Pra mim é arte. Dependendo da fotografia, e do artista, é claro. Eu amo Man Ray e Dora Maar, que literalmente montavam cenários e composições tal como quem pinta um quadro, não havia registro cotidiano, mas sim o registro de uma ideia.
@juliacunha69874 жыл бұрын
Acredito que algumas fotografias são artísticas e outras não, assim como alguns quadros são artísticos e outros não. Não acho que o meio por si só é capaz de determinar se o que foi criado é arte, mas o modo como esse meio é utilizado. De fato, não acredito que todas as fotografias produzidas são artísticas, mas algumas são (e temos bons exemplos nesse vídeo). Para mim, arte é aquilo que nos eleva, não importa se x artista usa tinta, pedra, linha, máquina fotográfica, scanner... não é o meio em si, mas como esse meio é utilizado. Bom, acho que uma boa forma de pensar a respeito dessa questão é ver as fotografias de Bisilliat, Rio Branco, Firmo, Salgado... No meu caso, quando as vejo não tenho dúvida nenhuma: é arte. Esses fotógrafes, assim como tantes outres, têm uma linguagem própria, uma forma particular de capturar o mundo e de nos revelá-lo. De qualquer forma, é sempre muito bom ver e ouvir outras opiniões sobre o assunto! Grata e xerosss
@Dhyegolima4 жыл бұрын
Julia... I love u. Obg por transcrever meus pensamentos nas suas palavras. Arte independe do recurso que se utiliza. Ou parafraseando Kant: "beleza é aquilo que que agrada sem interesse". Arte não é só beleza, mas tem a capacidade de mexer com as nossas emoções, e isso a fotografia também tem.
@juliacunha69874 жыл бұрын
@@Dhyegolima Isso! Vamos juntess
@eubrunoss.4 жыл бұрын
Precisei assistir ao vídeo duas vezes para formar uma opinião sobre a visão do autor. Achei válidas todas suas colocações, mas continuo acreditando que é possível sim fazer arte à partir da fotografia. Claro que nem tudo que fotografamos é arte, mas conheço profissionais incríveis que vão além do ato de apertar o botão da câmera me fazendo sentir e pensar seus registros.
@ane34974 жыл бұрын
Bem, eu já li, pesquisei e assisti várias coisas que abordam o tema da arte (e entre outros assuntos). E desde muito pequena tenho as minhas percepções e aprendi muita coisa apesar de apenas ter 16 anos rs!!Eu amo a arte e ela está presente comigo sempre, acredito eu que ela se manifesta e canaliza em pequenas coisas como fotografia, pintura, arquitetura, sentimentos, textos/poesias, momentos e até mesmo na própria natureza. Acho que essa visão de oque é ou não é arte uma visão pessoal de cada pessoa e observador.
@luiss513 жыл бұрын
Vivi, comprei esse livro em 2011 comecei a ler mas não terminei porque achei meio confuso mas agora vendo o seu vídeo e lendo os excelentes comentários sinto vontade de recomeçar a leitura bem mais motivado. Obrigado.
@DanielaGandra4 жыл бұрын
mas que vídeo maravilhoso, obrigada por trazeres esse tema que me tanto ao canal! como fotógrafa, acredito que temos nas mãos a capacidade de eternizar um momento para sempre. vive muito da memória, da nostalgia e da nossa percepção daquela situação ou pessoa ✨ e isso... é mágico
@CristianoGable4 жыл бұрын
Uma provocação: Tanto John Berger quanto a Susan Sontag e até Roland Barthes falam de Fotografia como uma entidade única, algo à parte do fazer artístico. A fotografia ou os diferentes atos da fotografia podem abranger diferentes universos dentro da arte com propósitos diferentes e roupagens diferentes, como ferramenta para um suporte ou não. Engraçado pois posso afirmar que nenhum deles foi fotógrafo mas todos já fizeram fotos. Não quero contrariar nenhum deles, longe de mim, mas precisamos levar essa discussão a um diferente patamar, a fotografia e o seu papel na sociedade mudou muito nos últimos anos, não podemos somente vê-la com os olhos de alguém que a viu há mais de vinte anos.
