais
@stefanymarquesdamaceno49598 ай бұрын
Esse corte tá muito perfeito! ❤
@marcelovalerio80838 ай бұрын
Cara que massa ...assunto top... parabéns... ganhou um inscrito
@candidosantosmirandamirand37258 ай бұрын
Só falou à verdade merece respeito 👏👏👏👏
@paulopms17 ай бұрын
Matriz com leite tem de juntar todos que fizeram parte nos DVDs... Igual CP que é uma banda diferente devido isto.
@ronaldonascimento65298 ай бұрын
Parabéns Rômulo pelo belíssimo trabalho, Deus abençoe
@marcelovalerio80838 ай бұрын
Tacando o like com força..❤
@MsRaimundolima8 ай бұрын
No início dos anos 70 quando tinha festa nos sítios o meu pai dizia: "Vamos pro samba!" E era o forró pé de serra nas palhoças das grandes fazendas.
@valdimirnunesdasilva83188 ай бұрын
Em Alagoas chamava se samba
@apollomatos-u6o7 ай бұрын
boa tarde. eu não conhecia esse cidadão palmas pra ele : eu assino em baixo tudo que ele fala sobre boa e a ruin : década de 70: 80 90 dali pra cá começou a algumas coisas que so toca porque paga ; aqui mesmo inventarão um ritmo chamado de pagode que na verdade não tem nada a ver com o verdadeiro pagode ;e sim baixaria não podemos comparar a música de Zeca pagodinho com essas coisas que tocam aqui ; letras que letras ? eu posso falar sobre esse tal de pagode porque fui motorista de trio elétrica : imagina aí vc ter que ouvir durante duas três horas dez músicas com duas notas musicais
@Silvio-ny6uz8 ай бұрын
Muito bom. Agora que estou ficando mais velho, esse assunto me deixa pensativo pra caramba. Recomendo o livro 'A Canção no Tempo' (2 volumes, aprox. 800 pág.). Se você for pesquisar como era o "Hit Parade" nacional de 100 anos atrás, a diferença é extrema. Os ritmos que dominavam eram: samba-choro, polca, marchinha, maxixe, bolero, tango, valsa... Dos ritmos que dominam hoje (funk, piseiro, hip hop, reggaeton, bachata...) quantos serão relevantes daqui a 100 anos? O rock & roll, que ditou moda durante décadas, hoje agoniza, seu potencial comercial caiu de maneira assustadora.
@diegomatosdf8 ай бұрын
Perfeita análise. Resumindo o que ele quis dizer: o Emanuel Gurgel profissionalizou o forro ao ponto de ser consumido não somente no Nordeste, mas em todas regiões do país e até fora. Ele pegou a fórmula ultrapassada (para a época) do forró do rei Luiz Gonzaga e “enfeitou”, “embelezou”. O resto é história.
@leandromelo24667 ай бұрын
Isso mesmo. Levou o Mastruz onde o forró sequer era ouvido. Quando que se imaginava, que entre 94 e 95, uma banda de forró lotaria com 100 mil pessoas o Vale do Anhangabaú, em São Paulo? Além de ficar em cartaz por duas semana no Canecão, no Rio, participou de um festival de cultura alemã, no Paraná, e levou o forró pra cima de um trio no Carnaval de Salvador… Mastruz foi, entre esses dois anos, fez tudo isso e ainda cravou o sucesso com mais de 15 milhões de discos vendidos nos 46 trabalhos lançados. Nenhuma outra banda fez isso até hoje.
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Assisão é um fenômeno! Assisão usou cuíca no forró! A bateria eletrônica, os solos de guitarra distorcida, a pegada rock. Assisão é patrimônio imaterial de Pernambuco. Jorge de Altinho foi quem fez a introdução dos Metais no forró. A batida do forró moderno foi tirada das lambadas do Pará, Alípio Martins, José Orlando, Eliane, o Mastruz pegou a batida, botou a sanfona, mudou o tema das letras e "criou" o que já existia.
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Escutem Forró das tamanquinhas de Assisão. Tem uma cuíca monstra.
@leocostaartistaplastico29747 ай бұрын
essa pegada é do hard rock americano, guitarra, bateria, bumbo forte, versões de baladas rockeira é o que mais se fez no forró.
