As pessoas acharem que Frankenstein é o monstro talvez não tenha sido intencional, mas é oportuno. O doutor renega a sua criação, a abandona covardemente - não deixa de ser ELE o monstro. Pra mim, o livro é, antes de qualquer coisa, triste demais. Bons seus vídeos! ;)
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Interessantíssimo esse seu ponto de vista Candice, faz todo sentido! Que bom que gosta dos vídeos, muito obrigado. :)
@EuLeioLivros7 жыл бұрын
Compartilho a sua lógica! E Rodrigo, amo demais seu canal!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Fico feliz que gosta do canal! Obrigado! :D
@viniciusrodrigues29366 жыл бұрын
Candice Lindner Sensacional!
@rodrigochequer21914 жыл бұрын
Tenho o seguinte ponto de vista: O cientista criador chama-se Victor Frankenstein. Quando criamos algo, este "algo" é como se fosse nosso filho, ainda mais sendo outra pessoa, mesmo que "monstruosa". Filhos herdam o sobrenome dos pais. Por tudo isto a criatura nao deixa de ser Frankenstein tambem, visto ser este o sobrenome daquele que o criou, que por isso é de certo modo seu pai, mesmo o tendo renegado depois
@MarceloCarvalhoUNR7 жыл бұрын
Eu já li esse livro a algum tempo atrás, mas certas coisas ainda continuam bem vivas na memória. Não sei se isso se passou com você, mas durante todo o livro eu tive a impressão de ambiente chuvoso, frio e cinza sem luz, exceto pela parte que a criatura observa uma casa e uma cena domestica comum. Não foi um livro que me deu medo como diz a autora, mas tocou em pontos sensíveis que eu nunca tinha parado pra pensar, como, por exemplo, a questão da solidão da criatura o que remete a nossa própria solidão e a constante busca pelo outro. O livro é realmente muito bom, cheio de observações e diálogos sensacionais, eu também super recomendo ele pros meus amigos. Ótimo vídeo Rodrigo, ansioso aqui já pelo próximo.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Marcelo, tudo bem? Exatamente! Não tinha parado pra refletir sobre isso mas acho que imaginei o livro da mesma forma que você, com boa parte da história meio que imersa num ambiente nublado e melancólico. Acho que dá para se pensar na criatura como uma vítima em alguns sentidos, sabe? Justamente por conta do abandono e da forma como ela foi inserida no mundo. Muito obrigado pelo comentário! Abraços
@danutajaine24274 жыл бұрын
"Eu deveria ser o seu Adão, mas sou apenas o anjo caído ".
@isaiasgoncalves41915 жыл бұрын
Nós somos maus por natureza. Mas, a sociedade desperta com mais clareza esse nosso lado. Somos ensinados a pôr em prática.
@ericacristina76405 жыл бұрын
Há um filme na Netflix que conta a biografia da Mary Shelley. Não sei até que ponto são contribuições fiéis, mas para quem quer entender como ela chegou até a criação do livro, vale dar uma olhada ;)
@danielemoraes48215 жыл бұрын
Acabei de assistir. Adorei a história.
@mariaeduardaneris32095 жыл бұрын
Ss acabei de assistir o filme e quero muitíssimo ler o livro.
@brunamoura10894 жыл бұрын
Qual o nome?
@fernandalisboa34284 жыл бұрын
tem algumas coisas extremamente diferentes do filme com a história real da Mary Shelley. no filme, por exemplo, mostra apenas dois filhos dela, e na realidade ela teve quatro filhos. mas de qualquer forma o filme vale a pena
@anniazevedo85536 жыл бұрын
Que história incrível! Impressionante como me apeguei a essa narrativa e a forma como foi contada. Me surpreendi. Uma mulher ter escrito essa obra me deixa orgulhosa!
@jailsonbezerra71317 жыл бұрын
nunca tinha parado pra pensar nessa história partindo do ponto de vista, de que a autora, era mulher, de 19 anos, do século XIX. muito interessante, me deixou com vontade de ler.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Que bom Jailson! Espero que goste do livro :) Abraços
@gabriellixavier70944 жыл бұрын
Eu ainda não sei muito sobre a história , mas é pq eu realmente fui conhecer sobre Mary Shelley, assistindo o filme na Netflix. Não queria assistir o filme primeiro , mas foi assim que eu conhece. Então , eu adorei o livro , e meu livro já chegou risos. Em pleno 2020 conhece essa obra incrível , queria ter conhecido antes , mas nunca é tarde pra nada. Enfim , me interessei vou começar a ler e entender mais sobre a história pq admiro Mary Shelley foi um dos motivos por eu ter comprado o livro.