@pauloescrevendocomluzmemor51243 жыл бұрын
concordo plenamente com sua posição
@marilia15464 жыл бұрын
Por favor busca pela Diane Arbus! Fotógrafa independente e marginal, simplesmente incrível o trabalho dela!
@isisoliveira67964 жыл бұрын
✨Lista de fotógrafos muito fodas para quem quer entrar mais nesse mundo da fotografia ✨: 📌E vamos começar pelos brasileiros : ✨Gertrudes Altschul - fotógrafa muito importante no cenário brasileiro e mundial, as fotos dela são mais para tem gosta de um estilo moderno e minimalista, a técnica dela de “ print “ é incrível e imediatamente reconhecível. ✨Vik Muniz - Artista muito divertido e brincalhão com as obras, em suas fotografias ele brinca com o que nossos olhos estão vendo realmente, nos obrigando a olhar mais a fundo para a foto até entender toda sua configuração. Sou particularmente muito fã de suas obras, realmente nos força a olhar cada vez mais adentro. ✨Sebastião Salgado - O grande favorito de muita gente e, de fato, um grande fotógrafo. Suas obras em preto e branco evocam uma emoção sem igual, As séries Gênesis, Outras Américas e Kuwait, são inigualáveis e me deixam sempre sem palavras ele remonta uma realidade diante dos nossos olhos. 📌Estrangeiros : ✨Gordon Parks - para quem curte uma fotografia documental, Gordon é uma escolha certa, fotógrafo negro que retratou a história das guerras de gangue que estavam se perpetuando em Harlem , por volta de 1940, além de muitos outros trabalhos fodas sobre a questão racial. ✨Dorothea Lange - Também documental, principalmente no contexto da grande depressão em meados dos anos 40, inclusive a famosa foto da “mãe migrante” é dela. Suas fotos são incríveis e inseridas no contexto ficam ainda mais ... ✨Ansel Adams - Sei tipo de fotografia é mais onírica ( na minha opinião) as paisagens desertas parecem flutuar no tempo, para mim são como retratos de um sonho muito antigo e distante. Se você curte Sebastião Salgado, pode ser que também se apaixone por ele kkkkk. ✨Edward Steichen - A fotografia começa a ficar mais acessível e ainda não é vista como arte, e Steichen conseguiu por meio de sua técnica, tornar a foto algo verdadeiramente artístico e diferente de todas as fotografias de sua época. Suas fotos parecem pinturas e isso se dá a sua técnica de revelação da imagem. É um fotógrafo com uma técnica que não vemos muito hoje é que vale muito a pena conferir, é uma atenção ao detalhe é uma delicadeza ... Poderia falar por anos desses e outros kkkkk mas vou encerrar a lista por aqui ! Espero ter ajudado alguém a redescobrir o mundo da fotografia!!
@luciaandradedossantos98694 жыл бұрын
Adoro esses momentos de reflexão sobre a arte, é sempre bom trazer esses pontos de vista. Vou procurar alguns textos e/ou livros sobre esse tema. Legal ter lembrado de Vivian Maier, fui numa exposição dela há alguns anos.
@flavv1234 жыл бұрын
Uma fotógrafa que faz um trabalho lindo e poético se chama Tuane Eggers, de Porto Alegre. ela cria sobreposições impressionantes, explorando o universo dos fungos e da natureza num geral. Vale muito a pena conhecer, o instagram dela é @tuane.eggers
@m.angelo92124 жыл бұрын
fiquei pensado nessa frase do fim do texto sobre como a fotografia pode ser usada por nós e contra nós, obviamente pelo periodo na qual foi escrito ela n esta falando sobre nude mas se encaixa perfeitamente naquilo q estamos vivendo hj em dia magnifico!!