@maurilliolimacantor8 ай бұрын
Muito Pelo Contrário: Vejo humildemente comentar da rara entrevista do meu modéstia parte faltando o (Meu In' Memória Primo o Próprio Luiz Gonzaga o Rei do Baião)... em sua entrevista ao Programa CONEXÃO quando perguntado sobre se a música que o: Genival Lacerda, Sandro Becker e demais faziam eram Forró. Ele CURTO E GROSSO disse: (DEIXA EU LHE DIZER UMA VERDADE: AONDE TEM SANFONA É FORRÓ. EU NÃO ME VEJO CANTANDO ESSAS MÚSICAS PQ EU SOU UM QUADRADO, MAIS SE O POVO GOSTA E APLAUDE, NÓS TEMOS MAIS É QUE APLAUDIR). 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Salve o Forró e suas Vertentes e ecléticas diversidades... 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@JoseZe-f4z8 ай бұрын
O cantor Assisão principalmente nos anos 80 juntamente com o excelente baterista Douglas começou revolucionar o estilo do pra quem não conheceu o Douglas ele era um baterista fantástico , bom de pedal,de simbal bom de arranjos,por exemplo vários arranjos de bateria o excelente Carlinhos Papaléguas colocou na limão com mel Douglas ja fazia nos anos 80 pena que naquele tempo não tinha a facilidade de registrar as coisas como hoje quem nunca ouviu dar uma pesquisada nos trabalhos de Assisão nos anos 80 que vcs vão ver a banda de Assisão tinha , bateria, guitarra com efeito de rock contra baixo , teclados e sanfona
@rennatosilva30018 ай бұрын
Assisão e Jorge de Altinho revolucionaram o forró.
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Lembro do Douglas na Banda Planeta Terra. Pesadão o som dele. Cara, esses músicos ajudaram a fazer de Assisão o fenômeno que foi de 1985 até 92. O cara fazia 50 shows no São João! Lembro como hoje que viajavam em 2 Kadets para fazer shows. Grande Douglas! Está entre nós ainda?
@CSLIVESHOW7 ай бұрын
Ele esqueceu de falar de cantores que surgiram antes da mastruz com leite... E que já faziam sucesso naquela época, José Orlando, Eliane, Alípio Martins, Cassiano Costa, Mardônio, Luzirene do Cavaquinho, Nonato do Cavaquinho... Todos esses e muitos outros foram os verdadeiros pioneiros no forró eletrônico Cearense... O Mastruz só aperfeiçoou o forró regge.
@josedantas89723 ай бұрын
Só que nós anos 60 não tinha a repercussão que ficou depois dele.
@Walber798 ай бұрын
Banda pode ser mas Eliane já fazia forro nesse estilo
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Isso mesmo! Só não se intitulava forró, era uma espécie de lambada brega junto com Alípio Martins, José Orlando, Beto Douglas, Beto Barbosa. O Mastruz só colocou a sanfona e mudou as temáticas das letras.
@casemirosilvaneto56547 ай бұрын
Grupo tem a ver com o numero de integrantes. Banda tinha um numero maior de componentes.
@jaslanofontes_7 ай бұрын
O próprio Ritchie na década de 80 já tocava em uma de suas músicas uma batida parecida com o forró da década de 90 a música em questão era: PRA CONFESSAR TE CONVENCER.
@natanmelo8587Ай бұрын
A crítica dos anos 90 no sudeste era que o Mastruz com Leite era rock com sanfona, por isso que veio o CD Rock do Sertão em 1994.
@jaslanofontes_Ай бұрын
@@natanmelo8587 isto não é uma crítica e sim uma observação construtiva pôs foi isto mesmo ki o forró tradição adquiriu outros ritimos para enriquecer aínda mais sua musicalidade e assim sair da monotonia rotineira de só zabomba, triângulo e sanfona no início da década de 90 apesar ki na década de 80 já se via um pouco destas transformações não muito certa no forró então parabéns 👏 aos sulistas por terem feito está observação do forróck forró misturado com rock dos anos 90.
@lostgenerat83887 ай бұрын
Interessante o Rômulo ter mencionado até Jovem Guarda como influência. Ouçam a música 'Meu Bem, ao Menos Telefone' de José Roberto (1971). Digam se a batida não é idêntica à do chamado "forró eletrônico".
@fredesbarros8 ай бұрын
Aqui em Recife no forro chic foi feito uma festa de 24 horas de forro começou as 22 horas do sábado e terminou no domingo às 22 horas.
@fredesbarros8 ай бұрын
As bandas de antigamente são bem melhores que a de hoje,o negócio agora é colocar o caneco pra cima.