@mariaeduardaneris32095 жыл бұрын
Além de ser fascinante que um livro tão maravilhoso tenha sido escrito por uma mulher tão incrível, acho muito legal a historia e criação do primeiro Vampiro pelo Dr Polidori tá aí coisas que nunca imaginei.
@joaoluisnobrega19003 жыл бұрын
Bom dia, tem o filme, Mary Shelley, já assistiu? 👍
@mariaeduardaneris32093 жыл бұрын
@@joaoluisnobrega1900 já sim!!
@mariaclarafernandes17095 жыл бұрын
Sensacional! As pessoas costumam focar no que supostamente a autora queria dizer em determinado momento ou não da obra e acabam se perdendo. Gostei do seu foco na vida da autora e o contexto social da época em que foi escrito. Isso sim contribui grandemente para entender a obra.
@rodrigochequer21914 жыл бұрын
"Frankenstein" (Mary Shelley) é um dos 3 grandes pilares da literatura clássica de terror, ao lado de "Drácula" (Bram Stoker) e "O Médico e o Monstro" (Robert Louis Stevenson). Qualquer fã do gênero literário terror PRECISA conhecer estes 3 livros!! Foram importantes e influentes marcos, alem de serem 3 obras atemporais, onde repousa grande parte de importantes arquétipos do estilo usados até hoje!! Ótimo vídeo, mil likes👏😊👍
@CanalBitinices5 жыл бұрын
Acho muito interessante quando o contexto que cerca o livro é apresentada com clareza e qualidade. Parabéns pelo trabalho e muito sucesso. Viva a literatura e aquele(a)a que a divulgam.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver5 жыл бұрын
Muito obrigado! :)
@m.z84953 жыл бұрын
O filme: Mary Shalley, é maravilhoso, lançado em 2018. Elle Fanning interpreta Mary Shalley.
@cesaroliveira81026 жыл бұрын
Grande resenha e que já leu o livro pode conferir no filme Frankenstein de Mary Shelley 1994, o filme é quase que fiel ao livro, muito bom!
@glauciaguedes22486 жыл бұрын
Não sabia que havia sido escrito por uma mulher. Fiquei sabendo agora qdo assisti ao filme sobre a Mary no Netflix. Apesar de contar somente a primeira parte da sua vida e ser uma obra ficcional, da pra entender um pouco sobre o que a moveu a escrever. Fiquei curiosa tanto pela vida qto pela obra. Parabéns pela sua análise. Abraços.
@gabriellasilva47414 жыл бұрын
Aguardando a biografia ♡ obrigada pela qualidade do video ( como um todo ) 🌻
@a_skywalker7 жыл бұрын
É, faz um vídeos só sobre a Mary Shelley. Achei interessante.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Sim, estou pensando em fazer. Ela foi uma figura muito interessante mesmo. :)
@manoeladomonte26694 жыл бұрын
Olá! Eu aqui, em 2020 redescobrindo esse Clássico. Parabéns, não conhecia seu canal, achei muito bom, você é claro e tranquilo em suas palavras... "Leia para viver" muito criativo e belo o nome deste canal.
@celiseteixeiradefreitas3708 Жыл бұрын
Um dos meus livros preferidos...
@rodrdiego3 жыл бұрын
Top demais Rodrigo. parabéns e obrigado por compartilhar amigo.
@jorgeortiz19566 жыл бұрын
Muito boa resenha. Agora tá devendo uma resenha da biografia da Mary Shelley. To no aguardo!
@karlaoalima7 жыл бұрын
o médico do Lorde Byron, John Polidori, também levou adiante a ideia de criar histórias dessa noite. Ele acabou escrevendo um conto chamado O Vampiro.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Verdade! Ao que parece esse conto foi inspiração até para o Bram Stoker. Obrigado pelo comentário :)
@thaissilvaoliveirathaisinh69017 жыл бұрын
Esse livro é fascinante . Uma ótima dica.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Sim! Frankenstein é um livro para ler e reler ao longo da vida. Obrigado pelo comentário :)
@Rafaelaprattes3 жыл бұрын
Livro incrível !! O que mais me chocou foi o fato de Frankenstein ser o médico e não o monstro kkkkk Mas sério, o livro é algo fora da curva, como vc falou a Mary foi revolucionária , muito a frente de seu tempo. A construção da história , a narrativa e os personagens é algo fascinante.
@rosa87097 жыл бұрын
Para, essa foi a melhor resenha em vídeo desse maravilhoso clássico, romântico, inglês do século XIX. Parabéns.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Rosa. Que bom que gostou da resenha! Muito obrigado! :)
@joaoluisnobrega19003 жыл бұрын
Bom dia, gostei de ler Frankenstein, o domínio entre a criatura e o seu criador, triste essa relação, hoje início o livro, O Grande Gatsby, Escott Fitzgerald, estou assistindo a série O homem Do Castelo Alto, assisti o filme que conta sobre a escritora, Mary Shelley, boas leituras.