@ArmandoVernagliaJunior4 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, obrigado por trazer esse conteúdo. O grande dilema da fotografia, e que é o que parece dificultar a análise mesmo de grandes especialistas, é o fato da fotografia poder cumprir diversos papeis na sociedade, de memória pessoal dentro da casa de todo mundo, de afirmação pessoal nas redes sociais, até arte na parede de galeria ou museu, passando por registro histórico, documento, testemunho, com maior ou menor grau de criatividade, com maior ou menor grau de relevância documental, com maior ou menor entendimento artístico... ou seja, é extremamente amplo o leque de opções que a fotografia atende, assim ela pode ser arte, ela pode ser documento, ela pode ser registro, ela pode ser opinião e ela pode não ser nada disso. A fotografia em si, não é necessariamente nada, mas pode ser isso tudo. Um livro fundamental nesse sentido é o A fotografia: entre documento e arte contemporânea do André Rouillé.
@rodrigokatayamafotografia4 жыл бұрын
Sergio Larrain, Bill Brandt, Fan Ho, German Lorca, Ernst Haas, Edward Steichen, Minor White, Andre Kertesz, W. Eugene Smith, Anne Brigman, Saul Leiter
@amandacavalcanti57694 жыл бұрын
Pertinentes reflexôes! Amo fotografia e fotografar, incrível seu trabalho, não canso de assistir! Vida longa!
@usinaemporium4 жыл бұрын
Esse texto de 1968 ainda carrega uns adjetivos muitos mórbidos em relação ao Museu. Tem fotografias q foram/são ampliadas nuns suportes tão especiais e/ou são antigas/icônicas q viraram objetos de Arte. Pensar em arte é pensar mesmo no Sagrado e aquela foto da gente quando criança, cheia de marcas do tempo é um objeto de culto e é arte sim!
@luanavelino58504 жыл бұрын
Esse argumento inicial, citado por vc e usado por ele, me faz lembrar "valor de culto" e "autenticidade" que fazem parte do significado de "aura" citado por Walter Benjamin em "obra de arte na era da reprodutibilidade técnica". Super indico essa leitura.
@Candy-wd3bs Жыл бұрын
Depende, há vários estilos de fotografia, tem a fotografia artística tbm, crio fotos melancólicas e filosóficas e me considero artista, não precisa ser algo raro pra ser arte, às vezes a arte está nas coisas simples mas às vezes não percebemos isso, uma composição na fotografia muda muita coisa...
@jornalistarenatarosa42054 жыл бұрын
Arte tá em todo lugar, não sou nenhuma especialista, mas parece uma crítica elitista, tipo da época q cultura só levava em conta a arte erudita. Viva a arte popular! Viva a arte de rua! Viva Sebastião Salgado! Viva Banksy! Viva Bispo do Rosário!
@danielmattosdm4 жыл бұрын
Mas foi justamente isso que o vídeo falou, da minha interpretação.
@darioctjr98293 жыл бұрын
Concordo plenamente
@sacmnds Жыл бұрын
O vídeo fala exatamente isso. Chocado que você meteu Sebastião Salgado e arte de rua na mesma frase como se ninguém fosse perceber
@johnoliveira30754 жыл бұрын
Viviii, eu gostaria mtt de ver vc falando dos paralelos entre arte e design. Como é um assunto complexo, poderia render bastante. Abraçossss 🥰
@juliamagnoniroque81854 жыл бұрын
Ai mulher, amo tanto assistir seus vídeos!!! Eu faço faculdade e esse período de EAD não tá nada fácil. Seus vídeos são um conforto pra alma!!
@adeildomagalhaes57184 жыл бұрын
É uma felicidade ver os vídeos desse canal!
@marcoscarvalho52794 жыл бұрын
O livro é incrível. Já tinha feito a leitura de alguns textos. Agora, vou terminar... valeu!
@xcxtinarocha4 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, Vivi! Me lembrou muito de umas discussões acerca da moda, da arquitetura e do design serem ou não arte e do fato de eu nunca ter feito esse questionamento quanto à fotografia
@TacioPhilip4 жыл бұрын
Além disso, tenho pensado atualmente sobre como é covarde a ação de alguns fotógrafos, galerias e museus em negar a reprodutibilidade da fotografia, a numerando e limitando sua tiragem, a convertendo à força em mais um produto facilmente aceito pela industria cultural no mercado da arte. Acho que isso mostra como tem muito "fotógrafo" que é muito mais um comerciante que alguém que realmente sabe jogar com as características que a fotografia apresenta, principalmente a digital.
