No video

Grêmio Tetracampeão da Copa do Brasil - 2001 - Rádio Gaúcha (Narração Pedro Ernesto Denardin)

  Рет қаралды 4,131

Vinícius Kettes Lorensi

Vinícius Kettes Lorensi

Күн бұрын

Compilado feito por mim das duas partidas da grande final da Copa do Brasil de 2001 na qual o Grêmio conquistou seu quarto título, e era a sua SÉTIMA FINAL em TREZE edições. (Campeão em 1989, 1994, 1997 e 2001, vice em 1991, 1993 e 1995).
Em 2016, depois de 15 anos, o Grêmio voltou à final da competição e se sagrou pentacampeão, na época sendo o maior vencedor da Copa do Brasil.
Em 2020, ainda que cambaleante, entrando direto nas oitavas de final e ganhando de adversários fracos como Juventude e Cuiabá, o Grêmio chegava à sua nona final de Copa do Brasil após derrotar o grande time do país naquele momento, que era o São Paulo de Fernando Diniz. Acabou sendo vice para o Palmeiras de Abel Ferreira que começava a sua dinastia de glórias pelo Verdão, vindo inclusive da conquista da Libertadores 2020 dias antes da final da Copa do Brasil.
Voltando a 2001, o Grêmio depois de eliminar o Villa Nova-MG na primeira fase, o Santa Cruz de Recife na segunda fase, o Fluminense nas oitavas de final, o São Paulo nas quartas de final, o Coritiba na semifinal, chegou na grande final da Copa do Brasil de 2001 contra o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, Marcelinho Carioca, Muller, Ricardinho, Ewerthon, Scheidt (que foi formado na base do Grêmio), dentre tantos outros jogadores.
Grêmio 2x2 Corinthians, final Copa do Brasil 2001 (ida):
O Grêmio sai perdendo por 0x2 com gols de Marcelinho Carioca, após uma bomba de fora da área que desviou em Marinho e acabou traindo o goleiro Danrlei aos 28 minutos do primeiro tempo, e também de Muller, que aos 6 minutos da segunda etapa, recebeu um cruzamento na grande área, girou pra cima da marcação e fuzilou o lendário goleiro gremista.
A reação do Imortal começa aos 19 minutos do segundo tempo, com Luís Mário se aproveitando de uma confusão na área para descontar o placar.
E 5 minutos depois, aos 24, ele recebe pela esquerda, traz pro meio e solta uma bomba de fora da área que o goleiro Maurício acaba aceitando e o placar se iguala.
A situação do Grêmio ainda era ruim, porque nesta época, havia o gol fora, o gol qualificado fora de casa como critério de desempate. Então, no jogo da volta, o Corinthians poderia empatar por 0x0 ou 1x1 que levaria o título. 2x2 levaria a decisão para os pênaltis, e o 3x3 em diante já serviria ao Grêmio.
Corinthians 1x3 Grêmio, final Copa do Brasil 2001 (volta):
No jogo da volta, no estádio do Morumbi completamente lotado de corinthianos, o Grêmio dá um show com o seu "diretor teatral", segundo Pedro Ernesto Denardin falando sobre Adenor Leonardo Bacchi, o Tite. Num esquema diferente, o 3-5-2, ele envolve o Corinthians praticamente o jogo inteiro, principalmente da parte final do primeiro tempo em diante.
Aos 42 minutos do primeiro tempo, Zinho cobra um escanteio pra área e Marinho, aquele mesmo que desviou o primeiro gol do Corinthians no Olímpico, desta vez desviou de cabeça na entrada da pequena área sem a menor chance para o goleiro Maurício.
Se o fim do primeiro tempo foi ótimo, o segundo tempo não poderia ter começado melhor para o Grêmio: o capitão do Corinthians João Carlos se atrapalha com a marcação de Marcelinho Paraíba, entrega uma bola de graça pra ele na esquerda ofensiva gremista, ele invade a área, toca para Zinho, o aniversariante do dia, bater de perna direita (ele era canhoto) no ângulo, sem a menor chance de defesa para o arqueiro corinthiano.
Uma vitória de 0x2, fora de casa, com um jogador a mais (porque Scheidt foi expulso aos 24 minutos do segundo tempo), parecia que o título estava decidido.
Porém, não se pode subestimar também um time como o Corinthians, ainda mais com a força de sua fiel torcida: Marcelinho Carioca toca com Ricardinho que lança Ewerthon, o atacante sai na cara de Danrlei, toca entre as pernas do goleiro e desconta aos 30 minutos do segundo tempo. 1x2 para o Grêmio, e o empate em 2x2 levaria a decisão para os pênaltis. Isso só reforça o quão importante e fundamental foi o gol de Zinho, o segundo do Grêmio.
O Corinthians a partir dali tentou desesperadamente empatar a partida, mas depois de um certo tempo e algumas tentativas frustradas, não conseguiu e cansou. O Grêmio então aproveita pra gastar o tempo com posse de bola e acaba construindo um terceiro gol digno de gol de título, um gol digno de um show teatral:
Tinga recebe uma bola na meia-cancha pela direita, toca para Fábio Baiano que passa por Ricardinho, faz uma tabela espetacular com Zinho, e já dentro da área toca para Marcelinho Paraíba, sem goleiro e sem ninguém pra impedir o gol, definir quem era o grande campeão daquela Copa do Brasil.
Jogos realizados em 10/06 e 17/06/2001.
Narração: Pedro Ernesto Denardin
Comentários: Ruy Carlos Ostermann
Reportagem: Silvio Benfica, Antônio Carlos Macedo e Sérgio Boaz
Plantão: Cléber Grabauska
Áudio: Rádio Gaúcha de Porto Alegre
Imagens: TV Globo
Todos os direitos reservados ao Grupo Globo e ao Grupo RBS de Comunicação.