@pollyqueiroz29787 жыл бұрын
Faz um tempo que tento lê esse livro, fiquei tão ansiosa pra lê 😯que agora a história não flui. Abandonei ele e já estou quase terminando CRIME E CASTIGO .Oh, vida 😧
@mauroschocair6338 Жыл бұрын
Gostei muito da sua resenha. Me ajudou bastante.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver Жыл бұрын
Fico feliz! Obrigado!
@bookclub56854 жыл бұрын
Muito legal o seu vídeo. Eu estou relendo Frankenstein.
@mex_grooves4 жыл бұрын
Ótima resenha! Acabei de terminar o livro, e com certeza ela decepciona no assunto 'terror', porém surpreende muito positivamente no drama e na qualidade da história. É um livro riquíssimo e desperta vários questionamentos sobre preconceito e formação de personalidade.
@karolinechaves88084 жыл бұрын
Adorei!! Muito boa a resenha!👏👏👏
@arianaduarte65125 жыл бұрын
Muito boa a resenha! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💕😍💕
7 жыл бұрын
Eu li Frankestein no ano passado, mas já conhecia um pouco da história da autora. Tiro o chapéu para essa mulher! Gostei da analogia da história com as matrioskas. =) Já gravei a TAG, semana que vem vai ao ar. Abraço!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Sim, Mary Shelley merece mais destaque. Infelizmente não achei nenhuma biografia dela traduzida para o português :/ Que legal! Vou assistir quando sair. Abraços!
@cqueiroz335 жыл бұрын
Como um canal tão bom tem tão poucos inscritos?
@brunovasconcelo15126 жыл бұрын
Li recentemente !! Super história de terror gótico!!! Recomendo!!!
@Marycodalle Жыл бұрын
❤
@maryadriann3 жыл бұрын
Acabei de comprar o meu da Darkside
@gabriellixavier70944 жыл бұрын
Adorei a resenha!👏🏻
@rosangelatagami18335 жыл бұрын
Adorei seu vídeo...vi o filme sobre Mary....
@skilltl26163 жыл бұрын
vlw ajd mt
@dinafaria31776 жыл бұрын
Como sempre excelente resenha
@Mari_campos4 жыл бұрын
Muito maravilhosa sua análise!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver4 жыл бұрын
Muito obrigado Mari!
@norfolk89524 жыл бұрын
Esse livro é complexo e tocante como uma boa ficção científica e de certa forma um drama na mesma intensidade. Para mim a situação final do livro meu de um ar de imutabilidade da história , algo que por ambição inocente aconteceu e provavelmente terminaria dessa forma , de um jeito ou de outro.
@eduardolopes98827 жыл бұрын
Li no ano passado. Ganhei de presente no ano passado. É incrível!!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Legal! Esse livro é muito bom :)
@sophiavanz88525 жыл бұрын
Muito bom!
@robertopereira38657 жыл бұрын
aeeeee arrumou o som. Moço, ainda não li, mas já comprei a da Darkside, quando ler vejo o video todo.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Roberto, tudo bem? Pois é rsrs, acredito que agora o problema do som está resolvido :) Leia, esse livro é incrível! Abraços
@robertopereira38657 жыл бұрын
Vou ler sim, tá chegando um tempo frio e cinza é melhor pra ler terror hahaha. Abraços.
@rbcardoso35726 жыл бұрын
Cara, que legal! Descobri o canal agora, já deixei o 👍e me inscrevi no canal!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver6 жыл бұрын
Fico feliz que gostou, muito obrigado!! :)
@rbcardoso35726 жыл бұрын
Rodrigo Villela - Leia para Viver , eu que agradeço! 👍👊👏
@safado4413 жыл бұрын
De certo modo eu diria que o ofuscamento que o monstro deu ao criador é ate justo visto como ele é um personagem bem mais fascinante em si.Toda sua história é bem complexa que leva a varias discussões.A melhor parte do livro pra mim é quando ele conversa com um cego numa tentativa de fazer parte da família desse no qual o mesmo sem olhos sentiu que o monstro era sincero em seus sentimentos.
@ContaDois-fi8vc Жыл бұрын
Verdade, eu senti pena da criatura. Mas depois ela meio que me decepcionou.
@safado441 Жыл бұрын
@@ContaDois-fi8vc A verdade é que tanto a criatura quanto Victor erraram.A criatura matou varias pessoas que não lhe fizeram nenhum mal e Victor a criou e abandonou no mundo porque era feio criando a situação que levou a tudo isso.Embora eu entenda mais o lado do monstro porque Victor é um idiota do inicio ao fim.