@thiagocordeiro67524 жыл бұрын
Muito interessante o ponto desse moço, e pensando melhor até concordo com ele em vários coisas, mas creio que não é que a fotografia não seja arte, de fato, mas que ela pode ser uma arte - de acordo com as circunstâncias expostas -, dependendo das intenções que esta se aplica, e talvez seja a beleza da mesma.
@caiodlimaM4 жыл бұрын
meo, eu adoro esse teu sorriso. um dos meus fotógrafos favoritos é o william egglestone. ele tem um trabalho em cores muito interessante. nao sei explicar o pq, mas a foto que eu mais gosto dele é a de um teto vermelho. tem outra de um velocípede na frente de uma casa, que me faz lembrar da tenra infância.
@CristianoGable4 жыл бұрын
Sugestão de fotógrafos: - Julia Fullerton-Batten - Gregory Crewdson - Erwin Olaf - Evelyn Bencicova - Danny Bittencourt - Coletivo Duas Marias Assim como o site Lensculture.com e a revista Zum de fotografia.
@gabrielamekhitarian69794 жыл бұрын
esse ano, talvez inspirada pelo seu vídeo sobre a Susan, mas também pq venho lendo algumas coisas dela, li o Sobre fotografia e depois o do Barthes (mais uma vez, também venho lendo bastante a obra dele). Ainda não li nada do Berger, mas esse vídeo me animou! Espero que você faça um sobre A câmara clara!
@gabrielamekhitarian69794 жыл бұрын
5:25 me lembrou bastante o que a Susan Sontag fala sobre esse uso ético da fotografia, inclusive!
@gabrielamekhitarian69794 жыл бұрын
5:25 me lembrou bastante o que a Susan Sontag fala sobre esse uso ético da fotografia, inclusive!
@JulioBomfim4 жыл бұрын
Ser ou não arte tem muito mais a ver com a intenção do autor + impressão expectador do que com formato, suporte, reprodutibilidade, técnica, composição etc. Alguma conceitos dos anos 60 tentaram afastar a fotografia expressiva das balas artes, mas certamente um entendimento conceitual mais atual (talvez num próximo vídeo) possa elucidar questões que encaixam linguagem fotográfica em várias funções, entre elas a de expressão artística.
@vagnerrodrigues56064 жыл бұрын
Vivi, tem momentos que essas informações me cancelam. Mas você é imbatível na foto! 👽 🙏🏻
@renanantonietto4 жыл бұрын
Sabe Vivi o texto pré arte contemporânea. Hj tem fotografias em todos os grandes museus de arte moderna e contemporânea, nas bienais tem sempre muitas fotografias... No Brasil e quiça no mundo sempre vem expo de grandes fotógrafos. Certamente fotografia mudou a arte principalmente implodindo com essa ideia de belas artes (o texto do Berger é um inicio disso). Fotógrafos: Mario Cravo Neto, Juan Fontcuberta, Rosangela Renno, Hilla Becher, Sophie Calle e Jeff Wall. agora livros sobre fotografia te indico do Joan Foncuberta são fáceis, problematizadores e instigantes, outros mais parrudos Estética da fotografia do Francois Soulages e A Fotografia entre o documento e a arte contemporanea do Andre Rouille. Eu gostei do seu video, me fez rever dar uma relida e pensar no autor e na imagem. Satisfacao quero ver mais de fotografia. ;)
@MM-sy8pl2 жыл бұрын
Poderia, por favor, fazer um vídeo sobre o capítulo no qual Berger fala sobre Susan Sontag.
@camivalerim4 жыл бұрын
Eu adoro os teus vídeos sobre fotografia!
@marinesveiga7044 жыл бұрын
Oi Vivi! Nunca pedi nada, fala da Tina Modotti. Conheci ela a alguns anos lendo Alberto Manguel e fiquei empolgada com sua biografia e engajamento.
@julianabarros74964 жыл бұрын
Tem um fotógrafo talentosíssimo que eu descobri esses dias, ele se chama Henri Prestes! O ig dele é @henrifilm e vale a muito a pena conferir pq as fotografias dele tem o poder incrível de teletransportar quem as vê pra lugares inimagináveis
@MariaTorres-qn3rc4 жыл бұрын
Amei a opinião desse cara concordo com ele sobre a fotografia.
