A moça da capa é a modelo Norma de Souza . Foi garota propaganda de vários comerciais da época. Casada com o cantor Vinícius Cantuária até meados dos anos 90!
@eugabbriela5 ай бұрын
Nunca tinha ouvido falar dessa novela rs, porém, assisti aos capítulos disponíveis e me pareceu ser uma novela tão interessante. Gostei muito mesmo. Uma pena saber que nunca poderei ver ela por inteiro 🥹. Até procurei na internet pra ver se encontrava ela em dvd para comprar kkkkk. Incrédula que a Globo naquela época reaproveitava as fitas gravadas 🤦🏻♀️. Realmente não dá para acreditar
@cacadoresdecinema10 ай бұрын
De Quina Pra Lua também merece um espaço no viva ou no projeto fragmentos.
@forasteiro447910 ай бұрын
Eu tinha uma amiga que já faleceu e que trabalhou em Sol de Verão e ela me contou que com a morte do Jardel os atores tb não queriam continuar com a novela . Todos ficaram muito abalados e não tinham mais vontade de continuar com a novela sem ele . Alguns protestaram ,mas a Globo queria terminar a novela e eles tinham contratos e acabaram aceitando
@rafaelperetta147310 ай бұрын
Pelos parcos capítulos disponibilizados na Globoplay pode se observar que “Sol de Verão” foi uma ótima novela, especialmente nos aspectos de enredo, atores, direção e trilha sonora.
@joaogregorineto190110 ай бұрын
Novela muito boa. Pena que não esteja inteira. Lamentável.
@brunofelipebrz10 ай бұрын
Vendo os capítulos disponibilizados no globoplay agente percebe que a novela vai até a morte do Jardel. O que vem depois é um tampão que resultou de muito esforço dos profissionais envolvidos com a obra.
@gutoguimaraes72778 ай бұрын
E 10 anos depois temos a fatalidade que abalou a novela "De Corpo e Alma" e também ao país, com a morte da atriz Daniella Perez, mas a autora Glória Perez seguiu firme até o fim. Quanto à novela "SOL DE VERÃO ", pelo pouco que vi, realmente tinha um elenco afiado, roteiro bem escrito e uma boa direção! O autor Manoel Carlos até saiu da TV Globo do tanto que ficou abalado com a morte do ator Jardel Filho.
@jacquelinelima732710 ай бұрын
Eu tomei o sorvete Sem Nome. Era na virada dos anos 80 para 90, aqui no Rio de Janeiro. A abertura de Sol de Verão, é atemporal. Lindíssima.
@lucasoliveirarufino624410 ай бұрын
Impressionante como em toda novela da globo que tem nos nomes a palavra 'Sol' nunca vão tão bem: Sol de Verão, Sol Nascente, Segundo Sol, Um Lugar ao Sol
@daniellimaferreira26846 ай бұрын
Vixe é mesmo
@oliveirawilton10 ай бұрын
Sou apaixonado pela trilha sonora nacional. Amo "Bilhete", "Coisas de casal", "Você não soube me amar" e o tema de abertura.
@titoaugustonascimentozanit810610 ай бұрын
Coincidentemente o Jardel filho morreu no EXATO dia em que meus pais casaram! 19/02/83 ou seja, agora dia 19/02/2024 meus pais fizeram bodas de seda (41anos de casados) e fizeram-se 41 anos sem Jardel!
@windsonalves116010 ай бұрын
Meu pai comprou o LP da trilha sonora nacional, mas infelizmente sumiu em uma mudança. Só pude conhecer Sol de Verão no Fragmentos.
@marcelocavalcante22110 ай бұрын
Incrível vc falando da chamada da novela... me lembro direitinho! Que tempo bom... Aconteceu de me distrair tbm em relação à trama. Embora fosse solar, a narrativa era muito densa, os personagens tinham várias camadas e, na época, eu com 10, 11 anos, acabei deixando de acompanhar com frequência. Comprei o LP Internacional, ganhei de aniversário na verdade. O nome da modelo da capa é Norma Dubugras. Bom, é isso. Quero que saiba que gosto demais do seu trabalho. Obrigado por compartilhar tanta coisa sobre a nossa história na TV. Abraço do tamanho do seu talento! 😊
@arthurwisnerferreiratorres98810 ай бұрын
Pelos créditos dos últimos capítulos, se sabe que o Roberto Talma deixou a direção da novela antes do fim, pois deixou a Globo e foi pra Bandeirantes. Jorge Fernando e Guel Arraes tocaram o barco.