@gilbertojunior1328 ай бұрын
Mano tristeza maior é que não sobrou nenhuma casa ou clube de forró daquela época. Único que sobrevive em ruínas é o parque do vaqueiro! 💚💚
@celino_29378 ай бұрын
Rapaz acho que Luiz Gonzaga ate engoliria esse forro dos anos 90, mas duvido ele engolir o tal do piseiro kkk
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
O que fazem hoje não tem nada de forró! É um hibridismo da música baiana com o vaneirão. A sanfona quase não aparece e só usam para se apropriar do título de forró e tocar nas festas.
@MsRaimundolima8 ай бұрын
É isso mesmo. @@cristianoguilherm100
@marcio99_8 ай бұрын
O atual né? Anos 90 era muito melhor que o de hoje @@cristianoguilherm100
@marcio99_8 ай бұрын
Piseiro não dá
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
@@marcio99_ Verdade!
@agroCesarHenrique7 ай бұрын
O termo forró quando se é do inglês é algo bom, mas quando se vê no forrobodó vira bagunça! Todo época temos9 evoluções no forró, não que a evolução seja pra o bem, mas ela vai sempre existir.
@RubensEliasprofessor8 ай бұрын
Maravilha toda essa transformação no forró. Se nao tivesse se adaptado ao contemporâneo, teria se perdido. E o mais importante: tem publico. Simples assim.
@jairoarquinodelima52178 ай бұрын
Luiz Gonzaga se "perdeu"?, Trio Nordestino se "perdeu"?! Sim estilo "de forró" a partir de Mastruz com leite tem público sim, toda moda tem público, a pisadinha teve público, como o piseiro tem. Como Jojo Todynho e o "estilo" dela tem. SIM O VERDADEIRO FORRÓ AINDA TEM PÚBLICO...
@RubensEliasprofessor8 ай бұрын
@@jairoarquinodelima5217 onde falei que não tem?
@minhanobreza8 ай бұрын
@@jairoarquinodelima5217E pra provar temos o Festival de Itaúnas e o Rootstock (devem ter uns 20 anos já) e fora todos os outros festivais pelo país como o Nata Forrozeira e outros...
@Somacho8 ай бұрын
*QUEM ACABOU COM O FORRO MESMO FOI XANDY AVIÃO SAFADÃO E AS BANDAS SERTANEJO TOCANDO NOS FORROS NO SAO JOÃO*
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Onde assino? Concordo plenamente!
@MsRaimundolima8 ай бұрын
Quem disse que Xande e Safadão cantam forró? Como disse o Beto Barbosa: "essas músicas de hoje é lambada misturada com axé, não tem nada de forró".
@Somacho8 ай бұрын
@@MsRaimundolima pior e que ele usou nome do forro e canto FUNK
@miguelfigur59658 ай бұрын
SI MANUEL GURGEL NO FISESE ESSA MUDANÇA O FORRÓ TINHA ACABADO TÁVA NO SUSECO LAMBADA PAGODES SERTANEJA A MÚSICAS TAVA UM SUSECO IGULINDO O OUTROS DEPOIS DO MATRIZ COM LEITE 🥛 FOI UMA EVOLUÇÃO MÚSICAL
@tiagoguru6 ай бұрын
9:43 Luiz gonzaga morreria hoje (novamente) se visse que o forró, tanto do seu jeito de tocar como o do movimento oxente music, morreu completamente!!!! Nada do que há no mercado hoje é forró!!!
@pirulitopercussionista32067 ай бұрын
A verdade é que largaram as raízes, largaram o verdadeiro forró pra viver de aparência e nadando em grana e status,só queria que esses artistas criassem vergonha na cara e deixassem de usar o nome forró que pertence a quem realmente toca.
@ritmoplay66588 ай бұрын
Leiam o livro Hit Maker, como nascem as tendências de Derek Thompson.
@adm_culturas_nordestina10218 ай бұрын
Baita entrevista. Limão com mel na minha opinião, e a melhor banda de forró dos anos 90 em termos de arranjos de criatividade dentro da musicalidade do forró moderno.
@DavidRochaa908 ай бұрын
Pegando o trem andando
@Erivaldomarinho-h6d8 ай бұрын
Esse cara é uma enciclopédia
@Leonzinho10008 ай бұрын
No tempo de Luiz Gonzaga ir pro forró, era ir pro pagode e não samba, como ele citou.