@renatodoho4 жыл бұрын
Um mais atual que gosto é Gregory Crewdson que deve ser meio polêmico pois suas fotos são criadas por ele, como um filme. Tem um doc legal sobre o trabalho dele, Gregory Crewdson: Brief Encounters.
@luisrogeriosodre93624 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Sugiro veja o trabalho do fotógrafo ingles Michael Kenna, creio que seja o maior fotografo paisagista da atualidade. Suas fotografias minimalistas são como poemas.
@carolineazevedo67514 жыл бұрын
Vídeo sobre o Barthes, pf vivi! ✨
@gabrielcorreia41934 жыл бұрын
O pai de Hélio Oiticica, José Oiticica Filho, é um dos meus fotógrafos modernistas preferidos, o trabalho dele é espetacular
@marciobazante50894 жыл бұрын
Esse raciocínio do Berger explodiu minha cabeça, e adorei! haha Adorei o vídeo
@pauloescrevendocomluzmemor51243 жыл бұрын
Realmente a visão dele tem muito sentido. A arte fica aprisionada ou encastelada em "sacros" espaços que para muitos não pode ser acessível. A fotografia pode sim ser vista como arte, mas não aquela que rotulamos e precificamos, damos valor monetário, ela torna-se popular e e replica infinitamente, e para ser arte no conceito mais convencional deveria ser obra única. Mas sou a favor de exposições de trabalhos fotográficos e ter obras fotográficas em museus sim, pois fica a realidade cotidiana adentrando os "sacros" espaços da arte clássica
@feliperpacheco2314 жыл бұрын
Complicado escolher uma/um fotógrafa(o) favorita(o). Prefiro escolher um grupo deles, e assim dizer sobre a escola de dusseldorf, em específico uma turma dos meados dos anos 1980 que foram alunos do casal Becher. Entre eles Cândida Hoffer, Axel Hutte, Thomas Struth, Andreas Gursky e Thomas Ruff. Sem contar o trabalho do próprio casal de professores que caminhava entre a escultura e a fotografia. Adoraria um vídeo sobre esse pessoal 🧡
@bernardooliveira63644 жыл бұрын
Nan Goldin, Cindy Sherman, Jacob Que Sobol
@marcogobatto74024 жыл бұрын
Para atualizar a discussão sobre se algo é ou nao arte vale muito a obra de Arthur Danto. Gostei muito do vídeo... Mesmo não estando de acordo com os argumentos. Ganhou mais um inscrito.
@paulo-kx1xr4 жыл бұрын
eu não tenho muita coisa pra acrescentar pq não tenho tanto conhecimento quanto as outras pessoas das quais li os comentários, mas eu acho sim que foto é arte, pois conseguimos expressar muitas coisas através delas. é interessante o questionamento de não terem levado-as aos meus e etc, porém creio que dependeu muito da época em que o pensador estava, pois antes mesmo de ver esse vídeo eu já havia ido a um museu de fotografia o que ajudou a construir a ideia de que ela poderia sim ser uma coisa valiosa
@fernandolisboa84 жыл бұрын
Claro que é arte se transmite uma ideia, um sentimento ou um prazer através de uma imagem é arte!
@AnaLauraBonzanini4 жыл бұрын
Definitivamente um pensamento crítico muito bem estruturado, em alguns momentos pareceu me convencer, mas...discordo. Interpreto a fotografia como arte, não toda e qualquer fotografia, mas ainda sim arte, técnica, composição e manipulação. Interessante enxergar por outro ponto de vista, obrigada pelo vídeo, Vivi!
@usinaemporium4 жыл бұрын
Lá vou eu concordar q fotografia é somente um meio. Um instrumento de revelação!
