SE INSCREVA no CURSO sobre ASSIM FALOU ZARATUSTRA: www.udemy.com/course/zaratustra/?referralCode=BFF8C0D80B7CC30D61F9
@rosirenea.m.2342 Жыл бұрын
Amo Nietzsche e principalmente suas críticas carregadas de muita racionalidade . Sua visão de mundo e sociedade , nas suas obras , serão eternas .
@erick472163 жыл бұрын
9:30 "uma das funções da arte é nós preparar para a morte" Simplesmente genial ❤️
@evandroschuler66433 жыл бұрын
A vc... os mais retumbantes aplausos!!! Por ser um autobuscador e caminhante autêntico nessa estrada q é a filosofia, faz com seus trabalhos a verdadeira razao da frase SAPERE AUDE!!! Continue!!!
@ameliakayo835 жыл бұрын
Gostei muito falando de Nietzsche...quando fala da arte e música...Celebração da vida...acompanharei..grata
@iasmynetupina Жыл бұрын
Gente.. Estou apaixonada.
@JoaoPedro-ll5hk3 жыл бұрын
Vídeo muito esclarecedor, para mim, que estava com muita dificuldade de interpretação em diversas partes nos primeiros capítulos. Parabéns. Boa didática! Da série: leituras necessárias
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Obrigado, João. Fico feliz que tenha ajudado. Fique à vontade para conferir os outros 3 de introdução à Nietzsche no canal.
@JoaoPedro-ll5hk3 жыл бұрын
@@MatheusBenites com certeza mais pra frente irei conferir, e usar como base para facilitar a leitura. Nit tem que ser bem digerido. O filho da mãe vai sem vaselina! kkkk abraço 👍🏾
@fernandoreis59094 жыл бұрын
Estou lendo esse , os livros de nietzsche vem me fascinando !!Grande dissecador da cultura ocidental e as influências no nosso interior na observação da decadência tbm das pseudo estruturas sociais. Uma grande analise da influência da linguagem na nossa formação psicológica e interação social .
@marcelorawls54813 жыл бұрын
epoca aristocratica
@AntonioCarlos-tg2tx Жыл бұрын
Muito profundo o esclarecimento. Gostei muito.
@BearerOfTheCurse6663 жыл бұрын
Descobri seu canal por acaso e estou amando. Muito obrigado
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Seja bem-vindo!
@henriquespindola52814 жыл бұрын
Excelente! Só discordo da ideia de que a ciência não pode nos trazer verdades, ela também traz! Observe que não excluo a arte aqui.
@guilherme7583512 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻 para o meu estilo de vida, hoje, sou Schopenhauer; mas também, quem nunca foi Nietzsche! Para ser Schopenhauer, precisei ser Nietzsche, ou mais específico: Don Corleone... "Ou a assinatura ou seus miolos...".
@Gusferrer3 жыл бұрын
Ótimo conteúdo!
@andremdale4 жыл бұрын
Muito foda Matheus!
@MatheusBenites4 жыл бұрын
Valeu, Dale, por acompanhar o canal. Forte abraço!
@franciscanotiago9548 Жыл бұрын
Bom conteúdo! Tente, se possível, melhorar a captação de áudio
@taberneirodaaltapopulacaoc53193 жыл бұрын
Amei!
@arthurcarvalho95054 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos!
@dalypc25173 жыл бұрын
Muito bom. Obrigada !
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Disponha!
@marcosafonso652 жыл бұрын
Parabéns pela coragem de abordar um autor tão complexo. Cheguei até você pesquisando por vídeos sobre o Walter Benjamin. Você se comunica de maneira muito clara e cativante. Sucesso!
@renatacarvalho1206 Жыл бұрын
Caramba vc é cineastra??? Estou fascinada... Parabéns pela didática
@MatheusBenites Жыл бұрын
Obrigado. Hoje também sou professor de filo hahahaha
@henriquenunes5867 Жыл бұрын
Quem são os artistas que aparecem na vinheta?
@diogobarbosadeoliveira3882 жыл бұрын
Digeri alguns livros de Nietzsche, não tive indigestão, nem desconforto abdominal .....assim como nós era uma alma inquieta.....o planeta não é um hospício os hóspedes periódicos, não raros insultam o planeta com suas certezas inconvenientes , e propagam em alto e bom som , inflamando o campo de batalha, confusos os combatentes perdem o brio e a direção naufragando nas tormentas da loucura e arrebatados da razão, transformando em hospício e na contra mão.....da vida silenciosa em permanente evolução.......
@Marcvitoria3 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Tem um filme que achei super filosófico e profundo que alguns críticos o classificaram apenas como uma comédia leve hehehe O filme é "Perdidos em Paris". Conhece?
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Não conheço, vou buscar saber. Obrigado pelo comentário
@Marcvitoria3 жыл бұрын
@@MatheusBenites Por nada Matheus... Obrigado pela atenção!
@Jos3ph015 жыл бұрын
O trágico então seria afirmar a vida e sair do niilismo?
@MatheusBenites5 жыл бұрын
Sim, o trágico supera o niilismo. Mas a chave está no entendimento dessa "afirmação". Afirmar a vida é reconhecer que ela é trágica e que, portanto, você vai sofrer, mas mesmo assim tornar todo destino, sobretudo suas dores e sofrimento, em seu querer. Todo "foi" em "assim eu quis". Descobrindo que a vida é sofrimento você tem a oportunidade de sair dela negando (suicídio, ideologia cega, etc) ou afirmando. É mais difícil e mais nobre sair afirmando. A vida humana como um fenômeno estético trágico e indecifrável muito próximo da obra de arte.