@mariomusico20108 ай бұрын
O entrevistador mais perdido que cachorro quando cai de uma mudança!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@gilbertojunior1327 ай бұрын
Não sei entender. Natinho da Ginga disse que quem criou o eletrônico foi ele. Emanuel disse que foi ele quem criou primeiro kkkkkkk
@paulolongcompositorlong18568 ай бұрын
Tem que existir as mudanças Porque se não mudar fica tudo A mesma coisa E o bom é que deu certo Parabéns pro forró e toda as suas vertentes.
@rennatosilva30018 ай бұрын
A Mazurca continua bem viva ainda no interior pernambucano.
@italo_spotter8 ай бұрын
Eu acho meio perigoso falar que o público "determina" o que é bom, pq agnt sabe que os MCM influenciam no gosto público e hj isso se dá através dos algoritmos nas redes sociais. Hj se vê cada coisa fazendo "sucesso" que nós temos que questionar sim se o que e feito é de fato melhor
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
O público acaba consumindo o que impõem a ele com a massificação. O que vai matar o forró é isso.
@christophemagnun85698 ай бұрын
Ferreira é um "monstro".
@edinilsonsilva56008 ай бұрын
E O MESTRE PAULO NEY FICA AONDE NESSA HISTÓRIA?
@chagassantos94688 ай бұрын
Hoje dia o que Xandy Avião, Wesley safadão faz, não é a evolução do forró, é a destruição total do forró,o que hj esses caras fazem, é totalmente diferente do que o mastruz começou nos 90, tá muito mais pra ritmos baianos do que o chamado forró eletrônico,se nos 90 ja se fazia críticas pesadas ao novo forró eletrônico do mastruz, que na minha opinião tem obras primas feitas pela saudosa Rita de Cássia, Ferreira Filho e outros grandes letristas, imagina se vissem hj o que essa turma do Safadão e companhia transformaram o forró,acho que o Gonzagão bateria palmas para o mastruz👀
@williamfilhooficial28168 ай бұрын
Cara, vc realmente entende. Porém, O forró pé de Serra persiste até Hj com Mestrinho, Trio Dona Zefa, Bicho de Pé, Forróçacana, Ó do Forró, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino e por aí vai. em sua maioria Banda. Nando Nogueira que Tem uma banda fantástica o acompanhando, e Os Eventos de Forró São Públicos diferentes. E pra falar de Arranjo Elaborado, Não dá pra não falar do Mestre Dominguinhos, Camarão, Genaro... Com todo o respeito. Esse forró moderno, de 4 notas não de compara com um arranjo que Eles fazem... Cada um na sua , forró Eletrônico na sua e o Pé de Serra com sua galera Falamansa merece uma versão honrosa que fez a galera conhecer o Forró pé de Serra
@DavidRochaa908 ай бұрын
Só falta disse que foi ele inventou o forró
@UbiratanAbreu8 ай бұрын
Parabéns nada, faltou completamento respeito a Assisão
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Assisão revolucionou o forró. Ele é Jorge de Altinho.
@ademirmelo49137 ай бұрын
Se canalizar direito o chiclete com banana colocou teclado e rifes de guitarras no forró nos anos 80
@casemirosilvaneto56547 ай бұрын
Está faltando mais informação da parte do entrevistado. Tem que ler mais, muito mais mesmo, sobre a historia da musica brasileira. E, no seu caso, do forró tradicional e contemporâneo.
@henriquecosta6288 ай бұрын
Eu fui um que chegava 11:00 da manhã e saía 10:59 da noite.
@lailsonpercusa91878 ай бұрын
Queria saber porq essa primeira pegada do Forró no meio e chamado de forro reggae😅
@NatanOliveira7678 ай бұрын
invenção da A3 pra separar a geração de bandas dela (Aviões, Solteirões, Forró dos Plays) que tocavam "mais acelerado", em relação às bandas da AM e da SomZoom, em tese com uma batida "mais devagar". Como o padrão de bpm não variava, batizaram de "forró reggae".
