Boa noite! Eu raramente utilizo as freses e alfaias que mobilizem o solo em soutoa e olivais, apenas em casos extremos. Perante o seu caso, apenas passaria a frese no inicio do ano , para ajudar nas drenagens das águas (caso chova muito na sua area), em março abril quando ando a acertar as podas passo o corta mato e deixo as ervas a decompor e juntamente com as raizez das ervas cortadas sempre se retem mais agua para os mezes quentes, aproveito para adubar. Na apanha é necessário passar o corta mato novamente. Basicamente faço ao contrário de si :). Abraço!
@OlivalGrande7 ай бұрын
Bom dia! O grande problema que ainda tenho no terreno é a erva milhã. Só nesta altura é que lhe dou uma sova. Se for com a capinadeira, passados 15 dias já está a rebentar novamente.
@joaoalmeida19957 ай бұрын
Eu passei com o destroçador, fica toda a erva mais as sobras da poda triturada, fica a matéria orgânica na terra e não corto as raízes, peço que é a melhor forma., para mim mas todos temos formas diferentes
@joaoalmeida19957 ай бұрын
Penso é não peço
@OlivalGrande7 ай бұрын
O problema que tenho é a milhã. Se não lhe destruír a raiz, ainda rebenta com mais força. Na primeira fase de limpeza, passo a capinadeira, na segunda a fresa e antes da apanha a capinadeira novamente. Talvez os ganchos fizessem um bom trabalho. Grande obrigado.
@lucianoferreira4497 ай бұрын
Porque não utilizar herbicida e corta mato, 1 ano para ver o resultado? Ou fazer a experiência numa parcela? São só ideias. Abraço e parabéns pelos seus vídeos.
@OlivalGrande7 ай бұрын
Muito obrigado pelas ideias. Este ano na primeira fase foi cortado em volta das oliveiras com a roçadora e colocado adubo. O restante foi com a capinadeira. Na segunda fase levou herbicida na zona da copa da oliveira e o restante foi fresado. As ervas já estavam grandes e a milhã estava logo a criar sementes. Grande abraço.
@Nunohobbies7 ай бұрын
Eu lavro com o escarificador e com a grade e nunca notei que elas se ressentissem. Herbicida é que não coloco, prefiro lavrar. Tenho um vizinho que as lavra com a charrua todos os anos e também nunca as vi ressentirem-se. Nas que tenho noutros locais e que não tanta atenção, apenas passo o corta mato uma vez por ano e também nunca se ressentiram. O meu vizinho que as lavra com a charrua tem a teoria que assim obriga as raízes a andarem mais fundas, o que faz com que se ressintam menos no verão. No fundo penso que elas se adaptam a todas as situações.
@OlivalGrande7 ай бұрын
Elas se forem ensinadas desde pequenas, adaptam-se. Grande abraço.
@hugosalvador33827 ай бұрын
viva! uma capinadeira não fazia melhor trabalho? é que a terra seca e frese = desgaste acelerado de material e pó com força... continuação de bom trabalho.
@OlivalGrande7 ай бұрын
O problema que tenha chama-se erva milhã. A capinadeira corta-a, passado uns 15 dias está quase na mesma. Agora antes de ganhar sementes é fresada. Daqui a pouco novas ervas estarão nascidas no olival. Grande obrigado.
@OlivalGrande7 ай бұрын
Talvez os ganchos, em vez da fresa.
@hugosalvador33827 ай бұрын
@@OlivalGrande sim, um escarificador com umas asas de andorinha deve fazer igualmente um bom trabalho com as ervas daninhas e não queima as raízes.
@OlivalGrande7 ай бұрын
@@hugosalvador3382 eis algo a pensar para o futuro. Ainda não tenho e não gosto de pedir emprestado.
@OlivalGrande7 ай бұрын
Outro problema é que nem sempre fazemos como queremos, mas como podemos.