@henri60294 жыл бұрын
Mt fã dessa mulheeerr
@Alfabile14 жыл бұрын
Acredito no poder da fotografia como arte, como linguagem e expressão, como adorno à realidade ou até mesmo sobre recriar uma realidade. Acredito na fotografia como alusão ao mundo imaginário pertencente a cada um. Acredito na fotografia como arte por todas as suas subjetividades, cada olhar e percepção, cada toque artístico possível em cada registro, por tudo que ela comunica. Convido vive Vivi a conhecer meu trabalho fotográfico no meu instagram @alfabile
@fabersosa4 жыл бұрын
é claro q fotografia é arte, mesmo q tenho poucos artistas nessa área.
@ruanfmar4 жыл бұрын
Eu gosto do trabalho do Sebastião Salgado e do Mario Cravo Neto
@Biscuit6574 жыл бұрын
Acho que algo que justifica a ideia tbm é sobre a era da reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin
@dali.salvador4 жыл бұрын
Sou matemático e muitas vezes não a considero ciência e sim linguagem. Há o mesmo dilema sobre a fotografia.
4 жыл бұрын
Você precisa ver o trabalho do “Descolonializa arte” no twitter!
@vitoraraujo4444 жыл бұрын
Não sei se concordo muito com essa coisa do "lugar sagrado". Sendo assim, o que são as performances, música e dança? mas é uma reflexão interessante
@juliacruz47884 жыл бұрын
Eu vejo como arte, mesmo que seja verdade que pelo fato das pessoas terem fácil acesso e não enxergarem com sensibilidade e critica (como fazem com a pintura e a musica), possa se tornar algo banal. Enquanto pintar, cantar e escrever surgem de dentro para fora, a fotografia é o próprio exterior. Mas não seria a vida por si só uma arte? Acho que as pessoas tem que passar a dar mais valor a isso.
@edneiaandrade42124 жыл бұрын
Aaaaaaaaa EU SOU A PRIMEIRA A COMENTAR 😂✨😁😁😁😁😁😁 Amei o vídeo 👏👏😻 Vivi sempre nos nutrindo de cultura nessa quarentena 😃
@revillanova14 жыл бұрын
Amoooooo
@larissaarpana19804 жыл бұрын
Sebastião Salgado, Christian Cravo, Cláudia Andujar, Ana Sabiá, Dali e suas fotos surrealistas, ...tem tantos que eu considero que suas fotos sejam arte.
@viniciusmiroarruda4 жыл бұрын
Nunca tinha pensado no museu como "casa da nobreza". Agora tou preso naquele bom e velho clichê do "como eu nunca pensei nisso antes?" rsrsrs. Muito bom esse vídeo!
@felipegrespan4 жыл бұрын
Vivi Vc conhece o trabalho do Chema Madoz? O trabalho dele é sensacional, pois parece edição de imagem no Photoshop , mas na verdade é tudo feito com truques de composição pensados antes do clique Vale a pena 😊
@2491jess4 жыл бұрын
muito bom, Vivi
@alexaserio90794 жыл бұрын
Conhece a Broke Shaden Vivi? Eu adoro!
@Junior-ms9nj4 жыл бұрын
Baixei esse pdf há séculos e nunca li. Quem sabe agora eu crie coragem
@sacmnds Жыл бұрын
Achei interessante essa forma de ver. Porém, é complexo separar a fotografia das demais artes por ser acessível e Reprodutível nesse sentido. Pois existem muitos fotógrafos que a primeira coisa que fizeram antes de morrer foi queirmar seus filmes. Academicamente, existem muits discussões sobre as fotos de direitos preservados que se perderm ao longo do tempo.
@campanula52584 жыл бұрын
Existe um tipo especifico de fotografia que é arte, fotografia artística óbvio. Que retrata um mundo próprio a partir da inserção de algo não real, como vampiros por exemplo. Indico a fotografa Katarzyna Widmanska, suas fotografias- suas artes sim em minha opinião - são um primor. Vivi faça também "Literatura é arte?".
@Acciodani4 жыл бұрын
Vivi, eu te recomendo o fotógrafo Emidio Luisi, ele fotografa teatro e dança há décadas. No estado do Pará tem vários fotógrafos maravilhosos, como o Luiz Braga, a Elza Lima e o Miguel Chikaoka. Eu sou fotógrafa cênica ja faz um tempo, se quiser dar uma olhada no meu trabalho: Danielle Cascaes (@dcascaesph no instagram).