@minhanobreza8 ай бұрын
14:22 Muito infeliz no comentário, definiu o que é "melhor ou pior" com base na sua etnocentria. ELE acha que é melhor, eu e, todos os frequentadores dos festivais de forró (Itaúnas, Rootstock, Nata Forrozeira e outros tantos), certamente permaneceríamos prestigiando e curtindo o velho e atemporal PÉ DE SERRA. O dono da razão, fez a analogia dos choques de gerações, mas não se atentou que para os que criticam hoje existe uma diferença gigantesca, temos acesso ao material de 2 séculos de "choques de gerações", logo, fica fácil identificar que o que se produz hoje é infinitamente mais pobre (em todos as esferas) do que o que se produziu outrora. Essa fato nos dá autonomia de comparação e o Velho Gonzaga ainda é referência passeando por várias gerações, esses outros tantos, estão caindo cada vez mais no esquecimento. xande aviões (e todos seus contemporâneos, dessas músicas aqui ditas comomoernas) tocarão em todo Brasil daqui 50 anos??? P.S.: Bartô Galeno, Roberto Carlos... ainda tocam!
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Comentário maravilhoso! ❤❤❤
@RubensEliasprofessor8 ай бұрын
Eu lembro do maxixe
@allancaymi6 ай бұрын
A bateria eletrônica, metais e guitarra, não necessariamente, faz esse forró eletrônico mencionado. A batida sim, diferente, muitas vezes de mau gosto, diga-se de passagem, é que os diferencia! A qualidade musical dos forrozeiros e de suas produções dos anos 80 são infinitamente superiores às bandas. É só ouvir e comparar!
@allanbrunoprofile28 ай бұрын
pra quem toca é um inferno tocar 5 horas por um mizero cachê , 3 horas ja é muito kkkk
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Mas sempre foi assim! As bandas baile tocavam de 11 da noite até 4 da manhã com um intervalo de 40 minutos.
@silviolima71478 ай бұрын
Evolução kkkkkkk
@RubensEliasprofessor8 ай бұрын
Messias Holanda é dos anos 70. Minha mae cantava pra eu dormir.... Kkkkkkkkkkkkkkkkk
@YuambrunosoaresDemelo8 ай бұрын
Foi o início da decadência da música brasileira, hoje o cara toca um teclado vagabundo em beira de estrada e faz sucesso, sem letra, melodia, desafinado ou seja, uma merda!
@RubensEliasprofessor8 ай бұрын
Como assim tu num conhece q mazurca?
@Darlisonrodriguesoficial8 ай бұрын
N tenho ideia do q seja
@elderjuniorelderbarboza85488 ай бұрын
Natinho da ginga colocou instrumentos musicais antes não existentes no forró,os anteriores não tinham essa ousadia
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Assisão usou uma cuíca no forró.
@natanmelo8587Ай бұрын
Assisão fez primeiro, existe até uma música chamada forró do futuro ele citando os instrumentos.
@catimbum8 ай бұрын
Vc tá redondamente enganado que o Forró era discriminado. Procure pesquisar melhor antes de expor suas besteiras. Você não entende nada de FORRÓ.
@Darlisonrodriguesoficial8 ай бұрын
o cara se criou na soomzom sat, mas tu quer saber mais do que ele né? kkkkk.... ok
@catimbum8 ай бұрын
@@DarlisonrodriguesoficialEle pode ter criado em qualquer lugar, mas essa história que ele falou do forró, nada é verdade nem a história da origem da palavra FORRÓ.
@elderjuniorelderbarboza85488 ай бұрын
Forró maior foi a primeira banda exclusivamente de forró,o que existia antes era baile, só não sabia que mastruz com leite tinha sido uma banda baile,mas forró mesmo a primeira foi forró maior,natinho da ginga não é mentiroso
@cristianoguilherm1008 ай бұрын
Aí no Ceará! Em Caruaru desde os anos 70 tinha a Bandinha do Camarão.
@Hugo-ip3oj8 ай бұрын
Seu podcast é muito ruim cara
@williamfilhooficial28168 ай бұрын
Cara, vc realmente entende. Porém, O forró pé de Serra persiste até Hj com Mestrinho, Trio Dona Zefa, Bicho de Pé, Forróçacana, Ó do Forró, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino e por aí vai. em sua maioria Banda. Nando Nogueira que Tem uma banda fantástica o acompanhando, e Os Eventos de Forró São Públicos diferentes. E pra falar de Arranjo Elaborado, Não dá pra não falar do Mestre Dominguinhos, Camarão, Genaro... Com todo o respeito. Esse forró moderno, de 4 notas não de compara com um arranjo que Eles fazem... Cada um na sua , forró Eletrônico na sua e o Pé de Serra com sua galera Falamansa merece uma versão honrosa que fez a galera conhecer o Forró pé de Serra