“Fale, Mulher” Jade Quebra Ser ouvida... É uma das coisas mais difíceis para uma mulher, Seja ela leiga sobre o assunto, Seja ela opinante ou formada nisso, Com doutorado, mestrado e tudo. Ser ouvida é uma das coisas mais difíceis para uma mulher, E quando isso acontece é necessário levantar a voz, Explicar o obvio e ser a mais sucinta possível. Não gaguejar, Não errar e procure não parar tanto para respirar porque nessa surgira um homem do nada para de você discordar! Já parou para pensar que estamos sempre sendo subestimadas sobre a nossa capacidade intelectual? Faça um exercício você mesma e repare: Quantas vezes um homem já parou para te pedir informação? Quantas vezes ao te explicar algo ele se fez o mais didático possível e te perguntou ao menos três vezes se você já havia entendido? Quantas vezes em um ambiente dominado por homens a sua opinião foi pedida? E se pedida, levada em conta ou ouvida? Quantas vezes foi questionada sobre a autoria de algo que realizou? Quantas vezes o credito você levou e o seu nome em lugar de destaque ficou? Lembre-se: Quantas vezes você teve algo para falar que achou relevante e quantas vezes não disse por se sentir inferior naquele instante? Não é normal em um diálogo só uma pessoa falar, Não é normal duvidarem do seu conhecimento, Não é normal você sempre se achar burra por dentro. Ouvir é essencial, Ser ouvida deveria ser normal, Calar por medo é ensinamento patriarcal E silencia mento vem de um racismo estrutural. Não confunda ser tímida com ser coagida. Não confunda coincidência com ser silenciada. A fala é uma faca de dois gumes ou ela te dá mais um dia de vida ou menos um dia ela tira. Não deixe mais que o nó na garganta faça você ir para casa com inúmeras ideias brilhantes, Não deixe de mostra as suas ideias escritas, Teorias ou sonhos mirabolantes. Talvez você seja dona da cura para uma doença. Talvez você seja o alivio para outra mulher com a sua presença Talvez você seja a mais nova escritora que o mundo já viu, Talvez você mude a realidade das mulheres do Brasil, Talvez você seja tudo aquilo que quiser ser e diga tudo aquilo que sempre quiser dizer Mas não disse pois interromperam você!
@osoio2 жыл бұрын
Excelente. Este vídeo/mensagem precisa de mais visualizações. Abraços.
@felipebatista33633 жыл бұрын
Bom d mais 👍
@vitorvieira36813 жыл бұрын
Kkkkk só pela aula do Cesar
@antanonimoreativado45333 жыл бұрын
Amoooo Jade Quebra
@presencapedagogica4 жыл бұрын
Fantástico, muito profundo, muito inquietante.... parabéns!
@glauciaaparecida67123 жыл бұрын
Gratidão real Jane pela emoção/provocação que está em cada uma (mesmo que ouvida, ou ainda silenciada pelo entorno) que se reconhece na sua poesia!
@ketlynzaleski83363 жыл бұрын
Incrível 👏🏻🙀
@PatriciaSilva-gj6ht4 жыл бұрын
Inscrita ja 😍
@FernandaSantos-bp4ln3 жыл бұрын
Tooooooop é exatamente isso, talvez um dia eu seja a maior escritora do Brasil, pq não? Pq eu nao possp chegar , já pensou se todos os escritores desistissem? Entraria em extinção a próxima geração, pois não teríamos exemplos e referências pra não querer desistir. Então agora é hora de prosseguir.
@thauaneblanche6 жыл бұрын
Maaaaanooowwwwww, essa mina é demais, pqp!!!!! Não consigo escolher só uma parte da poesia, porque todas as palavras me tocaram! PARABÉNS 👏👏👏
@Purple_kit-p8k6 жыл бұрын
Brilhante!
@patriciameira12906 жыл бұрын
Orgulho dessa mina
@marcellemacedo74933 жыл бұрын
Qual a mensagem principal da poesia?
@Lua-jp7ir6 жыл бұрын
Fodaaaaa
@gabrielaaguiar566 жыл бұрын
manda muito
@millagarofalo6 жыл бұрын
Incrível!
@maria76236 жыл бұрын
Maravilhosa!
@Mayck5 жыл бұрын
fala por medo e ensinamento patriarcal e silenciamento vem de um racismo estrutural FODA de mais ♥
@pilotodss25656 жыл бұрын
Que icônica
@alexandrealmeida24426 жыл бұрын
Monstra
@lucianadalri73796 жыл бұрын
Foi bom ouvir isso, a gente esquece que pode ser por isso e engole em forma de culpa.