@ruanfmar4 жыл бұрын
Amo que ela joga a bomba no começo
@danielmattosdm4 жыл бұрын
Recomendo o fotógrafo Joey Lawrence e o brasileiro João Machado.
@rafaelneves6564 жыл бұрын
Duane Michals...... (possível um 50 fatos?)
@etienesouza69024 жыл бұрын
Vivi vc conhece o artista Benjamin Heine? Ele mistura foto e desenho.
@monicanunes24183 жыл бұрын
Em todo lugar tem arte é só você saber procurar (como diz minha mãe "procura que cê acha") kk
@MarcosL704 жыл бұрын
Acredito que a fotografia seja arte, a arte de um instante congelado pela câmera ou celular. Normalmente ela é relacionada com o conceito do belo, e é assim que me relaciono com ela. No meu instagram @marckluan eu deixo registrado o belo que encontro em São João del Rei MG.
@isabelacorreia9504 жыл бұрын
Fotografia documental TALVEZ não seja arte. Mas classificar a fotografia no geral como não arte eu acredito ser um pensamento eletista e limitado. Arte não tem e nem deveria ser usado como argumento de raridade. O acesso a ela e a propagação de uma reflexão por meio de uma visão, angulo, recorte e cor é uma criação artística. Não concordo quando ele diz que a composição não é influente, assim como no cinema, composição é a interferência do artista em manipular a realidade para um objetivo que queira mostrar e isso é inteiramente arte. Autoretrato fotográfico é arte, fotografias que retratam uma realidade é arte! Não é só porque as pessoas não tem tanto reconhecimento e não se sentem representadas em esculturas greco-romanas e produções europeias que necessariamente isso esta ligado a algo sublime e além. Muito pelo contrário, se eu nao me vejo nos espaços e nao tenho acesso ao museu minha conexão com a area artistica é ainda mais precária, vários talentos não são cultivados por isso. A fotografia permite representativade e autonomia, não existe nada mais artistico que isso! Minhas fotografias e autoretratos: www.behance.net/isabelacorreia
@belsfernands4 жыл бұрын
Robert Doisneau!!
@marcelosnascimento44163 жыл бұрын
Com um lápis alguns fazem rabiscos banais, outros belos desenhos e alguns obras de arte; asssim é na fotografia
@isaacbertoldi3 жыл бұрын
Entendo o argumento em que o fotógrafo está reprimido a utilizar a retratação de um momento e não poder realmente criar algo como na pintura. Mas quando vemos a fotografia possui uma manipulação de imagem artística? Ali, o artista tem a possibilidade infinita de criar o que desejar, mesmo que isso depende de adicionar alguns traços de desenho na imagem. Mesmo o vídeo sendo antigo, espero que possa ler :))
@mikemagalhaes5479 Жыл бұрын
Acho que esse argumento não faz muito sentido, pois o exemplo se limita apenas a "quadros" ou obras de arte como item raro de valor. Fora que exclui como por exemplo: música, dança, teatro que também são artes, o que não quer dizer que uma pessoa que está cantando despretensiosamente no karaoke da esquina seja uma artista, só está praticando, da mesma forma quem usa o celular para tirar foto ou quando uma criança utiliza uma folha em branco pra pintar seus desenhos...
@hermanolamas32674 жыл бұрын
Os vídeos sobre fotografia me instigam demais! Quanto conteúdo maravilhoso, Vivi! Obrigado! Deixo aqui um link com meu trabalho fotográfico: instagram.com/hermanolm Espero que gostem! :)
@igorn.73344 жыл бұрын
Cindy Sherman é arte?
@pedroportela37204 жыл бұрын
Se tem uma arte que é arte essa arte é a fotografia.
@pedrodealcantara57033 жыл бұрын
Fotografia é arte? R: Sim e Não. Quem faz determinada coisa ser arte é o artista, digamos que a Fotografia por si só não é considerada uma arte, mas dependendo da pessoa que ta conduzindo a mesma, ele pode transforma-la em arte. É o que eu acho.