@douglaspr902810 ай бұрын
Oi Nilson! A modelo da capa internacional se chama Norma de Souza, ela também participou da abertura da novela. Ela já foi casada com o cantor Vinícius Cantuária. Hoje em dia ela mora em Nova York e tem 63 anos. 📺💯❤️
@Shoujofan10 ай бұрын
Engraçado, eu tinha de sete para oito anos na época se Sol de Verão. Tenho quase certeza de que minha mãe não me deixava ver a novela, que eu tinha que estar dormindo, porém, Eu me lembro do visual da novela, das cores. Mas pode ser por ter visto depois em algum lugar. Vídeo Show, Ou até por ser o visual daquele momento dos anos 1980. Agora, algo que eu me lembro bem é de como os adultos comentaram a morte do Jardel Filho e que eu vi o último capítulo que ainda tinha cenas dele. Do ator de costas em alguma cena de transição e ou meu pai, ou minha mãe, dizendo que era um dublê. São memórias em fragmentos, também.
@apmg410010 ай бұрын
Uma pena tudo o que houve. A novela tinha ingredientes para ser muito marcante. Eu lembro que o Sorvete Sem Nome em Teresópolis era bem caro, mas a loja fazia a gente querer provar. Perdemos Jardel tão novo. Parabéns pelo vídeo, adorei.
@joaoacast8 ай бұрын
Eu tinha de 10 para 11 anos nessa época e "Você Não Soube Me Amar" e "Muito Estranho" foram AS MÚSICAS brasileiras de 1982. Dalto e Blitz deviam estar indo todo sábado receber algum disco de platina ou ouro no Chacrinha.
@alzirapaiva935610 ай бұрын
Pra ter algo a mais dessa novela e de outras vai depender do achado das pessoas que trabalham recuperando a memória da tv, postando videos que estavam em vhs.
@oliveirabarboza88616 ай бұрын
Vi pouca coisa sobre sol de verão novela linda...acho que a globo 🌐 deveria fazer um remack da novela...parabéns e vc é muito gato ❤😊obrigado
@pedropeter177310 ай бұрын
Fiquei com certo apreço pela paleta de cores que foi utilizada na novela. Os figurinos, os cenários, a iluminação, as externas... Tudo foi muito 'vivo', moderno, jovial e até mesmo delicado na mesma medida. Aquilo era algo novo que estava começando na época. As novelas estavam deixando ser soturnas e claustrofóbicas. Infelizmente a novela não existe mais preservada, e não existia tecnologia o suficiente para manter em backup a não ser nas fitas. Fitas essas que possívelmente foram reutilizadas. Acredito eu que não irá nunca existir tecnologia o suficiente para recuperar dados que foram apagados permanentemente há muitos anos... Pena!
@cleuzaguilherminapereiranu982310 ай бұрын
Vou começar a ver hoje Eu tinha uns 4 anos na época, não tenho nenhuma lembrança da novela mas cresci picuinha mãe e irmãs mais velhas falando da morte do Jardel Filho durante a novela. Muito curiosa pra ver os capítulos.
@melo187910 ай бұрын
Ia sempre na sorveteria Sem Nome aos fins de semana, ia nas filiais da Ilha do governador, da Barra da Tijuca e Niterói que foi uma das últimas a fechar. Minha mãe pedia sempre Passas ao rum. Sempre meu pai levava tres potes de sorvete para casa.
@paulorodrigues287307 ай бұрын
A Abertura dessa novela com a música da Simone, "To quê to" é maravilhosa. Até hoje o verão me lembra essa música.
@AndreGuimaraesoficial10 ай бұрын
A novela sol de verão foi marcante foi a única novela de Manoel Carlos que não teve uma protagonista com o nome Helena Quem foi feita especialmente para o amigo Jardel Filho e sobre o sorvete sem nome era muito consumida aqui no Rio de Janeiro eu me lembro de uma loja dessa sorveteria em Nova Iguaçu próxima da catedral da cidade onde hoje é uma loja de máquinas de costura
@arisilveira125310 ай бұрын
De fato, a “Helena” dessa novela não se chamava, mas Raquel. Era interpretada por Irene Ravache.
@RodrigoOliveira-ms5mx4 ай бұрын
Que pena que não sobrou quase nada... Amo o Tony Ramos e queria vir o Abel. Triste terem apagado...