@laris.35083 жыл бұрын
Matheus Benites Olá, parabens pelos vídeos! Agora gostaria de entender que parte das obras do platao e socrates , ou ate mesmo o cristianismo, eles negam a vida? Será que lembra do dialogo de eutifron quando socrates se refere a piedade? Além da maxima de " afirmar saber que nada sabe" , logo o proprio socrates relativiza o seu saber! O nitzschie ele se parece com schop ate certo ponto quando fala da arte porém destoa sob o ponto da virtude. Partindo do ponto do sofrimento entao gostaria de saber se fazendo toda essa "afirmacao" do sofrimento ele viria a negar a virtude, ou mais, fomentar e celebrar o egoísmo ? E quando sua vontade e seu sofrimento faz o outro sofrer? Devemos deixar de lado e celebrar isso? Essa é a questao, esse é o ponto que toda filosofia socrática e crista se refere e que ele prefere fechar os olhos. A dor que causamos no outro nao pode ser relevada. Abraços!
@ivanmessias1753 Жыл бұрын
Nietzsche e seu romantismo metafísico ao interpretar os gregos.
@ivanbatista50524 жыл бұрын
representou
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Compre "O Nascimento da Tragédia" em: amzn.to/3dpVCHU
@michellec.594 жыл бұрын
Muito bom
@MatheusBenites2 жыл бұрын
Introdução a Hegel, agora disponível: kzbin.info/www/bejne/boO1oaubdr2Enbc
@Samuel.53 жыл бұрын
Esse é o primeiro livro que você recomenda para quem quiser começar a ler Nietzsche? Me recomendaram ( crepúsculo dos ídolos) quero ser autodidata em Nietzsche.
@MatheusBenites3 жыл бұрын
Também recomendo o crepúsculo dos ídolos para começar! Não comece pelo Zaratustra. Sugiro pegar em seguida Além do bem e do mal, ecce homo e genealogia da moral. Estes quatro vídeos do canal vão te dar alguma base e referencial para começar a empreitada.
@dg86602 жыл бұрын
Crepúsculo dos ídolos e ecce homo são boas obras de introdução
@marianarosa59474 жыл бұрын
Como vc correlaciona Apolo e Dionísio x Id e super ego?
@MatheusBenites4 жыл бұрын
Que interessante essa questão, Mariana. Não conheço Freud tanto quanto conheço Nietzsche, mas sei que Nietzsche foi bastante influente em Freud e inclusive acredito que Freud leu muito mais Nietzsche do que diz ter lido. Então eu vejo um rastro nietzschiano em muitas ideias de Freud, e também de Jung, que foi um leitor de Nietzsche muito mais assumido. De modo grosseiro, você talvez possa associar o ID a Dioniso, pela questão dos impulsos, e o super ego a apolo, pela questão do controle e da forma. Mas Apolo e Dioniso são princípios artísticos do Ser, da natureza, enquanto ID e super ego são conceitos que ajudam a mapear a psique humana, né? e ambas estas dualidades encontram uma forma de equilíbrio que é "saudável". No caso das ideias nietzschianas, a tragédia clássica e a sociedade trágica dos gregos. No caso de Freud, a ideia do ego que tenta conciliar ambos os lados
@marianarosa59474 жыл бұрын
@@MatheusBenites pois é, meu interesse por Nietszche é fruto do interesse pro Freud, buscando entender mais, dá para ver realmente como ele influenciou muito a psicanálise, mais que assumidamente Freud diz ter feito com certeza. Acho que era o caminho mais óbvio interessar por Nietzsche nessa busca pelo conhecimento da psique humana!! Obg pela reflexão.
@witcherbruno4 жыл бұрын
Amor fati
@MatheusBenites2 жыл бұрын
Curso de Filosofia Estética agora disponível em: www.udemy.com/course/estetica/?referralCode=754FE3B954D4C46F8BF2
@augustocunha16516 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@sazdrom2 жыл бұрын
9:09 verdade que se aplica a própria escrita de Nietzsche, só que com um fim sem esperança. Que graça tem de viver assim? Melhor morrer agora.
@MatheusBenites Жыл бұрын
Curso sobre Existencialismo: filosofiaexistencial.com.br
@hugosilveira73093 жыл бұрын
👏👏👏
@marcelorawls54813 жыл бұрын
Fala tranquila, vocab. baacana. Matheus, ciencia natural sera nilista?
@MatheusBenites3 жыл бұрын
No entendimento de Nietzsche, a ciência em si não é niilista, apenas se for colocada num pedestal como um substituto da religião, como algo divino além-mundo que o ser humano precisa se amparar para viver.
@Joãozinho-g9j8 ай бұрын
sai da caixinha meu amigo
@miqueiasdourado85805 жыл бұрын
A tragédia da vida humana também foi reconhecida por Cristo, ele disse aos seus discípulos que no mundo eles teriam aflições mas que tivessem bom ânimo pois assim como ele venceu o mundo assim também os seus discípulos e os que aceitassem os seus ensinamentos também poderiam vencer, é uma mensagem positiva em relação à existência com todos os seus dissabores e um encorajamento para o porvir.
Ele estava enganado ao achar que o Cristianismo é uma espécie de platonismo que ver a vida terrena como inferior. Pelo contrário, quando Deus se fez carne em Cristo, ele demonstra mais uma vez o seu “sim” ao mundo. Este é o mundo que Deus fez e amou.