Рет қаралды 179
Inscreva-se, ative as notificações e faça parte da comunidade "Conta que eu te Conto". Juntos, exploraremos o fascinante mundo da História, celebrando o conhecimento, inspirando mentes e construindo um futuro educado e consciente.
Siga-nos nas redes sociais para ficar atualizado e participar de discussões envolventes sobre História e Educação.
Nos ajude, Doando para o canal através da Chave PIX: contaqueeuteconto123@gmail.com
Instagram: @professor.rogerio.monteiro
Facebook: @fmrogerio
Junte-se a nós no caminho do aprendizado e descoberta!
Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado, político e presidente do Brasil nascido na cidade de São Borja (RS), no dia 19 de abril de 1882 e falecido em 24 de agosto de 1954. Vargas fez sua carreira política no Rio Grande do Sul e alcançou a presidência da República em 1930. Foi o presidente que mais tempo ficou no cargo em toda história republicana do Brasil.
Na década de 1920, o Brasil vivia a chamada política do café-com-leite. O poder era repartido entre os grandes proprietários de terras e políticos de São Pa
0,ulo e Minas Gerais, estados que se alternavam na presidência. Por isso, Vargas sabia que tinha poucas chances de vencer a eleição quando foi candidato à presidência da República em 1930. Quando seu vice, João Pessoa, foi assassinado, liderou um golpe contra o poderio daqueles estados. Portanto, Vargas encabeçou a Revolução de 1930, na qual depôs Washington Luís (1869-1957) e rompeu o ciclo de alternância política entre as oligarquias mineira e cafeeira. Desta maneira, conquistou a presidência e ali permaneceu de 1930 a 1945.
Governo Provisório (1930-1934)
O governo provisório de Getúlio Vargas foi marcado pela instabilidade política, pois ele dava sinais que não convocaria eleições para presidente da República. O presidente tenta se articular com vários setores da sociedade como a Igreja e o sinal mais visível desta aproximação é a inauguração do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1931. Também conquista o apoio feminino aprovando, em 1932, o voto feminino, mas se afasta das ideias mais progressistas. Igualmente, Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública, com o objetivo de implementar propostas tanto na área do ensino quanto da saúde. No âmbito trabalhista, ele estabelece a unicidade sindical, submetendo seu reconhecimento ao governo, enquanto investe nas indústrias como forma de gerar empregos. No campo político, Vargas substituiu os antigos governadores estaduais por interventores, que eram os tenentes que haviam participado da Revolução de 30.