@renanalmeida83947 ай бұрын
Eu me acabava de comer o sorvete Sem Nome. Desbloqueou minha memória. Minha avó via essa novela e teve a premonição que Jardel não teria um bom fim. Achava que ele se entregava muito ao personagem
@joaoacast8 ай бұрын
Jardel Filho era feito para interpretar tipos "larger than life". Nessa mesma época, fez "Rio Babilônia" (acho que estreou logo após sua morte), um filme icônico e parece que não vai envelhecer nunca.
@filipeferpe10 ай бұрын
Não sei como não apagaram ela por completo
@MrJamilsonSilva8 ай бұрын
Sol de Verão é a primeira novela das 21h da qual eu tenho lembrança. Lembro que ela começou muito bem, as músicas eram ótimas, mas a morte de Jardel abalou tudo. Sempre me pergunto por que a Raquel de Irene Ravache não se chamou Helena.
@MadameMontevour10 ай бұрын
Essa novela deve ter sido muito boa!! A morte de Jardel Filho foi muito marcante e entristeceu todos... Nilson como você é gato hein... ❤❤🙈🙈
@josewalasalvesdossantos556310 ай бұрын
gente na globo existia a regra dos seis capitulo os dois primeiro os do meio e os dois finais
@FabioFerreira-ws4xh10 ай бұрын
Chorei demais vendo o Guarnieri saudoso ídolo meu, fazendo essa homenagem. Deu p sentir a comoção q foi, o cap 121 foi mto emocionante. Amei o jogo de cena entre Déborah Bloch e Carla Camurati (diva), qdo Carlinha erra o texto e diz "eu vi vc beijando o Miguel". A Débora então não deixa a peteca cair e dá ênfase: "me viu beijando queeeeem?" E Carlinha arremata: "O Abeeeel" kkk E reparei tbm no miguelito q nos créditos está como "Miguel Faiabela"!!! Como assim dona Rédi Globo? kkk E sempre bom rever Yara Amaral!
@lucinhapennylane10 ай бұрын
No segundo capítulo quando o Heitor volta da gafieira com a Lola ele conta que o pai dele foi visitar o irmão aqui na Holanda e morreu engolido pelo mar e aqui em 1952 houve de fato uma enchente terrivel nesse ano.
@tuppence210 ай бұрын
Sorvete Sem Nome era uma delícia, bastante artesanal e feito com matéria prima de primeira. O de zabaione era especial ❤ saudades do Sem Nome.
@brunotadeucanterosimao851310 ай бұрын
Como vai, seu Nilson? Se me permite uma retificação, não é correto usar "deficiente" e sim, "pessoa com deficiência, ou a sigla PcD, (escrita dessa maneira).
@pmms180510 ай бұрын
Na verdade o certo é surdo, pois Abel não ouvia nada. Deficiente auditivo tem problemas de audição, mas escuta.
@renan270239 ай бұрын
Se a pessoa tem deficiência, é deficiente
@darinhareis945110 ай бұрын
💖💖💖
@mariannaleao923410 ай бұрын
Tinha 5 pra 6 anos quando a novela estreou e lembro da morte do Jardel Filho,minha mãe tinha o vinil nacional e meu pai o k7 internacional e minha 1a lembrança da Irene Ravache é nessa novela,lembro da representação de O Casarão.
@RodrigoOliveira-ms5mx4 ай бұрын
Sem Nome foi o nome de uma famosa lojas de discos aqui em BH. Queria saber quem é o cara da abertura de A Gata Comeu. Você sabe?
@darinhareis945110 ай бұрын
💕💕
@danserori10 ай бұрын
Nilson, a personagem da Irene Ravache era uma típica Helena , personagem protagonista das novelas seguintes do Maneco?
@daniellecunha300210 ай бұрын
Não se chamava Helena. A "Helena" da trama, ou seja, quem protagonizava, era Heitor (Se vc observar a mitologia grega, Heitor tem um caso com a Helena de Tróia e a sequestra do esposo, Páris, dando início à Guerra de Tróia. O Maneco tem fixação com o mito). Leblon ainda não era a menina dos olhos do autor - até escrever "História de Amor", em 1995/96.
@emanuelesloboda978210 ай бұрын
@@daniellecunha3002A pergunta era se a personalidade coincide com as das Helenas... independente do nome ser ou não.