4 жыл бұрын
Eu adoro fotografia com temática do Nu. Paul Freeman, trabalha com essa temática do nu masculino. As fotografias do Ronccali (@roncca) sobre o cotidiano também são lindas e para não ficar só nos homens, Victoria Baeva (@msbroshkina) faz imagens linda do nu feminino.
@lucasfonseca67443 жыл бұрын
Ok
@giecker4 жыл бұрын
Vivi conheca o Gustavo Minas, fotógrafo de street, brasileiro, que está arrasando: instagram.com/gustavominas/
@isisoliveira67964 жыл бұрын
Oi vivi, passando aqui para dizer que amo o canal, mas vou ter que discordar kkkkkk. Se fotografia não é arte, o conceito de arte deve ser atualizado para ontem, a arte deveria ser democratizada e acessível, está na hora da arte se libertar do contexto da propriedade e abrir os horizontes. A possibilidade de reprodução da fotografia é algo magnífico, o processo de revelar uma fotografia, o tipo de papel utilizado, o nível do negativo, da exposição, o tamanho escolhido, tudo isso que faz parte da experiência fotográfica e mostra de ela é plural até no processo de reprodução, e que cada uma tem a possibilidade de ser única em seu próprio modo. Arte é aquilo que evoca algo dentro de nós, uma gama de sentimentos e percepções ( pelo menos para mim ). E sendo assim, para mim, fotografia sempre será a arte, não de capturar o momento é congela-lo, mas sim, dançar com o momento.
@letyciadurlo4 жыл бұрын
Mas por que a arte tem que estar para além de nós?
@letyciadurlo4 жыл бұрын
E por que a obra de arte precisa sobreviver no mundo? Qual o lugar do efêmero? Ou qual o lugar da obra pra além da materialidade no tempo?
@nicollesudario44754 жыл бұрын
DANI OPULESCO MERECE O MUNDO CONHEÇAM ELA!!! @daniopulesco no instagram
@andreniedersbergdeavila42103 жыл бұрын
Se o cinema é Arte, fotografia também pode ser...só depende de que está por trás do equipamento.A questão de reprodutibilidade técnica, também não diz muito, pois se fosse por isso a gravura não seria Arte. Como assim? Se há uma consciência artística e algum aspecto conceitual na criação é Arte...na minha humilde opinião. Viva Pierre Verger ! viva Sebastião Salgado !...
@ribeirosj12914 жыл бұрын
Ele não conhecia o "Concretismo Virtual" fotográfico.
@michaelcosta63333 жыл бұрын
este pensamento soa incoerente. pois assim escultores populares e pintores de rua não fazem arte pois estão fora dos museus. isto pode ser corrigido apenas classificando como alta cultura. se apenas um grupo pode fazer arte, esta premissa é bem perigosa. e sobre o cinema, pergunte ao diretor do filme tróia se ele queria que o avião aparecesse no filme. ou se Nolan deixou passar o duble que caiu sem levar o soco tb em batman dark knight rising. esta justificativa de que a fotografia não é arte por esta não ter "controle" sobre que capta na sua lente é muito forçada. consigo a foto que quero após umas 4 tentativas na maioria das vezes. e na verdade eu acabo é escolhendo. e posso manipular esta imagem. além do do mais parece uma discussão inutil em um mundo relativista ( e eu não sou um, muito longe disso). parece que é mais facil falar do que observar sas coisas como são
@camilalima81884 жыл бұрын
Eu recomendo um baita artista fotográfico, o Neto Macedo. Mestre do Brasil na fotografia analógica! Fez um projeto na Amazônia que é meu preferido! Instagram @netomac netomacedo.com
@rilaarruda4 жыл бұрын
Tema polêmico 😉
@flaviodepaulooliveira45034 жыл бұрын
Os argumentos dele são justamente a negação dos argumentos de quem defende a fotografia como Arte. Se é que eu entendi. Polêmico, Vivi!
@gustavodelfino23314 жыл бұрын
Que delícia esse vídeo, parece estar em velocidade 0,75×
@neulehugeur4 жыл бұрын
Sim. Eu acho que é arte sim.
@ideiastumblr91834 жыл бұрын
Na real, é que assim como matemática, a arte tá em todo lugar.