@gabiaquno4 жыл бұрын
excelente video!!!
@patriciadias68665 жыл бұрын
Olá, Rodrigo. Vc assistiu ao filme da Mary Sheley na Netflix? Pelo filme, a criação do Frankenstein foi baseada na dor que autora sentira ao perder a primeira filha, por uma negligência do marido. O convite do Lorde Byron foi uma oportunidade. Até que ponto a história do filme pode ser considerada? Caso você tenha assistido.
@josivaniaoliveira79586 жыл бұрын
Rodrigo, vc sabe alguma coisa sobre "A Caderneta de Victor Frankenst" de Peter Ackroyd, editado pela Record? Procurei resenhas sobre ele, mas não achei nada.
@daviddeoliveira44654 жыл бұрын
3:23 - pra quem se interessar, a partir daí se inicia realmente a resenha da narrativa literária .
@nath37983 жыл бұрын
Obrigada amigo
@gabrielaquila5994 жыл бұрын
Vim pelo livro e fiquei pela escritora, parabéns pelo conteúdo!
@RodrigoVillelaLeiaparaViver4 жыл бұрын
Muito obrigado Áquila!
@andre_martins614 жыл бұрын
Clássico absoluto.
@Helenzitinhazinha6 жыл бұрын
SPOILER AMIGO?? QUE ISSSOOOO!
@marguinhos35884 жыл бұрын
geral nos comentario escrevendo serto com virgola e tudo
@francinatasouza20313 жыл бұрын
Gostei muito. Só não sei se por falta de não lê a obra , é fixo na curiosidade se esse livro tem a ver com o filme de Frankenstein???
@francinatasouza20313 жыл бұрын
@Canal do Sansi , obrigada... Desculpa, mas quero sim a sua opinião.. e obrigada por dar...
@ninafurtado14 жыл бұрын
Essa edição é boa? A tradução?
@isabellyalves84145 жыл бұрын
porque as estantes estão tortas?
@walmirmundoanimal5 жыл бұрын
Eu tenho prova disso
@s4lsa.4044 жыл бұрын
Alguém me explica pq a cada corte ele muda a posição??? kkkkkkkk
@ithaalcantara7216 жыл бұрын
Obrigada pelo videio. Eu não sabia que o livro havia sido escrito por uma mulher, e sim, eu confundia a criatura com o criador kkkkkkk
@carlosfilho34152 жыл бұрын
Esse livro eu nunca tive!
@gabrielenunes55234 жыл бұрын
Quantas páginas tem no total?
@gabrielenunes55234 жыл бұрын
@@mariaaparecidagermanoloter4857 obrigada
@felipecampos88683 жыл бұрын
O cara tem uma voz parecida com a do MD chefe KKKKKKKKKKK
@annarlobo5 жыл бұрын
SUPER legal também o filme! medium.com/lobanocovil/resenha-mary-shelley-484a5684a7d3
@alessandroyuriAlegrette7 жыл бұрын
Olá, Rodrigo. Parabéns pelo vídeo. Seus comentários são bem interessantes sobre a obra. Só vou fazer uma ressalva: acho que você revelou muito sobre a trama, situações que para mim devem ser descobertas pelo leitor. Evite fazer isso da próxima vez que comentar sobre um livro, principalmente uma obra como Frankenstein. Abraço.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Alessandro, tudo bem? Que bom que gostou dos comentários sobre o livro. Muito obrigado pela sugestão. Sempre busco não dar qualquer forma de spoiler nas resenhas. No caso deste livro, tive que falar um pouco mais para dar sentido aos pontos que seriam analisados na parte final. Abraços!
@viniciusxavier38387 жыл бұрын
Perfeita resenha Rodrigo. Diante da imensidão de significados desse livro você não fez nada que possa prejudicar a a interpretação do leitor, é que diferente de muitos booktubers por aí você não subestima a inteligência do leitor. Abraços.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Vinicius. Muito obrigado! Realmente, esse livro possui tantos pontos interessantes que uma resenha completa, analisando tudo, teria algumas horas rsrs. Agradeço o comentário! Abraços
@jared41317 жыл бұрын
Estranho: ao contrário dos outros vídeos de seu canal este está mudo (pelo menos para mim).
@RodrigoVillelaLeiaparaViver7 жыл бұрын
Oi Jared, tudo bem? Que estranho. Cheguei a alterar a parte do som pois algumas pessoas estavam com problemas para ouvir no fone e, ao que parece, está tudo normal agora. Tente assistir em outros dispositivos, celular, tablet ou outro pc, talvez melhore.
@jared41317 жыл бұрын
Bem, no Chrome continua sem som mas é possível assistir sem problema no Mozilla. Quanto ao livro de Mary Shelley deu vontade de ler novamente. Grato.