@daniellecunha300210 ай бұрын
@@emanuelesloboda9782 A Raquel, personagem da Irene Ravache, tinha muito da primeira Helena de Maneco, feita por Lilian Lemmertz em "Baila Comigo" (1981).
@daniellecunha300210 ай бұрын
@@emanuelesloboda9782 A Clara era outra personagem cuja personalidade batia com a de Mira (Lídia Brondi), em "Baila Comigo". Muita gente fala até hoje não merecia ter ficado com Abel (Tony Ramos), por ser arrogante e intrometida com os demais. Lembrando que esta novela também marcou a estreia não só da Débora Bloch, mas da Carla Camuratti (sua rival na trama) e do Miguel Falabella, que implicou com o erro de grafia do sobrenome na abertura - algo que só foi corrigido perto do final da trama.
@joaoacast8 ай бұрын
Pessoalmente vejo 1983 como um ano pesado, difícil. Eu tinha 11 anos e via nas notícias (e bastante dentro de casa....) uma crise econômica bem forte. Na mesma época do Jardel Filho teve outra morte que impactou o Brasil, a do Garrincha e, pouco tempo depois, a da Clara Nunes. Desse ano, porém, lembro de positivo a estreia da Rede Manchete e da novela GUERRA DOS SEXOS.
@uiri4468 ай бұрын
Teve ainda a morte da Janete Clair em novembro. Que ano!!!
@cecilianovais21210 ай бұрын
Tony Ramos querido demais! Tô apaixonada no Abel
@brunotadeucanterosimao851310 ай бұрын
(Salvo engano), n'A Grande Família, a morte do seu personagem seu Flor foi abordada da mesma maneira.
@SleepyBuffalo-lu5dn7 ай бұрын
A única novela do maneco que não tinha uma Helena e a abertura não tinha uma bossa nova do tom Jobim 😅
@atarizinho10 ай бұрын
Essa se perdeu no incendio? Pq tem tramas anteriores a ela q estao completas. Eu tinha 2 anos qndo passou mas lembro muito dessa abertura. Acho 1 foram meus anos d video show (qndo o programa era bom)
@pmms180510 ай бұрын
Não, o incêndio foi em 1976 e essa novela é de 1982-1983. A Globo não tinha um acervo grande como tem hoje, portanto apagava as fitas para serem reaproveitadas.
@adilsonribeiro380210 ай бұрын
Foi economia burra , mesmo! Se para fazer um produto, vc ja embute os preços da materia-prima gasta, que prejuizo teria em conservar as fitas?
@befreitas650210 ай бұрын
Eu sinto que tem dedo do maneco nisso aí… ele que deve ter falado pra não preservar o acervo da novela, tendo em vista a morte do ator Jardel Filho
@AlexTexeira25710 ай бұрын
@@befreitas6502Maneco não tinha tanto poder nesse tempo, depois dessa novela ele foi pra rede manchete.
@robertosantos309710 ай бұрын
A proxima do projeto fragmentos será Os Gigantes
@renaniidepinheiroepereira410410 ай бұрын
Jardel Filho era um dos homens mais sexys do Brasil na época. Pena que as novelas que exploravam mais seu corpo (essa e Coração alado), foram as menos preservadas.
@josewalasalvesdossantos556310 ай бұрын
a modelo da capa e norma de souza
@titoaugustonascimentozanit810610 ай бұрын
Sério?! Ouvi dizer que era a Carla Camurati! Na primeira vez que vi, achei a modelo MUITO parecida com a Giovanna Antonelli! Kkkkk 😂😂😂
@cintiasouza5467 ай бұрын
Eu tinha 11 dias de nascida quando estreiou. Mas sera que vao resgatar o restante dos capítulos?
@kaiofernadis524710 ай бұрын
Tipica novela ensolarada do Manoel Carlos que retrata o cotidiano da classe média a beira mar
@RRHENRY10 ай бұрын
NESSA ÉPOCA O VÍDEO CASSETE JÁ TINHA CHEGADO NO BRASIL,,,SERÁ QUE NINGUÉM GRAVOU NADA????
@AlexTexeira25710 ай бұрын
Era quase artigo de luxo
@josewalasalvesdossantos556310 ай бұрын
agora a modelo negra eu nao sei
@joaogregorineto190110 ай бұрын
Curti muito essa grande novela. Pra mim a segunda melhor novela de Manoel Carlos. A primeira. Baila Comigo.