Пікірлер: 14
@henriqvalle
@henriqvalle Ай бұрын
como eu amo meu Gremio!!!
@danielreis1474
@danielreis1474 6 ай бұрын
🇪🇪🏆🇪🇪🏆🇪🇪Ah....eu te amo meu Gremio🇪🇪🏆🇪🇪🏆🇪🇪
@LeoDeliyannis
@LeoDeliyannis 10 ай бұрын
Caraca, ouvir a voz do Pedro Ernesto mais novo é realmente algo. Que registro sensacional! Valeu, Lorensi! \o/
@viniciuskl1
@viniciuskl1 10 ай бұрын
De nada, mano véio. Nessa época o Mortadela tava bem demais
@MarceloCavalcanteSantana
@MarceloCavalcanteSantana 5 күн бұрын
​@@viniciuskl1o grêmio so foi campeão uma vez contra o corinthians em toda a historia do gremio que foi na copa do brasil 2001 corinthians só perdeu duas vezes nas finais contra os times gaúchos na história do corinthians internacional campeão brasileiro 1976 foi contra o corinthians e o grêmio campeão copa do brasil 2001 foi contra o corinthians
@alexmarques7186
@alexmarques7186 10 ай бұрын
Muito top, que dia foi esse 🔵⚪⚫👊👋👋👋👋👋
@joseademirmatos3491
@joseademirmatos3491 8 ай бұрын
Esse dia inesquecível Marcelinho Paraíba e Zinho destruíram o Corinthians 😊😂
@manoelvernes9266
@manoelvernes9266 2 ай бұрын
Todo o time cara, o Fábio Bahiano jogava de mais. Nesse período aí a seleção brasileira estava ficando fora da copa de 2002, então chegaram cogitar chamar o time do Grêmio pra vestir a amarelinha, acho que só não foi pra frente a ideia por causa do orgulho dos dirigentes do futebol brasileiro na época e o Brasil quase não foi pra copa.
@danielreis1474
@danielreis1474 6 ай бұрын
Que roda no curintia.....😂😂😂😂
@paulohenriquefarias7777
@paulohenriquefarias7777 9 ай бұрын
Já dizia o Pederneiras Denardin: GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO GRE MIO
@Mourinha011Mourinhaluquinhas
@Mourinha011Mourinhaluquinhas 10 ай бұрын
Vaigremio🔵⚫️⚪️💙💙💙
@viniciuskl1
@viniciuskl1 10 ай бұрын
🥰🥰🥰
@MarceloCavalcanteSantana
@MarceloCavalcanteSantana 5 күн бұрын
​@@viniciuskl1o grêmio tem obrigação de ser campeão da copa São Paulo de futebol junior 2025
Happy birthday to you by Tsuriki Show
00:12
Tsuriki Show
Рет қаралды 12 МЛН
This Dumbbell Is Impossible To Lift!
01:00
Stokes Twins
Рет қаралды 37 МЛН
Whoa
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 48 МЛН
🩷🩵VS👿
00:38
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 28 МЛН
Botafogo 3 x 4 Grêmio - Narração: Rádio Gaúcha 09/11/2023
9:29
Denilson Show Zoando Renata Fan Internacional 1 Tubarão 2 Jogo Aberto
2:53
Diego José Futebol
Рет қаралды 27 М.
AUTOMOBILISTA 2 * Adelaide Históric 1988 McLaren MP4/7A
5:53
1013andolini
Рет қаралды 3,7 М.
GRÊMIO 1x0 Fluminense - Gol - 13ª Rodada - Brasileirão 2024
2:22
Vinícius Kettes Lorensi
Рет қаралды 200
F1 22 - RECRIAÇÃO DO GP DA ARÁBIA SAUDITA 2022
2:31
NEGRALHA F1
Рет қаралды 6 М.
Happy birthday to you by Tsuriki Show
00:12
Tsuriki Show
Рет қаралды 12 МЛН