@pmms180510 ай бұрын
Sol de Verão é muito melhor. Baila Comigo é um porre!
@RicardoAlexandreQueirozdaSilva10 күн бұрын
Lamentável .eu acredito que foi uma novela maravilhosamente interessante Depois do fim trágico do pratagonista. Tenho curiosidade em assitir.eu tbm interesse em saber se existe na íntegra a versao da novela internacional.ou pelo canal SIC
@raimundomonteirodacruz15010 ай бұрын
Vou ver esses poucos capítulos que estão disponíveis 😢 de 'Sol de Verão'. Poderiam ter deixado pelo menos uns seis como em 'Chega Mais'. Aliás, que novelinha chata essa última 🫣!
@deidecosta724010 ай бұрын
Ainda bem que foi essa novela, imagina perder queimada uma novela boa. Até a abertura dessa novela é pavorosa.
@DiogoMatheus-pj8bx10 ай бұрын
Quê? A abertura é muito bem feita pra época e tem um ótimo visual e estética
@lasv159 ай бұрын
Só pelos fragmentos deu pra perceber que a novela é muito chata, mas a abertura e a música tema são maravilhosas. A única coisa boa por sinal.
@adilsonribeiro380210 ай бұрын
Tenho impressao que foi mais bem conduzida e costurada que Baila Comigo, sem o drama de Helena.o elenco maravilhoso. Pena que foi abortada.
@binhiyyuuhuj10 ай бұрын
Note e Anote
@dannrandus2 ай бұрын
Só tinha ouvido falar dessa novela por conta da tragédia com Jardel Filho. Achei os capítulos disponibilizados chatíssimos, extremamente arrastados e as cenas muito longas e lentas. E dá pra ver que desde sempre Manoel Carlos escreve novelas cujas filhas das protagonistas são insuportáveis, a chata da vez ficou a cargo de Debora Bloch. Tony Ramos realmente esteve excelente!
@julianacamposvictor375510 ай бұрын
Não tive muito interesse em assistir essa novela. Sempre preferi a novela das 19h. Era jovem preferia sair nesse horário com amigas para dar voltas no jardim. Ponto de encontro da cidade onde morava. E, não lembro das pessoas falando sobre essa novela.
@andreg.362610 ай бұрын
Como pode a globo nao ter uma novela do ano de 82/83?? Como eles nao zelaram em manter esses arquivos Nessa epoca eles ja tinham consciência di quão importante era manter esse material
@daniellecunha300210 ай бұрын
O trauma do Maneco em ver seu protagonista morrer na vida real é tão forte que a Globo não iria confrontá-lo em preservar a novela e reprisá-la no "Vale a Pena Ver de Novo". Na verdade, "É Uma Pena Não Ver de Novo" na íntegra.
@andreg.362610 ай бұрын
@@daniellecunha3002 mesmo assim meu amigo, nao é motivo para apagar a novela. O trauma da Gloria em de corpo e alma acho que foi bem maior. E o Maneco em 83 nao era o Maneco dos anos 2000. Ou seja, nao era nem um nome consagrado. E quantas novelas que nao foram pro vale a pena ver de novo mas tambem nao foram apagadas.??? Tantas A Globo de fato nao tinha responsabilidade nenhuma com seu acervo pelo jeito. No inicio dos anos 70 até o incêndio a gente da um boi, mas depois disso é descaso mesmo. Perder tanta novela e até programas. A Globo se nao ja era a maior emissora estava caminhando pra ser, e manter o arquivo é algo importante para a história nao só do canal mas para a história da tv como um todo. Tantas novelas de sucesso absurdo estao sem capítulos. E tantas outras ja dessa fase 80 onde a Globo ja tinha noção do valor desse material (ou deveria ter) se perderam. No minimo isso é absurdo E não, definitivamente nao tem nada a ver com o trauma do Manoel Carlos essa novela ter se perdido.
@emanuelesloboda978210 ай бұрын
@@andreg.3626A maior prova de que a Globo pouco se importa com seu acervo é o especial de 70 anos da televisão. Eles só se preocuparam em pôr atrizes em destaque no momento, em fazer militância e colocaram a Nívia Maria não sei para quê... A coitada figurou no especial, falou mal e porcamente de uma única novela (A Moreninha) e teve de explicar o fato de ser uma mocinha romântica. Nossa. Deplorável.